Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Exposição de pintura em telas com giz de cera. PRINART

Exposição de pinturas em telas com giz de cera. Feitas pelos alunos do Projeto Interdisciplinar de Arte na Escola ( Prinart). Atividade realizada na Escola Est. Prof.ª Eunice Souza dos Santos.

  • Login to see the comments

Exposição de pintura em telas com giz de cera. PRINART

  1. 1. Projeto Interdisciplinar de Arte na Escola “Pinturas em telas com giz de cera”
  2. 2. Projeto Interdisciplinar de Arte na Escola “Pinturas em telas com acrílico e giz de cera”
  3. 3. Escola Est. Prof.ª Eunice Souza dos Santos Rondonópolis MT MÚSICA TEATRO DANÇA ARTES Projeto Interdisciplinar de Arte na Escola Projeto Educativo criado pela (SEDUC MT) Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso , acompanhado por meio da Coordenadoria de Projetos Educativos, sendo desenvolvido por professores capacitados nas seguintes áreas : teatro, dança, artes plásticas e música.
  4. 4. Projeto Interdisciplinar de Arte na Escola Como respaldo às ARTES em todas as suas dimensões, O ECA ( Estatuto da Criança e do adolescente) diz que: art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.( LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990.) Isso assegura o direito de todos ao mundo artístico e cultural. Vale ressaltar que as escolas que ofertam as atividades do projeto podem escolher as modalidades das quais lhes sejam disponíveis ou convenientes de acordo com a realidade do local e da unidade escolar. Os alunos participam das oficinas de acordo com o cronograma escolar, sendo flexível a horários onde sejam convenientes a todos, inclusive os professores. Caso não haja um local fixo, as aulas poderão ser feitas onde houver espaço livre ou adequado. Salas, biblioteca, laboratório, pátio, salão de reuniões, refeitório, etc. No caso da Escola Prof.ª Eunice Souza dos Santos em Rondonópolis-MT, são usados todos os espaços nos dias livres de atividades com professores.
  5. 5. Projeto Interdisciplinar de Arte na Escola
  6. 6. Projeto Interdisciplinar de Arte na Escola A arte, como disciplina ou projeto, deve ser trabalhada de forma interdisciplinar na escola proporcionando entrosamento entre todas as áreas e assim, ser usada como aliada à educação, criando momentos agradáveis, ajudando na socialização, concentração e direcionada como apoio as ações pedagógicas desenvolvidas. Cabe, portanto ao professor ter conhecimento dos benefícios que o projeto ou aulas irá trazer às crianças como também possuir características próprias para desempenhar tal função, pois em hipótese alguma tanto aula quanto projetos deverá ser levado como forma somente de entretenimento, ou seja; como forma de lazer e recreação, mas, como agente de formação no desenvolvimento do aluno enquanto ser.
  7. 7. Projeto Interdisciplinar de Arte na Escola
  8. 8. Projeto Interdisciplinar de Arte na Escola Além das oficinas específicas, o professor reforça a importância do acompanhamento pedagógico direcionado a cada aluno. Assim, os mesmos, desenham, escrevem, brincam, pintam, tocam, cantam, socializam e interagem um com o outro, ajudando nas dificuldades de cada um. Aos alunos “Especiais” que apresentam alguma dificuldade de aprendizagem, é dada uma atenção direcionada de forma que o mesmo acompanhe as propostas com mais empenho. As oficinas de arte, violão e flauta são realizadas nos dias de segunda, quarta e quinta feira sempre no contra turno e atendendo atualmente 120 crianças. As oficinas são desenvolvidas pelo professor Raimundo Soares de Andrade, o mesmo é formado em Artes com habilitação em Música pela UFPR, Curitiba-PR, 2001. O projeto recebe todo o apoio da gestão escolar com acompanhamento do diretor João Gonçalves e os coordenadores pedagógicos, Liomar Dias e Elisângela Ribeiro e acontece em consonância com o PPP ( Projeto Político Pedagógico) e CDCE ( Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar).
  9. 9. Projeto Interdisciplinar de Arte na Escola SOBRE A EXPOSIÇÃO A exposição das pinturas em telas foi realizada no ano letivo de 2016, nas reuniões de pais como também para todas as turmas da escola em horário de aula, no refeitório. SOBRE AS TELAS A princípio, foram feitas com os alunos, diversas práticas de desenhos em papel sulfite com o uso do giz de cera e lápis de cor . Antes da pintura na tela, as crianças desenharam um modelo o qual poderiam utilizar como referência. Depois do esboço pronto, poderiam pintar de maneira livre dando vida à sua obra. Em cada tela, foi passado verniz simples para segurar melhor o giz de cera utilizado. SEGUE ABAIXO AS FOTOS DAS TELAS PINTADAS
  10. 10. Projeto Interdisciplinar de Arte na Escola
  11. 11. Projeto Interdisciplinar de Arte na Escola
  12. 12. Projeto Interdisciplinar de Arte na Escola
  13. 13. Projeto Interdisciplinar de Arte na Escola
  14. 14. Projeto Interdisciplinar de Arte na Escola
  15. 15. Projeto Interdisciplinar de Arte na Escola
  16. 16. Projeto Interdisciplinar de Arte na Escola
  17. 17. Projeto Interdisciplinar de Arte na Escola
  18. 18. Projeto Interdisciplinar de Arte na Escola Professor Raimundo Soares de Andrade

×