SlideShare a Scribd company logo
1 of 15
PROGRAMADOR IMFORMATICO (10/2011) ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
TELEMÓVEL “  A EVOLUÇÃO TECNOLÓLICA” História sobre o telemóvel O Homem é um ser social. Relaciona-se com os seus semelhantes e adquire a forma de agir e de pensar dominantes na sociedade em que está inserido. A vida em grupo exige a adopção de regras de conduta para que o indivíduo se possa integrar e ser aceite pelos outros membros do grupo.
O Homem é um ser cultural. A sociedade realiza-se através da cultura (crenças, normas, valores, instituições, obras artísticas, técnicas, etc.) transmitidas de geração em geração. Cada indivíduo precisa de se apropriar dessa cultura para se poder relacionar com os outros. É através da comunicação que o homem adquire essa cultura que lhe permite viver em sociedade. Que por sua vez ao adquirir regras e normas, desenvolve as suas capacidades de comunicação, adaptando-se ao mundo em seu redor.  A comunicação do homem primitivo (gestos, gritos, posições do corpo, etc.,) era insuficiente. Surgiu a linguagem oral e mais tarde a escrita, que vieram a desenvolver capacidades comunicativas. Hoje em dia as novas tecnologias da comunicação, abrem-se com perspectivas de enriquecimento cultural e de comunicação num mundo cada vez mais alargado.
O telemóvel é um objecto muito útil. Quase todas as pessoas têm um. Mas afinal quem o inventou? De onde surgiu a ideia? Em que ano apareceu o primeiro telemóvel celular? Perguntas que se esclarece depois de alguma pesquisa tanto em livros como na internet .   Quem Inventou o Telemóvel ? O inventor foi Martin Cooper, Director do projecto na Motorola Quando foi feita a primeira chamada de telemovel ? A primeira chamada feita de um telemóvel celular foi feita no dia 3 e Abril de 1973 em Manhattan. Muitos nova-iorquinos pararam, Estupefactos ao verem uma pessoa a falar ao telemóvel na rua. Foi um momento que ia acabar por mudar a vida de milhões de cidadãos em todo o mundo.
De onde surgiu a ideia? A ideia surgiu em 1947, quando alguns investigadores se aperceberam que recorrendo a pequenas células poderiam aumentar a capacidade de comércio dos telefones móveis. Foi necessário chegar a 1968 para que se compreendesse que era fundamental impulsionar as comunicações móveis, dando frequências e possibilitando a existência de uma rede de comunicações móveis mais avançada. O primeiro telemóvel surgiu em 1973 quando a motorola lançou as bases da primeira geração de telemóveis ao anunciar o DynaTAC Cellular Phone, que pesava 1089 gr.. Entretanto, dois anos depois, em 1975, é registada a patente do sistema de rádio-telefone de Martin Cooper para empresa Motorola, que, desta forma, é considerado o pai do telemóvel.  E assim surgiu a primeira geração de telemoveis.
A evolução do telemovel Na segunda geração de telemóveis, o sistema GSM (Global System for Mobile) passou a ter um papel muito importante, permitindo Um melhor desempenho nas comunicações móveis. Começando por haver mais qualidade nas comunicações, assim surgiu a hipótese de utilizar o roaming internacional (possibilidade de a partir de um telemóvel realizar e receber chamadas num país estrangeiro). Em 1998, a popularidade do GSM continuou a evidenciar-se, existindo 100 milhões de subscritores. Cinco milhões de novos utilizadores/mês, 120 países envolvidos, com 300 operadores e com uma percentagem de 60% de telemóveis digitais com GSM. Por todo o mundo proliferam várias marcas e modelos de telemóveis. Com o passar dos a nos, o simples acto de usar telemóvel começou a deixar de ser um factor decisivo em termos de importância social.
Assim, sendo as características, o formato, o tamanho e o peso são factores determinantes para associar os utilizadores a vários estilos de vida. as marcas como a Motorola, a Ericsson, a Nokia ou mesmo a Philips e a Siemens têm tentado ganhar pontos nos diferentes mercados. Hoje em dia o telemóvel, não é apenas utilizado só em conversas telefónicas tradicionais, mas também já é possível enviar e receber mails ou faxes e aceder à internet a partir de um simples aparelho. Assim, os telemóveis interagem com os computadores, contribuindo todas estas características para a natural convergência das telecomunicações. SMS O SMS (Short Message Service ou Serviço de Mensagens Curtas) é uma função que permite aos utilizadores de telefones móveis a escrita, envio e recepção de pequenas mensagens de texto – ate 160 caracteres por mensagem. Esta funcionalidade surgiu em Dezembro de 1992 quando as redes móveis e a internet começaram a dar os seus primeiros passos.
MMS O Multimédia Messaging Service (MMS) é, a capacidade de enviar e receber mensagens multimédia. Assim, este serviço permite aos utilizadores de terminais equipados com MMS o envio de uma combinação de imagem, texto, áudio e vídeo numa única mensagem , que pode ser totalmente personalizada. O MMS é o novo padrão estabelecido pelo 3GPP (Third Generation Partnership Project) que reúne todas as entidades mundiais participantes no desenvolvimento da 3ª geração móvel e assume-se como uma forma inteiramente nova de comunicar.
Primeiro telemovel em Portugal Estes equipamentos, designados por telemóvel, termo simplificado de “telefone móvel”, surgiram em Portugal em finais dos anos 80, pelas mãos dos CTT/TLP (Correios de Portugal). O mesmo organismo que em 1992 criou a TMN Telecomunicações Móveis Nacionais S.A., a qual iria utilizar o termo "telemóvel" para designar os equipamentos e não o serviço. Depois do lançamento do primeiro telemóvel, a evolução foi notória e o tamanho e funcionalidade destes aparelhos expandiu-se. Utilizando inicialmente a tecnologia analógica, o telemóvel era somente usado para falar.
Câmara do telemovel Mas rapidamente as operadoras e empresas de telemóveis quiseram ir mais longe e oferecer às pessoas equipamentos mais sofisticados e capazes de enviar mensagens, tirar fotos, filmar, despertar, gravar lembretes, jogar e ouvir músicas. A evolução foi uma constante. Em Portugal, foram aparecendo outras operadoras para além da TMN: a Telecel, agora designada de Vodafone, a Optimus, entre outras que vão surgindo no mercado com ofertas aliciantes para os consumidores. Surge então a tecnologia digital, com pressupostos de qualidade e segurança, podendo personalizar-se o telemóvel, com toques e imagens ao gosto de cada utilizador. Para isto, surge o sistema GSM - Sistema Global para Comunicações Móveis e o formato MP3. Os novos telemóveis reúnem uma variedade de equipamentos, como é o caso de máquina fotográfica, máquina de filmar, rádio, etc. Alguns telefones, inclusivamente, têm um computador de mão Palm ou PocketPC integrado - são os chamados smartphones (do inglês "smart", inteligente, "phone", telefone).
Uso do telemovel no campo Este equipamento dá a possibilidade de instalar vários programas, como dicionários, tradutores, jogos e mesmo fazer vídeo-conferências. A evolução destes equipamentos fez-se de uma forma tão rápida que, desde o seu aparecimento, em 1956, os fabricantes de telemóveis têm vindo a fazer uma verdadeira revolução no mercado, pondo ao dispor da população uma variedade imensa de equipamentos, cada vez mais sofisticados e capazes de fazer face às necessidades das pessoas. Caminhamos cada vez mais para a era do telemóvel tipo mini-computador de bolso, onde somos capazes de ter tudo o que necessitamos para o nosso trabalho diário, apenas com um clic num aparelho do tamanho da nossa mão. É por vezes assustador pensar que, em Portugal a taxa de utilização de telemóveis já ultrapassou os 100%, ou seja há por cada habitante mais que um telemóvel, sempre procurando os últimos modelos e os mais avançados.
A dependência do telemovel Telemovel , o brinquedo preferido das crianças O telemóvel foi criado em 1956, mais precisamente a 16 de Outubro. Este equipamento nos dias de hoje é praticamente indispensável. Estar incontactáveis é praticamente impossível, vivemos reféns desta nova tecnologia. Cada vez mais, crianças de tenra idade têm um contacto muito próximo desta tecnologia, primeiro com uma pequena imitação, que encontramos à venda em qualquer superfície comercial, mais tarde com o tem o seu próprio aparelho. Nas gerações mais novas tem a sua utilização como uma extensão da sua própria vida, ficam horas junto numa mesa sem trocar uma única palavras, simplesmente a comunicar pela via móvel. O telemóvel é muito do que um equipamento que serve para telefonar, serve para tirar fotografias, filmar, enviar mensagens, jogar ou simplesmente enviar um toque.
A dependência do  telemovel desde cedo Ter um modelos mais actualizados é uma preocupação constante, preocupação essa que, abrange todas as idades e classes, a competição para ver quem tem um modelo mais actualizado é uma preocupação primordial. A dependência desde aparelho e abrangente a todas as classes sociais e a todas as idades, nos dias que correm quase ninguém consegue viver sem um aparelho de telecomunicação móvel, ligado 24 horas por dias. Há pessoas que tem vários aparelhos com números diferentes, Tal é a sua dependência, esquecerem-se do telemóvel em casa é uma dor de cabeça.
 
 

More Related Content

What's hot

Evolução do telefone e telemovel
Evolução do telefone e telemovelEvolução do telefone e telemovel
Evolução do telefone e telemovelFrancisco Costa
 
História do Telemovel
História do TelemovelHistória do Telemovel
História do Telemovelsmscarvalho
 
A história do telefone
A história do telefoneA história do telefone
A história do telefoneVera Carvalho
 
História do Telemóvel
História do TelemóvelHistória do Telemóvel
História do TelemóvelSupremu
 
O TelemóVel E A Sua EvoluçãO
O TelemóVel E A Sua EvoluçãOO TelemóVel E A Sua EvoluçãO
O TelemóVel E A Sua EvoluçãOpipinha84
 
Vantagens e desvantagens_dos_telemoveis
Vantagens e desvantagens_dos_telemoveisVantagens e desvantagens_dos_telemoveis
Vantagens e desvantagens_dos_telemoveisAntónio Revez
 
A história do telefone
A história do telefoneA história do telefone
A história do telefoneVera Carvalho
 
A história da comunicação
A história da comunicação A história da comunicação
A história da comunicação fercarvalho40
 
Historia da internet pdf
Historia da internet pdfHistoria da internet pdf
Historia da internet pdfFabioPaulino
 
O trabalho e as novas tecnologias
O trabalho e as novas tecnologiasO trabalho e as novas tecnologias
O trabalho e as novas tecnologiasJoana Costa
 
Utilização do telemóvel
Utilização do telemóvelUtilização do telemóvel
Utilização do telemóvelefa1
 
A História Da Internet
A História Da InternetA História Da Internet
A História Da InternetBugui94
 
História da comunicação
História da comunicação História da comunicação
História da comunicação Cintia Moura
 

What's hot (20)

Evolução do telefone e telemovel
Evolução do telefone e telemovelEvolução do telefone e telemovel
Evolução do telefone e telemovel
 
História do Telemovel
História do TelemovelHistória do Telemovel
História do Telemovel
 
A história do telefone
A história do telefoneA história do telefone
A história do telefone
 
História do Telemóvel
História do TelemóvelHistória do Telemóvel
História do Telemóvel
 
Telemoveis Rui E Bela
Telemoveis Rui E BelaTelemoveis Rui E Bela
Telemoveis Rui E Bela
 
O TelemóVel E A Sua EvoluçãO
O TelemóVel E A Sua EvoluçãOO TelemóVel E A Sua EvoluçãO
O TelemóVel E A Sua EvoluçãO
 
Vantagens e desvantagens_dos_telemoveis
Vantagens e desvantagens_dos_telemoveisVantagens e desvantagens_dos_telemoveis
Vantagens e desvantagens_dos_telemoveis
 
A radio
A radioA radio
A radio
 
A história do telefone
A história do telefoneA história do telefone
A história do telefone
 
A história da comunicação
A história da comunicação A história da comunicação
A história da comunicação
 
C.L.C. 5 - Telemóveis
C.L.C. 5 - TelemóveisC.L.C. 5 - Telemóveis
C.L.C. 5 - Telemóveis
 
Historia da internet pdf
Historia da internet pdfHistoria da internet pdf
Historia da internet pdf
 
EvoluçãO Do TelemóVel
EvoluçãO Do TelemóVelEvoluçãO Do TelemóVel
EvoluçãO Do TelemóVel
 
EvoluçãO Do TelemóVel
EvoluçãO Do TelemóVelEvoluçãO Do TelemóVel
EvoluçãO Do TelemóVel
 
Meios de Comunicacao
Meios de ComunicacaoMeios de Comunicacao
Meios de Comunicacao
 
O trabalho e as novas tecnologias
O trabalho e as novas tecnologiasO trabalho e as novas tecnologias
O trabalho e as novas tecnologias
 
Utilização do telemóvel
Utilização do telemóvelUtilização do telemóvel
Utilização do telemóvel
 
Telemovel Stc
Telemovel StcTelemovel Stc
Telemovel Stc
 
A História Da Internet
A História Da InternetA História Da Internet
A História Da Internet
 
História da comunicação
História da comunicação História da comunicação
História da comunicação
 

Similar to Telemoveis

De Antonio Meucci e Graham Bell à Tecnologia 3G - Telefone, Uma Evolução da C...
De Antonio Meucci e Graham Bell à Tecnologia 3G - Telefone, Uma Evolução da C...De Antonio Meucci e Graham Bell à Tecnologia 3G - Telefone, Uma Evolução da C...
De Antonio Meucci e Graham Bell à Tecnologia 3G - Telefone, Uma Evolução da C...Atitude Digital
 
Novas tecnologias clc5
Novas tecnologias clc5Novas tecnologias clc5
Novas tecnologias clc5mariajose1965
 
A revolução dos telemóveis
A revolução dos telemóveisA revolução dos telemóveis
A revolução dos telemóveisalbetizacardoso
 
Dr1 hugo torres
Dr1 hugo torresDr1 hugo torres
Dr1 hugo torresIEFP-Porto
 
Arquitetura de Celulares
Arquitetura de CelularesArquitetura de Celulares
Arquitetura de CelularesMurilknot
 
A Evolução Dos Meios De ComunicaçãO
A Evolução Dos Meios De ComunicaçãOA Evolução Dos Meios De ComunicaçãO
A Evolução Dos Meios De ComunicaçãOVictor Martins
 
Reflexão crítica das tic
Reflexão crítica das ticReflexão crítica das tic
Reflexão crítica das ticstcnsaidjv
 
4 as telecomunicações
4  as telecomunicações4  as telecomunicações
4 as telecomunicaçõesMayjö .
 
Como potenciar o uso dos dispositivos móveis na comunicação de marca?
Como potenciar o uso dos dispositivos móveis na comunicação de marca?Como potenciar o uso dos dispositivos móveis na comunicação de marca?
Como potenciar o uso dos dispositivos móveis na comunicação de marca?TNS_Portugal
 
Comunicações rádio
Comunicações rádioComunicações rádio
Comunicações rádioRaquel Silva
 
Tecnologia sem fio, mobilidade e comunicação
Tecnologia sem fio, mobilidade e comunicaçãoTecnologia sem fio, mobilidade e comunicação
Tecnologia sem fio, mobilidade e comunicaçãobinhacardoso
 
Telemoveis
TelemoveisTelemoveis
Telemoveiscolefas
 
Usuários e o Mundo Virtual
Usuários e o Mundo VirtualUsuários e o Mundo Virtual
Usuários e o Mundo Virtualguesta79dd2
 
Usuários e o Mundo Virtualok
Usuários e o Mundo VirtualokUsuários e o Mundo Virtualok
Usuários e o Mundo VirtualokClaudia Miranda
 
Slides Seminário Jornalismo Móvel
Slides Seminário Jornalismo MóvelSlides Seminário Jornalismo Móvel
Slides Seminário Jornalismo MóvelKamilla Bitarães
 

Similar to Telemoveis (20)

De Antonio Meucci e Graham Bell à Tecnologia 3G - Telefone, Uma Evolução da C...
De Antonio Meucci e Graham Bell à Tecnologia 3G - Telefone, Uma Evolução da C...De Antonio Meucci e Graham Bell à Tecnologia 3G - Telefone, Uma Evolução da C...
De Antonio Meucci e Graham Bell à Tecnologia 3G - Telefone, Uma Evolução da C...
 
Novas tecnologias clc5
Novas tecnologias clc5Novas tecnologias clc5
Novas tecnologias clc5
 
A revolução dos telemóveis
A revolução dos telemóveisA revolução dos telemóveis
A revolução dos telemóveis
 
EvoluçãO Do TelemóVel
EvoluçãO Do TelemóVelEvoluçãO Do TelemóVel
EvoluçãO Do TelemóVel
 
Evolução Do Telemóvel
Evolução Do  TelemóvelEvolução Do  Telemóvel
Evolução Do Telemóvel
 
Dr1 hugo torres
Dr1 hugo torresDr1 hugo torres
Dr1 hugo torres
 
Arquitetura de Celulares
Arquitetura de CelularesArquitetura de Celulares
Arquitetura de Celulares
 
Comunicações radio (2)
Comunicações radio (2)Comunicações radio (2)
Comunicações radio (2)
 
Tic1
Tic1Tic1
Tic1
 
A Evolução Dos Meios De ComunicaçãO
A Evolução Dos Meios De ComunicaçãOA Evolução Dos Meios De ComunicaçãO
A Evolução Dos Meios De ComunicaçãO
 
Reflexão crítica das tic
Reflexão crítica das ticReflexão crítica das tic
Reflexão crítica das tic
 
4 as telecomunicações
4  as telecomunicações4  as telecomunicações
4 as telecomunicações
 
Como potenciar o uso dos dispositivos móveis na comunicação de marca?
Como potenciar o uso dos dispositivos móveis na comunicação de marca?Como potenciar o uso dos dispositivos móveis na comunicação de marca?
Como potenciar o uso dos dispositivos móveis na comunicação de marca?
 
Comunicações rádio
Comunicações rádioComunicações rádio
Comunicações rádio
 
Tecnologia sem fio, mobilidade e comunicação
Tecnologia sem fio, mobilidade e comunicaçãoTecnologia sem fio, mobilidade e comunicação
Tecnologia sem fio, mobilidade e comunicação
 
Telemoveis
TelemoveisTelemoveis
Telemoveis
 
Usuários e o Mundo Virtual
Usuários e o Mundo VirtualUsuários e o Mundo Virtual
Usuários e o Mundo Virtual
 
Usuários e o Mundo Virtualok
Usuários e o Mundo VirtualokUsuários e o Mundo Virtualok
Usuários e o Mundo Virtualok
 
Slides Seminário Jornalismo Móvel
Slides Seminário Jornalismo MóvelSlides Seminário Jornalismo Móvel
Slides Seminário Jornalismo Móvel
 
E V O L UÇ A O D O S T E L E M O V E I S
E V O L UÇ A O  D O S  T E L E M O V E I SE V O L UÇ A O  D O S  T E L E M O V E I S
E V O L UÇ A O D O S T E L E M O V E I S
 

Telemoveis

  • 1.
  • 2. TELEMÓVEL “ A EVOLUÇÃO TECNOLÓLICA” História sobre o telemóvel O Homem é um ser social. Relaciona-se com os seus semelhantes e adquire a forma de agir e de pensar dominantes na sociedade em que está inserido. A vida em grupo exige a adopção de regras de conduta para que o indivíduo se possa integrar e ser aceite pelos outros membros do grupo.
  • 3. O Homem é um ser cultural. A sociedade realiza-se através da cultura (crenças, normas, valores, instituições, obras artísticas, técnicas, etc.) transmitidas de geração em geração. Cada indivíduo precisa de se apropriar dessa cultura para se poder relacionar com os outros. É através da comunicação que o homem adquire essa cultura que lhe permite viver em sociedade. Que por sua vez ao adquirir regras e normas, desenvolve as suas capacidades de comunicação, adaptando-se ao mundo em seu redor. A comunicação do homem primitivo (gestos, gritos, posições do corpo, etc.,) era insuficiente. Surgiu a linguagem oral e mais tarde a escrita, que vieram a desenvolver capacidades comunicativas. Hoje em dia as novas tecnologias da comunicação, abrem-se com perspectivas de enriquecimento cultural e de comunicação num mundo cada vez mais alargado.
  • 4. O telemóvel é um objecto muito útil. Quase todas as pessoas têm um. Mas afinal quem o inventou? De onde surgiu a ideia? Em que ano apareceu o primeiro telemóvel celular? Perguntas que se esclarece depois de alguma pesquisa tanto em livros como na internet . Quem Inventou o Telemóvel ? O inventor foi Martin Cooper, Director do projecto na Motorola Quando foi feita a primeira chamada de telemovel ? A primeira chamada feita de um telemóvel celular foi feita no dia 3 e Abril de 1973 em Manhattan. Muitos nova-iorquinos pararam, Estupefactos ao verem uma pessoa a falar ao telemóvel na rua. Foi um momento que ia acabar por mudar a vida de milhões de cidadãos em todo o mundo.
  • 5. De onde surgiu a ideia? A ideia surgiu em 1947, quando alguns investigadores se aperceberam que recorrendo a pequenas células poderiam aumentar a capacidade de comércio dos telefones móveis. Foi necessário chegar a 1968 para que se compreendesse que era fundamental impulsionar as comunicações móveis, dando frequências e possibilitando a existência de uma rede de comunicações móveis mais avançada. O primeiro telemóvel surgiu em 1973 quando a motorola lançou as bases da primeira geração de telemóveis ao anunciar o DynaTAC Cellular Phone, que pesava 1089 gr.. Entretanto, dois anos depois, em 1975, é registada a patente do sistema de rádio-telefone de Martin Cooper para empresa Motorola, que, desta forma, é considerado o pai do telemóvel. E assim surgiu a primeira geração de telemoveis.
  • 6. A evolução do telemovel Na segunda geração de telemóveis, o sistema GSM (Global System for Mobile) passou a ter um papel muito importante, permitindo Um melhor desempenho nas comunicações móveis. Começando por haver mais qualidade nas comunicações, assim surgiu a hipótese de utilizar o roaming internacional (possibilidade de a partir de um telemóvel realizar e receber chamadas num país estrangeiro). Em 1998, a popularidade do GSM continuou a evidenciar-se, existindo 100 milhões de subscritores. Cinco milhões de novos utilizadores/mês, 120 países envolvidos, com 300 operadores e com uma percentagem de 60% de telemóveis digitais com GSM. Por todo o mundo proliferam várias marcas e modelos de telemóveis. Com o passar dos a nos, o simples acto de usar telemóvel começou a deixar de ser um factor decisivo em termos de importância social.
  • 7. Assim, sendo as características, o formato, o tamanho e o peso são factores determinantes para associar os utilizadores a vários estilos de vida. as marcas como a Motorola, a Ericsson, a Nokia ou mesmo a Philips e a Siemens têm tentado ganhar pontos nos diferentes mercados. Hoje em dia o telemóvel, não é apenas utilizado só em conversas telefónicas tradicionais, mas também já é possível enviar e receber mails ou faxes e aceder à internet a partir de um simples aparelho. Assim, os telemóveis interagem com os computadores, contribuindo todas estas características para a natural convergência das telecomunicações. SMS O SMS (Short Message Service ou Serviço de Mensagens Curtas) é uma função que permite aos utilizadores de telefones móveis a escrita, envio e recepção de pequenas mensagens de texto – ate 160 caracteres por mensagem. Esta funcionalidade surgiu em Dezembro de 1992 quando as redes móveis e a internet começaram a dar os seus primeiros passos.
  • 8. MMS O Multimédia Messaging Service (MMS) é, a capacidade de enviar e receber mensagens multimédia. Assim, este serviço permite aos utilizadores de terminais equipados com MMS o envio de uma combinação de imagem, texto, áudio e vídeo numa única mensagem , que pode ser totalmente personalizada. O MMS é o novo padrão estabelecido pelo 3GPP (Third Generation Partnership Project) que reúne todas as entidades mundiais participantes no desenvolvimento da 3ª geração móvel e assume-se como uma forma inteiramente nova de comunicar.
  • 9. Primeiro telemovel em Portugal Estes equipamentos, designados por telemóvel, termo simplificado de “telefone móvel”, surgiram em Portugal em finais dos anos 80, pelas mãos dos CTT/TLP (Correios de Portugal). O mesmo organismo que em 1992 criou a TMN Telecomunicações Móveis Nacionais S.A., a qual iria utilizar o termo "telemóvel" para designar os equipamentos e não o serviço. Depois do lançamento do primeiro telemóvel, a evolução foi notória e o tamanho e funcionalidade destes aparelhos expandiu-se. Utilizando inicialmente a tecnologia analógica, o telemóvel era somente usado para falar.
  • 10. Câmara do telemovel Mas rapidamente as operadoras e empresas de telemóveis quiseram ir mais longe e oferecer às pessoas equipamentos mais sofisticados e capazes de enviar mensagens, tirar fotos, filmar, despertar, gravar lembretes, jogar e ouvir músicas. A evolução foi uma constante. Em Portugal, foram aparecendo outras operadoras para além da TMN: a Telecel, agora designada de Vodafone, a Optimus, entre outras que vão surgindo no mercado com ofertas aliciantes para os consumidores. Surge então a tecnologia digital, com pressupostos de qualidade e segurança, podendo personalizar-se o telemóvel, com toques e imagens ao gosto de cada utilizador. Para isto, surge o sistema GSM - Sistema Global para Comunicações Móveis e o formato MP3. Os novos telemóveis reúnem uma variedade de equipamentos, como é o caso de máquina fotográfica, máquina de filmar, rádio, etc. Alguns telefones, inclusivamente, têm um computador de mão Palm ou PocketPC integrado - são os chamados smartphones (do inglês "smart", inteligente, "phone", telefone).
  • 11. Uso do telemovel no campo Este equipamento dá a possibilidade de instalar vários programas, como dicionários, tradutores, jogos e mesmo fazer vídeo-conferências. A evolução destes equipamentos fez-se de uma forma tão rápida que, desde o seu aparecimento, em 1956, os fabricantes de telemóveis têm vindo a fazer uma verdadeira revolução no mercado, pondo ao dispor da população uma variedade imensa de equipamentos, cada vez mais sofisticados e capazes de fazer face às necessidades das pessoas. Caminhamos cada vez mais para a era do telemóvel tipo mini-computador de bolso, onde somos capazes de ter tudo o que necessitamos para o nosso trabalho diário, apenas com um clic num aparelho do tamanho da nossa mão. É por vezes assustador pensar que, em Portugal a taxa de utilização de telemóveis já ultrapassou os 100%, ou seja há por cada habitante mais que um telemóvel, sempre procurando os últimos modelos e os mais avançados.
  • 12. A dependência do telemovel Telemovel , o brinquedo preferido das crianças O telemóvel foi criado em 1956, mais precisamente a 16 de Outubro. Este equipamento nos dias de hoje é praticamente indispensável. Estar incontactáveis é praticamente impossível, vivemos reféns desta nova tecnologia. Cada vez mais, crianças de tenra idade têm um contacto muito próximo desta tecnologia, primeiro com uma pequena imitação, que encontramos à venda em qualquer superfície comercial, mais tarde com o tem o seu próprio aparelho. Nas gerações mais novas tem a sua utilização como uma extensão da sua própria vida, ficam horas junto numa mesa sem trocar uma única palavras, simplesmente a comunicar pela via móvel. O telemóvel é muito do que um equipamento que serve para telefonar, serve para tirar fotografias, filmar, enviar mensagens, jogar ou simplesmente enviar um toque.
  • 13. A dependência do telemovel desde cedo Ter um modelos mais actualizados é uma preocupação constante, preocupação essa que, abrange todas as idades e classes, a competição para ver quem tem um modelo mais actualizado é uma preocupação primordial. A dependência desde aparelho e abrangente a todas as classes sociais e a todas as idades, nos dias que correm quase ninguém consegue viver sem um aparelho de telecomunicação móvel, ligado 24 horas por dias. Há pessoas que tem vários aparelhos com números diferentes, Tal é a sua dependência, esquecerem-se do telemóvel em casa é uma dor de cabeça.
  • 14.  
  • 15.