Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Conhecimento Empírico

4,763 views

Published on

Slide caracterizando e definindo o conhecimento empírico

Published in: Education
  • Posso recomendar um site. Ele realmente me ajudou. Chama-se ⇒ www.boaaluna.club ⇐ Eles me ajudaram a escrever minha dissertação.
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here

Conhecimento Empírico

  1. 1. Conhecimento Empírico (Senso comum)
  2. 2. Empírico é um fato que se apoia somente em experiências vividas, na observação de coisas, e não em teorias e métodos científicos. Empírico é aquele conhecimento adquirido durante toda a vida, no dia-a-dia, que não tem comprovação científica nenhuma.
  3. 3. Ametódico: Derivado excepcionalmente do acaso. Assistemático: Não é conduzido como um padrão. Dependente: Sofre influências do ambiente, da cultura, da sociedade.
  4. 4. Conhecimento Empírico Científico Conhecimento Empírico Filosófico Conhecimento Empírico Experimental Conhecimento Empírico Indutivo
  5. 5. Para a ciência, empírico é um tipo de evidência inicial para comprovar alguns métodos científicos, o primeiro passo é a observação, para então fazer uma pesquisa, que é o método científico. Nas ciências, muitas pesquisas são realizadas inicialmente através da observação e da experiência.
  6. 6.  Na filosofia, empirismo foi um tema muito debatido pelo filósofo inglês John Locke, no século XVII, onde ele diz que a mente humana é uma espécie de "quadro em branco", onde gravamos diariamente o conhecimento, através das nossas sensações.  Outros filósofos também estudaram o empirismo, como Aristóteles, Francis Bacon, Thomas Hobbes, John Stuart Mill, e através desses estudos surgiram teorias como a teoria do conhecimento.
  7. 7.  A Teoria Empírico-Experimental é também conhecida como a Teoria da Persuasão, e foi desenvolvida a partir dos anos 40 e causou o abandono da Teoria Hipodérmica. Essa teoria revê o processo de comunicação como uma forma mecânica e imediata entre o estímulo e a resposta. A teoria empírico-experimental varia entre a concepção que é possível conseguir efeitos importantes se a mensagem transmitida for devidamente estruturada e a noção clara de que muitas vezes não é possível alcançar os efeitos desejados. É possível persuadir os receptores da mensagem se esta se encaixar nos parâmetros utilizados por ele ao interpretar a mensagem.
  8. 8.  Francis Bacon, filósofo inglês do século XVI e XVII, foi o fundador do método indutivo de investigação científica. De acordo com Bacon, o método empírico indutivo era o único que capacitaria o homem a subjugar a natureza.  O método empírico indutivo concebe leis de acordo com a observação de fatos, segundo um determinado comportamento observado e a sua generalização. Segundo Francis Bacon, só a observação permite conhecer alguma coisa nova.
  9. 9. Empirismo é uma corrente filosófica que afirma que só se obtém conhecimento através de experiências vividas. O empirismo diz que o homem nasce vazio de conhecimento.
  10. 10. CAMPOS, Luiz Fernando de Lara. Métodos e Técnicas de Pesquisa em Psicologia. Campinas: Alínea, 2003. http://www.significados.com.br/empiric o/. Acesso em 04/06/2014 ás 22:10

×