Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Dados, tabelas e gráficos de barras

Dados, tabelas e gráficos de barras

  1. 1. Para que servem os gráficos?Você já viu gráficos como o apresentado ao lado? Eles aparecem com frequência em jornais, revistas e outros meios de comunicação. Usando gráficos, é mais fácil visualizar e comparar dados. Ao lado, temos um gráfico de barras. Muitas vezes o gráfico tem um título que informa o assunto de que ele trata. Observe que cada barra se refere a um mês. Os meses estão marcados no eixo horizontal. O eixo vertical fornece o número de bicicletas produzidas pela indústria em cada mês.
  2. 2. Observe o gráfico e responda: 1. Qual é o título do gráfico? Ele indica claramente o assunto? 2. Quantas bicicletas foram produzidas em janeiro? 3. E em maio? 4. Em que mês a produção de bicicletas foi maior? 5. Em que mês a produção de bicicletas atingiu o dobro da produção de janeiro?
  3. 3. Construindo um gráfico de barras Como você aproveita suas horas de lazer? Os 30 alunos de um 6º ano responderam a essa pergunta. Os dados obtidos foram colocados numa tabela.
  4. 4. Os alunos apresentaram os dados dessa tabela por meio de um gráfico de barras. Quer ver como eles fizeram?  Deram um título ao gráfico: Forma de lazer preferida.  Traçaram e nomearam dois eixos: um horizontal (Forma de Lazer) e um vertical (Frequência).
  5. 5.  Como foram obtidas 5 respostas diferentes, o gráfico deve ter 5 barras (retângulos), todas com a mesma largura.  Em seguida graduaram o eixo vertical para marcar a frequência de cada resposta. A frequência é indicada pela altura de cada retângulo.
  6. 6.  Finalmente, traçaram os retângulos.
  7. 7. Para construir corretamente um gráfico de barras, basta tomar alguns cuidados, como veremos a seguir:  É comum dar um título ao gráfico. O título deve se referir ao assunto do gráfico.  Nomeie os eixos e faça-os com comprimento suficiente para que neles caibam todas as barras e todas as frequências da tabela.  Deixe a mesma distância entre as barras no eixo horizontal. Lembre-se de que todas as barras devem ter a mesma largura.  Escolha uma escala adequada e use-a regularmente no eixo vertical. Por exemplo, se você escolher que 1 centímetro vale 1 aluno, esse valor deve ser mantido em todo o eixo vertical.
  8. 8. Use papel quadriculado para fazer o gráfico de barras referente às atividades de lazer preferidas pelos alunos de uma classe do 7º ano, indicadas na tabela abaixo.
  9. 9. 12 6 8 5 8 0 2 4 6 8 10 12 14 Pratico esportes Leio livros e revistas Passeio com a família Assisto TV Jogo videogame Frequência Atividades de Lazer Atividades de Lazer Preferidas
  10. 10. Veja, na tabela abaixo, o resultado de um estudo realizado em certa escola, sobre a frequência dos alunos à biblioteca em cada dia da semana.
  11. 11. A partir dessa tabela, foi montado um gráfico de barras. Observe-o. O gráfico contém erros. Identifique-os e refaça o gráfico corretamente usando papel quadriculado.
  12. 12. Professor Rubens www.rubensdiasjr.blogspot.com.br

×