SlideShare a Scribd company logo
1 of 17
O Sentimento dum Ocidental . Noite Fechada Cesário Verde ll
Toca-se às grades, nas cadeias. Som Que mortifica e deixa umas loucuras mansas! O Aljube, em que hoje estão velhinhas e crianças, Bem raramente encerra uma mulher de «dom»!  E eu desconfio, até, de um aneurisma Tão mórbido me sinto, ao acender das luzes; À vista das prisões, da velha Sé, das Cruzes, Chora-me o coração que se enche e que se abisma.  A espaços, iluminam-se os andares, E as tascas, os cafés, as tendas, os estancos; Alastram em lençol os seus reflexos brancos; E a Lua lembra o circo e os jogos malabares.  Duas igrejas, num saudoso largo, Lançam a nódoa negra e fúnebre do clero: Nelas esfumo um ermo inquisidor severo, Assim que pela História eu me aventuro e alargo.  Na parte que abateu no terramoto, Muram-me as construções rectas, iguais, crescidas Afrontam-me, no resto, as íngremes subidas, E os sinos dum tanger monástico e devoto.  Mas, num recinto público e vulgar, Com bancos de namoro e exíguas pimenteiras, Brônzeo, monumental, de proporções guerreiras, Um épico doutrora ascende, num pilar! E eu sonho o Cólera, imagino a Febre, Nesta acumulação de corpos enfezados; Sombrios e espectrais recolhem os soldados; Inflama-se um palácio em face de um casebre.  Partem patrulhas de cavalaria Dos arcos dos quartéis que foram já conventos;  Idade Média! A pé, outras, a passos lentos, Derramam-se por toda a capital, que esfria.  Triste cidade! Eu temo que me avives Uma paixão defunta! Aos lampiões distantes, Enlutam-me, alvejando, as tuas elegantes, Curvadas a sorrir às montras dos ourives.  E mais: as costureiras, as floristas Descem dos  magasins,  causam-me sobressaltos; Custa-lhes a elevar os seus pescoços altos E muitas delas são comparsas ou coristas.  E eu, de luneta de uma lente só, Eu acho sempre assunto a quadros revoltados: Entro na  brasserie;  às mesas de emigrados, Ao riso e à crua luz joga-se o dominó.       
Análise Formal Esquema rimático:  ABBA  CDDC  EFFE  GHHG  IJJI  KLLK  MNNM  OPPO  QRRQ  STTS  UVVU  Tipos de rima:  Emparelhada (TT); Interpolada (AA)  Métrica:  Irregular 11  quadras
1ª Quadra Espaço:   As cadeias, onde se toca às grades (pede-se comida, é hora de ir dormir). O Aljube, onde se recolhem velhinhas e crianças. Personagens:  Velhinhas e crianças. A mulher de “dom” com bens. Personagens inferidas: os presos e os guardas. Estado de espírito do sujeito poético:  O poeta sente-se mortificado e com loucuras, ao ouvir tocar às grandes nas cadeias. O poeta faz um comentário de que, no aljube, raramente se encontra uma mulher de “dom”. O poeta lamenta  que velhinhas e crianças tenham de se recolher no Aljube.
2ª Quadra Tempo:   Ao acender das luzes. Espaço:   As prisões, velha Sé, as cruzes.  Personagens:  Infere-se as pessoas desprotegidas que estão nas prisões, entram na Velha Sé e passam pelas cruzes. Estado de espírito do sujeito poético:   O poeta desconfia que sofre de um aneurisma, de tão mórbido que fica com o que vê. O coração do poeta é sensível ao deparar com as prisões, a velha Sé e as cruzes. O poeta sente que o coração está a chorar.
3ª Quadra Tempo:  A hora de acender as luzes. Espaço:  Os andares que se iluminam. As tascas, os cafés, as tendas, os estancos acendem as luzes com reflexos brancos.  A Lua lembra o circo e os jogos  malabares. Personagens:  Infere-se as pessoas que chegam a casa e acendem as luzes.
4ª Quadra Espaço:  Duas igrejas que se encontram num antigo largo. Espaço de evasão (negativo); espaço da cidade onde tiveram lugar práticas repressivas da igreja (Inquisição). Personagens:  Padres que abandonaram as igrejas. As vitimas da repressão da igreja. Estado de espírito do sujeito poético:  O poeta revela pouca simpatia por igrejas e clero. O poeta, perante a vista das duas igrejas recria as antigas práticas repressivas da igreja (Inquisição). O poeta quer compensar a realidade negativa com incursões através da História.
5ª Quadra Espaço:  Construções rectas, iguais, crescidas, resultantes das reedificações após o terramoto. Íngremes subidas. Toque dos sinos. Estado de espírito do sujeito poético:  O poeta sente-se murado, emparedado, ao visitar a parte reconstruída da cidade após o terramoto. Sente-se afrontado com o ambiente religioso suscitado pelo toque dos sinos.
6ª Quadra Espaço:  O largo onde foi levantada a estatua de Camões, recinto público e vulgar com bancos de namoro e exíguas pimenteiras. A estatua de Camões feita de bronze, monumental e de proporções guerreiras. Estado de espírito do sujeito poético:  O poeta destaca a importância da figura de Camões ao mesmo tempo que pretende homenageá-lo.
7ª Quadra Espaço:  da rua. Quartel militar. Um palácio diante um casebre. Personagens:  A Cólera, a Febre (personificados). Pessoas de corpos enfezados, que se acumulam nas ruas. Os soldados sombrios e espectrais, que recolhem ao quartel. Estado de espírito do sujeito poético:  O poeta revela-se sensível ao sofrimento das pessoas, que, pelos corpos enfezados, ele supõe sofrerem de cólera e febre. Mostra pouca simpatia pelos soldados devido a sua função de preservação da realidade instituída. Revela-se sensível às contradições sociais.
8ª Quadra Tempo:  A temperatura baixa. Espaço:  Os quartéis (de cavalaria), ocupando o espaço de antigos conventos. Espaço de evasão: a Idade Média, suscitada pelos conventos transformados em quartel. A cidade, com cada vez menos gente. Personagens:  Os patrulhas saem a pé e a cavalo dos quartéis, espalhando-se (“derramam-se”) por toda a capital. Estado de espírito do sujeito poético:  O poeta revela nostalgia pela Idade Média, enquanto espaço e tempo de evasão
9ª Quadra Espaço:  A triste cidade. Os lampiões distantes.  As montras dos ourives.  Personagens:  Uma paixão defunta do poeta. As elegante, curvadas a sorrir diante das montras dos ourives. Estado de espírito do sujeito poético:  O poeta comisera-se  com a tristeza da cidade. O poeta receai que a cidade lhe avive uma paixão defunta. O poeta sente-se triste ao deparar com os desfavorecidos da vida (as elegantes, diante das montras dos ourives).
10ª Quadra Espaço:  Os magasins. Personagens:  Costureiras e floristas descem dos magasins, onde trabalham. Custa-lhes a elevar os pescoços altos. Muitas delas são comparsas ou coristas, trabalham no teatro.  Estado de espírito do sujeito poético:  O poeta é tomado de sobressaltos, perante costureiras e coristas de vida dupla. O poeta denuncia as influencias estrangeiras na moda, as designar as lojas por magasins.
11ª Quadra Espaço:  A brasserie, onde, às mesas de emigrados, ao riso e a crua luz joga-se o dominó Personagens:  Emigrados. Estado de espírito do sujeito poético:  O poeta apresenta-se de luneta de uma lente só, declarando-se assim, atento. O poeta declara ter sempre assunto perante o “quadros revoltados”, que abundam na cidade.
" A mim o que me preocupa é o que me rodeia " Cesário Verde
Bibliografia ●  COELHO, Jacinto do Prado (1976). Cesário Verde, Poeta do espaço e da memória. in Ao contrário de Penélope. Lisboa: Bertrand, pp. 195-198 ●  LAIDLAR, Jonh (1993). A interpretação de Cesário Verde. In Helena Carvalhão Buescu (org.). Cesário Verde – comemoração do centenário da morte do Peta. Lisboa: Gulbenkian, pp.91-101 ●  SERRÃO, Joel (1986). Cesário Verde – Vida e morte de Cesário Verde. Jornal Diário do Minho, de 27.07.2005, pp.24-25 ●  VERDE, Cesário (2001). Poesia Completa, 1855-1856. Lisboa: Dom Quixote, pp.123-132
Agrupamento Vertical de Escolas do Búzio Disciplina: Português 2008/2009 Trabalho realizado por: Ana Raquel Ana Sofia Paula Rute 11ºF

More Related Content

What's hot

A Evolução do Ramalhete - Os Maias
A Evolução do Ramalhete - Os MaiasA Evolução do Ramalhete - Os Maias
A Evolução do Ramalhete - Os Maiasmauro dinis
 
Predicativo do complemento direto
Predicativo do complemento diretoPredicativo do complemento direto
Predicativo do complemento diretoquintaldasletras
 
Sermão de santo antónio aos peixes
Sermão de santo antónio aos peixesSermão de santo antónio aos peixes
Sermão de santo antónio aos peixesvermar2010
 
Valor modal das frases
Valor modal das frasesValor modal das frases
Valor modal das frasesnando_reis
 
Cesário Verde-Sistematização
Cesário Verde-SistematizaçãoCesário Verde-Sistematização
Cesário Verde-SistematizaçãoDina Baptista
 
Os Maias - Jantar no Hotel Central
Os Maias - Jantar no Hotel CentralOs Maias - Jantar no Hotel Central
Os Maias - Jantar no Hotel CentralDina Baptista
 
Modalidade do verbo
Modalidade do verboModalidade do verbo
Modalidade do verboAna Martins
 
Os Maias Episódios da Vida Romântica
Os Maias   Episódios da Vida RomânticaOs Maias   Episódios da Vida Romântica
Os Maias Episódios da Vida RomânticaPatrícia Pereira
 
Aquela cativa Poema e Análise
Aquela cativa Poema e AnáliseAquela cativa Poema e Análise
Aquela cativa Poema e AnáliseBruno Jardim
 
Lírica camoniana
Lírica camoniana Lírica camoniana
Lírica camoniana Sara Afonso
 
Características poéticas de Ricardo Reis
Características poéticas de Ricardo ReisCaracterísticas poéticas de Ricardo Reis
Características poéticas de Ricardo ReisDina Baptista
 
Ondados fios de ouro reluzente
Ondados fios de ouro reluzenteOndados fios de ouro reluzente
Ondados fios de ouro reluzenteHelena Coutinho
 
Sebastianismo: Os Lusíadas & Mensagem
Sebastianismo: Os Lusíadas & MensagemSebastianismo: Os Lusíadas & Mensagem
Sebastianismo: Os Lusíadas & MensagemInesa M
 

What's hot (20)

. Maias simplificado
. Maias simplificado. Maias simplificado
. Maias simplificado
 
A Evolução do Ramalhete - Os Maias
A Evolução do Ramalhete - Os MaiasA Evolução do Ramalhete - Os Maias
A Evolução do Ramalhete - Os Maias
 
Predicativo do complemento direto
Predicativo do complemento diretoPredicativo do complemento direto
Predicativo do complemento direto
 
Os Maias - análise
Os Maias - análiseOs Maias - análise
Os Maias - análise
 
Sermão de santo antónio aos peixes
Sermão de santo antónio aos peixesSermão de santo antónio aos peixes
Sermão de santo antónio aos peixes
 
Valor modal das frases
Valor modal das frasesValor modal das frases
Valor modal das frases
 
Cesário Verde-Sistematização
Cesário Verde-SistematizaçãoCesário Verde-Sistematização
Cesário Verde-Sistematização
 
Os Maias - Jantar no Hotel Central
Os Maias - Jantar no Hotel CentralOs Maias - Jantar no Hotel Central
Os Maias - Jantar no Hotel Central
 
Ficha de gramática12º
Ficha de gramática12ºFicha de gramática12º
Ficha de gramática12º
 
Modalidade do verbo
Modalidade do verboModalidade do verbo
Modalidade do verbo
 
Os Maias Episódios da Vida Romântica
Os Maias   Episódios da Vida RomânticaOs Maias   Episódios da Vida Romântica
Os Maias Episódios da Vida Romântica
 
Aquela cativa Poema e Análise
Aquela cativa Poema e AnáliseAquela cativa Poema e Análise
Aquela cativa Poema e Análise
 
Lírica camoniana
Lírica camoniana Lírica camoniana
Lírica camoniana
 
Nevoeiro
Nevoeiro   Nevoeiro
Nevoeiro
 
Educação n' os maias
Educação n' os maiasEducação n' os maias
Educação n' os maias
 
Frei luís de sousa
Frei luís de sousaFrei luís de sousa
Frei luís de sousa
 
Características poéticas de Ricardo Reis
Características poéticas de Ricardo ReisCaracterísticas poéticas de Ricardo Reis
Características poéticas de Ricardo Reis
 
Ondados fios de ouro reluzente
Ondados fios de ouro reluzenteOndados fios de ouro reluzente
Ondados fios de ouro reluzente
 
Os maias personagens
Os maias personagensOs maias personagens
Os maias personagens
 
Sebastianismo: Os Lusíadas & Mensagem
Sebastianismo: Os Lusíadas & MensagemSebastianismo: Os Lusíadas & Mensagem
Sebastianismo: Os Lusíadas & Mensagem
 

Similar to O Sentimento de um Ocidental

Similar to O Sentimento de um Ocidental (20)

Analise_SentimentoOcidental_CesarioVerde.pdf
Analise_SentimentoOcidental_CesarioVerde.pdfAnalise_SentimentoOcidental_CesarioVerde.pdf
Analise_SentimentoOcidental_CesarioVerde.pdf
 
Imagens para "O Sentimento dum Ocidental" de Cesário Verde
Imagens para "O Sentimento dum Ocidental" de Cesário VerdeImagens para "O Sentimento dum Ocidental" de Cesário Verde
Imagens para "O Sentimento dum Ocidental" de Cesário Verde
 
Ao gas
Ao gasAo gas
Ao gas
 
Cesário+v.. (1)
Cesário+v.. (1)Cesário+v.. (1)
Cesário+v.. (1)
 
Cesário verde
Cesário verdeCesário verde
Cesário verde
 
Cesário verde
Cesário verdeCesário verde
Cesário verde
 
Manifesto do futurismo
Manifesto do futurismoManifesto do futurismo
Manifesto do futurismo
 
O classicismo em portugal
O classicismo em portugalO classicismo em portugal
O classicismo em portugal
 
Classicismo[1]
Classicismo[1]Classicismo[1]
Classicismo[1]
 
Arcadismo
ArcadismoArcadismo
Arcadismo
 
Aula sobre Parnasianismo
Aula sobre ParnasianismoAula sobre Parnasianismo
Aula sobre Parnasianismo
 
Os Maias de A a Z
Os Maias de A a ZOs Maias de A a Z
Os Maias de A a Z
 
1º ANO - ENSINO MÉDIO classicismo-ppt.ppt
1º ANO - ENSINO MÉDIO classicismo-ppt.ppt1º ANO - ENSINO MÉDIO classicismo-ppt.ppt
1º ANO - ENSINO MÉDIO classicismo-ppt.ppt
 
Cesário verde
Cesário verdeCesário verde
Cesário verde
 
A Lisboa de Eça e de Cesário
A Lisboa de Eça e de CesárioA Lisboa de Eça e de Cesário
A Lisboa de Eça e de Cesário
 
Romantismo
RomantismoRomantismo
Romantismo
 
7 tabuletas e visões d'ópio
7   tabuletas e visões d'ópio7   tabuletas e visões d'ópio
7 tabuletas e visões d'ópio
 
Arcadismo Site
Arcadismo SiteArcadismo Site
Arcadismo Site
 
Apresentação para décimo segundo ano de 2016 7, aula 66 (e 66 r)
Apresentação para décimo segundo ano de 2016 7, aula 66 (e 66 r)Apresentação para décimo segundo ano de 2016 7, aula 66 (e 66 r)
Apresentação para décimo segundo ano de 2016 7, aula 66 (e 66 r)
 
Cesarioverde2
Cesarioverde2Cesarioverde2
Cesarioverde2
 

More from Dina Baptista

Projeto de leitura (12.º ano) - O Conto "Mortos à mesa" de António Tabucchi
Projeto de leitura (12.º ano) - O Conto "Mortos à mesa" de António Tabucchi Projeto de leitura (12.º ano) - O Conto "Mortos à mesa" de António Tabucchi
Projeto de leitura (12.º ano) - O Conto "Mortos à mesa" de António Tabucchi Dina Baptista
 
O ensino da língua portuguesa e o desafio dos géneros textuais digitais
O ensino da língua portuguesa e o desafio dos géneros textuais digitaisO ensino da língua portuguesa e o desafio dos géneros textuais digitais
O ensino da língua portuguesa e o desafio dos géneros textuais digitaisDina Baptista
 
Uma nova perspetiva do conto: o Storytelling na estratégia da comunicação emp...
Uma nova perspetiva do conto: o Storytelling na estratégia da comunicação emp...Uma nova perspetiva do conto: o Storytelling na estratégia da comunicação emp...
Uma nova perspetiva do conto: o Storytelling na estratégia da comunicação emp...Dina Baptista
 
REPENSAR AS TÉCNICAS E METODOLOGIAS DO ENSINO DO PORTUGUÊS
REPENSAR AS TÉCNICAS E METODOLOGIAS DO ENSINO DO PORTUGUÊSREPENSAR AS TÉCNICAS E METODOLOGIAS DO ENSINO DO PORTUGUÊS
REPENSAR AS TÉCNICAS E METODOLOGIAS DO ENSINO DO PORTUGUÊSDina Baptista
 
A importância do conteúdo na web: para uma estratégia comunicacional eficaz
A importância do conteúdo na web: para uma estratégia comunicacional eficazA importância do conteúdo na web: para uma estratégia comunicacional eficaz
A importância do conteúdo na web: para uma estratégia comunicacional eficazDina Baptista
 
Camões Lírico (10.ºano/Português)
Camões Lírico (10.ºano/Português)Camões Lírico (10.ºano/Português)
Camões Lírico (10.ºano/Português)Dina Baptista
 
Textos de caráter autobiograficos (M1 - 10.ºano/Português)
Textos de caráter autobiograficos (M1 - 10.ºano/Português)Textos de caráter autobiograficos (M1 - 10.ºano/Português)
Textos de caráter autobiograficos (M1 - 10.ºano/Português)Dina Baptista
 
Análise do Jantar no Hotel Central
Análise do Jantar no Hotel CentralAnálise do Jantar no Hotel Central
Análise do Jantar no Hotel CentralDina Baptista
 
Jantar no Hotel Central
Jantar no Hotel CentralJantar no Hotel Central
Jantar no Hotel CentralDina Baptista
 
Os Maias_ sistematizacao
Os Maias_ sistematizacaoOs Maias_ sistematizacao
Os Maias_ sistematizacaoDina Baptista
 
Repreensões gerais e particulares
Repreensões gerais e particularesRepreensões gerais e particulares
Repreensões gerais e particularesDina Baptista
 
Sermão de Santo António aos Peixes - Cap. II e III
Sermão de Santo António aos Peixes - Cap. II e IIISermão de Santo António aos Peixes - Cap. II e III
Sermão de Santo António aos Peixes - Cap. II e IIIDina Baptista
 
Gigante Adamastor, d'Os Lusíadas
Gigante Adamastor, d'Os LusíadasGigante Adamastor, d'Os Lusíadas
Gigante Adamastor, d'Os LusíadasDina Baptista
 
Contos do séculoXX | neo-realismo
Contos do séculoXX | neo-realismoContos do séculoXX | neo-realismo
Contos do séculoXX | neo-realismoDina Baptista
 
Poesia do século XX- 4
Poesia do século XX- 4Poesia do século XX- 4
Poesia do século XX- 4Dina Baptista
 
Carlos Drummond de Andrade
Carlos Drummond de Andrade   Carlos Drummond de Andrade
Carlos Drummond de Andrade Dina Baptista
 
Mário Cesariny de Vasconcelos
Mário Cesariny de VasconcelosMário Cesariny de Vasconcelos
Mário Cesariny de VasconcelosDina Baptista
 
José Ary dos Santos
José Ary dos SantosJosé Ary dos Santos
José Ary dos SantosDina Baptista
 

More from Dina Baptista (20)

Projeto de leitura (12.º ano) - O Conto "Mortos à mesa" de António Tabucchi
Projeto de leitura (12.º ano) - O Conto "Mortos à mesa" de António Tabucchi Projeto de leitura (12.º ano) - O Conto "Mortos à mesa" de António Tabucchi
Projeto de leitura (12.º ano) - O Conto "Mortos à mesa" de António Tabucchi
 
O ensino da língua portuguesa e o desafio dos géneros textuais digitais
O ensino da língua portuguesa e o desafio dos géneros textuais digitaisO ensino da língua portuguesa e o desafio dos géneros textuais digitais
O ensino da língua portuguesa e o desafio dos géneros textuais digitais
 
Uma nova perspetiva do conto: o Storytelling na estratégia da comunicação emp...
Uma nova perspetiva do conto: o Storytelling na estratégia da comunicação emp...Uma nova perspetiva do conto: o Storytelling na estratégia da comunicação emp...
Uma nova perspetiva do conto: o Storytelling na estratégia da comunicação emp...
 
REPENSAR AS TÉCNICAS E METODOLOGIAS DO ENSINO DO PORTUGUÊS
REPENSAR AS TÉCNICAS E METODOLOGIAS DO ENSINO DO PORTUGUÊSREPENSAR AS TÉCNICAS E METODOLOGIAS DO ENSINO DO PORTUGUÊS
REPENSAR AS TÉCNICAS E METODOLOGIAS DO ENSINO DO PORTUGUÊS
 
A importância do conteúdo na web: para uma estratégia comunicacional eficaz
A importância do conteúdo na web: para uma estratégia comunicacional eficazA importância do conteúdo na web: para uma estratégia comunicacional eficaz
A importância do conteúdo na web: para uma estratégia comunicacional eficaz
 
Camões Lírico (10.ºano/Português)
Camões Lírico (10.ºano/Português)Camões Lírico (10.ºano/Português)
Camões Lírico (10.ºano/Português)
 
Textos de caráter autobiograficos (M1 - 10.ºano/Português)
Textos de caráter autobiograficos (M1 - 10.ºano/Português)Textos de caráter autobiograficos (M1 - 10.ºano/Português)
Textos de caráter autobiograficos (M1 - 10.ºano/Português)
 
Análise do Jantar no Hotel Central
Análise do Jantar no Hotel CentralAnálise do Jantar no Hotel Central
Análise do Jantar no Hotel Central
 
Jantar no Hotel Central
Jantar no Hotel CentralJantar no Hotel Central
Jantar no Hotel Central
 
Os Maias_ sistematizacao
Os Maias_ sistematizacaoOs Maias_ sistematizacao
Os Maias_ sistematizacao
 
Repreensões gerais e particulares
Repreensões gerais e particularesRepreensões gerais e particulares
Repreensões gerais e particulares
 
Sermão de Santo António aos Peixes - Cap. II e III
Sermão de Santo António aos Peixes - Cap. II e IIISermão de Santo António aos Peixes - Cap. II e III
Sermão de Santo António aos Peixes - Cap. II e III
 
Gigante Adamastor, d'Os Lusíadas
Gigante Adamastor, d'Os LusíadasGigante Adamastor, d'Os Lusíadas
Gigante Adamastor, d'Os Lusíadas
 
Contos do séculoXX | neo-realismo
Contos do séculoXX | neo-realismoContos do séculoXX | neo-realismo
Contos do séculoXX | neo-realismo
 
Manuel Alegre
Manuel AlegreManuel Alegre
Manuel Alegre
 
Poesia do século XX- 4
Poesia do século XX- 4Poesia do século XX- 4
Poesia do século XX- 4
 
Carlos Drummond de Andrade
Carlos Drummond de Andrade   Carlos Drummond de Andrade
Carlos Drummond de Andrade
 
Mário Cesariny de Vasconcelos
Mário Cesariny de VasconcelosMário Cesariny de Vasconcelos
Mário Cesariny de Vasconcelos
 
José Ary dos Santos
José Ary dos SantosJosé Ary dos Santos
José Ary dos Santos
 
Eugénio de Andrade
Eugénio de AndradeEugénio de Andrade
Eugénio de Andrade
 

Recently uploaded

CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBCRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBAline Santana
 
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOLEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOColégio Santa Teresinha
 
Simulado 2 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 2 Etapa  - 2024 Proximo Passo.pdfSimulado 2 Etapa  - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 2 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfEditoraEnovus
 
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdfJorge Andrade
 
Bullying - Texto e cruzadinha
Bullying        -     Texto e cruzadinhaBullying        -     Texto e cruzadinha
Bullying - Texto e cruzadinhaMary Alvarenga
 
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptxthaisamaral9365923
 
A horta do Senhor Lobo que protege a sua horta.
A horta do Senhor Lobo que protege a sua horta.A horta do Senhor Lobo que protege a sua horta.
A horta do Senhor Lobo que protege a sua horta.silves15
 
Bullying - Atividade com caça- palavras
Bullying   - Atividade com  caça- palavrasBullying   - Atividade com  caça- palavras
Bullying - Atividade com caça- palavrasMary Alvarenga
 
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfSimulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfEditoraEnovus
 
ANTIGUIDADE CLÁSSICA - Grécia e Roma Antiga
ANTIGUIDADE CLÁSSICA - Grécia e Roma AntigaANTIGUIDADE CLÁSSICA - Grécia e Roma Antiga
ANTIGUIDADE CLÁSSICA - Grécia e Roma AntigaJúlio Sandes
 
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicasCenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicasRosalina Simão Nunes
 
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Centro Jacques Delors
 
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniModelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniCassio Meira Jr.
 
Cultura e Literatura indígenas: uma análise do poema “O silêncio”, de Kent Ne...
Cultura e Literatura indígenas: uma análise do poema “O silêncio”, de Kent Ne...Cultura e Literatura indígenas: uma análise do poema “O silêncio”, de Kent Ne...
Cultura e Literatura indígenas: uma análise do poema “O silêncio”, de Kent Ne...ArianeLima50
 
Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.keislayyovera123
 
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEMCOMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEMVanessaCavalcante37
 
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 BrasilGoverno Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasillucasp132400
 
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?Rosalina Simão Nunes
 
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024Jeanoliveira597523
 

Recently uploaded (20)

CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBCRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
 
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOLEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
 
Simulado 2 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 2 Etapa  - 2024 Proximo Passo.pdfSimulado 2 Etapa  - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 2 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
 
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
 
Bullying - Texto e cruzadinha
Bullying        -     Texto e cruzadinhaBullying        -     Texto e cruzadinha
Bullying - Texto e cruzadinha
 
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx
 
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA -
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA      -XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA      -
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA -
 
A horta do Senhor Lobo que protege a sua horta.
A horta do Senhor Lobo que protege a sua horta.A horta do Senhor Lobo que protege a sua horta.
A horta do Senhor Lobo que protege a sua horta.
 
Bullying - Atividade com caça- palavras
Bullying   - Atividade com  caça- palavrasBullying   - Atividade com  caça- palavras
Bullying - Atividade com caça- palavras
 
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfSimulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
 
ANTIGUIDADE CLÁSSICA - Grécia e Roma Antiga
ANTIGUIDADE CLÁSSICA - Grécia e Roma AntigaANTIGUIDADE CLÁSSICA - Grécia e Roma Antiga
ANTIGUIDADE CLÁSSICA - Grécia e Roma Antiga
 
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicasCenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
 
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
 
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniModelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
 
Cultura e Literatura indígenas: uma análise do poema “O silêncio”, de Kent Ne...
Cultura e Literatura indígenas: uma análise do poema “O silêncio”, de Kent Ne...Cultura e Literatura indígenas: uma análise do poema “O silêncio”, de Kent Ne...
Cultura e Literatura indígenas: uma análise do poema “O silêncio”, de Kent Ne...
 
Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.
 
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEMCOMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
 
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 BrasilGoverno Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
 
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
 
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
 

O Sentimento de um Ocidental

  • 1. O Sentimento dum Ocidental . Noite Fechada Cesário Verde ll
  • 2. Toca-se às grades, nas cadeias. Som Que mortifica e deixa umas loucuras mansas! O Aljube, em que hoje estão velhinhas e crianças, Bem raramente encerra uma mulher de «dom»! E eu desconfio, até, de um aneurisma Tão mórbido me sinto, ao acender das luzes; À vista das prisões, da velha Sé, das Cruzes, Chora-me o coração que se enche e que se abisma. A espaços, iluminam-se os andares, E as tascas, os cafés, as tendas, os estancos; Alastram em lençol os seus reflexos brancos; E a Lua lembra o circo e os jogos malabares. Duas igrejas, num saudoso largo, Lançam a nódoa negra e fúnebre do clero: Nelas esfumo um ermo inquisidor severo, Assim que pela História eu me aventuro e alargo. Na parte que abateu no terramoto, Muram-me as construções rectas, iguais, crescidas Afrontam-me, no resto, as íngremes subidas, E os sinos dum tanger monástico e devoto. Mas, num recinto público e vulgar, Com bancos de namoro e exíguas pimenteiras, Brônzeo, monumental, de proporções guerreiras, Um épico doutrora ascende, num pilar! E eu sonho o Cólera, imagino a Febre, Nesta acumulação de corpos enfezados; Sombrios e espectrais recolhem os soldados; Inflama-se um palácio em face de um casebre. Partem patrulhas de cavalaria Dos arcos dos quartéis que foram já conventos;  Idade Média! A pé, outras, a passos lentos, Derramam-se por toda a capital, que esfria. Triste cidade! Eu temo que me avives Uma paixão defunta! Aos lampiões distantes, Enlutam-me, alvejando, as tuas elegantes, Curvadas a sorrir às montras dos ourives. E mais: as costureiras, as floristas Descem dos magasins, causam-me sobressaltos; Custa-lhes a elevar os seus pescoços altos E muitas delas são comparsas ou coristas. E eu, de luneta de uma lente só, Eu acho sempre assunto a quadros revoltados: Entro na brasserie; às mesas de emigrados, Ao riso e à crua luz joga-se o dominó.       
  • 3. Análise Formal Esquema rimático: ABBA CDDC EFFE GHHG IJJI KLLK MNNM OPPO QRRQ STTS UVVU Tipos de rima: Emparelhada (TT); Interpolada (AA) Métrica: Irregular 11 quadras
  • 4. 1ª Quadra Espaço: As cadeias, onde se toca às grades (pede-se comida, é hora de ir dormir). O Aljube, onde se recolhem velhinhas e crianças. Personagens: Velhinhas e crianças. A mulher de “dom” com bens. Personagens inferidas: os presos e os guardas. Estado de espírito do sujeito poético: O poeta sente-se mortificado e com loucuras, ao ouvir tocar às grandes nas cadeias. O poeta faz um comentário de que, no aljube, raramente se encontra uma mulher de “dom”. O poeta lamenta que velhinhas e crianças tenham de se recolher no Aljube.
  • 5. 2ª Quadra Tempo: Ao acender das luzes. Espaço: As prisões, velha Sé, as cruzes. Personagens: Infere-se as pessoas desprotegidas que estão nas prisões, entram na Velha Sé e passam pelas cruzes. Estado de espírito do sujeito poético: O poeta desconfia que sofre de um aneurisma, de tão mórbido que fica com o que vê. O coração do poeta é sensível ao deparar com as prisões, a velha Sé e as cruzes. O poeta sente que o coração está a chorar.
  • 6. 3ª Quadra Tempo: A hora de acender as luzes. Espaço: Os andares que se iluminam. As tascas, os cafés, as tendas, os estancos acendem as luzes com reflexos brancos. A Lua lembra o circo e os jogos malabares. Personagens: Infere-se as pessoas que chegam a casa e acendem as luzes.
  • 7. 4ª Quadra Espaço: Duas igrejas que se encontram num antigo largo. Espaço de evasão (negativo); espaço da cidade onde tiveram lugar práticas repressivas da igreja (Inquisição). Personagens: Padres que abandonaram as igrejas. As vitimas da repressão da igreja. Estado de espírito do sujeito poético: O poeta revela pouca simpatia por igrejas e clero. O poeta, perante a vista das duas igrejas recria as antigas práticas repressivas da igreja (Inquisição). O poeta quer compensar a realidade negativa com incursões através da História.
  • 8. 5ª Quadra Espaço: Construções rectas, iguais, crescidas, resultantes das reedificações após o terramoto. Íngremes subidas. Toque dos sinos. Estado de espírito do sujeito poético: O poeta sente-se murado, emparedado, ao visitar a parte reconstruída da cidade após o terramoto. Sente-se afrontado com o ambiente religioso suscitado pelo toque dos sinos.
  • 9. 6ª Quadra Espaço: O largo onde foi levantada a estatua de Camões, recinto público e vulgar com bancos de namoro e exíguas pimenteiras. A estatua de Camões feita de bronze, monumental e de proporções guerreiras. Estado de espírito do sujeito poético: O poeta destaca a importância da figura de Camões ao mesmo tempo que pretende homenageá-lo.
  • 10. 7ª Quadra Espaço: da rua. Quartel militar. Um palácio diante um casebre. Personagens: A Cólera, a Febre (personificados). Pessoas de corpos enfezados, que se acumulam nas ruas. Os soldados sombrios e espectrais, que recolhem ao quartel. Estado de espírito do sujeito poético: O poeta revela-se sensível ao sofrimento das pessoas, que, pelos corpos enfezados, ele supõe sofrerem de cólera e febre. Mostra pouca simpatia pelos soldados devido a sua função de preservação da realidade instituída. Revela-se sensível às contradições sociais.
  • 11. 8ª Quadra Tempo: A temperatura baixa. Espaço: Os quartéis (de cavalaria), ocupando o espaço de antigos conventos. Espaço de evasão: a Idade Média, suscitada pelos conventos transformados em quartel. A cidade, com cada vez menos gente. Personagens: Os patrulhas saem a pé e a cavalo dos quartéis, espalhando-se (“derramam-se”) por toda a capital. Estado de espírito do sujeito poético: O poeta revela nostalgia pela Idade Média, enquanto espaço e tempo de evasão
  • 12. 9ª Quadra Espaço: A triste cidade. Os lampiões distantes. As montras dos ourives. Personagens: Uma paixão defunta do poeta. As elegante, curvadas a sorrir diante das montras dos ourives. Estado de espírito do sujeito poético: O poeta comisera-se com a tristeza da cidade. O poeta receai que a cidade lhe avive uma paixão defunta. O poeta sente-se triste ao deparar com os desfavorecidos da vida (as elegantes, diante das montras dos ourives).
  • 13. 10ª Quadra Espaço: Os magasins. Personagens: Costureiras e floristas descem dos magasins, onde trabalham. Custa-lhes a elevar os pescoços altos. Muitas delas são comparsas ou coristas, trabalham no teatro. Estado de espírito do sujeito poético: O poeta é tomado de sobressaltos, perante costureiras e coristas de vida dupla. O poeta denuncia as influencias estrangeiras na moda, as designar as lojas por magasins.
  • 14. 11ª Quadra Espaço: A brasserie, onde, às mesas de emigrados, ao riso e a crua luz joga-se o dominó Personagens: Emigrados. Estado de espírito do sujeito poético: O poeta apresenta-se de luneta de uma lente só, declarando-se assim, atento. O poeta declara ter sempre assunto perante o “quadros revoltados”, que abundam na cidade.
  • 15. " A mim o que me preocupa é o que me rodeia " Cesário Verde
  • 16. Bibliografia ● COELHO, Jacinto do Prado (1976). Cesário Verde, Poeta do espaço e da memória. in Ao contrário de Penélope. Lisboa: Bertrand, pp. 195-198 ● LAIDLAR, Jonh (1993). A interpretação de Cesário Verde. In Helena Carvalhão Buescu (org.). Cesário Verde – comemoração do centenário da morte do Peta. Lisboa: Gulbenkian, pp.91-101 ● SERRÃO, Joel (1986). Cesário Verde – Vida e morte de Cesário Verde. Jornal Diário do Minho, de 27.07.2005, pp.24-25 ● VERDE, Cesário (2001). Poesia Completa, 1855-1856. Lisboa: Dom Quixote, pp.123-132
  • 17. Agrupamento Vertical de Escolas do Búzio Disciplina: Português 2008/2009 Trabalho realizado por: Ana Raquel Ana Sofia Paula Rute 11ºF