SlideShare a Scribd company logo
1 of 83
Tipos de Radiação
Alunos: Nathalli, Danieli, Vitor ,Fernando, Jhennifer, Ludimilla Francieli, Leilyane Matéria: Química Professora: Eliete
α   Radiação alfa: é uma partícula formada por um átomo de hélio com carga positiva. A distancia que uma partícula percorre Antes de parar é chamada alcance. Num dado meio, partículas alfa  de igual energia têm o mesmo alcance. O alcance das partículas alfa É muito pequena, o que faz com que ela sejam facilmente blindadas. Uma folha fina de alumínio barra completamente um feixe de Partículas de 5 MeV. A inalação ou ingestão de partículas é muito perigosa. β  Radiação beta : é também uma partícula, de carga negativa, o elétron. Sua constituição é feita por partículas beta que são Emitidas pela maioria dos nuclideos radioativos naturais ou artificiais e tem maior penetração  que as partículas alfa. O 32 P dá Da um a radiação beta ate 1,7 MeV com uma penetração media de 2 á 3 mm na pele, e alcança, em pequena proporção, 8 mm. Se o emissor beta é ingerido, como acontece nos casos de diagnósticos e terapêutica, os efeitos são muitos mais extensas. γ Radiação gama: é uma onda eletromagnética. As substancias radiativas emitem continuamente calor e têm a capacidade De ionizar o ar e torná-lo condutor de correte elétrica. São penetrantes e ao atravessarem uma substancia chocam-se com suas Moléculas. A radiação gama tem seus poder de penetração muito grande. Sua emissão é obtida pela maioria, não totalidade, das nuclideos radiativos habitualmente empregados. Quando a fonte de material radioativo for beta ou gama é necessário colocação de Uma barreira entre o operador e fonte.
Infra-vermelho Radiação eletromagnética invisível, emitida por corpos aquecidos. Pode der detectada por meio de células fotoelétricas, possui muitas Aplicações. Desde o aquecimento de interiores até o tratamento de doenças de pele e dos músculos. Para produzir o infravermelho, em geral empregam-se lâmpadas de vapor de mercúrio a de filamentos longos incandescentes.A radiação infravermelho é usada para obter fotos de objetos distantes encobertos pela atmosfera, também muito utilizada por Astrônomos  Para observar estrelas e nebulosas que são invisíveis com luz normal. Uma outra utilidade deste tipo de radiação é ouso nas fotografias  infravermelhas, que são muito precisas. O infravermelho foi muito utilizado na II guerra mundial.
Ultravioleta      Produzida por descarga elétrica  em tubos de gás. Cerca de 5 % da  energia mandada pelo sol consiste nesta radiação, mas a  maior parte Da que incide sobre a terra é filtrada pelo O e pelo ozônio na atmosfera , estes protegem a vida na terra . Estas radiações é impregnada Principalmente em tubos fluorescentes,  mas também em aplicações medicas que incluem lâmpadas germicidas, o tratamento do Raquitismo e doenças de pele,  enriquecimento de leite e ovos com vitamina D. É dividida em três classes: UV-A, UV-B e UV-C. as ondas de menos período são as mais nocivas aos organismo vivos.  A UV-A é a mais perigosa e tem períodos entre 4000 A ( angstrons) e 3150ª. UV-B tem períodos entre 3150A e 2800ª e causa queimaduras na pele.
Radiação de fundo Toda vida em nosso planeta, esta exposta á radiação cósmica* e à radiação proveniente de elementos naturais radioativos existentes Na crosta terrestre como potássio, césio etc. a intensidade dessa radiação tem permanecido constante por milhares de anos e se Chama radiação natural ou radiação de fundo, e provém de muitas fontes.     Cerca de 30% a 40% dessa radiação se deve aos raios cósmicos. Alguns materiais radioativos– como potássio-40,carbono-14, urânio, tório etc.- estão presentes em quantidades variáveis nos alimentos. Uma quantidade razoável de radiação vem do solo e de materiais de construção. Assim, pois, a radiação de fundo pode variar de local para local.O valor médio da radiação de fundo em locais habitados é de 1,25 milisievert (mSv) ao ano.
Raios catódicos      São feixes de partículas produzidas por um eletrodo negativo (catódico) de um tubo contendo gás comprimido. São resultados da ionização do gás e provocam luminosidade. Os raios catódicos são identificados no final do século passado por Willian Crookes. O tubo de raios catódicos é usado em osciloscópios e  televisões.
Raio - X São capazes de atravessar o corpo humano, durante a travessia, o feixe sofre um certo enfraquecimento. Ele provoca a iluminação de certos Sais minerais. O uso do raio X tem sido uma importante ferramenta de diagnóstico e terapia. Os raios X são absorvidos pelos ossos enquanto passam facilmente pelos outros tecidos.   Em 1895 Wilhelm Konrad Von Röntgen descobre acidentalmente os raios X quando estudava válvulas de raios catódicos. Verificou que algo acontecia fora da válvula e fazia brilhar no escuro focos fluorescentes. Eram raios capazes de impressionar chapas Fotográficas através de papel preto.
Radiação de Nêutrons Nêutrons são partículas muito penetrantes. Elas se originam do espaço externo, por colisões, de átomos na atmosfera, e por quebra ou ficção de certos átomos dentro do reator nuclear. Água e concreto são as formas mais comuns usadas como  barreiras contra radiação por neutros.
Radioterapia
RADIOTERAPIA A radioterapia é capaz de destruir  células tumorais, empregando Feixe de radiação ionizantes.     Uma dose pré-calculada de radiação  é  Aplicada, em um determinado tempo,  a um volume de tecido que  Engloba  o tumor, buscando erradicar   todas as células tumorais , Com o menor dano possível as células normais  circunvizinhas, à custa Das quais se fará a regeneração da área irradiada.
   As radiações ionizantes são eletromagnéticas ou corpusculares e carregam energia. Ao interagirem com os tecidos, dão origem a elétrons rápidos que   ionizam o meio e criam feitos químicos como a hidrolise   da água e a ruptura das cadeias de DNA.   A morte celular Pode ocorrer então por variados mecanismo,  desde a inativação de sistema vitais para a célula  Até sua incapacidade é habitualmente fracionada em doses diárias igual,  quando se usa a terapia Externa.
   A resposta dos tecidos as radiações depende de diversos fatores, tais como a sensibilidade do tumor à radiação, sua localização e oxidação,  assim como a qualidade da radiação e o tempo total em que ela  é administrada.    Para que o efeito biológico atinja maior numero de células neoplásicas e a tolerância dos tecidos normais seja respeitada, a dose total de radiação a ser administrada é habitualmente fracionada em doses diárias iguais, quando se usa a terapia externa.   
Indicação da radioterapia     Como a radioterapia é um método de tratamento local e/ou regional, pode ser indicada De forma exclusiva ou associada aos outros métodos terapêuticos.  Em combinação com a cirurgia, poderá ser pré- ou pos- operatória. Também pode ser Indicada antes, durante ou logo após a quimioterapia.      A radioterapia pode ser radical ( ou curativa), quando se busca a cura total do tumor; Remissiva, quando o objetivo é apenas a redução tumoral; profiláticas,  quando se trata de doença em fase subcliticas, isto é, não há volume tumoral presente, mas possíveis células neoplásicas dispersas; paliativa, quando se busca a remissão de sintomas tais como dor intensa, sangramento e compressão de órgãos; e ablativa, quando se administra a radiação para suprimir a função de um órgão, como, por exemplo,  o ovário, para se obter a castração actinica.
Fontes de energias e suas aplicações São varias as fontes de energia Utilizada na radioterapia, há aparelho que geram radiação a partir da energia elétrica, libera raios-x e elétrons, ou a partir de fontes de isótopos radioativos Como, por exemplo, pastilhas de cobalto, as quais geram raio gama.  Esses aparelhos são usados como fontes externas, mantendo distancia da pele q variam De 1 centímetros a 1 metro, (teletarapia). Estas técnicas constituem a radioterapia clinica E se prestam para tratamento de lesões superficiais, semiprofundas ou profundas,  Dependendo da quantidade da radiação gerada pelo equipamento.
Estas são as maquinas de radioterapia
Efeitos adversos da radioterapia....        Normalmente , os efeitos das radiações são bem tolerantes, desde que sejam respeitados Os princípios de dose total  de tratamento e a aplicação fracionada. Os efeitos colaterais podem ser classificados em imediatos e tardios. Os efeitos  imediatos são observados nos tecidos que apresentam maior capacidade proliferativa, Como gônadas, a epiderme,  as mucosas dos tratos digestivo, urinário e genital,e a medula óssea. Eles ocorrem somente se estes tecidos estiveram  incluídos no campo de irradiação e podem ser  Potencializados pela administração simultaneamente de quimioterápicos.  Manifestam-se clinicamente por anovolução ou azoospermia, epitelites, mucosites e Mielodepressão  (leocopenia e plaquetonia) e devem ser tratados sintomaticamente, pois Geralmente são bem tolerados e reversíveis.
Todos os tecidos podem ser afetados, em graus variados, pelas radiações.Normalmente, os efeitos se  relacionam com a dose total absorvida e com o fracionamento utilizado. A cirurgia e a quimioterapia  Podem contribuir para o agravamento destes efeitos
RADIOATIVIDADE
RADIOATIVIDADE Prof. Eliete Disciplina : Química
Fundamentos de Física das Radiações Contéudo Estrutura da matéria Radiação Tipos de radiações e propriedades das radiações Características das radiações Utilização das radiações Decaimento radioativo Atividade Meia – vida (T1/2) Fundamentos de Radiologia
Fundamentos de Física das Radiações Estrutura da Matéria e Radiação 	As substâncias simples são constituídas de átomos e as combinações destes formam as moléculas das substâncias compostas. 	Substâncias simples - 2H (hidrogênio), 2O (oxigênio), etc.. 	Substâncias compostas - H2O (água), NaCl (cloreto de sódio), etc..
Fundamentos de Física das Radiações Estrutura da Matéria e Radiação ,[object Object],O conceito inicial de átomo indivisível sofreu modificações profundas com as experiências realizadas por Ernest Rutherford (1871-1937) e seus colaboradores. O modelo utilizado para representar o átomo passou a ser concebido como tendo um núcleo pesado, com carga elétrica positiva e vários elétrons, com carga elétrica negativa, cujo número varia com a natureza do elemento químico. O raio do átomo é da ordem de 10-7 cm.
Estrutura da Matéria e Radiação Estrutura do Átomo 	O núcleo atômico é constituído de A nucleons, sendo N nêutrons e Z prótons. Os prótons são carregados positivamente e determinam o número de elétrons do átomo, uma vez que este é eletricamente neutro. Os nêutrons possuem, praticamente, a mesma massa que os prótons, mas não têm carga elétrica. Prótons e nêutrons são chamados, indistintamente, de nucleons. O número de nucleons A = N + Z é denominado  de número de massa e Z é o número atômico. A X Z A = nº de massa Z = nº de prótons N = nº de nêutrons N N = A - Z
Estrutura da Matéria e Radiação ,[object Object],	Ex.: ,[object Object],	Ex.:  11Be5 10B5 34S16 34P15 34Cl17 34Si14
Fundamentos de Física das Radiações Estrutura da Matéria e Radiação Estrutura da Matéria e Radiação ,[object Object],	Ex.:  	33 - 17 = 16 nêutrons 	32 - 16 = 16 nêutrons 	31 - 15 = 16 nêutrons 	30 - 14 = 16 nêutrons 32S16 31P15 33Cl17 30Si14
Fundamentos de Física das Radiações Estrutura da Matéria e Radiação Estrutura do Átomo Núcleo:prótons e nêutrons Eletrosfera:elétrons
Átomo ,[object Object]
Quanto mais elétrons, mais camadas o átomo possuirá;
Cada nível (camada) é representado por uma trajetória circular (elíptica) em torno do núcleo;
Orbitais são as prováveis regiões onde podemos encontrar o elétron.,[object Object]
Fundamentos de Física das Radiações Estrutura da Matéria e Radiação O átomo e suas camadas eletrônicas
ENERGIA DE LIGAÇÃO NÚCLEO eletrosfera
Fundamentos de Física das Radiações Estrutura da Matéria e Radiação ,[object Object],	Gama e raios-X - Radiação eletromagnética - fótons. 	Partículas b - elétrons de origem nuclear (negatrons e pósitrons). 	Partículas a - de origem nuclear - núcleos de hélio - 2 prótons e 2 nêutrons
Fundamentos de Física das Radiações Estrutura da Matéria e Radiação ,[object Object],	Em termos de penetração no tecido humano, considerando o mesmo valor de energia, as radiações gama são mais penetrantes que as partículas beta,que, por sua vez, são mais penetrantes que as partículas alfa, que são mais penetrantes que os íons pesados (partículas carregadas com massa superior à das partículas alfa). ,[object Object],Penetração no tecido ou material
O que é radiação ? É a propagação de energia sob várias formas. Radiação eletromagnética Radiação corpuscular Raios X Radiação gama Luz U.V Laser Partículas alfa Elétrons Nêutrons
Natureza das Radiações   +  - Fonte radioativa
FÍSICA DOS RADIONUCLÍDEOS E A RADIOATIVIDADE Introdução A descoberta das radiações ionizantes e dos compostos dotados de  radiatividade natural logo interessou à biologia e as ciências médicas. À princípio pelos danos que causavam nas estruturas vivas, mas depois pelo seu valor para o diagnóstico e o tratamento de doenças. * Lembrete: A emissão radioativa ocorre devido a um arranjo nuclear. RADIOATIVIDADE NATURAL: 	- Elementos radioativos que já existem na natureza. RADIOATIVIDADE ARTIFICIAL: 	- Elementos radioativos que são formados apartir do bombardeamento em reatores nucleares ou nos aceleradores de partículas.	 RADIOISÓTOPOS Naturais Artificiais
	A emissão radioativa altera profundamente a estrutura atômica do elemento Emissor, pois modifica a composição e o balanço energético do seu núcleo. ÁTOMO ESTÁVEL			ÁTOMO INSTÁVEL Não existe emissões radioativas Existe emissões radioativas Alfa            Beta               Gama ,[object Object],São chamados de radionuclídeos.
Na Medicina: ,[object Object]
 Tecnécio 99m
 Gálio
 Tálio
Terapia ( Radioterapia)	-  Cobalto 60 ,[object Object],RADIONUCLÍDEOS  RADIOATIVIDADE RADIOISÓTOPOS Decaimento radioativo ELEMENTOS INSTÁVEIS BUSCAM A ESTABILIDADE
Radiação alfa * Núcleos de Hélio * Altera-se o nº Z e o nº A
Radiação Beta * Altera-se somente o nº Z
Radiação Gama Não se altera nada no elemento.
Características
UNIDADE UTILIZADA PARA MEDIR ATIVIDADE DE UM MATERIAL RADIOATIVO
MEIA- VIDA DE UM MATERIAL RADIOATIVO
REJEITO RADIOATIVO Todo material que foi utilizado em reatores nucleares, usinas de minérios de tório e urânio, laboratórios de manipulação de radioisótopos Tratamento Liberados ao meio ambiente atividade Baixo – médio - grande Meia – vida curta Meia vida - longa
A = A0 e-t ,[object Object],T 1/2 A = atividade final da amostra A0= atividade no início da amostra e = nº de euler (constante) = 2,718 ,[object Object],( varia de acordo com o elemento radioativo). T 1/2 = meia-vida do elemento radiativo  ( unidade: h, s, min, anos, dias etc) t = tempo transcorrido
[object Object]
1895 - Wilhelm Conrad Röentgen descobre os Raios X
1896 - Henry Becquerel (francês) – estudo de sais de urânio
1902 - Marie e Pierre Curie descobrem o Rádio.
Em 1903 Marie, Pierre e Becquerel dividiram o Nobel de Física
Em 1911 Marie recebeu sozinha o Nobel de Química pela descoberta do Polônio.,[object Object]
Radioatividade 	Em 1898 Madame Curie percebeu que o Tório (outro elemento pesado  com massa próxima do Urânio) também tinha a mesma propriedade. Aprofundando estas pesquisas, o casal Curie chegou à descoberta dos elementos Polônio e Rádio. O fenômeno foi denominado radioatividade e os elementos que apresentavam essapropriedade foram chamados de elementos radioativos. Renato Semmler
Pierre e Marie Curie Wilhelm Conrad Röentgen
A pesquisa de novos materiais radioativos prosseguiu nas décadas       seguintes e resultou na descoberta de elementos até então desconhecidos,como actínio, isolado por  Andre Louris Debierne, em 1899, e por  Friedrich Otto Giesel, em 1902, alem do mesotorio e do radio tório, isótopos  do radio e do tório, respectivamente, descobertos por Otto Hahn.   Em 1934 , o casal Frederic Joliot e Irene Curie(filha de Pierre e Marie Curie)anunciou a descoberta da radioatividade artificial. Eles  constataram que alguns núcleos atômicos, bombardeados com determinados tipos de radiações de partículas, tinham sua estrutura interna alterada a passavam a apresentar propriedade radioativas. Os procedimentos de transmutação artificial dos elementos químicos resultaram na obtenção de isótopos artificiais  e radioativos da maioria dos átomos conhecidos na descoberta e numerosos átomos novos como os transurânicos.
As principais métodos de detecção dessas  radiações são a  câmera de Wilson, que permite efetuar  um traçado da trajetória das partículas radioativas num gás saturado de vapor d água;  os contadores Geiger- Muller e de outros tipos, que determinam o numero de partículas radioativas que atravessam certa região do espaço; e as câmeras de ionização, generalização das partículas  por meios de pulsos  de carga elétrica que produzem nos dispositivos de detecção.   A instabilidade dos núcleos  atômicos , espontânea ou induzido, reduz, por emissão de radioatividade, a massa do material radioativo, que se transforma de forma  progressiva em outra substância. A velocidade de transmutação de um elemento radioativo é determinada pela constante de desintegração, ou tempo  de vida, valor que mede a probabilidade de um átamo radioativo sofrer uma transformação na unidade de tempo considerada, e o tempo de meia vida, definido como o tempo necessário para uma quantidade de substancia radioativa reduza sua massa á metade
Propriedade dos materiais radioativos. Após a confirmação das hipóteses enunciadas por Ernest Rutherford e Frederick Soddy, segundo as quais a radioatividade resulta da transmutação de elementos químicos, o próprio Soddy e Kasimir  Fajans enunciaram as leis que levam seus nomes e que determinam os produtos finais de uma decomposição radioativa, resumida na chamada lei do deslocamento radioativo: o átomo radioativo que decai pela emissão de uma partícula alfa se transforma num elemento químico diferente, com dois prótons a menos em seu núcleo e com quatro unidade de massa atômica a menos; se o decaimento resulta de emissão de uma partícula beta, seu numero emissão alfa de urânio produz tório, que por emissão beta produz um átomo de protactínio.
  Aplicações. A radioatividade tem três campos de aplicação para fins pacíficos: medico, quando se aproveita sua capacidade de penetração e perfeita definição do feixe emitido para o tratamento de tumores e diversas doenças da pele e dos tecidos em geral; industrial, nas áreas de obtenção de energia nuclear mediante procedimento de fissão de energia nuclear mediante procedimentos de fissão ou ruptura de átomos pesados; e científico, para o qual fornece, com mecanismo de bombardeamento de átomos e aceleração de partículas e matérias nos níveis de organização subatômica, atômica e molecular.
POLUIÇÃO Césio-137 Acidente Radiológico em Goiânia
A História
A História Com a ajuda dum amigo,consegue remover partesda peça. Os dois a levamem um carrinho de mãopara um ferro velho. Um catador de papel fica sabendo que havia umapeça de chumbo- de muito valor - nas ruínas da Santa Casa de Misericórdia.
As ruínas do ferro-Velho Local do antigo ferro-velho para onde foi levada a cápsula de chumbo com o material radioativo.
O dono do ferro velho se encanta com o intenso brilho azul daquele pó e imagina que poderá ganhar muito dinheiro. No ferro-velho dois funcionários abrem o material.
                                                                                                  
Admirado, leva o material para casa. E convida amigos e vizinhos, a ver o brilho. Porções do pó são distribuídas entre familiares. Algumas pessoas passam o produto no corpo e brincam com aquele brilho.
Em casa, alguns fragmentos do pó são postos sobre a mesa. Uma menina, de 6 anos, manuseia o material radioativo durante a refeição, ingerindo fragmentos de césio. Todas as pessoas que tiveram contato com o césio-137 passam mal. (tonteiras, náuseas e vômitos)
A área da Vigilância éisolada. As pessoas são  convencidas a deixarem suas casas. As vítimas são monitoradas no Estádio Olímpico. A Comissão Nacional de Energia Nuclear   (CNEN) é avisada. A mãe da menina suspeita que a peça seja a causa do mal-estar. Com ajuda de funcionários do ferro-velho, vai de ônibus à Vigilância Sanitária levar o material suspeito.
 O acidente radioativo de Goiânia, Goiás, aconteceu no dia 13 de setembro de 1987. No ocorrido foram contaminadas dezenas de pessoas que morreram acidentalmente pelas radiações emitidas por uma cápsula do radioisótopoCloreto de césio, de número 137, sendo chamado de Césio-137. Foi o maior acidente radioativo do Brasil e o maior radiológico do Planeta . No desastre foram contaminadas centenas de pessoas acidentalmente através de radiações emitidas    por uma cápsula que continha césio-137. Foi o maior acidente radioativo do Brasil e o maior do mundo  ocorrido fora das usinas nucleares. Tudo teve inicio com a curiosidade de dois catadores de lixo, que  vasculhavam as antigas instalações do Instituto Goiano de Radioterapia (também conhecido como Santa  Casa de Misericórdia), no centro de Goiânia. Os primeiros sintomas da contaminação (vômitos, náuseas, diarréia e tonturas  Materiais radiativos como césio 137 emitem radiações ionizantes, feixes de partículas ou de ondas eletromagnéticas capazes de atravessar corpos sólidos, afetando durante o trajeto suas estruturas atômicas. Radiações ionizantes de alta intensidade podem provocar lesões nas células e tecidos vivos, causando uma série de efeitos nocivos que caracterizam o chamado envenenamento por radiação O que é césio-137? O césio-137 é um radioisótopo, ou seja, um isótopo radiativo do césio. Isótopos de um elemento químico são as variações de massa atômica que este elemento pode apresentar. Assim, os isótopos de um mesmo elemento têm o mesmo número atômico e diferentes números de massa.
Os Efeitos das Radiatividades Efeitos do calor e da radiação
Goiânia- 1986
                                   Goiânia
Usina de Chernobyl

More Related Content

What's hot

Equipamentos e Acessórios em radioimaginologia
Equipamentos e Acessórios em radioimaginologiaEquipamentos e Acessórios em radioimaginologia
Equipamentos e Acessórios em radioimaginologiaHeraldo Silva
 
Medicina nuclear aula 01
Medicina nuclear aula 01Medicina nuclear aula 01
Medicina nuclear aula 01Walmor Godoi
 
Aplicações de tomografia computadorizada
Aplicações de tomografia computadorizadaAplicações de tomografia computadorizada
Aplicações de tomografia computadorizadaPaulo Fonseca
 
Produção e equipamentos de raios x
Produção e equipamentos de raios    xProdução e equipamentos de raios    x
Produção e equipamentos de raios xHeraldo Silva
 
História da radiologia no mundo aula 1
História da radiologia no mundo   aula 1História da radiologia no mundo   aula 1
História da radiologia no mundo aula 1Magno Cavalheiro
 
Apostila física radiológica
Apostila   física radiológicaApostila   física radiológica
Apostila física radiológicaRicardo Daniel
 
Prof magno formação da imagem
Prof magno   formação da imagemProf magno   formação da imagem
Prof magno formação da imagemCristiane Dias
 

What's hot (20)

Aula 02 proteção radiológica
Aula 02 proteção radiológicaAula 02 proteção radiológica
Aula 02 proteção radiológica
 
HEMODINÂMICA
HEMODINÂMICAHEMODINÂMICA
HEMODINÂMICA
 
Medicina Nuclear
Medicina NuclearMedicina Nuclear
Medicina Nuclear
 
Equipamentos e Acessórios em radioimaginologia
Equipamentos e Acessórios em radioimaginologiaEquipamentos e Acessórios em radioimaginologia
Equipamentos e Acessórios em radioimaginologia
 
Segurança em RM
Segurança em RMSegurança em RM
Segurança em RM
 
Aula 03 proteção radológica
Aula 03 proteção radológicaAula 03 proteção radológica
Aula 03 proteção radológica
 
FILMES E ECRÁNS
FILMES E ECRÁNSFILMES E ECRÁNS
FILMES E ECRÁNS
 
HEMODINÂMICA - RADIOLOGIA
HEMODINÂMICA - RADIOLOGIAHEMODINÂMICA - RADIOLOGIA
HEMODINÂMICA - RADIOLOGIA
 
GEOMETRIA E FORMAÇÃO DA IMAGEM
GEOMETRIA E FORMAÇÃO DA IMAGEMGEOMETRIA E FORMAÇÃO DA IMAGEM
GEOMETRIA E FORMAÇÃO DA IMAGEM
 
Medicina nuclear aula 01
Medicina nuclear aula 01Medicina nuclear aula 01
Medicina nuclear aula 01
 
Aplicações de tomografia computadorizada
Aplicações de tomografia computadorizadaAplicações de tomografia computadorizada
Aplicações de tomografia computadorizada
 
Produção e equipamentos de raios x
Produção e equipamentos de raios    xProdução e equipamentos de raios    x
Produção e equipamentos de raios x
 
História da radiologia no mundo aula 1
História da radiologia no mundo   aula 1História da radiologia no mundo   aula 1
História da radiologia no mundo aula 1
 
Radiologia digital
Radiologia digitalRadiologia digital
Radiologia digital
 
Incidencias de mamografia
Incidencias de mamografiaIncidencias de mamografia
Incidencias de mamografia
 
Aula radioproteção
Aula radioproteçãoAula radioproteção
Aula radioproteção
 
Apostila física radiológica
Apostila   física radiológicaApostila   física radiológica
Apostila física radiológica
 
RADIOLOGIA INDUSTRIAL
RADIOLOGIA INDUSTRIALRADIOLOGIA INDUSTRIAL
RADIOLOGIA INDUSTRIAL
 
Radioterapia 2009
Radioterapia 2009Radioterapia 2009
Radioterapia 2009
 
Prof magno formação da imagem
Prof magno   formação da imagemProf magno   formação da imagem
Prof magno formação da imagem
 

Viewers also liked

Técnicas de Tratamento em Radioterapia
Técnicas de Tratamento em RadioterapiaTécnicas de Tratamento em Radioterapia
Técnicas de Tratamento em RadioterapiaRui P Rodrigues
 
Slides de radiação
Slides de radiaçãoSlides de radiação
Slides de radiaçãochucknoiia
 
Sistemas de Qualidade em Radioterapia
Sistemas de Qualidade em RadioterapiaSistemas de Qualidade em Radioterapia
Sistemas de Qualidade em RadioterapiaRui P Rodrigues
 
Mestrado em Radioterapia
Mestrado em RadioterapiaMestrado em Radioterapia
Mestrado em RadioterapiaRui P Rodrigues
 
Como é trabalhar em um serviço de radioterapia (físico médico)
Como é trabalhar em um serviço de radioterapia (físico médico)Como é trabalhar em um serviço de radioterapia (físico médico)
Como é trabalhar em um serviço de radioterapia (físico médico)Lucas Radicchi
 
Radioterapia no Cancro da Mama
Radioterapia no Cancro da MamaRadioterapia no Cancro da Mama
Radioterapia no Cancro da MamaRui P Rodrigues
 
Assistência de enfermagem na radioterapia
Assistência de enfermagem na radioterapiaAssistência de enfermagem na radioterapia
Assistência de enfermagem na radioterapiaAretusa Delfino
 
Física radiológica átomo tipos de radiação
Física radiológica   átomo tipos de radiaçãoFísica radiológica   átomo tipos de radiação
Física radiológica átomo tipos de radiaçãoMagno Cavalheiro
 
Detector de Radiacao Ionizante
Detector de Radiacao IonizanteDetector de Radiacao Ionizante
Detector de Radiacao IonizanteDiego Santos
 
A radioterapia no carcinoma localizado da próstata
A radioterapia no carcinoma localizado da próstataA radioterapia no carcinoma localizado da próstata
A radioterapia no carcinoma localizado da próstataRui P Rodrigues
 
Aplicação da medicina nuclear - Expansion of Nuclear Medicine
Aplicação da medicina nuclear - Expansion of Nuclear MedicineAplicação da medicina nuclear - Expansion of Nuclear Medicine
Aplicação da medicina nuclear - Expansion of Nuclear MedicineLídia Pavan
 

Viewers also liked (20)

Radioterapia
RadioterapiaRadioterapia
Radioterapia
 
Técnicas de Tratamento em Radioterapia
Técnicas de Tratamento em RadioterapiaTécnicas de Tratamento em Radioterapia
Técnicas de Tratamento em Radioterapia
 
Slides de radiação
Slides de radiaçãoSlides de radiação
Slides de radiação
 
Sistemas de Qualidade em Radioterapia
Sistemas de Qualidade em RadioterapiaSistemas de Qualidade em Radioterapia
Sistemas de Qualidade em Radioterapia
 
Radioterapia antineoplásica
Radioterapia antineoplásicaRadioterapia antineoplásica
Radioterapia antineoplásica
 
Mestrado em Radioterapia
Mestrado em RadioterapiaMestrado em Radioterapia
Mestrado em Radioterapia
 
Como é trabalhar em um serviço de radioterapia (físico médico)
Como é trabalhar em um serviço de radioterapia (físico médico)Como é trabalhar em um serviço de radioterapia (físico médico)
Como é trabalhar em um serviço de radioterapia (físico médico)
 
Radioterapia no Cancro da Mama
Radioterapia no Cancro da MamaRadioterapia no Cancro da Mama
Radioterapia no Cancro da Mama
 
Assistência de enfermagem na radioterapia
Assistência de enfermagem na radioterapiaAssistência de enfermagem na radioterapia
Assistência de enfermagem na radioterapia
 
Radioterapia
RadioterapiaRadioterapia
Radioterapia
 
Trabalho radiacao
Trabalho radiacaoTrabalho radiacao
Trabalho radiacao
 
Radioterapia 2010
Radioterapia 2010Radioterapia 2010
Radioterapia 2010
 
Radioterapia
RadioterapiaRadioterapia
Radioterapia
 
Física radiológica átomo tipos de radiação
Física radiológica   átomo tipos de radiaçãoFísica radiológica   átomo tipos de radiação
Física radiológica átomo tipos de radiação
 
Radiações Ionizantes
Radiações IonizantesRadiações Ionizantes
Radiações Ionizantes
 
Detector de Radiacao Ionizante
Detector de Radiacao IonizanteDetector de Radiacao Ionizante
Detector de Radiacao Ionizante
 
Prot radioterapia-ppt
Prot radioterapia-pptProt radioterapia-ppt
Prot radioterapia-ppt
 
Extravasamento
ExtravasamentoExtravasamento
Extravasamento
 
A radioterapia no carcinoma localizado da próstata
A radioterapia no carcinoma localizado da próstataA radioterapia no carcinoma localizado da próstata
A radioterapia no carcinoma localizado da próstata
 
Aplicação da medicina nuclear - Expansion of Nuclear Medicine
Aplicação da medicina nuclear - Expansion of Nuclear MedicineAplicação da medicina nuclear - Expansion of Nuclear Medicine
Aplicação da medicina nuclear - Expansion of Nuclear Medicine
 

Similar to Tipos de radiação e suas aplicações

Radiação: conceito, histórico, aplicações e prevenção.
Radiação: conceito, histórico, aplicações e prevenção.Radiação: conceito, histórico, aplicações e prevenção.
Radiação: conceito, histórico, aplicações e prevenção.Lucas Senna
 
AULA 6 COMPLETA AULA 6 COMPLETAAULA 6 COMPLETA
AULA 6 COMPLETA AULA 6 COMPLETAAULA 6 COMPLETAAULA 6 COMPLETA AULA 6 COMPLETAAULA 6 COMPLETA
AULA 6 COMPLETA AULA 6 COMPLETAAULA 6 COMPLETAAyrttonAnacleto3
 
Apresentação biofísica da radioatividade
Apresentação biofísica da  radioatividadeApresentação biofísica da  radioatividade
Apresentação biofísica da radioatividadeElyda Santos
 
CONCEITOS DE RADIAÇÃO IONIZANTE E NÃO IONIZANTE
CONCEITOS DE RADIAÇÃO IONIZANTE E NÃO IONIZANTECONCEITOS DE RADIAÇÃO IONIZANTE E NÃO IONIZANTE
CONCEITOS DE RADIAÇÃO IONIZANTE E NÃO IONIZANTEThassiany Sarmento
 
Apresentação3.pptx fisica das radiaçaaooooo3
Apresentação3.pptx fisica das radiaçaaooooo3Apresentação3.pptx fisica das radiaçaaooooo3
Apresentação3.pptx fisica das radiaçaaooooo3marioaraujorosas1
 
Efeitos Deletéris da Radiação
Efeitos Deletéris da RadiaçãoEfeitos Deletéris da Radiação
Efeitos Deletéris da RadiaçãoWelisson Porto
 
Aula radiação ionizante
Aula radiação ionizanteAula radiação ionizante
Aula radiação ionizantejohalison
 
Benefícios da Radiação - Raios X
Benefícios da Radiação - Raios XBenefícios da Radiação - Raios X
Benefícios da Radiação - Raios XProfªThaiza Montine
 
Aula de introdução à proteção radiológica
Aula de introdução à proteção radiológicaAula de introdução à proteção radiológica
Aula de introdução à proteção radiológicaGustavo Vasconcelos
 
Energia nuclear-e-radioatividade
Energia nuclear-e-radioatividadeEnergia nuclear-e-radioatividade
Energia nuclear-e-radioatividadeLex Pit
 
Benefcios da-radiao-raios-x1848
Benefcios da-radiao-raios-x1848Benefcios da-radiao-raios-x1848
Benefcios da-radiao-raios-x1848rodrison
 
Espetros e radiações Joao tiago
Espetros e radiações Joao tiagoEspetros e radiações Joao tiago
Espetros e radiações Joao tiagoSaTiDiMi
 
Analise espectro eletromagnética
Analise espectro eletromagnéticaAnalise espectro eletromagnética
Analise espectro eletromagnéticaUERGS
 
Monog. proteção radiologica em pediartia
Monog. proteção radiologica em pediartiaMonog. proteção radiologica em pediartia
Monog. proteção radiologica em pediartiaLidia Moura
 

Similar to Tipos de radiação e suas aplicações (20)

Radioterapia
RadioterapiaRadioterapia
Radioterapia
 
Radiação: conceito, histórico, aplicações e prevenção.
Radiação: conceito, histórico, aplicações e prevenção.Radiação: conceito, histórico, aplicações e prevenção.
Radiação: conceito, histórico, aplicações e prevenção.
 
aula 99.pptx
aula 99.pptxaula 99.pptx
aula 99.pptx
 
AULA 6 COMPLETA AULA 6 COMPLETAAULA 6 COMPLETA
AULA 6 COMPLETA AULA 6 COMPLETAAULA 6 COMPLETAAULA 6 COMPLETA AULA 6 COMPLETAAULA 6 COMPLETA
AULA 6 COMPLETA AULA 6 COMPLETAAULA 6 COMPLETA
 
Apresentação biofísica da radioatividade
Apresentação biofísica da  radioatividadeApresentação biofísica da  radioatividade
Apresentação biofísica da radioatividade
 
CONCEITOS DE RADIAÇÃO IONIZANTE E NÃO IONIZANTE
CONCEITOS DE RADIAÇÃO IONIZANTE E NÃO IONIZANTECONCEITOS DE RADIAÇÃO IONIZANTE E NÃO IONIZANTE
CONCEITOS DE RADIAÇÃO IONIZANTE E NÃO IONIZANTE
 
Apresentação3.pptx fisica das radiaçaaooooo3
Apresentação3.pptx fisica das radiaçaaooooo3Apresentação3.pptx fisica das radiaçaaooooo3
Apresentação3.pptx fisica das radiaçaaooooo3
 
RADIAÃ_Ã_O.pptx
RADIAÃ_Ã_O.pptxRADIAÃ_Ã_O.pptx
RADIAÃ_Ã_O.pptx
 
Efeitos Deletéris da Radiação
Efeitos Deletéris da RadiaçãoEfeitos Deletéris da Radiação
Efeitos Deletéris da Radiação
 
RadiaçõEs
RadiaçõEsRadiaçõEs
RadiaçõEs
 
Aula radiação ionizante
Aula radiação ionizanteAula radiação ionizante
Aula radiação ionizante
 
Estudo Complementar de Radiologia
Estudo Complementar de RadiologiaEstudo Complementar de Radiologia
Estudo Complementar de Radiologia
 
Radiotividade
RadiotividadeRadiotividade
Radiotividade
 
Benefícios da Radiação - Raios X
Benefícios da Radiação - Raios XBenefícios da Radiação - Raios X
Benefícios da Radiação - Raios X
 
Aula de introdução à proteção radiológica
Aula de introdução à proteção radiológicaAula de introdução à proteção radiológica
Aula de introdução à proteção radiológica
 
Energia nuclear-e-radioatividade
Energia nuclear-e-radioatividadeEnergia nuclear-e-radioatividade
Energia nuclear-e-radioatividade
 
Benefcios da-radiao-raios-x1848
Benefcios da-radiao-raios-x1848Benefcios da-radiao-raios-x1848
Benefcios da-radiao-raios-x1848
 
Espetros e radiações Joao tiago
Espetros e radiações Joao tiagoEspetros e radiações Joao tiago
Espetros e radiações Joao tiago
 
Analise espectro eletromagnética
Analise espectro eletromagnéticaAnalise espectro eletromagnética
Analise espectro eletromagnética
 
Monog. proteção radiologica em pediartia
Monog. proteção radiologica em pediartiaMonog. proteção radiologica em pediartia
Monog. proteção radiologica em pediartia
 

More from Simone Morais

More from Simone Morais (19)

A Indústria no Brasil
A Indústria no BrasilA Indústria no Brasil
A Indústria no Brasil
 
Região sul
Região sulRegião sul
Região sul
 
Nordeste
NordesteNordeste
Nordeste
 
Crise na grécia
Crise na gréciaCrise na grécia
Crise na grécia
 
Crise na grécia
Crise na gréciaCrise na grécia
Crise na grécia
 
Estudante
EstudanteEstudante
Estudante
 
China
ChinaChina
China
 
Dengue
DengueDengue
Dengue
 
Dengue
DengueDengue
Dengue
 
Dengue
DengueDengue
Dengue
 
Trabalho De Biologia Para Postar No Blog Dos Alunos Do 3º D
Trabalho De Biologia Para Postar No Blog Dos Alunos Do 3º DTrabalho De Biologia Para Postar No Blog Dos Alunos Do 3º D
Trabalho De Biologia Para Postar No Blog Dos Alunos Do 3º D
 
QUIZ DE HANDEBOL
QUIZ DE HANDEBOLQUIZ DE HANDEBOL
QUIZ DE HANDEBOL
 
Santos Dumont
Santos DumontSantos Dumont
Santos Dumont
 
Classe Dos AnfíBios
Classe Dos AnfíBiosClasse Dos AnfíBios
Classe Dos AnfíBios
 
Trabalho De Historia
Trabalho De HistoriaTrabalho De Historia
Trabalho De Historia
 
Trabalho Geografia Elber
Trabalho Geografia   ElberTrabalho Geografia   Elber
Trabalho Geografia Elber
 
ConciêNcia Negra 2º máedio A
ConciêNcia Negra 2º máedio AConciêNcia Negra 2º máedio A
ConciêNcia Negra 2º máedio A
 
Projeto: Minha Casa
Projeto: Minha CasaProjeto: Minha Casa
Projeto: Minha Casa
 
Autoretrato_Simone_CostaRica
Autoretrato_Simone_CostaRicaAutoretrato_Simone_CostaRica
Autoretrato_Simone_CostaRica
 

Tipos de radiação e suas aplicações

  • 2. Alunos: Nathalli, Danieli, Vitor ,Fernando, Jhennifer, Ludimilla Francieli, Leilyane Matéria: Química Professora: Eliete
  • 3. α Radiação alfa: é uma partícula formada por um átomo de hélio com carga positiva. A distancia que uma partícula percorre Antes de parar é chamada alcance. Num dado meio, partículas alfa de igual energia têm o mesmo alcance. O alcance das partículas alfa É muito pequena, o que faz com que ela sejam facilmente blindadas. Uma folha fina de alumínio barra completamente um feixe de Partículas de 5 MeV. A inalação ou ingestão de partículas é muito perigosa. β Radiação beta : é também uma partícula, de carga negativa, o elétron. Sua constituição é feita por partículas beta que são Emitidas pela maioria dos nuclideos radioativos naturais ou artificiais e tem maior penetração que as partículas alfa. O 32 P dá Da um a radiação beta ate 1,7 MeV com uma penetração media de 2 á 3 mm na pele, e alcança, em pequena proporção, 8 mm. Se o emissor beta é ingerido, como acontece nos casos de diagnósticos e terapêutica, os efeitos são muitos mais extensas. γ Radiação gama: é uma onda eletromagnética. As substancias radiativas emitem continuamente calor e têm a capacidade De ionizar o ar e torná-lo condutor de correte elétrica. São penetrantes e ao atravessarem uma substancia chocam-se com suas Moléculas. A radiação gama tem seus poder de penetração muito grande. Sua emissão é obtida pela maioria, não totalidade, das nuclideos radiativos habitualmente empregados. Quando a fonte de material radioativo for beta ou gama é necessário colocação de Uma barreira entre o operador e fonte.
  • 4. Infra-vermelho Radiação eletromagnética invisível, emitida por corpos aquecidos. Pode der detectada por meio de células fotoelétricas, possui muitas Aplicações. Desde o aquecimento de interiores até o tratamento de doenças de pele e dos músculos. Para produzir o infravermelho, em geral empregam-se lâmpadas de vapor de mercúrio a de filamentos longos incandescentes.A radiação infravermelho é usada para obter fotos de objetos distantes encobertos pela atmosfera, também muito utilizada por Astrônomos Para observar estrelas e nebulosas que são invisíveis com luz normal. Uma outra utilidade deste tipo de radiação é ouso nas fotografias infravermelhas, que são muito precisas. O infravermelho foi muito utilizado na II guerra mundial.
  • 5. Ultravioleta Produzida por descarga elétrica em tubos de gás. Cerca de 5 % da energia mandada pelo sol consiste nesta radiação, mas a maior parte Da que incide sobre a terra é filtrada pelo O e pelo ozônio na atmosfera , estes protegem a vida na terra . Estas radiações é impregnada Principalmente em tubos fluorescentes, mas também em aplicações medicas que incluem lâmpadas germicidas, o tratamento do Raquitismo e doenças de pele, enriquecimento de leite e ovos com vitamina D. É dividida em três classes: UV-A, UV-B e UV-C. as ondas de menos período são as mais nocivas aos organismo vivos. A UV-A é a mais perigosa e tem períodos entre 4000 A ( angstrons) e 3150ª. UV-B tem períodos entre 3150A e 2800ª e causa queimaduras na pele.
  • 6. Radiação de fundo Toda vida em nosso planeta, esta exposta á radiação cósmica* e à radiação proveniente de elementos naturais radioativos existentes Na crosta terrestre como potássio, césio etc. a intensidade dessa radiação tem permanecido constante por milhares de anos e se Chama radiação natural ou radiação de fundo, e provém de muitas fontes. Cerca de 30% a 40% dessa radiação se deve aos raios cósmicos. Alguns materiais radioativos– como potássio-40,carbono-14, urânio, tório etc.- estão presentes em quantidades variáveis nos alimentos. Uma quantidade razoável de radiação vem do solo e de materiais de construção. Assim, pois, a radiação de fundo pode variar de local para local.O valor médio da radiação de fundo em locais habitados é de 1,25 milisievert (mSv) ao ano.
  • 7. Raios catódicos São feixes de partículas produzidas por um eletrodo negativo (catódico) de um tubo contendo gás comprimido. São resultados da ionização do gás e provocam luminosidade. Os raios catódicos são identificados no final do século passado por Willian Crookes. O tubo de raios catódicos é usado em osciloscópios e televisões.
  • 8. Raio - X São capazes de atravessar o corpo humano, durante a travessia, o feixe sofre um certo enfraquecimento. Ele provoca a iluminação de certos Sais minerais. O uso do raio X tem sido uma importante ferramenta de diagnóstico e terapia. Os raios X são absorvidos pelos ossos enquanto passam facilmente pelos outros tecidos. Em 1895 Wilhelm Konrad Von Röntgen descobre acidentalmente os raios X quando estudava válvulas de raios catódicos. Verificou que algo acontecia fora da válvula e fazia brilhar no escuro focos fluorescentes. Eram raios capazes de impressionar chapas Fotográficas através de papel preto.
  • 9. Radiação de Nêutrons Nêutrons são partículas muito penetrantes. Elas se originam do espaço externo, por colisões, de átomos na atmosfera, e por quebra ou ficção de certos átomos dentro do reator nuclear. Água e concreto são as formas mais comuns usadas como barreiras contra radiação por neutros.
  • 11. RADIOTERAPIA A radioterapia é capaz de destruir células tumorais, empregando Feixe de radiação ionizantes. Uma dose pré-calculada de radiação é Aplicada, em um determinado tempo, a um volume de tecido que Engloba o tumor, buscando erradicar todas as células tumorais , Com o menor dano possível as células normais circunvizinhas, à custa Das quais se fará a regeneração da área irradiada.
  • 12. As radiações ionizantes são eletromagnéticas ou corpusculares e carregam energia. Ao interagirem com os tecidos, dão origem a elétrons rápidos que ionizam o meio e criam feitos químicos como a hidrolise da água e a ruptura das cadeias de DNA. A morte celular Pode ocorrer então por variados mecanismo, desde a inativação de sistema vitais para a célula Até sua incapacidade é habitualmente fracionada em doses diárias igual, quando se usa a terapia Externa.
  • 13. A resposta dos tecidos as radiações depende de diversos fatores, tais como a sensibilidade do tumor à radiação, sua localização e oxidação, assim como a qualidade da radiação e o tempo total em que ela é administrada. Para que o efeito biológico atinja maior numero de células neoplásicas e a tolerância dos tecidos normais seja respeitada, a dose total de radiação a ser administrada é habitualmente fracionada em doses diárias iguais, quando se usa a terapia externa.  
  • 14. Indicação da radioterapia Como a radioterapia é um método de tratamento local e/ou regional, pode ser indicada De forma exclusiva ou associada aos outros métodos terapêuticos. Em combinação com a cirurgia, poderá ser pré- ou pos- operatória. Também pode ser Indicada antes, durante ou logo após a quimioterapia. A radioterapia pode ser radical ( ou curativa), quando se busca a cura total do tumor; Remissiva, quando o objetivo é apenas a redução tumoral; profiláticas, quando se trata de doença em fase subcliticas, isto é, não há volume tumoral presente, mas possíveis células neoplásicas dispersas; paliativa, quando se busca a remissão de sintomas tais como dor intensa, sangramento e compressão de órgãos; e ablativa, quando se administra a radiação para suprimir a função de um órgão, como, por exemplo, o ovário, para se obter a castração actinica.
  • 15. Fontes de energias e suas aplicações São varias as fontes de energia Utilizada na radioterapia, há aparelho que geram radiação a partir da energia elétrica, libera raios-x e elétrons, ou a partir de fontes de isótopos radioativos Como, por exemplo, pastilhas de cobalto, as quais geram raio gama. Esses aparelhos são usados como fontes externas, mantendo distancia da pele q variam De 1 centímetros a 1 metro, (teletarapia). Estas técnicas constituem a radioterapia clinica E se prestam para tratamento de lesões superficiais, semiprofundas ou profundas, Dependendo da quantidade da radiação gerada pelo equipamento.
  • 16. Estas são as maquinas de radioterapia
  • 17. Efeitos adversos da radioterapia.... Normalmente , os efeitos das radiações são bem tolerantes, desde que sejam respeitados Os princípios de dose total de tratamento e a aplicação fracionada. Os efeitos colaterais podem ser classificados em imediatos e tardios. Os efeitos imediatos são observados nos tecidos que apresentam maior capacidade proliferativa, Como gônadas, a epiderme, as mucosas dos tratos digestivo, urinário e genital,e a medula óssea. Eles ocorrem somente se estes tecidos estiveram incluídos no campo de irradiação e podem ser Potencializados pela administração simultaneamente de quimioterápicos. Manifestam-se clinicamente por anovolução ou azoospermia, epitelites, mucosites e Mielodepressão (leocopenia e plaquetonia) e devem ser tratados sintomaticamente, pois Geralmente são bem tolerados e reversíveis.
  • 18. Todos os tecidos podem ser afetados, em graus variados, pelas radiações.Normalmente, os efeitos se relacionam com a dose total absorvida e com o fracionamento utilizado. A cirurgia e a quimioterapia Podem contribuir para o agravamento destes efeitos
  • 20. RADIOATIVIDADE Prof. Eliete Disciplina : Química
  • 21. Fundamentos de Física das Radiações Contéudo Estrutura da matéria Radiação Tipos de radiações e propriedades das radiações Características das radiações Utilização das radiações Decaimento radioativo Atividade Meia – vida (T1/2) Fundamentos de Radiologia
  • 22. Fundamentos de Física das Radiações Estrutura da Matéria e Radiação As substâncias simples são constituídas de átomos e as combinações destes formam as moléculas das substâncias compostas. Substâncias simples - 2H (hidrogênio), 2O (oxigênio), etc.. Substâncias compostas - H2O (água), NaCl (cloreto de sódio), etc..
  • 23.
  • 24. Estrutura da Matéria e Radiação Estrutura do Átomo O núcleo atômico é constituído de A nucleons, sendo N nêutrons e Z prótons. Os prótons são carregados positivamente e determinam o número de elétrons do átomo, uma vez que este é eletricamente neutro. Os nêutrons possuem, praticamente, a mesma massa que os prótons, mas não têm carga elétrica. Prótons e nêutrons são chamados, indistintamente, de nucleons. O número de nucleons A = N + Z é denominado de número de massa e Z é o número atômico. A X Z A = nº de massa Z = nº de prótons N = nº de nêutrons N N = A - Z
  • 25.
  • 26.
  • 27. Fundamentos de Física das Radiações Estrutura da Matéria e Radiação Estrutura do Átomo Núcleo:prótons e nêutrons Eletrosfera:elétrons
  • 28.
  • 29. Quanto mais elétrons, mais camadas o átomo possuirá;
  • 30. Cada nível (camada) é representado por uma trajetória circular (elíptica) em torno do núcleo;
  • 31.
  • 32. Fundamentos de Física das Radiações Estrutura da Matéria e Radiação O átomo e suas camadas eletrônicas
  • 33. ENERGIA DE LIGAÇÃO NÚCLEO eletrosfera
  • 34.
  • 35.
  • 36.
  • 37. O que é radiação ? É a propagação de energia sob várias formas. Radiação eletromagnética Radiação corpuscular Raios X Radiação gama Luz U.V Laser Partículas alfa Elétrons Nêutrons
  • 38. Natureza das Radiações   +  - Fonte radioativa
  • 39. FÍSICA DOS RADIONUCLÍDEOS E A RADIOATIVIDADE Introdução A descoberta das radiações ionizantes e dos compostos dotados de radiatividade natural logo interessou à biologia e as ciências médicas. À princípio pelos danos que causavam nas estruturas vivas, mas depois pelo seu valor para o diagnóstico e o tratamento de doenças. * Lembrete: A emissão radioativa ocorre devido a um arranjo nuclear. RADIOATIVIDADE NATURAL: - Elementos radioativos que já existem na natureza. RADIOATIVIDADE ARTIFICIAL: - Elementos radioativos que são formados apartir do bombardeamento em reatores nucleares ou nos aceleradores de partículas. RADIOISÓTOPOS Naturais Artificiais
  • 40.
  • 41.
  • 45.
  • 46.
  • 47. Radiação alfa * Núcleos de Hélio * Altera-se o nº Z e o nº A
  • 48. Radiação Beta * Altera-se somente o nº Z
  • 49. Radiação Gama Não se altera nada no elemento.
  • 51. UNIDADE UTILIZADA PARA MEDIR ATIVIDADE DE UM MATERIAL RADIOATIVO
  • 52. MEIA- VIDA DE UM MATERIAL RADIOATIVO
  • 53.
  • 54. REJEITO RADIOATIVO Todo material que foi utilizado em reatores nucleares, usinas de minérios de tório e urânio, laboratórios de manipulação de radioisótopos Tratamento Liberados ao meio ambiente atividade Baixo – médio - grande Meia – vida curta Meia vida - longa
  • 55.
  • 56.
  • 57.
  • 58.
  • 59. 1895 - Wilhelm Conrad Röentgen descobre os Raios X
  • 60. 1896 - Henry Becquerel (francês) – estudo de sais de urânio
  • 61. 1902 - Marie e Pierre Curie descobrem o Rádio.
  • 62. Em 1903 Marie, Pierre e Becquerel dividiram o Nobel de Física
  • 63.
  • 64. Radioatividade Em 1898 Madame Curie percebeu que o Tório (outro elemento pesado com massa próxima do Urânio) também tinha a mesma propriedade. Aprofundando estas pesquisas, o casal Curie chegou à descoberta dos elementos Polônio e Rádio. O fenômeno foi denominado radioatividade e os elementos que apresentavam essapropriedade foram chamados de elementos radioativos. Renato Semmler
  • 65. Pierre e Marie Curie Wilhelm Conrad Röentgen
  • 66. A pesquisa de novos materiais radioativos prosseguiu nas décadas seguintes e resultou na descoberta de elementos até então desconhecidos,como actínio, isolado por Andre Louris Debierne, em 1899, e por Friedrich Otto Giesel, em 1902, alem do mesotorio e do radio tório, isótopos do radio e do tório, respectivamente, descobertos por Otto Hahn. Em 1934 , o casal Frederic Joliot e Irene Curie(filha de Pierre e Marie Curie)anunciou a descoberta da radioatividade artificial. Eles constataram que alguns núcleos atômicos, bombardeados com determinados tipos de radiações de partículas, tinham sua estrutura interna alterada a passavam a apresentar propriedade radioativas. Os procedimentos de transmutação artificial dos elementos químicos resultaram na obtenção de isótopos artificiais e radioativos da maioria dos átomos conhecidos na descoberta e numerosos átomos novos como os transurânicos.
  • 67. As principais métodos de detecção dessas radiações são a câmera de Wilson, que permite efetuar um traçado da trajetória das partículas radioativas num gás saturado de vapor d água; os contadores Geiger- Muller e de outros tipos, que determinam o numero de partículas radioativas que atravessam certa região do espaço; e as câmeras de ionização, generalização das partículas por meios de pulsos de carga elétrica que produzem nos dispositivos de detecção. A instabilidade dos núcleos atômicos , espontânea ou induzido, reduz, por emissão de radioatividade, a massa do material radioativo, que se transforma de forma progressiva em outra substância. A velocidade de transmutação de um elemento radioativo é determinada pela constante de desintegração, ou tempo de vida, valor que mede a probabilidade de um átamo radioativo sofrer uma transformação na unidade de tempo considerada, e o tempo de meia vida, definido como o tempo necessário para uma quantidade de substancia radioativa reduza sua massa á metade
  • 68. Propriedade dos materiais radioativos. Após a confirmação das hipóteses enunciadas por Ernest Rutherford e Frederick Soddy, segundo as quais a radioatividade resulta da transmutação de elementos químicos, o próprio Soddy e Kasimir Fajans enunciaram as leis que levam seus nomes e que determinam os produtos finais de uma decomposição radioativa, resumida na chamada lei do deslocamento radioativo: o átomo radioativo que decai pela emissão de uma partícula alfa se transforma num elemento químico diferente, com dois prótons a menos em seu núcleo e com quatro unidade de massa atômica a menos; se o decaimento resulta de emissão de uma partícula beta, seu numero emissão alfa de urânio produz tório, que por emissão beta produz um átomo de protactínio.
  • 69. Aplicações. A radioatividade tem três campos de aplicação para fins pacíficos: medico, quando se aproveita sua capacidade de penetração e perfeita definição do feixe emitido para o tratamento de tumores e diversas doenças da pele e dos tecidos em geral; industrial, nas áreas de obtenção de energia nuclear mediante procedimento de fissão de energia nuclear mediante procedimentos de fissão ou ruptura de átomos pesados; e científico, para o qual fornece, com mecanismo de bombardeamento de átomos e aceleração de partículas e matérias nos níveis de organização subatômica, atômica e molecular.
  • 70. POLUIÇÃO Césio-137 Acidente Radiológico em Goiânia
  • 72. A História Com a ajuda dum amigo,consegue remover partesda peça. Os dois a levamem um carrinho de mãopara um ferro velho. Um catador de papel fica sabendo que havia umapeça de chumbo- de muito valor - nas ruínas da Santa Casa de Misericórdia.
  • 73. As ruínas do ferro-Velho Local do antigo ferro-velho para onde foi levada a cápsula de chumbo com o material radioativo.
  • 74. O dono do ferro velho se encanta com o intenso brilho azul daquele pó e imagina que poderá ganhar muito dinheiro. No ferro-velho dois funcionários abrem o material.
  • 76. Admirado, leva o material para casa. E convida amigos e vizinhos, a ver o brilho. Porções do pó são distribuídas entre familiares. Algumas pessoas passam o produto no corpo e brincam com aquele brilho.
  • 77. Em casa, alguns fragmentos do pó são postos sobre a mesa. Uma menina, de 6 anos, manuseia o material radioativo durante a refeição, ingerindo fragmentos de césio. Todas as pessoas que tiveram contato com o césio-137 passam mal. (tonteiras, náuseas e vômitos)
  • 78. A área da Vigilância éisolada. As pessoas são convencidas a deixarem suas casas. As vítimas são monitoradas no Estádio Olímpico. A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) é avisada. A mãe da menina suspeita que a peça seja a causa do mal-estar. Com ajuda de funcionários do ferro-velho, vai de ônibus à Vigilância Sanitária levar o material suspeito.
  • 79. O acidente radioativo de Goiânia, Goiás, aconteceu no dia 13 de setembro de 1987. No ocorrido foram contaminadas dezenas de pessoas que morreram acidentalmente pelas radiações emitidas por uma cápsula do radioisótopoCloreto de césio, de número 137, sendo chamado de Césio-137. Foi o maior acidente radioativo do Brasil e o maior radiológico do Planeta . No desastre foram contaminadas centenas de pessoas acidentalmente através de radiações emitidas por uma cápsula que continha césio-137. Foi o maior acidente radioativo do Brasil e o maior do mundo ocorrido fora das usinas nucleares. Tudo teve inicio com a curiosidade de dois catadores de lixo, que vasculhavam as antigas instalações do Instituto Goiano de Radioterapia (também conhecido como Santa Casa de Misericórdia), no centro de Goiânia. Os primeiros sintomas da contaminação (vômitos, náuseas, diarréia e tonturas Materiais radiativos como césio 137 emitem radiações ionizantes, feixes de partículas ou de ondas eletromagnéticas capazes de atravessar corpos sólidos, afetando durante o trajeto suas estruturas atômicas. Radiações ionizantes de alta intensidade podem provocar lesões nas células e tecidos vivos, causando uma série de efeitos nocivos que caracterizam o chamado envenenamento por radiação O que é césio-137? O césio-137 é um radioisótopo, ou seja, um isótopo radiativo do césio. Isótopos de um elemento químico são as variações de massa atômica que este elemento pode apresentar. Assim, os isótopos de um mesmo elemento têm o mesmo número atômico e diferentes números de massa.
  • 80. Os Efeitos das Radiatividades Efeitos do calor e da radiação
  • 82. Goiânia
  • 84. Chernobyl As usinas nucleares os mais importantes foram a bomba atômica e mais recentemente o acidente nuclear da usina de Chernobyl, localizada na atual Ucrânia, a 120 km ao norte da cidade de Kiev. O acidente de Chernobyl matou 31 pessoas instantaneamente, e provocou a evacuação de mais de 130.000 pessoas da região, em virtude da exposição à radiação. Depois do acidente surgiram vários casos de câncer, principalmente na glândula tireóide de crianças Chernobyl liberou para a atmosfera 400 vezes mais material radioativo do que a bomba atômica de Hiroshima. Ainda assim, liberou o equivalente a um milionésimo de todo o material radioativo liberado pelos testes nucleares realizados nas décadas de 50 e 60. Além do acidente de Chernobyl, somente outro incidente foi reportado que resultou em morte: o acidente de Goiânia, com o Césio 137, que foi o segundo maior acidente nuclear do mundo. Novamente devemos mencionar que todos esses acidentes acima relacionados foram causados por imperícia humana, e que, por nenhuma vez, causado por deficiências materiais, como muitos alegam poder acontecer no Brasil.
  • 86. Os efeitos da radioatividade do acidente de Chernobyl
  • 88. O pior acidente nuclear da história foi o da usina de Chernobyl, na ex-URSS (hoje Ucrânia), em 1986. O reator 4 explodiu e a nuvem radioativa que se formou pela explosão se moveu em poucos dias da Ucrânia para a Polônia e Escandinávia, disparando até o alarme da usina nuclear Forsmark, na Suécia. De uma hora para outra, centenas de milhares de pessoas foram obrigadas a abandonar suas casas. Até hoje regiões inteiras estão proibidas de produzir comida e a maioria das pessoas que vivem em áreas afetadas está doente. De acordo com estatísticas oficiais do governo da Ucrânia, 15 mil jovens que foram forçados a trabalhar na limpeza das áreas contaminadas tinham morrido até 2002. A totalidade das conseqüências sobre ecossistemas, saúde humana e a sociedade nunca será conhecida. Foram documentados em vários países problemas de saúde como câncer de tireóide, leucemia, outros tipos de câncer, problemas respiratórios, digestivos, reprodutivos, neurológicos, psicológicos, vasculares, endócrinos, doenças infecciosas e anormalidades genéticas. Apenas por câncer, o número de mortes pode chegar a 93 mil. Ao todo, estima-se que o acidente tenha afetado entre 5 e 8 milhões de pessoas.**
  • 90. A bomba atômica
  • 91. FIM.!!
  • 92. 3 °MEDIO ‘D’ ENTRAMOS FORÇADOS E SAIMOS FORMADOS