SlideShare a Scribd company logo
1 of 21
Download to read offline
“Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis 
quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.” 
– 2 Coríntios 13:5 —
Issuu.com/oEstandarteDeCristo 
Algumas Citações deste Sermão 
“Cristão, catequize seu coração! Pergunte-lhe para ver se ele tem crescido na graça divina; questione-o para ver se ele sabe alguma coisa sobre a piedade vital ou não. Examine-o, submeta o seu coração a um exame severo, para saber o que ele sabe e o que não sabe pelo ensino do Espírito Santo.” 
“[...] nunca houve um ladino menos confiável ou mais enganoso do que o seu próprio coração! E, como quando vocês estão examinando uma pessoa desonesta, alguém que possui segundas intenções para servir, vocês montam armadilhas para ele, para tentar pegá-lo em uma mentira, façam assim com seu próprio coração!” 
“‘Examinai-vos a vós mesmos‘. Vão em frente, atravessem vocês mesmos, desde o início ao fim. Não fiquem somente sobre as montanhas de seu caráter público, mas vão para os vales profun- dos de sua vida privada! Não se contentem em navegar no rio largo de suas ações exteriores, mas sigam de volta córrego estreito até que vocês descubram o seu motivo secreto. Olhem não somente para o que o seu desempenho é, para o produto do solo, mas cavem o seu coração e examinem o princípio vital! ‘Examinai-vos ‘. Esta é uma palavra muito grandiosa, uma palavra que precisa ser considerada. E eu temo que hajam mui poucos, dentre nós, que já chegaram até o peso desta exortação solene: ‘Examinai-vos a vós mesmos’.” 
“Não apenas sentem-se em seu quarto e olhem para si mesmos, mas saiam para este mundo agitado e vejam que tipo de piedade vocês têm!” 
“Tentem arar nos sulcos do dever, vejam se vocês podem estar acostumados ao jugo da servidão do Evangelho. Não se envergonhe de colocarem-se em seu lugar. Testem-se na fornalha da vida diária, para que não suceda que o simples exame do quarto detecte que vocês sejam uma fraude e vocês virão, afinal, a ser um náufrago! ‘Provai-vos a vós mesmos.’” 
“Eu quero que você seja ortodoxo, pois um homem que é heterodoxo em suas opiniões provavelmente será heterodoxo em suas ações. Mas a questão agora não é se você acredita na Verdade de Deus, mas se você está na Verdade de Deus!” 
“[...] observem, não é ter uma fé ortodoxa, mas estar na fé; estar em Cristo; refugiando-se nEle como na arca, pois aquele que tem a fé somente como uma coisa externa, não está na fé, perecerá no dia da ira de Deus! Mas aquele que vive pela fé; aquele que sente que a fé opera nele e é para ele um princípio de vida; aquele que percebe que a fé é a sua morada; que ali ele pode obedecer – que é a própria atmosfera que respira e o próprio cinto dos seus lombos para fortalecê-lo – tal homem está na fé! Mas repetimos novamente, toda a ortodoxia do mundo, à parte do seu efeito sobre o coração como um princípio vital não salvará um homem. ‘Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos.’”
Issuu.com/oEstandarteDeCristo 
“‘Não sabeis quanto a vós mesmos? ‘ Se vocês não fizerem isso, têm negligenciado seu estudo adequado. O que aproveita tudo o mais que vocês sabem, se vocês não conhecem a si mesmos? Vocês vaguearam no estrangeiro, enquanto o tesouro mais rico estava em casa! Vocês se ocuparam com assuntos irrelevantes enquanto o principal negócio tem sido negligenciado e arruinado! ‘Não sabeis quanto a vós mesmos? ‘ E, especialmente, vocês não sabem deste fato, que Jesus Cristo deve estar em seu coração, formado e vivendo lá, ou então vocês estão reprovados? Ou seja, vocês são pessoas sem valor, pretensos vãs, professos espúrios! Sua religião é apenas uma vaidade e um espetáculo. ‘Prata rejeitada lhes chamarão, porque o Senhor os rejeitou ‘ (Jeremias 6:30).” 
“O Católico Romano pendura um crucifixo no pescoço. Os verdadeiros cristãos carregam a cruz em seus corações. E uma cruz dentro do coração, meus amigos, é uma das curas mais doces para uma cruz nas costas. Se vocês têm uma cruz em seu coração – Cristo crucificado em vós, a esperança da glória – toda a cruz dos problemas deste mundo irá parecer-lhes bastante leve e vocês facilmente serão capazes de carregá-la! Cristo no coração significa Cristo crer nEle; Cristo amado; Cristo acreditado; Cristo desposado e comunhão com Cristo! Significa Cristo como nosso alimento de cada dia e nós mesmos como o templo e o palácio onde Jesus Cristo faz caminhadas diárias! Ah, há muitos aqui que são totalmente estranhos ao significado desta frase. Eles não sabem o que é ter Jesus Cristo neles! Embora vocês saibam um pouco sobre Cristo no Calvário, vocês não sabem nada a respeito de Cristo no coração! Agora lembrem-se que Cristo no Calvário não poupará ninguém, a menos que Cristo esteja no coração! O Filho de Maria, nascido na manjedoura, não salvará uma alma, a menos que Ele também nasça em vossos corações e viva lá como sua alegria, sua força e seu consolo! ‘Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós?’” 
“[...] o meu corpo, o que é, afinal de contas, senão o pano que conserva e cobre minha alma? Deixe que fique doente, deixe que se torne como uma vestimenta desgastada; eu posso me dar ao luxo de perder meu corpo, mas, ó Deus, eu não posso arcar com as consequências de ter a minha alma lançada no inferno! Que terrível perigo é o que você e eu estamos correndo, se não examinarmos a nós mesmos! É um perigo eterno! É um risco do Céu ou do Inferno, da Graça eterna de Deus, ou de Sua maldição eterna! Bem pode o apóstolo dizer: ‘Examinai-vos a vós mesmos.’” 
“É agora ou nunca, homem! Lembre-se disso! O estado eterno de sua alma paira em volta do hoje! Perca seu tempo; perca suas habilidades, tenha sua religião segundo plano, em relação ao seu sacerdote, seu ministro, ou de seu amigo, e no mundo vindouro.” 
“[...] o homem não deve cruzar os braços e dizer: ‘Eu não preciso examinar a mim mesmo ‘. Não há um homem aqui, ou em qualquer lugar, que não tenha um bom motivo para examinar e provar a si mesmo hoje!” 
“[...] examinai-vos a vós mesmos porque Deus irá examiná-los. Na mão de Deus está a escala e a balança. Vocês não devem ser levados ao céu pelo que vocês professam ser. Mas vocês devem
Issuu.com/oEstandarteDeCristo 
ser pesados, todos vocês colocados na balança! Que momento será este, comigo e com você quando estivermos na grande escala de Deus! Certamente, se não fosse a fé no Senhor Jesus Cristo e pela certeza que vamos ser revestido de Sua justiça, finalmente, poderíamos todos tremer mesmo com o pensamento de estarmos lá, pois nós deveríamos sair da balança com este veredicto: ‘Tequel’ – (‘Mene, mene, tequel, ufarsim’) – ‘Pesado foste na balança, e foste achado em falta ‘ [Daniel 5:27]. Deus não tomará o Seu ouro e prata pela aparência, mas cada um deve ser purificado no fogo!” 
“Uma das orações que eu desejo fazer muitas vezes enquanto eu viver, é esta: ‘Senhor, deixe-me saber o pior do meu caso. Se eu tenho vivido em um falso conforto, Senhor, tire-o de mim. Deixe- me saber o que eu sou e onde estou, sim deixe-me pensar muito duramente sobre a minha condição diante de Ti, em vez de pensar mui seguramente e, então, ser arruinado pela presunção. ‘ Que esta possa ser a oração de cada coração e seja ouvida no Céu!” 
“Lembrem-se cristãos professos, através de suas obras sereis julgados no último. Suas obras não podem salvá-lo, mas elas podem provar que você está salvo; ou se elas são obras malignas, eles podem provar que você absolutamente não é salvo!” 
“[...] você tem sido levado a confiar simples, total e inteiramente em Cristo? Se assim for, então você passou em um teste muito suficiente! Você tem agora a fé em Cristo, uma fé que te faz amá- lO? Uma fé que lhe permite confiar nEle nas horas mais sombrias? Você pode dizer em verdade que você tem uma afeição secreta pelo Altíssimo, que você ama Seu Filho; que seu desejo é, andar em Seus caminhos; que você sente a influência do Espírito Divino e busca todos os dias experimentar a comunhão do Espírito Santo mais e mais?” 
“E, finalmente, você pode dizer que Jesus Cristo está em você? Se não, você já está reprovado! Embora esta palavra seja cortante, você é um réprobo! Mas se Jesus Cristo está em seu coração, embora seu coração às vezes esteja tão sombrio que você mal possa dizer que Ele está lá, você é aceito no Amado e você pode ‘alegrar-se com gozo inefável e glorioso ‘ [1 Pedro 1:8].”
Issuu.com/oEstandarteDeCristo 
Autoexame 
(Sermão Nº 218) 
Um sermão Proferido na manhã de Sabath, 10 de outubro de 1858, 
Pelo Rev. CH Spurgeon, no Music Hall, Royal Surrey Gardens. 
“Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. 
Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? 
Se não é que já estais reprovados.” (2 Coríntios 13:5) 
Eu tinha a intenção de lhes falar nesta manhã acerca do terceiro título dado a nosso bendito Redentor no versículo que temos considerado nas duas vezes anteriores: “Mara- vilhoso, Conselheiro, Deus Forte”. Mas devido a uma dor insuportável e à doença contí- nua eu fui incapaz de reunir meus pensamentos e, portanto, sinto-me compelido a lhes falar sobre um tema que tem estado muitas vezes em meu coração e não raro em meus lábios e em relação ao qual, ouso dizer, tenho admoestado muitíssimo deste público anteriormente. Vocês encontrarão o texto no 13º capítulo da segunda epístola aos Corín- tios, no quinto verso: “Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados”. Um texto solene que não podemos pregar tão impressio- nantemente, ou tão frequentemente meditar sobre. 
Os Coríntios eram os críticos da era dos Apóstolos. Eles tomaram para si o crédito por grande habilidade no aprendizado e na linguagem e como a maioria dos homens que são sábios em seu próprio conceito, eles fizeram um mau uso de sua sabedoria e do aprendizado: eles começaram a criticar o Apóstolo Paulo! Eles criticaram o seu estilo. “Suas cartas”, disseram eles, “são graves e fortes, mas a presença do corpo é fraca, e a palavra desprezível” [2 Coríntios 10:10]. Não, não contentes com isso, eles foram tão longe a ponto de negar seu Apostolado, e pela primeira vez em sua vida, o apóstolo Paulo viu-se obrigado a ser “néscio em gloriar-me”, diz ele, “Vós me constrangestes. Eu devia ter sido louvado por vós, visto que em nada fui inferior aos mais excelentes apóstolos, ainda que nada sou” [2 Coríntios 12:11]. O apóstolo escreveu duas cartas a eles – em ambas, ele é obrigado a repreendê-los enquanto ele se defende e quando ele tinha desar- mado completamente seus adversários e tomado a espada de suas críticas de suas mãos, ele apontou-a para seus próprios peitos, dizendo: “Examinai-vos”. Vocês disputa- ram contra minha Doutrina. Examinai-vos se vocês estão na fé! Vocês me fizeram provar o meu apostolado. Provai-vos! Usem os poderes que vocês tão injustamente exerceram sobre mim, por um pouco de tempo sobre suas próprias pessoas!
Issuu.com/oEstandarteDeCristo 
E agora, meus queridos amigos, a culpa dos Coríntios, é culpa dos tempos atuais. Não permitam que algum dentre vós, enquanto sai da Casa de Deus, diga ao seu próximo: “Como você gosta deste pregador? O que você achou do sermão desta manhã?” É essa a pergunta que você deve perguntar assim que se ausenta da Casa de Deus? Você vem aqui para julgar os servos de Deus? Eu sei que é apenas uma pequena coisa para nós, o ser julgado por algum juízo humano, o nosso julgamento é do Senhor nosso Deus, para o nosso próprio Mestre estamos de pé ou caímos! Mas oh homens, vocês devem fazer uma pergunta mais proveitosa a vós mesmos do que esta! Vocês devem dizer: “Não tem tal e tal discurso me atingido? Não está exatamente condizente com a minha com a minha condição? Foi esta uma repreensão que eu mereço: uma palavra de repreensão ou de exortação? Deixe-me dar-vos a mim mesmo o que eu ouvi e não me deixes julgar o pregador, pois Ele é o mensageiro de Deus para minha alma. Eu vim aqui para ser julgado pela Palavra de Deus e não para eu mesmo julgar a Palavra de Deus”. Mas uma vez que existe em todos os nossos corações uma grande lentidão para o autoexame, vou expor a mim mesmo por alguns minutos esta manhã e sinceramente exortar todos a examinar-nos a nós mesmos, se estamos na fé ou não. 
Primeiro, vou expor meu texto. Em segundo lugar, vou aplicá-lo, em terceiro lugar, vou tentar ajudá-lo a praticá-lo aqui mesmo, neste local. 
I. Em primeiro lugar, vou EXPOR O TEXTO. Embora, na verdade não precise de exposi- ção, pois é muito simples, mas, estudando-o e ponderando-o em nosso coração pode tornar-se mais profundamente afetado com o seu apelo comovente. “Examinai-vos”. Quem não entende essa palavra, examinar? E ainda, por algumas sugestões vocês podem conhecer o seu significado mais perfeitamente. 
“Examinar”. Essa é uma ideia escolar. Um menino vai para a escola e em determinado tempo o seu mestre faz-lhe, através de suas etapas, perguntas para ver se ele fez algum progresso, se ele sabe alguma coisa. Cristão, catequize seu coração! Pergunte-lhe para ver se ele tem crescido na graça divina; questione-o para ver se ele sabe alguma coisa sobre a piedade vital ou não. Examine-o, submeta o seu coração a um exame severo, para saber o que ele sabe e o que não sabe pelo ensino do Espírito Santo. 
Mais uma vez, é uma ideia militar. “Examinai-vos a vós mesmos”, ou testem a si mesmos. Vão até a classificação e arquivo de suas ações e examine todos os seus motivos. Assim como o capitão faz revista diária e não se contenta com apenas examinar os homens à distância, mas deve olhar para todos os seus equipamentos, assim bem farão vocês se olharem para si mesmos; examinem-se com o mais escrupuloso cuidado.
Issuu.com/oEstandarteDeCristo 
E mais uma vez, esta é uma ideia legal. “Examinai-vos a vós mesmos”. Vocês já viram a testemunha na cadeira quando o advogado foi examiná-la, ou quando é interrogada. Agora, observem: nunca houve um ladino menos confiável ou mais enganoso do que o seu próprio coração! E, como quando vocês estão examinando uma pessoa desonesta, alguém que possui segundas intenções para servir, vocês montam armadilhas para ele, para tentar pegá-lo em uma mentira, façam assim com seu próprio coração! O questionem em todos os sentidos, desta e daquela maneira, pois se há uma brecha para escapar; se há qualquer pretensão de autoengano, tenha certeza de que seu coração traiçoeiro estará pronto o suficiente para valer-se destes! 
E, no entanto, mais uma vez, esta é a ideia de um viajante. Penso que, no original, tem esse significado – “Vão em frente, sigam adiante” Como um viajante que tem de escrever um livro sobre um país e não se contenta em ir apenas ao redor de suas fronteiras, mas vai, por assim dizer, desde Dã até Berseba, ele vai em frente, cruza todo o país! Ele sobe o morro onde ele banha a testa ao sol. Ele desce para os vales profundos, onde ele só pode ver o céu azul como uma faixa entre os cumes altos das montanhas. Ele não se contenta em contemplar o largo rio, a menos que ele o cruze para a fonte em que ele surge. Ele não ficará satisfeito com a visualização dos produtos da superfície da Terra, mas ele deve descobrir os minerais que se encontram dentro de suas profundezas! Agora, façam o mesmo com o vosso coração! “Examinai-vos a vós mesmos”. Vão em frente, atravessem vocês mesmos, desde o início ao fim. Não fiquem somente sobre as montanhas de seu caráter público, mas vão para os vales profundos de sua vida privada! Não se contentem em navegar no rio largo de suas ações exteriores, mas sigam de volta córrego estreito até que vocês descubram o seu motivo secreto. Olhem não somente para o que o seu desempenho é, para o produto do solo, mas cavem o seu coração e examinem o princípio vital! “Examinai-vos”. Esta é uma palavra muito grandiosa, uma palavra que precisa ser considerada. E eu temo que hajam mui poucos, dentre nós, que já chegaram até o peso desta exortação solene: “Examinai-vos a vós mesmos”. 
Há outra palavra que vocês verão um pouco mais adiante, se gentilmente olharem para o texto. “Provai-vos a vós mesmos”. Isso significa mais do que o autoexame, deixe-me tentar mostrar a diferença entre os dois. Um homem está prestes a comprar um cavalo. Ele o examina. Ele olha para ele. Ele acha que, possivelmente, ele possa descobrir algum defeito e, portanto, ele cuidadosamente o examina. Mas depois que ele o tem examinado, se ele é um homem prudente, ele diz para a pessoa de quem ele está prestes a comprá- lo: “Devo testar este cavalo, você vai me deixar tê-lo por uma semana, durante um mês ou por algum determinado momento, para que eu possa provar o animal antes que eu realmente invista nele?” Vocês veem, há mais na prova do que no exame. Essa é uma palavra mais profunda e vai até a raiz e essência da questão. Eu vi, ontem mesmo uma
Issuu.com/oEstandarteDeCristo 
ilustração disso. Uma embarcação, antes que ela seja lançada ao mar, é examinada, quando lançada, ela é cuidadosamente provada. E ainda antes que ela esteja autorizada a ir mar adentro, ela faz uma viagem experimental. Ela é testada e experimentada e quan- do ela foi experimentada um pouco e descobriu-se que ela obedecerá ao leme; que os motores funcionam corretamente e que tudo está em ordem certa, ela sai em suas longas viagens. Agora, “Provai-vos a vós mesmos”. Não apenas sentem-se em seu quarto e olhem para si mesmos, mas saiam para este mundo agitado e vejam que tipo de piedade vocês têm! Lembrem-se, muitos homens religiosos vai perceber examinando-se que não suportarão a prova. Podemos sentar em casa e olhar para a nossa religião e dizer: “Bem, eu acho que ela suportará!” É como estampas de algodão que você pode comprar em lojas diversas, são como cores tingidas e por isso elas são aparentes quando você olha para elas – mas elas não são laváveis quando você as leva para casa. Há muitos homens religiosos assim! É bom o suficiente para olharmos e ele tem o “justificado” estampado nele. Mas quando ele sai para a vida diária real, as cores em breve começam a esmaecer e o tal homem descobre que a coisa não era o que o levou a ser. Vocês sabem que na Bíblia temos um relato de certos homens muito tolos que não iriam para uma grande ceia, mas tolos como eram, houve um deles que disse: “Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-los” [Lucas 14:19]. Assim, ele teve a sabedoria mundana, pelo menos o suficiente para testar seus bois! Portanto, vocês devem testar-se! Tentem arar nos sulcos do dever, vejam se vocês podem estar acostumados ao jugo da servidão do Evangelho. Não se envergonhe de colocarem-se em seu lugar. Testem-se na fornalha da vida diária, para que não suceda que o simples exame do quarto detecte que vocês sejam uma fraude e vocês virão, afinal, a ser um náufrago! “Provai-vos a vós mesmos”. 
Há uma frase que eu omiti, a saber, esta: “Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé”. “Oh”, diz alguém, “você pode examinar-me se estou na fé! Eu sou um cristão ortodoxo; completo até o bom padrão de peso, genuíno. Não há qualquer receio de minha chegada ao algo e ida um pouco além disso, também”. Ah, mas meu amigo, esta não é a questão! Eu quero que você seja ortodoxo, pois um homem que é heterodoxo em suas opiniões provavelmente será heterodoxo em suas ações. Mas a questão agora não é se você acredita na Verdade de Deus, mas se você está na Verdade de Deus! Somente para dar um exemplo do que quero dizer: Ali está a arca e um número de homens em torno dela. “Ah”, diz alguém, “eu acredito que arca vai flutuar”. “Oh”, diz outro, “Eu acredito que arca é feita de madeira de Gofer e é forte da proa à popa. Tenho a certeza que arca flutuará, venha o que vier. Eu sou um firme crente na arca”. Sim, mas quando desceu a chuva e veio o dilúvio, eles não estavam acreditando na arca como uma questão de fato, foi estar na arca que salvou os homens e somente aqueles que estavam nela naquele dia terrível de dilúvio! Então, pode haver alguns de vocês que digam do Evangelho de Cristo: “Eu acredito que ele seja de um caráter particular”, e vocês podem estar muito corretos
Issuu.com/oEstandarteDeCristo 
em seu julgamento. Vocês podem dizer: “Eu acho que ele seja aquele que honra a Deus e abate o orgulho do homem”. Aqui, também, vocês podem pensar muito bem. Mas observem, não é ter uma fé ortodoxa, mas estar na fé; estar em Cristo; refugiando-se nEle como na arca, pois aquele que tem a fé somente como uma coisa externa, não está na fé, perecerá no dia da ira de Deus! Mas aquele que vive pela fé; aquele que sente que a fé opera nele e é para ele um princípio de vida; aquele que percebe que a fé é a sua morada; que ali ele pode obedecer – que é a própria atmosfera que respira e o próprio cinto dos seus lombos para fortalecê-lo – tal homem está na fé! Mas repetimos novamente, toda a ortodoxia do mundo, à parte do seu efeito sobre o coração como um princípio vital não salvará um homem. “Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos”. 
“Não sabeis quanto a vós mesmos?” Se vocês não fizerem isso, têm negligenciado seu estudo adequado. O que aproveita tudo o mais que vocês sabem, se vocês não conhecem a si mesmos? Vocês vaguearam no estrangeiro, enquanto o tesouro mais rico estava em casa! Vocês se ocuparam com assuntos irrelevantes enquanto o principal negócio tem sido negligenciado e arruinado! “Não sabeis quanto a vós mesmos?” E, especialmente, vocês não sabem deste fato, que Jesus Cristo deve estar em seu coração, formado e vivendo lá, ou então vocês estão reprovados? Ou seja, vocês são pessoas sem valor, pretensos vãs, professos espúrios! Sua religião é apenas uma vaidade e um espetáculo. “Prata rejeitada lhes chamarão, porque o Senhor os rejeitou” (Jeremias 6:30). 
Agora, o que é ter Jesus Cristo em você? O Católico Romano pendura um crucifixo no pescoço. Os verdadeiros cristãos carregam a cruz em seus corações. E uma cruz dentro do coração, meus amigos, é uma das curas mais doces para uma cruz nas costas. Se vocês têm uma cruz em seu coração – Cristo crucificado em vós, a esperança da glória – toda a cruz dos problemas deste mundo irá parecer-lhes bastante leve e vocês facilmente serão capazes de carregá-la! Cristo no coração significa Cristo crer nEle; Cristo amado; Cristo acreditado; Cristo desposado e comunhão com Cristo! Significa Cristo como nosso alimento de cada dia e nós mesmos como o templo e o palácio onde Jesus Cristo faz caminhadas diárias! Ah, há muitos aqui que são totalmente estranhos ao significado desta frase. Eles não sabem o que é ter Jesus Cristo neles! Embora vocês saibam um pouco sobre Cristo no Calvário, vocês não sabem nada a respeito de Cristo no coração! Agora lembrem-se que Cristo no Calvário não poupará ninguém, a menos que Cristo esteja no coração! O Filho de Maria, nascido na manjedoura, não salvará uma alma, a menos que Ele também nasça em vossos corações e viva lá como sua alegria, sua força e seu consolo! “Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós?”
Issuu.com/oEstandarteDeCristo 
II. O segundo ponto foi o de APLICAR O TEXTO. Eu provei este. Agora vou aplicá-lo. E aqui está o cabo de guerra. Que o Espírito do Deus vivo conduza a espada até seu próprio punho, nesta manhã, que agora o poder de Deus possa ser sentido em todos os corações, examinando e experimentando as rédeas. “Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé”. 
“Examinai-vos a vós mesmos”, em primeiro lugar, porque é um assunto da mais alta importância. Pequenos comerciantes podem levar cobres ao balcão sem muito exame. Mas quando se trata de ouro, eles vão manusear bem, pois eles não podem se dar ao luxo de perderem a melhor parte de seus pequenos ganhos! E ao se tratar de uma nota de cinco pesos de libra, há uma ansiedade segurando-o até a janela para ver se a marca d'água está lá e se tudo está certo, pois pode ser a ruína para o homem, se ele perdesse uma soma tão grande! Ah, comerciantes e os homens de negócios, se vocês estiverem enganados em matéria de suas próprias almas, vocês estão enganados de fato! Olhem bem para os títulos de propriedade de vossa herança. Olhem bem para as suas apólices de seguro de vida e de todo o negócio que vocês fazem. Mas, lembrem-se, todo o ouro e prata que vocês têm, é como o restolho e escória da fornalha em comparação com o que estão em questão agora. E a sua alma, a sua própria alma, sua alma nunca morrerá! Vocês correrão esse risco? 
Em tempos de pânico, os homens quase não confiam em seus companheiros. Eu pediria a Deus que houvesse um pânico neste dia, de modo que nenhum homem confiasse em si mesmo. Vocês podem confiar em seus companheiros muito mais seguramente do que podem confiar em si mesmos. Vocês irão pensar, irmãos e irmãs, no que sua alma é? “A vida do que o sustento, e o corpo mais do que as vestes” [Lucas 12:23]. Mas a alma é tanto mais valiosa do que o corpo, como o corpo é mais importante do que as vestes. Aqui estão as minhas roupas, deixe-me ser roubado de minhas vestes, se meu corpo permanecer seguro, o que isso importa? E, o meu corpo, o que é, afinal de contas, senão o pano que conserva e cobre minha alma? Deixe que fique doente, deixe que se torne como uma vestimenta desgastada; eu posso me dar ao luxo de perder meu corpo, mas, ó Deus, eu não posso arcar com as consequências de ter a minha alma lançada no inferno! Que terrível perigo é o que você e eu estamos correndo, se não examinarmos a nós mesmos! É um perigo eterno! É um risco do Céu ou do Inferno, da Graça eterna de Deus, ou de Sua maldição eterna! Bem pode o apóstolo dizer: “Examinai-vos a vós mesmos”. 
Mais uma vez – “Examinai-vos a vós mesmos” porque se vocês cometerem um erro, vocês nunca podem corrigi-lo, a não ser neste mundo. A falência pode ter perdido a fortuna uma vez e ainda pode fazer outra. Mas se torne falido – falência espiritual – nesta vida e você nunca terá a oportunidade de negociar novamente pelo Céu! Um grande
Issuu.com/oEstandarteDeCristo 
general pode perder uma batalha, mas com habilidade e coragem ele pode recuperar sua honra por ganhar outra. Mas se derrotado na batalha desta vida, você não pode mais cingir-se em sua armadura – você está derrotado para sempre! O dia está perdido e não há esperança de você ser capaz de ganhá-lo novamente, nem mesmo a ponto de fazer a tentativa. É agora ou nunca, homem! Lembre-se disso! O estado eterno de sua alma paira em volta do hoje! Perca seu tempo; perca suas habilidades, tenha sua religião segundo plano, em relação ao seu sacerdote, seu ministro, ou de seu amigo, e no mundo vindouro você deverá lamentar eternamente por este erro, mas você não terá nenhuma esperança de muda-lo: 
“Permanente é o seu estado eterno! 
Poderia o homem se arrepender, mas, então, é tarde demais! 
Ali os atos de perdão cessaram 
Na fria sepultura em que nos precipitamos, 
Apenas escuridão, morte e longo desespero 
Reinam em eterno silêncio ali!” 
“Examinai-vos a vós mesmos”, pois muitos foram enganados. Esse é um assunto que eu vou comprometer-me a afirmar sobre a minha própria autoridade, a certeza de que cada um de vocês pode confirmá-lo por sua própria observação. Quantos neste mundo pensam ser piedosos quando não são? Você tem no círculo de seus próprios amigos, pessoas que fazem uma profissão de quem você costuma ficar em espanto e se perguntar como eles se atrevem a fazê-la! Amigo, se outros foram enganados, você pode não ser tam- bém? Se alguns aqui e ali caem em um erro, não pode você também fazer o mesmo? Você é melhor do que eles? Não, de maneira nenhuma! Você também pode estar enga- nado. Acho que vejo as rochas em que muitas almas foram perdidas, as rochas da presunção e o canto da sereia da autoconfiança as atrai para aquelas rochas nesta manhã! Pare navegador, pare, eu lhe imploro! Façam com que os ossos branqueados acolá vos mantenham afastados. Muitos foram perdidos; muitos estão perdidos e agora estão lamentando na presente hora sua ruína eterna, e sua perda deve ser atribuída a nada mais do que a isso: que eles nunca examinaram para saberem se estavam na fé. 
E aqui, deixe-me apelar para cada pessoa agora presente. Não me diga que você é um membro antigo da Igreja. Eu estou contente de ouvi-lo, mas ainda assim, eu te suplico, examine a si mesmo, pois um homem pode ser um professante da religião há 30 ou 40 anos e ainda pode chegar uma condenação quando sua religião irá quebrar, afinal de contas, e revelar-se um galho podre da floresta! Não me diga que você é um diácono, você pode ser e ainda assim você pode estar terrivelmente enganado! Sim, e não me sussurre que você é um ministro. Meus Irmãos no ministério, podemos deixar de lado nossas togas para usar cintos de chamas no inferno! Podemos partir de nosso púlpito,
Issuu.com/oEstandarteDeCristo 
tendo pregado aos outros o que nunca soubemos nós mesmo e tendo que nos juntarmos aos lamentos de almas eternas que ajudamos a enganar! Que Deus nos salve de uma tal desgraça como essa! Mas o homem não deve cruzar os braços e dizer: “Eu não preciso examinar a mim mesmo”. Não há um homem aqui, ou em qualquer lugar, que não tenha um bom motivo para examinar e provar a si mesmo hoje! 
Além disso, examinai-vos a vós mesmos porque Deus irá examiná-los. Na mão de Deus está a escala e a balança. Vocês não devem ser levados ao céu pelo que vocês profes- sam ser. Mas vocês devem ser pesados, todos vocês colocados na balança! Que mo- mento será este, comigo e com você quando estivermos na grande escala de Deus! Certamente, se não fosse a fé no Senhor Jesus Cristo e pela certeza que vamos ser revestido de Sua justiça, finalmente, poderíamos todos tremer mesmo com o pensamento de estarmos lá, pois nós deveríamos sair da balança com este veredicto: “Tequel” – (“Mene, mene, tequel, ufarsim”) – “Pesado foste na balança, e foste achado em falta” [Daniel 5:27]. Deus não tomará o Seu ouro e prata pela aparência, mas cada um deve ser purificado no fogo! Precisamos, cada um de nós, passar por um teste mais minucioso e escrutínio. Amados, se o nosso coração nos condena, quanto mais Deus nos condenará? Se temos medo de examinar a nós mesmos, como podemos não tremer com o pensamento do exame terrível de Deus? Alguns de vocês sentem que estão condenados neste mesmo dia por uma criatura pobre como eu, quanto mais, então, vocês devem ser condenados quando Deus, revestido de trovão, convocar vocês e todos os seus companheiros para o Infalível Juízo Final? Oh, que Deus nos ajude agora a examinar-nos a nós mesmos! 
E eu ainda tenho mais um motivo para apresentar. Examinai-vos a vós mesmos, meus caros amigos, porque se vocês estão agora em dúvida, a maneira mais rápida de se livrar de suas dúvidas e medos é pelo autoexame! Acredito que muitas pessoas estão sempre duvidando de sua condição eterna porque não examinam a si mesmas. O autoexame é a cura mais segura para metade das dúvidas e medos que afligem o povo de Deus. Olhem para o capitão lá longe, ele está em seu navio e ele diz aos marinheiros: “Você deve navegar muito cautelosa e cuidadosamente e estar em sua sentinela, para lhes dizer a verdade, eu não sei onde estou. Eu não sei exatamente a minha latitude e longitude e pode haver rochas muito próximas à frente e em breve poderemos ter o navio quebrado”. Ele desce para dentro da cabine, ele procura as cartas, ele leva uma inspeção dos céus, ele vem de novo e diz: “icem cada vela e vamos tão alegremente como quisermos! Eu descobri onde estamos. A água é profunda e há um espaço de mar largo. Não há necessidade de vocês estarem em qualquer dificuldade, o exame tem me satisfeito”. E quão feliz você ficará, se, depois de ter procurado a si mesmo, você puder dizer: “eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até
Issuu.com/oEstandarteDeCristo 
àquele dia” [2 Timóteo 1:12]. Por que, então você prosseguirá alegremente e com regozijo, porque o exame teve um bom resultado! Mas e se tivermos um mau resultado? Melhor que você o encontre agora do que quando for é tarde demais! Uma das orações que eu desejo fazer muitas vezes enquanto eu viver, é esta: “Senhor, deixe-me saber o pior do meu caso. Se eu tenho vivido em um falso conforto, Senhor, tire-o de mim. Deixe- me saber o que eu sou e onde estou, sim deixe-me pensar muito duramente sobre a minha condição diante de Ti, em vez de pensar mui seguramente e, então, ser arruinado pela presunção”. Que esta possa ser a oração de cada coração e seja ouvida no Céu! 
III. E agora, como VOCÊS DEVEM EXAMINAR A SI MESMOS? Eu buscarei ajuda-los, embora tenha que fazê-lo mui brevemente. 
Primeiro, se vocês forem examinarem a si mesmos, comecem com sua vida pública. Você é desonesto? Você pode roubar? Você pode jurar? Você é dado à embriaguez, à impureza, à blasfêmia, toma o nome de Deus em vão e viola do Seu Dia Santo? Faça este pequeno exame com você mesmo! Não haverá necessidade de submeterem-se a quaisquer testes: “os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus” [Gálatas 5:21]. Você está reprovado! A ira de Deus permanece sobre você! [João 6:36] Seu estado é temeroso. Você está amaldiçoado agora e se você não se arrepender você deve ser amaldiçoado para sempre! 
E, no entanto, cristão, apesar de seus muitos pecados, você pode dizer: “Pela graça de Deus sou o que sou e busco viver uma vida justa, piedosa e sóbria no meio de uma gera- ção corrompida e perversa”? Lembrem-se cristãos professos, através de suas obras se- reis julgados no último. Suas obras não podem salvá-lo, mas elas podem provar que você está salvo; ou se elas são obras malignas, eles podem provar que você absolutamente não é salvo! E aqui, devo dizer que cada um de nós temos um bom motivo para tremer, pois os nossos atos externos não são o que nós desejamos que eles sejam. Vamos para as nossas casas e caiamos sobre nosso rosto e clamemos novamente: “Deus, tem misericórdia de mim, pecador”. E vamos buscar mais Graça para que, doravante a nossa vida possa ser mais consistente e mais conformada com o espírito de Cristo. 
Novamente, um outro conjunto de testes: testes privados. Como está sua vida privada? Você vive sem oração, sem examinar as Escrituras? Você vive sem ter pensamentos de Deus? Você pode viver como um estranho habitual ao Altíssimo, não tendo amor a Ele e nem O temendo? Se assim for, eu faço o trabalho de exame nesta questão: você está “em fel de amargura, e em laço de iniquidade” [Atos 8:23]. Mas se você é reto de coração, você será capaz de dizer: “Eu não poderia viver sem oração. Eu tenho que chorar por
Issuu.com/oEstandarteDeCristo 
minhas orações, mas ainda assim eu iria chorar 10 vezes mais se eu não orasse. Eu amo a Palavra de Deus; é a minha meditação o dia todo. Eu amo o Seu povo. Eu amo a Sua Casa. E posso dizer que as minhas mãos são muitas vezes levantadas para cima em direção a Ele. E quando meu coração está ocupado com os assuntos deste mundo, está muitas vezes elevado ao Seu trono”. Este é um bom sinal, cristão, um bom sinal para você! Se você pode passar por este teste, você pode esperar que tudo esteja bem. 
Mas vá um pouco mais fundo. Alguma vez você já chorou pela sua condição de perdido? Alguma vez você já lamentou seu estado perdido diante de Deus? Alguma vez você já tentou salvar a si mesmo e encontrou um fracasso? E você tem sido levado a confiar simples, total e inteiramente em Cristo? Se assim for, então você passou em um teste muito suficiente! Você tem agora a fé em Cristo, uma fé que te faz amá-lO? Uma fé que lhe permite confiar nEle nas horas mais sombrias? Você pode dizer em verdade que você tem uma afeição secreta pelo Altíssimo, que você ama Seu Filho; que seu desejo é, andar em Seus caminhos; que você sente a influência do Espírito Divino e busca todos os dias experimentar a comunhão do Espírito Santo mais e mais? 
E, finalmente, você pode dizer que Jesus Cristo está em você? Se não, você já está reprovado! Embora esta palavra seja cortante, você é um réprobo! Mas se Jesus Cristo está em seu coração, embora seu coração às vezes esteja tão sombrio que você mal possa dizer que Ele está lá, você é aceito no Amado e você pode “alegrar-se com gozo inefável e glorioso” [1 Pedro 1:8]. 
Eu pretendia ter ampliado o assunto. Mas é impossível para mim ir mais longe. Devo, portanto, dispensar-lhes com uma bênção sagrada. 
[Adaptado de The C. H. Spurgeon Collection, Version 1.0, Ages Software. Veja todos os 63 volumes de sermões CH Spurgeon em Inglês Moderno, e mais de 525 traduções em espanhol, acesse: www.spurgeongems.org] 
Ó Deus e Pai de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo te pedimos que uses estas palavras, 
e que, pelo Teu Espírito Santo, aplique com poder o que de Ti há neste sermão aos nossos corações 
e nos corações daqueles que lerem estas linhas, por Cristo para a glória de Cristo. 
Ore para que o Espírito Santo use estas palavras para trazer muitos ao 
Conhecimento Salvador de Jesus Cristo, pela Graça de Deus. Amém.
Issuu.com/oEstandarteDeCristo 
Fonte: SpurgeonGems.org | Título Original: Self-Examination 
As citações bíblicas desta tradução são da versão ACRF (Almeida Corrigida Revisada Fiel) 
Tradução e Capa por William Teixeira │ Revisão por Camila Almeida 
*** 
Acesse nossa conta no Dropbox e baixe mais e-books semelhantes a este: https://www.dropbox.com/sh/ha9bavgb598aazi/ALSKeIjpBN 
Leia este e outros e-books online acessando nossa conta no ISSUU: http://issuu.com/oEstandarteDeCristo 
Participe do nosso grupo no Facebook: facebook.com/groups/EstanteEC 
Você tem permissão de livre uso deste e-book e o nosso incentivo a distribuí-lo, desde que não altere o seu conteúdo e/ou mensagem de maneira a comprometer a fidedignidade e propósito do texto original, também pedimos que cite o site OEstandarteDeCristo.com como fonte. Jamais faça uso comercial deste e-book. 
Se o leitor quiser usar este sermão ou um trecho dele em seu site, blog ou outro semelhante, eis um modelo que poderá ser usado como citação da referência: 
Título – Autor 
Corpo do texto 
Fonte: SpurgeonGems.org 
Tradução: OEstandarteDeCristo.com 
(Em caso de escolher um trecho a ser usado indique ao final que o referido trecho é parte deste sermão, e indique as referências (fonte e tradução) do sermão conforme o modelo acima). 
Este é somente um modelo sugerido, você pode usar o modelo que quiser contanto que cite as informações (título do texto, autor, fonte e tradução) de forma clara e fidedigna. 
Para solicitar este e-book em formato Word envie-nos um e-mail, solicitando-o: 
oestandartedecristo@outlook.com
Issuu.com/oEstandarteDeCristo 
Uma Biografia de Charles Haddon Spurgeon 
Charles Haddon Spurgeon (1834 – 1892) 
Charles Haddon Spurgeon (19 de junho de 1834 – 31 de janeiro de 1892) foi um pregador Batista Reformado, nascido em Kelvedon, Essex na Inglaterra. Converteu-se ao cristianismo em 6 de janeiro de 1850, aos quinze anos de idade. 
Sobre a sua conversão, afirma-se de 1848 a 1850, Charles Spurgeon teve um período de muitas dúvidas e amarguras. Esteve sob grande convicção de pecado. Ficou convicto que não era um cristão de fato, mesmo sendo criado em todo o ambiente religioso de sua família e região, e sobre forte influência puritana e não-conformista. 
Tal era seu amor por Cristo que, apesar de ainda estar com apenas quinze anos de idade, não pôde ficar esperando para depois fazer alguma coisa por Ele, mas teve que procurar os meios pelo qual pudesse servi-lo, e servi-lo imediatamente. 
Aos dezesseis, pregou seu primeiro sermão; no ano seguinte tornou-se pastor de uma igreja batista em Waterbeach, Condado de Cambridgeshire (Inglaterra). Em 1854, Spurgeon, então com vinte anos, foi chamado para ser pastor na capela de New Park Street, Londres, que mais tarde viria a chamar-se Tabernáculo Metropolitano.
Issuu.com/oEstandarteDeCristo 
Desde o início do ministério, seu talento para a exposição dos textos bíblicos foi considerado extraordinário. E sua excelência na pregação nas Escrituras Bíblicas lhe deram o título de O Príncipe dos Pregadores e O Último dos Puritanos. 
Com o passar do tempo, Charles Haddon Spurgeon tornou-se célebre, e recebia convites para pregar em outras cidades da Inglaterra, bem como em outros países. Ele pregava não só em reuniões ao ar livre, mas também nos maiores edifícios de 8 a 12 vezes por semana. 
Casou-se em 20 de setembro de 1856 com Susannah Thompson e teve dois filhos, os gêmeos não-idênticos Thomas e Charles. Fazíamos cultos domésticos sempre; quer hospedados em um rancho nas serras, quer em um suntuoso quarto de hotel na cidade. E a bendita presença do Espírito Santo, que muitos crentes dizem ser impossível alcançar, era para nós a atmosfera natural. Vivíamos e respirávamos nEle, relatou, certa vez, Susannah. Thomas Spurgeon chegou a pastorear o Tabernáculo Metropolitano 2 anos após a morte de seu pai. 
Os sermões pregados por Spurgeon domingo de manhã, eram publicados na quinta-feira seguinte, (e revisados pelo próprio Spurgeon) e os sermões pregados domingo à noite e quinta- feira à noite eram reservados para futura publicação: isso e mais alguns sermões escritos por Spurgeon quando doente formaram um tal acervo que garantiu a publicação semanal até o ano da morte de Spurgeon, (até essa data, 2241 publicados) e dos outros até 1917, totalizando 3.653 sermões publicados divididos em 63 volumes (maior que a Enciclopédia Britânica e até hoje considerada a maior quantidade de textos escritos por um único cristão em toda a história da cristianismo). 
Muitos sermões de Spurgeon eram enviados via telegrafo aos Estados Unidos e republicados lá: depois de 1865, muitos deles foram censurados, pelo fato de Spurgeon ser totalmente contra a escravidão dos negros africanos. Também escreveu e editou 135 livros durante 27 anos (1857- 1892) e editou uma revista mensal denominada A Espada e a Espátula. Seus vários comentários bíblicos ainda são muito lidos. (O seu “Tesouro de Davi”, uma compilação de comentários sobre os Salmos, levou mais de 20 anos para sua conclusão). 
Spurgeon enfrentou muita oposição no fim de seu ministério; pelos idos de 1887-1888, ele foi envolvido na que se chamou “A controvérsia do declínio”, quando Spurgeon criticou duramente muitos membros da União das Igrejas Batistas da Inglaterra (do qual ele era afiliado) que estavam afrouxando a sua pregação diante do liberalismo teológico e da Alta crítica ( movimento que invocava a ideia de ser uma acurada investigação da historicidade da Bíblia, mas que na prática negava a Infalibidade e a Inerrância da Palavra de Deus). 
Até o último dia de pastorado, Spurgeon batizou 14.692 pessoas. Nesse meio tempo, Spurgeon teve sua saúde grandemente debilitada. Desenvolveu, por volta dos 25 nos, Gota e Reumatismo, e grandes ataques de depressão, principalmente depois de 1857, quando um culto realizado em Surrey Garden foi organizado para cerca de 10.000, e devido a um tumulto provocado por um falso alarme de incêndio, levou a morte de 6 pessoas.
Issuu.com/oEstandarteDeCristo 
Quanto mais a idade avançava, mais essas enfermidades o debilitavam. Pelo que registrado em suas Biografias, ele teve uma melhora da Gota, mas mesmo dessa forma, nunca esteve em pleno vigor novamente. Sua mulher também tinha graves problemas de saúde, e isso agravava mais ainda a situação. Por diversas vezes, Charles teve que se ausentar de seu púlpito por recomendação médica. Chegou a passar um período de férias em 1864 (quando viajou até a Itália), e depois, muitas vezes, sempre no fim do ano, se hospedava em Menton, Sul da França, pelo clima mais quente que na Inglaterra, e também por recomendação médica. Depois de 1887, foram cada vez mais constantes essas viagens, chegando a passar meses em retiro. 
Nessa época, foi diagnosticado com doença de Bright, uma doença degenerativa e crônica, sem cura. Muitos sermões seus eram lidos, e outros escritos e enviados ao Tabernáculo para leitura, para suprir a falta do pastor. Em 1891, sua condição se agravou mais, forçando Spurgeon a convidar o pastor presbiteriano Arthur Pierson dos Estados Unidos para assImir temporariamente a função principal no Tabernáculo; e Spurgeon ficou em Menton até 31 de janeiro de 1892, quando, depois de alguns dias de melhora de seu estado, houve uma grande deterioração de sua saúde, levando ao óbito nessa data, aos 57 anos. 
O corpo de Spurgeon foi trasladado da França para Inglaterra. Na ocasião de seu funeral – 11 de fevereiro de 1892 – muitos cortejos e cultos foram organizados em Londres, e seis mil pessoas leram diante de seu caixão o texto de sua conversão. Spurgeon está sepultado no cemitério de Norwood, com uma placa que diz: “Aqui jaz o corpo de CHARLES HADDON SPURGEON, esperando o aparecimento do seu Senhor e Salvador JESUS CRISTO”. 
______________________ 
Esta biografia é baseada nas seguintes fontes: 
♦ Site ProjetoSpurgeon.com.br 
♦ DALLIMORE, A. Arnald. Spurgeon – Uma Nova Biografia. Editora PES.
Issuu.com/oEstandarteDeCristo 
Baixe estes e outros gratuitamente no site. 
 10 Sermões – Robert Murray M’Cheyne 
 Cristo É Tudo Em Todos – Jeremiah Burroughs 
Jeremiah Burroughs 
 Livre Graça, A – C. H. Spurgeon 
 Salvação Pertence Ao Senhor, A – C. H. Spurgeon 
Charnock 
Sabe traduzir do Inglês? Quer juntar-se a nós nesta Obra? Envie-nos um e-mail: oestandartedecristo@outlook.com 
Livros que Recomendamos: 
 A Prática da Piedade, por Lewis Bayly – Editora PES 
 Graça Abundante ao Principal dos Pecadores, por John Bunyan – Editora Fiel 
 Um Guia Seguro Para o Céu, por Joseph Alleine – Editora PES 
 O Peregrino, por John Bunyan – Editora Fiel 
 O Livro dos Mártires, por John Foxe – Editora Mundo Cristão 
 O Diário de David Brainerd, compilado por Jonathan Edwards – Editora Fiel 
 Os Atributos de Deus, por A. W. Pink – Editora PES 
 Por Quem Cristo Morreu? Por John Owen (baixe gratuitamente no site FirelandMissions.com) 
Quem Somos 
O Estandarte de Cristo é um projeto cujo objetivo é proclamar a Palavra de Deus e o Santo Evangelho de Cristo Jesus, para a glória do Deus da Escritura Sagrada, através de traduções inéditas de textos de autores bíblicos fiéis, para o português. A nossa proposta é publicar e divulgar traduções de escritos de autores como os Puritanos e também de autores posteriores àqueles como John Gill, Robert Murray McCheyne, Charles Haddon Spurgeon e Arthur Walkington Pink. Nossas traduções estão concentradas nos escritos dos Puritanos e destes últimos quatro autores. 
O Estandarte é formado por pecadores salvos unicamente pela Graça do Santo e Soberano, Único e Verdadeiro Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, segundo o testemunho das Escrituras. Buscamos estudar e viver as Escrituras Sagradas em todas as áreas de suas vidas, holisticamente; para que assim, e só assim, possamos glorificar nosso Deus e nos deleitar- mos nEle desde agora e para sempre. 
Viste as páginas que administramos no Facebook 
 Facebook.com/oEstandarteDeCristo 
 Facebook.com/ESJesusCristo 
 Facebook.com/EvangelhoDaSalvacao 
 Facebook.com/NaoConformistasPuritanos 
 Facebook.com/ArthurWalkingtonPink 
 Facebook.com/CharlesHaddonSpurgeon.org 
 Facebook.com/JonathanEdwards.org 
 Facebook.com/JohnGill.org 
 Facebook.com/PaulDavidWasher 
 Facebook.com/RobertMurrayMCheyne 
 Facebook.com/ThomasWatson.org 
Livros que Recomendamos: 
 A Prática da Piedade, por Lewis Bayly – Editora PES 
 Graça Abundante ao Principal dos Pecadores, por John Bunyan – Editora Fiel 
 Um Guia Seguro Para o Céu, por Joseph Alleine – Editora PES 
 O Peregrino, por John Bunyan – Editora Fiel 
 O Livro dos Mártires, por John Foxe – Editora Mundo Cristão 
 O Diário de David Brainerd, compilado por Jonathan Edwards – Editora Fiel 
 Os Atributos de Deus, por A. W. Pink – Editora PES 
 Por Quem Cristo Morreu? Por John Owen (baixe gratuitamente no site FirelandMissions.com) 
Sabe traduzir do Inglês? Quer juntar-se a nós nesta Obra? Envie-nos um e-mail: oestandartedecristo@outlook.com 
Indicações de E-books de publicações próprias. 
 Agonia de Cristo – Jonathan Edwards 
 Carta de George Whitefield a John Wesley Sobre a Doutrina da Eleição 
 Cristo, Totalmente Desejável – John Flavel 
 Doutrina da Eleição, A – Arthur Walkington Pink 
 Eleição & Vocação – Robert Murray M’Cheyne 
 Excelência de Cristo, A – Jonathan Edwards 
 Gloriosa Predestinação, A – C. H. Spurgeon 
 Imcomparável Excelência e Santidade de Deus, A –  In Memoriam, A Canção dos Suspiros – Susannah Spurgeon 
 Jesus! - Charles Haddon Spurgeon 
 Justificação, Propiciação e Declaração – C. H. Spurgeon 
 Paixão de Cristo, A – Thomas Adams 
 Plenitude do Mediador, A – John Gill 
 Porção do Ímpios, A – Jonathan Edwards 
 Quem São Os Eleitos? – C. H. Spurgeon 
 Reforma – C. H. Spurgeon 
 Reformação Pessoal & na Oração Secreta – R. M. M'Cheyne 
 Sangue, O – C. H. Spurgeon 
 Semper Idem – Thomas Adams 
 Sermões de Páscoa – Adams, Pink, Spurgeom, Gill, Owen e  Sermões Graciosos (15 Sermões sobre a Graça de Deus) – C. H. Spurgeon 
 Soberania da Deus na Salvação dos Homens, A – J. Edwards 
 Tratado sobre a Oração, Um – John Bunyan 
 Verdadeiro Evangelho de Jesus Cristo, O – Paul D. Washer
Issuu.com/oEstandarteDeCristo 
Viste as páginas que administramos no Facebook 
 Facebook.com/oEstandarteDeCristo 
 Facebook.com/ESJesusCristo 
 Facebook.com/EvangelhoDaSalvacao 
 Facebook.com/NaoConformistasPuritanos 
 Facebook.com/ArthurWalkingtonPink 
 Facebook.com/CharlesHaddonSpurgeon.org 
 Facebook.com/JonathanEdwards.org 
 Facebook.com/JohnGill.org 
 Facebook.com/PaulDavidWasher 
 Facebook.com/RobertMurrayMCheyne 
 Facebook.com/ThomasWatson.org 
Página Parceira: 
 Facebook.com/AMensagemCristocentrica 
2 Coríntios 4 
1 Por isso, tendo este ministério, segundo a misericórdia que nos foi feita, não desfalecemos; 2 Antes, rejeitamos as coisas que por vergonha se ocultam, não andando com astúcia nem falsificando a palavra de Deus; e assim nos recomendamos à consciência de todo o homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade. 3 Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto. 4 Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. 5 Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor; e nós mesmos somos vossos servos por amor de Jesus. 6 Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo. 7 Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós. 8 Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. 9 Persegui- dos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos; 10 Trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também nos nossos corpos; 11 E assim nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus, para que a vida de Jesus se manifeste também na nossa carne mortal. 12 De maneira que em nós opera a morte, mas em vós a vida. 13 E temos portanto o mesmo espírito de fé, como está escrito: Cri, por isso falei; nós cremos também, por isso também falamos. 14 Sabendo que o que ressuscitou o Senhor Jesus nos ressuscitará também por Jesus, e nos apresentará convosco. 15 Porque tudo isto é por amor de vós, para que a graça, multiplicada por meio de muitos, faça abundar a ação de graças para glória de Deus. 16 Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. 17 Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; 18 Não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.

More Related Content

What's hot

Como dar estudo bíblico
Como dar estudo bíblicoComo dar estudo bíblico
Como dar estudo bíblicoiasdcoqueiro
 
Esperando a volta de jesus
Esperando a volta de jesusEsperando a volta de jesus
Esperando a volta de jesusMárcio Martins
 
Como Será Viver no Céu
Como Será Viver no CéuComo Será Viver no Céu
Como Será Viver no CéuWalter Mendes
 
2 reis 6 8 23 vivendo e aprendendo
2 reis 6 8 23 vivendo e aprendendo2 reis 6 8 23 vivendo e aprendendo
2 reis 6 8 23 vivendo e aprendendoiceanapolis
 
O fruto do espírito a essencia do carater cristão
O fruto do espírito a essencia do carater cristãoO fruto do espírito a essencia do carater cristão
O fruto do espírito a essencia do carater cristãoEduardo Sousa Gomes
 
A mente de cristo slides
A mente de cristo slidesA mente de cristo slides
A mente de cristo slidesDanilo Lemos
 
Lição 10 – O Desafio da Janela 10/40.pptx
Lição 10 – O Desafio da Janela 10/40.pptxLição 10 – O Desafio da Janela 10/40.pptx
Lição 10 – O Desafio da Janela 10/40.pptxCelso Napoleon
 
José, o Pai Terreno de Jesus – Um Homem de Caráter
José, o Pai Terreno de Jesus – Um Homem de CaráterJosé, o Pai Terreno de Jesus – Um Homem de Caráter
José, o Pai Terreno de Jesus – Um Homem de CaráterMárcio Martins
 
O trigo e o joio 08/08/2017
O trigo e o joio 08/08/2017O trigo e o joio 08/08/2017
O trigo e o joio 08/08/2017netirfreitas
 
Lição 14 - Missões e a Volta do Senhor Jesus.pptx
Lição 14 - Missões e a Volta do Senhor Jesus.pptxLição 14 - Missões e a Volta do Senhor Jesus.pptx
Lição 14 - Missões e a Volta do Senhor Jesus.pptxCelso Napoleon
 

What's hot (20)

Como dar estudo bíblico
Como dar estudo bíblicoComo dar estudo bíblico
Como dar estudo bíblico
 
Esperando a volta de jesus
Esperando a volta de jesusEsperando a volta de jesus
Esperando a volta de jesus
 
Culto e Liturgia
Culto e LiturgiaCulto e Liturgia
Culto e Liturgia
 
Como Será Viver no Céu
Como Será Viver no CéuComo Será Viver no Céu
Como Será Viver no Céu
 
Os Dez Leprosos
Os Dez LeprososOs Dez Leprosos
Os Dez Leprosos
 
Palestra para Casais
Palestra para CasaisPalestra para Casais
Palestra para Casais
 
2 reis 6 8 23 vivendo e aprendendo
2 reis 6 8 23 vivendo e aprendendo2 reis 6 8 23 vivendo e aprendendo
2 reis 6 8 23 vivendo e aprendendo
 
O fruto do espírito a essencia do carater cristão
O fruto do espírito a essencia do carater cristãoO fruto do espírito a essencia do carater cristão
O fruto do espírito a essencia do carater cristão
 
LIBERTAÇÃO
LIBERTAÇÃOLIBERTAÇÃO
LIBERTAÇÃO
 
Lição 11 - O Juízo Final
Lição 11 - O Juízo FinalLição 11 - O Juízo Final
Lição 11 - O Juízo Final
 
A mente de cristo slides
A mente de cristo slidesA mente de cristo slides
A mente de cristo slides
 
Os três campos de batalha parte 1 - a mente
Os três campos de batalha   parte 1 - a menteOs três campos de batalha   parte 1 - a mente
Os três campos de batalha parte 1 - a mente
 
Lição 10 – O Desafio da Janela 10/40.pptx
Lição 10 – O Desafio da Janela 10/40.pptxLição 10 – O Desafio da Janela 10/40.pptx
Lição 10 – O Desafio da Janela 10/40.pptx
 
Os bastidores da vitória de Josué na Terra Prometida
Os bastidores da vitória de Josué na Terra PrometidaOs bastidores da vitória de Josué na Terra Prometida
Os bastidores da vitória de Josué na Terra Prometida
 
José, o Pai Terreno de Jesus – Um Homem de Caráter
José, o Pai Terreno de Jesus – Um Homem de CaráterJosé, o Pai Terreno de Jesus – Um Homem de Caráter
José, o Pai Terreno de Jesus – Um Homem de Caráter
 
O trigo e o joio 08/08/2017
O trigo e o joio 08/08/2017O trigo e o joio 08/08/2017
O trigo e o joio 08/08/2017
 
Slides Lição 11, CPAD, Os Prejuízos da Mentira na Família, 2Tr23, Pr Henrique...
Slides Lição 11, CPAD, Os Prejuízos da Mentira na Família, 2Tr23, Pr Henrique...Slides Lição 11, CPAD, Os Prejuízos da Mentira na Família, 2Tr23, Pr Henrique...
Slides Lição 11, CPAD, Os Prejuízos da Mentira na Família, 2Tr23, Pr Henrique...
 
Lição 14 - Missões e a Volta do Senhor Jesus.pptx
Lição 14 - Missões e a Volta do Senhor Jesus.pptxLição 14 - Missões e a Volta do Senhor Jesus.pptx
Lição 14 - Missões e a Volta do Senhor Jesus.pptx
 
Uma igreja verdadeiramente próspera1
Uma igreja verdadeiramente próspera1Uma igreja verdadeiramente próspera1
Uma igreja verdadeiramente próspera1
 
Oração do pai nosso
Oração do pai nossoOração do pai nosso
Oração do pai nosso
 

Viewers also liked

O Senhor é meu Pastor e Hospedeiro salmo 23
O Senhor é meu Pastor e Hospedeiro   salmo 23O Senhor é meu Pastor e Hospedeiro   salmo 23
O Senhor é meu Pastor e Hospedeiro salmo 23Paulo Dias Nogueira
 
185152 grandes sermoes do mundo
185152 grandes sermoes do mundo185152 grandes sermoes do mundo
185152 grandes sermoes do mundoEdilson Silva
 
UII - 5 Principios Biblicos 2009
UII - 5 Principios Biblicos 2009UII - 5 Principios Biblicos 2009
UII - 5 Principios Biblicos 2009Ramón Zazatt
 
Comentário bíblico moody completo
Comentário bíblico moody completoComentário bíblico moody completo
Comentário bíblico moody completoPaulo Roberto
 
Comentário bíblico moody
Comentário bíblico moodyComentário bíblico moody
Comentário bíblico moodyUilson Oliveira
 
Personagens Bíblicos
Personagens BíblicosPersonagens Bíblicos
Personagens BíblicosTsushya marco
 
Gramática hebraica (gordon chown)
Gramática hebraica (gordon chown)Gramática hebraica (gordon chown)
Gramática hebraica (gordon chown)Marcio da Mota Silva
 
Livro curso escrevendo e lendo facil hebraico
Livro curso escrevendo e lendo facil hebraico Livro curso escrevendo e lendo facil hebraico
Livro curso escrevendo e lendo facil hebraico Jairo Caetano
 
Dicionário bíblico strong, hebraico, aramaico e grego em português pdf
Dicionário bíblico strong, hebraico, aramaico e grego em português pdfDicionário bíblico strong, hebraico, aramaico e grego em português pdf
Dicionário bíblico strong, hebraico, aramaico e grego em português pdfPaulo Costa
 
A teologia do apóstolo paulo
A teologia do apóstolo pauloA teologia do apóstolo paulo
A teologia do apóstolo pauloTHiago Bit
 

Viewers also liked (12)

O Senhor é meu Pastor e Hospedeiro salmo 23
O Senhor é meu Pastor e Hospedeiro   salmo 23O Senhor é meu Pastor e Hospedeiro   salmo 23
O Senhor é meu Pastor e Hospedeiro salmo 23
 
185152 grandes sermoes do mundo
185152 grandes sermoes do mundo185152 grandes sermoes do mundo
185152 grandes sermoes do mundo
 
UII - 5 Principios Biblicos 2009
UII - 5 Principios Biblicos 2009UII - 5 Principios Biblicos 2009
UII - 5 Principios Biblicos 2009
 
Comentário bíblico moody completo
Comentário bíblico moody completoComentário bíblico moody completo
Comentário bíblico moody completo
 
Comentário bíblico moody
Comentário bíblico moodyComentário bíblico moody
Comentário bíblico moody
 
Personagens Bíblicos
Personagens BíblicosPersonagens Bíblicos
Personagens Bíblicos
 
Gramática hebraica (gordon chown)
Gramática hebraica (gordon chown)Gramática hebraica (gordon chown)
Gramática hebraica (gordon chown)
 
Livro curso escrevendo e lendo facil hebraico
Livro curso escrevendo e lendo facil hebraico Livro curso escrevendo e lendo facil hebraico
Livro curso escrevendo e lendo facil hebraico
 
Dicionário bíblico strong, hebraico, aramaico e grego em português pdf
Dicionário bíblico strong, hebraico, aramaico e grego em português pdfDicionário bíblico strong, hebraico, aramaico e grego em português pdf
Dicionário bíblico strong, hebraico, aramaico e grego em português pdf
 
todas as parbolas da biblia
 todas as parbolas da biblia todas as parbolas da biblia
todas as parbolas da biblia
 
1000 Ilustrações para Sermões
1000 Ilustrações para Sermões1000 Ilustrações para Sermões
1000 Ilustrações para Sermões
 
A teologia do apóstolo paulo
A teologia do apóstolo pauloA teologia do apóstolo paulo
A teologia do apóstolo paulo
 

Similar to Auto exame, por charles haddon spurgeon

Livro ebook-8-razoes-por-que-os-homens-nao-creem-no-evangelho
Livro ebook-8-razoes-por-que-os-homens-nao-creem-no-evangelhoLivro ebook-8-razoes-por-que-os-homens-nao-creem-no-evangelho
Livro ebook-8-razoes-por-que-os-homens-nao-creem-no-evangelhoLucas Santos
 
Gaudere et exsultate
Gaudere et exsultateGaudere et exsultate
Gaudere et exsultateJose Cosme
 
8 razoes-por-que-os-homens-nao-creem-no-evangelho
8 razoes-por-que-os-homens-nao-creem-no-evangelho8 razoes-por-que-os-homens-nao-creem-no-evangelho
8 razoes-por-que-os-homens-nao-creem-no-evangelhoOtávio Godoy
 
8 razoes por que os homens nao creem no evangelho
8 razoes por que os homens nao creem no evangelho8 razoes por que os homens nao creem no evangelho
8 razoes por que os homens nao creem no evangelhoWacksley Mayck
 
Livro ebook-8-razoes-por-que-os-homens-nao-creem-no-evangelho
Livro ebook-8-razoes-por-que-os-homens-nao-creem-no-evangelhoLivro ebook-8-razoes-por-que-os-homens-nao-creem-no-evangelho
Livro ebook-8-razoes-por-que-os-homens-nao-creem-no-evangelhoJosenildo Viana
 
8 razões porque os homens não creem noevangelho j. a. thompson
8 razões porque os homens não creem noevangelho   j. a. thompson8 razões porque os homens não creem noevangelho   j. a. thompson
8 razões porque os homens não creem noevangelho j. a. thompsonLUIZ AURELIO ALVES
 
Um chamado para um viver santo, por c. h. spurgeon
Um chamado para um viver santo, por c. h. spurgeonUm chamado para um viver santo, por c. h. spurgeon
Um chamado para um viver santo, por c. h. spurgeonSilvio Dutra
 
Arrependei vos e crede no evangelho – paul david washer
Arrependei vos e crede no evangelho – paul david washerArrependei vos e crede no evangelho – paul david washer
Arrependei vos e crede no evangelho – paul david washerDeusdete Soares
 
A vontade de deus para os escravos paul david washer
A vontade de deus para os escravos   paul david washerA vontade de deus para os escravos   paul david washer
A vontade de deus para os escravos paul david washerDeusdete Soares
 
Voz da Paróquia - Setembro 2012
Voz da Paróquia - Setembro 2012Voz da Paróquia - Setembro 2012
Voz da Paróquia - Setembro 2012jesmioma
 
GALATAS 4 - ESCRAVOS OU FILHOS.docx
GALATAS 4 - ESCRAVOS OU FILHOS.docxGALATAS 4 - ESCRAVOS OU FILHOS.docx
GALATAS 4 - ESCRAVOS OU FILHOS.docxRaphaelSanches9
 
Texto de estudo saber e pedir a fé 2013
Texto de estudo saber e pedir a fé 2013Texto de estudo saber e pedir a fé 2013
Texto de estudo saber e pedir a fé 2013ensantidade
 
Quem domina a sua mente
Quem domina a sua menteQuem domina a sua mente
Quem domina a sua menteVilma Longuini
 
Aparência de piedade sem poder charles haddon spurgeon
Aparência de piedade sem poder   charles haddon spurgeonAparência de piedade sem poder   charles haddon spurgeon
Aparência de piedade sem poder charles haddon spurgeonDeusdete Soares
 
7264327 a-sindrome-de-pilatos-paulo-bueno
7264327 a-sindrome-de-pilatos-paulo-bueno7264327 a-sindrome-de-pilatos-paulo-bueno
7264327 a-sindrome-de-pilatos-paulo-buenoMaressa Almeida
 

Similar to Auto exame, por charles haddon spurgeon (20)

Livro ebook-8-razoes-por-que-os-homens-nao-creem-no-evangelho
Livro ebook-8-razoes-por-que-os-homens-nao-creem-no-evangelhoLivro ebook-8-razoes-por-que-os-homens-nao-creem-no-evangelho
Livro ebook-8-razoes-por-que-os-homens-nao-creem-no-evangelho
 
Gaudere et exsultate
Gaudere et exsultateGaudere et exsultate
Gaudere et exsultate
 
8 razoes-por-que-os-homens-nao-creem-no-evangelho
8 razoes-por-que-os-homens-nao-creem-no-evangelho8 razoes-por-que-os-homens-nao-creem-no-evangelho
8 razoes-por-que-os-homens-nao-creem-no-evangelho
 
8 razoes por que os homens nao creem no evangelho
8 razoes por que os homens nao creem no evangelho8 razoes por que os homens nao creem no evangelho
8 razoes por que os homens nao creem no evangelho
 
Livro ebook-8-razoes-por-que-os-homens-nao-creem-no-evangelho
Livro ebook-8-razoes-por-que-os-homens-nao-creem-no-evangelhoLivro ebook-8-razoes-por-que-os-homens-nao-creem-no-evangelho
Livro ebook-8-razoes-por-que-os-homens-nao-creem-no-evangelho
 
8 razões porque os homens não creem noevangelho j. a. thompson
8 razões porque os homens não creem noevangelho   j. a. thompson8 razões porque os homens não creem noevangelho   j. a. thompson
8 razões porque os homens não creem noevangelho j. a. thompson
 
Um chamado para um viver santo, por c. h. spurgeon
Um chamado para um viver santo, por c. h. spurgeonUm chamado para um viver santo, por c. h. spurgeon
Um chamado para um viver santo, por c. h. spurgeon
 
Arrependei vos e crede no evangelho – paul david washer
Arrependei vos e crede no evangelho – paul david washerArrependei vos e crede no evangelho – paul david washer
Arrependei vos e crede no evangelho – paul david washer
 
UM CORAÇÃO MAU - (J. C. Ryle)
UM CORAÇÃO MAU - (J. C. Ryle)UM CORAÇÃO MAU - (J. C. Ryle)
UM CORAÇÃO MAU - (J. C. Ryle)
 
Fé salvadora
Fé salvadoraFé salvadora
Fé salvadora
 
A vontade de deus para os escravos paul david washer
A vontade de deus para os escravos   paul david washerA vontade de deus para os escravos   paul david washer
A vontade de deus para os escravos paul david washer
 
Voz da Paróquia - Setembro 2012
Voz da Paróquia - Setembro 2012Voz da Paróquia - Setembro 2012
Voz da Paróquia - Setembro 2012
 
GALATAS 4 - ESCRAVOS OU FILHOS.docx
GALATAS 4 - ESCRAVOS OU FILHOS.docxGALATAS 4 - ESCRAVOS OU FILHOS.docx
GALATAS 4 - ESCRAVOS OU FILHOS.docx
 
Texto de estudo saber e pedir a fé 2013
Texto de estudo saber e pedir a fé 2013Texto de estudo saber e pedir a fé 2013
Texto de estudo saber e pedir a fé 2013
 
Quem domina a sua mente
Quem domina a sua menteQuem domina a sua mente
Quem domina a sua mente
 
Eleicao charles h. spurgeon
Eleicao    charles h. spurgeonEleicao    charles h. spurgeon
Eleicao charles h. spurgeon
 
Aparência de piedade sem poder charles haddon spurgeon
Aparência de piedade sem poder   charles haddon spurgeonAparência de piedade sem poder   charles haddon spurgeon
Aparência de piedade sem poder charles haddon spurgeon
 
Eleicao charles h. spurgeon
Eleicao    charles h. spurgeonEleicao    charles h. spurgeon
Eleicao charles h. spurgeon
 
7264327 a-sindrome-de-pilatos-paulo-bueno
7264327 a-sindrome-de-pilatos-paulo-bueno7264327 a-sindrome-de-pilatos-paulo-bueno
7264327 a-sindrome-de-pilatos-paulo-bueno
 
Centralidade da Cruz
Centralidade da CruzCentralidade da Cruz
Centralidade da Cruz
 

More from Deusdete Soares

20 razões porque não sou testemunha de jeová ami lto justus
20 razões porque não sou testemunha de jeová   ami lto justus20 razões porque não sou testemunha de jeová   ami lto justus
20 razões porque não sou testemunha de jeová ami lto justusDeusdete Soares
 
Bíblia (tradução joão ferreira de almeida)
Bíblia (tradução joão ferreira de almeida)Bíblia (tradução joão ferreira de almeida)
Bíblia (tradução joão ferreira de almeida)Deusdete Soares
 
Avivamento martin lloyd-jones
Avivamento   martin lloyd-jonesAvivamento   martin lloyd-jones
Avivamento martin lloyd-jonesDeusdete Soares
 
Auxílio divino (orações puritanas)
Auxílio divino (orações puritanas)Auxílio divino (orações puritanas)
Auxílio divino (orações puritanas)Deusdete Soares
 
Assim como o cervo brama robert murray m'cheyne
Assim como o cervo brama   robert murray m'cheyneAssim como o cervo brama   robert murray m'cheyne
Assim como o cervo brama robert murray m'cheyneDeusdete Soares
 
As tres virtudes (devocionais) elbem cesar
As tres virtudes (devocionais)   elbem cesarAs tres virtudes (devocionais)   elbem cesar
As tres virtudes (devocionais) elbem cesarDeusdete Soares
 
As oito coisas que cristo realizará (d. l. moody)
As oito coisas que cristo realizará (d. l. moody)As oito coisas que cristo realizará (d. l. moody)
As oito coisas que cristo realizará (d. l. moody)Deusdete Soares
 
As missões evangélicas (charles haddon spurgeon)
As missões evangélicas (charles haddon spurgeon)As missões evangélicas (charles haddon spurgeon)
As missões evangélicas (charles haddon spurgeon)Deusdete Soares
 
As impressões de homens naturais são passageiras, robert murray m'cheyne
As impressões de homens naturais são passageiras, robert murray m'cheyneAs impressões de homens naturais são passageiras, robert murray m'cheyne
As impressões de homens naturais são passageiras, robert murray m'cheyneDeusdete Soares
 
As grandes profecias franco cuomo
As grandes profecias   franco cuomoAs grandes profecias   franco cuomo
As grandes profecias franco cuomoDeusdete Soares
 
As faces da espiritualidade hernandes dias lopes
As faces da espiritualidade   hernandes dias lopesAs faces da espiritualidade   hernandes dias lopes
As faces da espiritualidade hernandes dias lopesDeusdete Soares
 
As exigências de deus spurgeon
As exigências de deus   spurgeonAs exigências de deus   spurgeon
As exigências de deus spurgeonDeusdete Soares
 
As evidências da depravação humana, por arthur walkington pink
As evidências da depravação humana, por arthur walkington pinkAs evidências da depravação humana, por arthur walkington pink
As evidências da depravação humana, por arthur walkington pinkDeusdete Soares
 
As eras mais primitivas da terra tomo ii
As eras mais primitivas da terra   tomo iiAs eras mais primitivas da terra   tomo ii
As eras mais primitivas da terra tomo iiDeusdete Soares
 
As eras mais primitiva da terra tomo i
As eras mais primitiva da terra tomo iAs eras mais primitiva da terra tomo i
As eras mais primitiva da terra tomo iDeusdete Soares
 
As engrenagens da salvação (charles haddon spurgeon)
As engrenagens da salvação (charles haddon spurgeon)As engrenagens da salvação (charles haddon spurgeon)
As engrenagens da salvação (charles haddon spurgeon)Deusdete Soares
 
As doutrinas da graça não levam ao pecado charles haddon spurgeon
As doutrinas da graça não levam ao pecado   charles haddon spurgeonAs doutrinas da graça não levam ao pecado   charles haddon spurgeon
As doutrinas da graça não levam ao pecado charles haddon spurgeonDeusdete Soares
 
As consequências da morte de cristo (charles haddon spurgeon)
As consequências da morte de cristo (charles haddon spurgeon)As consequências da morte de cristo (charles haddon spurgeon)
As consequências da morte de cristo (charles haddon spurgeon)Deusdete Soares
 
As consequências da depravação humana por arthur walkington pink
As consequências da depravação humana   por arthur walkington pinkAs consequências da depravação humana   por arthur walkington pink
As consequências da depravação humana por arthur walkington pinkDeusdete Soares
 
As características do verdadeiro cristão paul david washer
As características do verdadeiro cristão   paul david washerAs características do verdadeiro cristão   paul david washer
As características do verdadeiro cristão paul david washerDeusdete Soares
 

More from Deusdete Soares (20)

20 razões porque não sou testemunha de jeová ami lto justus
20 razões porque não sou testemunha de jeová   ami lto justus20 razões porque não sou testemunha de jeová   ami lto justus
20 razões porque não sou testemunha de jeová ami lto justus
 
Bíblia (tradução joão ferreira de almeida)
Bíblia (tradução joão ferreira de almeida)Bíblia (tradução joão ferreira de almeida)
Bíblia (tradução joão ferreira de almeida)
 
Avivamento martin lloyd-jones
Avivamento   martin lloyd-jonesAvivamento   martin lloyd-jones
Avivamento martin lloyd-jones
 
Auxílio divino (orações puritanas)
Auxílio divino (orações puritanas)Auxílio divino (orações puritanas)
Auxílio divino (orações puritanas)
 
Assim como o cervo brama robert murray m'cheyne
Assim como o cervo brama   robert murray m'cheyneAssim como o cervo brama   robert murray m'cheyne
Assim como o cervo brama robert murray m'cheyne
 
As tres virtudes (devocionais) elbem cesar
As tres virtudes (devocionais)   elbem cesarAs tres virtudes (devocionais)   elbem cesar
As tres virtudes (devocionais) elbem cesar
 
As oito coisas que cristo realizará (d. l. moody)
As oito coisas que cristo realizará (d. l. moody)As oito coisas que cristo realizará (d. l. moody)
As oito coisas que cristo realizará (d. l. moody)
 
As missões evangélicas (charles haddon spurgeon)
As missões evangélicas (charles haddon spurgeon)As missões evangélicas (charles haddon spurgeon)
As missões evangélicas (charles haddon spurgeon)
 
As impressões de homens naturais são passageiras, robert murray m'cheyne
As impressões de homens naturais são passageiras, robert murray m'cheyneAs impressões de homens naturais são passageiras, robert murray m'cheyne
As impressões de homens naturais são passageiras, robert murray m'cheyne
 
As grandes profecias franco cuomo
As grandes profecias   franco cuomoAs grandes profecias   franco cuomo
As grandes profecias franco cuomo
 
As faces da espiritualidade hernandes dias lopes
As faces da espiritualidade   hernandes dias lopesAs faces da espiritualidade   hernandes dias lopes
As faces da espiritualidade hernandes dias lopes
 
As exigências de deus spurgeon
As exigências de deus   spurgeonAs exigências de deus   spurgeon
As exigências de deus spurgeon
 
As evidências da depravação humana, por arthur walkington pink
As evidências da depravação humana, por arthur walkington pinkAs evidências da depravação humana, por arthur walkington pink
As evidências da depravação humana, por arthur walkington pink
 
As eras mais primitivas da terra tomo ii
As eras mais primitivas da terra   tomo iiAs eras mais primitivas da terra   tomo ii
As eras mais primitivas da terra tomo ii
 
As eras mais primitiva da terra tomo i
As eras mais primitiva da terra tomo iAs eras mais primitiva da terra tomo i
As eras mais primitiva da terra tomo i
 
As engrenagens da salvação (charles haddon spurgeon)
As engrenagens da salvação (charles haddon spurgeon)As engrenagens da salvação (charles haddon spurgeon)
As engrenagens da salvação (charles haddon spurgeon)
 
As doutrinas da graça não levam ao pecado charles haddon spurgeon
As doutrinas da graça não levam ao pecado   charles haddon spurgeonAs doutrinas da graça não levam ao pecado   charles haddon spurgeon
As doutrinas da graça não levam ao pecado charles haddon spurgeon
 
As consequências da morte de cristo (charles haddon spurgeon)
As consequências da morte de cristo (charles haddon spurgeon)As consequências da morte de cristo (charles haddon spurgeon)
As consequências da morte de cristo (charles haddon spurgeon)
 
As consequências da depravação humana por arthur walkington pink
As consequências da depravação humana   por arthur walkington pinkAs consequências da depravação humana   por arthur walkington pink
As consequências da depravação humana por arthur walkington pink
 
As características do verdadeiro cristão paul david washer
As características do verdadeiro cristão   paul david washerAs características do verdadeiro cristão   paul david washer
As características do verdadeiro cristão paul david washer
 

Auto exame, por charles haddon spurgeon

  • 1.
  • 2. “Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.” – 2 Coríntios 13:5 —
  • 3. Issuu.com/oEstandarteDeCristo Algumas Citações deste Sermão “Cristão, catequize seu coração! Pergunte-lhe para ver se ele tem crescido na graça divina; questione-o para ver se ele sabe alguma coisa sobre a piedade vital ou não. Examine-o, submeta o seu coração a um exame severo, para saber o que ele sabe e o que não sabe pelo ensino do Espírito Santo.” “[...] nunca houve um ladino menos confiável ou mais enganoso do que o seu próprio coração! E, como quando vocês estão examinando uma pessoa desonesta, alguém que possui segundas intenções para servir, vocês montam armadilhas para ele, para tentar pegá-lo em uma mentira, façam assim com seu próprio coração!” “‘Examinai-vos a vós mesmos‘. Vão em frente, atravessem vocês mesmos, desde o início ao fim. Não fiquem somente sobre as montanhas de seu caráter público, mas vão para os vales profun- dos de sua vida privada! Não se contentem em navegar no rio largo de suas ações exteriores, mas sigam de volta córrego estreito até que vocês descubram o seu motivo secreto. Olhem não somente para o que o seu desempenho é, para o produto do solo, mas cavem o seu coração e examinem o princípio vital! ‘Examinai-vos ‘. Esta é uma palavra muito grandiosa, uma palavra que precisa ser considerada. E eu temo que hajam mui poucos, dentre nós, que já chegaram até o peso desta exortação solene: ‘Examinai-vos a vós mesmos’.” “Não apenas sentem-se em seu quarto e olhem para si mesmos, mas saiam para este mundo agitado e vejam que tipo de piedade vocês têm!” “Tentem arar nos sulcos do dever, vejam se vocês podem estar acostumados ao jugo da servidão do Evangelho. Não se envergonhe de colocarem-se em seu lugar. Testem-se na fornalha da vida diária, para que não suceda que o simples exame do quarto detecte que vocês sejam uma fraude e vocês virão, afinal, a ser um náufrago! ‘Provai-vos a vós mesmos.’” “Eu quero que você seja ortodoxo, pois um homem que é heterodoxo em suas opiniões provavelmente será heterodoxo em suas ações. Mas a questão agora não é se você acredita na Verdade de Deus, mas se você está na Verdade de Deus!” “[...] observem, não é ter uma fé ortodoxa, mas estar na fé; estar em Cristo; refugiando-se nEle como na arca, pois aquele que tem a fé somente como uma coisa externa, não está na fé, perecerá no dia da ira de Deus! Mas aquele que vive pela fé; aquele que sente que a fé opera nele e é para ele um princípio de vida; aquele que percebe que a fé é a sua morada; que ali ele pode obedecer – que é a própria atmosfera que respira e o próprio cinto dos seus lombos para fortalecê-lo – tal homem está na fé! Mas repetimos novamente, toda a ortodoxia do mundo, à parte do seu efeito sobre o coração como um princípio vital não salvará um homem. ‘Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos.’”
  • 4. Issuu.com/oEstandarteDeCristo “‘Não sabeis quanto a vós mesmos? ‘ Se vocês não fizerem isso, têm negligenciado seu estudo adequado. O que aproveita tudo o mais que vocês sabem, se vocês não conhecem a si mesmos? Vocês vaguearam no estrangeiro, enquanto o tesouro mais rico estava em casa! Vocês se ocuparam com assuntos irrelevantes enquanto o principal negócio tem sido negligenciado e arruinado! ‘Não sabeis quanto a vós mesmos? ‘ E, especialmente, vocês não sabem deste fato, que Jesus Cristo deve estar em seu coração, formado e vivendo lá, ou então vocês estão reprovados? Ou seja, vocês são pessoas sem valor, pretensos vãs, professos espúrios! Sua religião é apenas uma vaidade e um espetáculo. ‘Prata rejeitada lhes chamarão, porque o Senhor os rejeitou ‘ (Jeremias 6:30).” “O Católico Romano pendura um crucifixo no pescoço. Os verdadeiros cristãos carregam a cruz em seus corações. E uma cruz dentro do coração, meus amigos, é uma das curas mais doces para uma cruz nas costas. Se vocês têm uma cruz em seu coração – Cristo crucificado em vós, a esperança da glória – toda a cruz dos problemas deste mundo irá parecer-lhes bastante leve e vocês facilmente serão capazes de carregá-la! Cristo no coração significa Cristo crer nEle; Cristo amado; Cristo acreditado; Cristo desposado e comunhão com Cristo! Significa Cristo como nosso alimento de cada dia e nós mesmos como o templo e o palácio onde Jesus Cristo faz caminhadas diárias! Ah, há muitos aqui que são totalmente estranhos ao significado desta frase. Eles não sabem o que é ter Jesus Cristo neles! Embora vocês saibam um pouco sobre Cristo no Calvário, vocês não sabem nada a respeito de Cristo no coração! Agora lembrem-se que Cristo no Calvário não poupará ninguém, a menos que Cristo esteja no coração! O Filho de Maria, nascido na manjedoura, não salvará uma alma, a menos que Ele também nasça em vossos corações e viva lá como sua alegria, sua força e seu consolo! ‘Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós?’” “[...] o meu corpo, o que é, afinal de contas, senão o pano que conserva e cobre minha alma? Deixe que fique doente, deixe que se torne como uma vestimenta desgastada; eu posso me dar ao luxo de perder meu corpo, mas, ó Deus, eu não posso arcar com as consequências de ter a minha alma lançada no inferno! Que terrível perigo é o que você e eu estamos correndo, se não examinarmos a nós mesmos! É um perigo eterno! É um risco do Céu ou do Inferno, da Graça eterna de Deus, ou de Sua maldição eterna! Bem pode o apóstolo dizer: ‘Examinai-vos a vós mesmos.’” “É agora ou nunca, homem! Lembre-se disso! O estado eterno de sua alma paira em volta do hoje! Perca seu tempo; perca suas habilidades, tenha sua religião segundo plano, em relação ao seu sacerdote, seu ministro, ou de seu amigo, e no mundo vindouro.” “[...] o homem não deve cruzar os braços e dizer: ‘Eu não preciso examinar a mim mesmo ‘. Não há um homem aqui, ou em qualquer lugar, que não tenha um bom motivo para examinar e provar a si mesmo hoje!” “[...] examinai-vos a vós mesmos porque Deus irá examiná-los. Na mão de Deus está a escala e a balança. Vocês não devem ser levados ao céu pelo que vocês professam ser. Mas vocês devem
  • 5. Issuu.com/oEstandarteDeCristo ser pesados, todos vocês colocados na balança! Que momento será este, comigo e com você quando estivermos na grande escala de Deus! Certamente, se não fosse a fé no Senhor Jesus Cristo e pela certeza que vamos ser revestido de Sua justiça, finalmente, poderíamos todos tremer mesmo com o pensamento de estarmos lá, pois nós deveríamos sair da balança com este veredicto: ‘Tequel’ – (‘Mene, mene, tequel, ufarsim’) – ‘Pesado foste na balança, e foste achado em falta ‘ [Daniel 5:27]. Deus não tomará o Seu ouro e prata pela aparência, mas cada um deve ser purificado no fogo!” “Uma das orações que eu desejo fazer muitas vezes enquanto eu viver, é esta: ‘Senhor, deixe-me saber o pior do meu caso. Se eu tenho vivido em um falso conforto, Senhor, tire-o de mim. Deixe- me saber o que eu sou e onde estou, sim deixe-me pensar muito duramente sobre a minha condição diante de Ti, em vez de pensar mui seguramente e, então, ser arruinado pela presunção. ‘ Que esta possa ser a oração de cada coração e seja ouvida no Céu!” “Lembrem-se cristãos professos, através de suas obras sereis julgados no último. Suas obras não podem salvá-lo, mas elas podem provar que você está salvo; ou se elas são obras malignas, eles podem provar que você absolutamente não é salvo!” “[...] você tem sido levado a confiar simples, total e inteiramente em Cristo? Se assim for, então você passou em um teste muito suficiente! Você tem agora a fé em Cristo, uma fé que te faz amá- lO? Uma fé que lhe permite confiar nEle nas horas mais sombrias? Você pode dizer em verdade que você tem uma afeição secreta pelo Altíssimo, que você ama Seu Filho; que seu desejo é, andar em Seus caminhos; que você sente a influência do Espírito Divino e busca todos os dias experimentar a comunhão do Espírito Santo mais e mais?” “E, finalmente, você pode dizer que Jesus Cristo está em você? Se não, você já está reprovado! Embora esta palavra seja cortante, você é um réprobo! Mas se Jesus Cristo está em seu coração, embora seu coração às vezes esteja tão sombrio que você mal possa dizer que Ele está lá, você é aceito no Amado e você pode ‘alegrar-se com gozo inefável e glorioso ‘ [1 Pedro 1:8].”
  • 6. Issuu.com/oEstandarteDeCristo Autoexame (Sermão Nº 218) Um sermão Proferido na manhã de Sabath, 10 de outubro de 1858, Pelo Rev. CH Spurgeon, no Music Hall, Royal Surrey Gardens. “Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.” (2 Coríntios 13:5) Eu tinha a intenção de lhes falar nesta manhã acerca do terceiro título dado a nosso bendito Redentor no versículo que temos considerado nas duas vezes anteriores: “Mara- vilhoso, Conselheiro, Deus Forte”. Mas devido a uma dor insuportável e à doença contí- nua eu fui incapaz de reunir meus pensamentos e, portanto, sinto-me compelido a lhes falar sobre um tema que tem estado muitas vezes em meu coração e não raro em meus lábios e em relação ao qual, ouso dizer, tenho admoestado muitíssimo deste público anteriormente. Vocês encontrarão o texto no 13º capítulo da segunda epístola aos Corín- tios, no quinto verso: “Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados”. Um texto solene que não podemos pregar tão impressio- nantemente, ou tão frequentemente meditar sobre. Os Coríntios eram os críticos da era dos Apóstolos. Eles tomaram para si o crédito por grande habilidade no aprendizado e na linguagem e como a maioria dos homens que são sábios em seu próprio conceito, eles fizeram um mau uso de sua sabedoria e do aprendizado: eles começaram a criticar o Apóstolo Paulo! Eles criticaram o seu estilo. “Suas cartas”, disseram eles, “são graves e fortes, mas a presença do corpo é fraca, e a palavra desprezível” [2 Coríntios 10:10]. Não, não contentes com isso, eles foram tão longe a ponto de negar seu Apostolado, e pela primeira vez em sua vida, o apóstolo Paulo viu-se obrigado a ser “néscio em gloriar-me”, diz ele, “Vós me constrangestes. Eu devia ter sido louvado por vós, visto que em nada fui inferior aos mais excelentes apóstolos, ainda que nada sou” [2 Coríntios 12:11]. O apóstolo escreveu duas cartas a eles – em ambas, ele é obrigado a repreendê-los enquanto ele se defende e quando ele tinha desar- mado completamente seus adversários e tomado a espada de suas críticas de suas mãos, ele apontou-a para seus próprios peitos, dizendo: “Examinai-vos”. Vocês disputa- ram contra minha Doutrina. Examinai-vos se vocês estão na fé! Vocês me fizeram provar o meu apostolado. Provai-vos! Usem os poderes que vocês tão injustamente exerceram sobre mim, por um pouco de tempo sobre suas próprias pessoas!
  • 7. Issuu.com/oEstandarteDeCristo E agora, meus queridos amigos, a culpa dos Coríntios, é culpa dos tempos atuais. Não permitam que algum dentre vós, enquanto sai da Casa de Deus, diga ao seu próximo: “Como você gosta deste pregador? O que você achou do sermão desta manhã?” É essa a pergunta que você deve perguntar assim que se ausenta da Casa de Deus? Você vem aqui para julgar os servos de Deus? Eu sei que é apenas uma pequena coisa para nós, o ser julgado por algum juízo humano, o nosso julgamento é do Senhor nosso Deus, para o nosso próprio Mestre estamos de pé ou caímos! Mas oh homens, vocês devem fazer uma pergunta mais proveitosa a vós mesmos do que esta! Vocês devem dizer: “Não tem tal e tal discurso me atingido? Não está exatamente condizente com a minha com a minha condição? Foi esta uma repreensão que eu mereço: uma palavra de repreensão ou de exortação? Deixe-me dar-vos a mim mesmo o que eu ouvi e não me deixes julgar o pregador, pois Ele é o mensageiro de Deus para minha alma. Eu vim aqui para ser julgado pela Palavra de Deus e não para eu mesmo julgar a Palavra de Deus”. Mas uma vez que existe em todos os nossos corações uma grande lentidão para o autoexame, vou expor a mim mesmo por alguns minutos esta manhã e sinceramente exortar todos a examinar-nos a nós mesmos, se estamos na fé ou não. Primeiro, vou expor meu texto. Em segundo lugar, vou aplicá-lo, em terceiro lugar, vou tentar ajudá-lo a praticá-lo aqui mesmo, neste local. I. Em primeiro lugar, vou EXPOR O TEXTO. Embora, na verdade não precise de exposi- ção, pois é muito simples, mas, estudando-o e ponderando-o em nosso coração pode tornar-se mais profundamente afetado com o seu apelo comovente. “Examinai-vos”. Quem não entende essa palavra, examinar? E ainda, por algumas sugestões vocês podem conhecer o seu significado mais perfeitamente. “Examinar”. Essa é uma ideia escolar. Um menino vai para a escola e em determinado tempo o seu mestre faz-lhe, através de suas etapas, perguntas para ver se ele fez algum progresso, se ele sabe alguma coisa. Cristão, catequize seu coração! Pergunte-lhe para ver se ele tem crescido na graça divina; questione-o para ver se ele sabe alguma coisa sobre a piedade vital ou não. Examine-o, submeta o seu coração a um exame severo, para saber o que ele sabe e o que não sabe pelo ensino do Espírito Santo. Mais uma vez, é uma ideia militar. “Examinai-vos a vós mesmos”, ou testem a si mesmos. Vão até a classificação e arquivo de suas ações e examine todos os seus motivos. Assim como o capitão faz revista diária e não se contenta com apenas examinar os homens à distância, mas deve olhar para todos os seus equipamentos, assim bem farão vocês se olharem para si mesmos; examinem-se com o mais escrupuloso cuidado.
  • 8. Issuu.com/oEstandarteDeCristo E mais uma vez, esta é uma ideia legal. “Examinai-vos a vós mesmos”. Vocês já viram a testemunha na cadeira quando o advogado foi examiná-la, ou quando é interrogada. Agora, observem: nunca houve um ladino menos confiável ou mais enganoso do que o seu próprio coração! E, como quando vocês estão examinando uma pessoa desonesta, alguém que possui segundas intenções para servir, vocês montam armadilhas para ele, para tentar pegá-lo em uma mentira, façam assim com seu próprio coração! O questionem em todos os sentidos, desta e daquela maneira, pois se há uma brecha para escapar; se há qualquer pretensão de autoengano, tenha certeza de que seu coração traiçoeiro estará pronto o suficiente para valer-se destes! E, no entanto, mais uma vez, esta é a ideia de um viajante. Penso que, no original, tem esse significado – “Vão em frente, sigam adiante” Como um viajante que tem de escrever um livro sobre um país e não se contenta em ir apenas ao redor de suas fronteiras, mas vai, por assim dizer, desde Dã até Berseba, ele vai em frente, cruza todo o país! Ele sobe o morro onde ele banha a testa ao sol. Ele desce para os vales profundos, onde ele só pode ver o céu azul como uma faixa entre os cumes altos das montanhas. Ele não se contenta em contemplar o largo rio, a menos que ele o cruze para a fonte em que ele surge. Ele não ficará satisfeito com a visualização dos produtos da superfície da Terra, mas ele deve descobrir os minerais que se encontram dentro de suas profundezas! Agora, façam o mesmo com o vosso coração! “Examinai-vos a vós mesmos”. Vão em frente, atravessem vocês mesmos, desde o início ao fim. Não fiquem somente sobre as montanhas de seu caráter público, mas vão para os vales profundos de sua vida privada! Não se contentem em navegar no rio largo de suas ações exteriores, mas sigam de volta córrego estreito até que vocês descubram o seu motivo secreto. Olhem não somente para o que o seu desempenho é, para o produto do solo, mas cavem o seu coração e examinem o princípio vital! “Examinai-vos”. Esta é uma palavra muito grandiosa, uma palavra que precisa ser considerada. E eu temo que hajam mui poucos, dentre nós, que já chegaram até o peso desta exortação solene: “Examinai-vos a vós mesmos”. Há outra palavra que vocês verão um pouco mais adiante, se gentilmente olharem para o texto. “Provai-vos a vós mesmos”. Isso significa mais do que o autoexame, deixe-me tentar mostrar a diferença entre os dois. Um homem está prestes a comprar um cavalo. Ele o examina. Ele olha para ele. Ele acha que, possivelmente, ele possa descobrir algum defeito e, portanto, ele cuidadosamente o examina. Mas depois que ele o tem examinado, se ele é um homem prudente, ele diz para a pessoa de quem ele está prestes a comprá- lo: “Devo testar este cavalo, você vai me deixar tê-lo por uma semana, durante um mês ou por algum determinado momento, para que eu possa provar o animal antes que eu realmente invista nele?” Vocês veem, há mais na prova do que no exame. Essa é uma palavra mais profunda e vai até a raiz e essência da questão. Eu vi, ontem mesmo uma
  • 9. Issuu.com/oEstandarteDeCristo ilustração disso. Uma embarcação, antes que ela seja lançada ao mar, é examinada, quando lançada, ela é cuidadosamente provada. E ainda antes que ela esteja autorizada a ir mar adentro, ela faz uma viagem experimental. Ela é testada e experimentada e quan- do ela foi experimentada um pouco e descobriu-se que ela obedecerá ao leme; que os motores funcionam corretamente e que tudo está em ordem certa, ela sai em suas longas viagens. Agora, “Provai-vos a vós mesmos”. Não apenas sentem-se em seu quarto e olhem para si mesmos, mas saiam para este mundo agitado e vejam que tipo de piedade vocês têm! Lembrem-se, muitos homens religiosos vai perceber examinando-se que não suportarão a prova. Podemos sentar em casa e olhar para a nossa religião e dizer: “Bem, eu acho que ela suportará!” É como estampas de algodão que você pode comprar em lojas diversas, são como cores tingidas e por isso elas são aparentes quando você olha para elas – mas elas não são laváveis quando você as leva para casa. Há muitos homens religiosos assim! É bom o suficiente para olharmos e ele tem o “justificado” estampado nele. Mas quando ele sai para a vida diária real, as cores em breve começam a esmaecer e o tal homem descobre que a coisa não era o que o levou a ser. Vocês sabem que na Bíblia temos um relato de certos homens muito tolos que não iriam para uma grande ceia, mas tolos como eram, houve um deles que disse: “Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-los” [Lucas 14:19]. Assim, ele teve a sabedoria mundana, pelo menos o suficiente para testar seus bois! Portanto, vocês devem testar-se! Tentem arar nos sulcos do dever, vejam se vocês podem estar acostumados ao jugo da servidão do Evangelho. Não se envergonhe de colocarem-se em seu lugar. Testem-se na fornalha da vida diária, para que não suceda que o simples exame do quarto detecte que vocês sejam uma fraude e vocês virão, afinal, a ser um náufrago! “Provai-vos a vós mesmos”. Há uma frase que eu omiti, a saber, esta: “Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé”. “Oh”, diz alguém, “você pode examinar-me se estou na fé! Eu sou um cristão ortodoxo; completo até o bom padrão de peso, genuíno. Não há qualquer receio de minha chegada ao algo e ida um pouco além disso, também”. Ah, mas meu amigo, esta não é a questão! Eu quero que você seja ortodoxo, pois um homem que é heterodoxo em suas opiniões provavelmente será heterodoxo em suas ações. Mas a questão agora não é se você acredita na Verdade de Deus, mas se você está na Verdade de Deus! Somente para dar um exemplo do que quero dizer: Ali está a arca e um número de homens em torno dela. “Ah”, diz alguém, “eu acredito que arca vai flutuar”. “Oh”, diz outro, “Eu acredito que arca é feita de madeira de Gofer e é forte da proa à popa. Tenho a certeza que arca flutuará, venha o que vier. Eu sou um firme crente na arca”. Sim, mas quando desceu a chuva e veio o dilúvio, eles não estavam acreditando na arca como uma questão de fato, foi estar na arca que salvou os homens e somente aqueles que estavam nela naquele dia terrível de dilúvio! Então, pode haver alguns de vocês que digam do Evangelho de Cristo: “Eu acredito que ele seja de um caráter particular”, e vocês podem estar muito corretos
  • 10. Issuu.com/oEstandarteDeCristo em seu julgamento. Vocês podem dizer: “Eu acho que ele seja aquele que honra a Deus e abate o orgulho do homem”. Aqui, também, vocês podem pensar muito bem. Mas observem, não é ter uma fé ortodoxa, mas estar na fé; estar em Cristo; refugiando-se nEle como na arca, pois aquele que tem a fé somente como uma coisa externa, não está na fé, perecerá no dia da ira de Deus! Mas aquele que vive pela fé; aquele que sente que a fé opera nele e é para ele um princípio de vida; aquele que percebe que a fé é a sua morada; que ali ele pode obedecer – que é a própria atmosfera que respira e o próprio cinto dos seus lombos para fortalecê-lo – tal homem está na fé! Mas repetimos novamente, toda a ortodoxia do mundo, à parte do seu efeito sobre o coração como um princípio vital não salvará um homem. “Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos”. “Não sabeis quanto a vós mesmos?” Se vocês não fizerem isso, têm negligenciado seu estudo adequado. O que aproveita tudo o mais que vocês sabem, se vocês não conhecem a si mesmos? Vocês vaguearam no estrangeiro, enquanto o tesouro mais rico estava em casa! Vocês se ocuparam com assuntos irrelevantes enquanto o principal negócio tem sido negligenciado e arruinado! “Não sabeis quanto a vós mesmos?” E, especialmente, vocês não sabem deste fato, que Jesus Cristo deve estar em seu coração, formado e vivendo lá, ou então vocês estão reprovados? Ou seja, vocês são pessoas sem valor, pretensos vãs, professos espúrios! Sua religião é apenas uma vaidade e um espetáculo. “Prata rejeitada lhes chamarão, porque o Senhor os rejeitou” (Jeremias 6:30). Agora, o que é ter Jesus Cristo em você? O Católico Romano pendura um crucifixo no pescoço. Os verdadeiros cristãos carregam a cruz em seus corações. E uma cruz dentro do coração, meus amigos, é uma das curas mais doces para uma cruz nas costas. Se vocês têm uma cruz em seu coração – Cristo crucificado em vós, a esperança da glória – toda a cruz dos problemas deste mundo irá parecer-lhes bastante leve e vocês facilmente serão capazes de carregá-la! Cristo no coração significa Cristo crer nEle; Cristo amado; Cristo acreditado; Cristo desposado e comunhão com Cristo! Significa Cristo como nosso alimento de cada dia e nós mesmos como o templo e o palácio onde Jesus Cristo faz caminhadas diárias! Ah, há muitos aqui que são totalmente estranhos ao significado desta frase. Eles não sabem o que é ter Jesus Cristo neles! Embora vocês saibam um pouco sobre Cristo no Calvário, vocês não sabem nada a respeito de Cristo no coração! Agora lembrem-se que Cristo no Calvário não poupará ninguém, a menos que Cristo esteja no coração! O Filho de Maria, nascido na manjedoura, não salvará uma alma, a menos que Ele também nasça em vossos corações e viva lá como sua alegria, sua força e seu consolo! “Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós?”
  • 11. Issuu.com/oEstandarteDeCristo II. O segundo ponto foi o de APLICAR O TEXTO. Eu provei este. Agora vou aplicá-lo. E aqui está o cabo de guerra. Que o Espírito do Deus vivo conduza a espada até seu próprio punho, nesta manhã, que agora o poder de Deus possa ser sentido em todos os corações, examinando e experimentando as rédeas. “Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé”. “Examinai-vos a vós mesmos”, em primeiro lugar, porque é um assunto da mais alta importância. Pequenos comerciantes podem levar cobres ao balcão sem muito exame. Mas quando se trata de ouro, eles vão manusear bem, pois eles não podem se dar ao luxo de perderem a melhor parte de seus pequenos ganhos! E ao se tratar de uma nota de cinco pesos de libra, há uma ansiedade segurando-o até a janela para ver se a marca d'água está lá e se tudo está certo, pois pode ser a ruína para o homem, se ele perdesse uma soma tão grande! Ah, comerciantes e os homens de negócios, se vocês estiverem enganados em matéria de suas próprias almas, vocês estão enganados de fato! Olhem bem para os títulos de propriedade de vossa herança. Olhem bem para as suas apólices de seguro de vida e de todo o negócio que vocês fazem. Mas, lembrem-se, todo o ouro e prata que vocês têm, é como o restolho e escória da fornalha em comparação com o que estão em questão agora. E a sua alma, a sua própria alma, sua alma nunca morrerá! Vocês correrão esse risco? Em tempos de pânico, os homens quase não confiam em seus companheiros. Eu pediria a Deus que houvesse um pânico neste dia, de modo que nenhum homem confiasse em si mesmo. Vocês podem confiar em seus companheiros muito mais seguramente do que podem confiar em si mesmos. Vocês irão pensar, irmãos e irmãs, no que sua alma é? “A vida do que o sustento, e o corpo mais do que as vestes” [Lucas 12:23]. Mas a alma é tanto mais valiosa do que o corpo, como o corpo é mais importante do que as vestes. Aqui estão as minhas roupas, deixe-me ser roubado de minhas vestes, se meu corpo permanecer seguro, o que isso importa? E, o meu corpo, o que é, afinal de contas, senão o pano que conserva e cobre minha alma? Deixe que fique doente, deixe que se torne como uma vestimenta desgastada; eu posso me dar ao luxo de perder meu corpo, mas, ó Deus, eu não posso arcar com as consequências de ter a minha alma lançada no inferno! Que terrível perigo é o que você e eu estamos correndo, se não examinarmos a nós mesmos! É um perigo eterno! É um risco do Céu ou do Inferno, da Graça eterna de Deus, ou de Sua maldição eterna! Bem pode o apóstolo dizer: “Examinai-vos a vós mesmos”. Mais uma vez – “Examinai-vos a vós mesmos” porque se vocês cometerem um erro, vocês nunca podem corrigi-lo, a não ser neste mundo. A falência pode ter perdido a fortuna uma vez e ainda pode fazer outra. Mas se torne falido – falência espiritual – nesta vida e você nunca terá a oportunidade de negociar novamente pelo Céu! Um grande
  • 12. Issuu.com/oEstandarteDeCristo general pode perder uma batalha, mas com habilidade e coragem ele pode recuperar sua honra por ganhar outra. Mas se derrotado na batalha desta vida, você não pode mais cingir-se em sua armadura – você está derrotado para sempre! O dia está perdido e não há esperança de você ser capaz de ganhá-lo novamente, nem mesmo a ponto de fazer a tentativa. É agora ou nunca, homem! Lembre-se disso! O estado eterno de sua alma paira em volta do hoje! Perca seu tempo; perca suas habilidades, tenha sua religião segundo plano, em relação ao seu sacerdote, seu ministro, ou de seu amigo, e no mundo vindouro você deverá lamentar eternamente por este erro, mas você não terá nenhuma esperança de muda-lo: “Permanente é o seu estado eterno! Poderia o homem se arrepender, mas, então, é tarde demais! Ali os atos de perdão cessaram Na fria sepultura em que nos precipitamos, Apenas escuridão, morte e longo desespero Reinam em eterno silêncio ali!” “Examinai-vos a vós mesmos”, pois muitos foram enganados. Esse é um assunto que eu vou comprometer-me a afirmar sobre a minha própria autoridade, a certeza de que cada um de vocês pode confirmá-lo por sua própria observação. Quantos neste mundo pensam ser piedosos quando não são? Você tem no círculo de seus próprios amigos, pessoas que fazem uma profissão de quem você costuma ficar em espanto e se perguntar como eles se atrevem a fazê-la! Amigo, se outros foram enganados, você pode não ser tam- bém? Se alguns aqui e ali caem em um erro, não pode você também fazer o mesmo? Você é melhor do que eles? Não, de maneira nenhuma! Você também pode estar enga- nado. Acho que vejo as rochas em que muitas almas foram perdidas, as rochas da presunção e o canto da sereia da autoconfiança as atrai para aquelas rochas nesta manhã! Pare navegador, pare, eu lhe imploro! Façam com que os ossos branqueados acolá vos mantenham afastados. Muitos foram perdidos; muitos estão perdidos e agora estão lamentando na presente hora sua ruína eterna, e sua perda deve ser atribuída a nada mais do que a isso: que eles nunca examinaram para saberem se estavam na fé. E aqui, deixe-me apelar para cada pessoa agora presente. Não me diga que você é um membro antigo da Igreja. Eu estou contente de ouvi-lo, mas ainda assim, eu te suplico, examine a si mesmo, pois um homem pode ser um professante da religião há 30 ou 40 anos e ainda pode chegar uma condenação quando sua religião irá quebrar, afinal de contas, e revelar-se um galho podre da floresta! Não me diga que você é um diácono, você pode ser e ainda assim você pode estar terrivelmente enganado! Sim, e não me sussurre que você é um ministro. Meus Irmãos no ministério, podemos deixar de lado nossas togas para usar cintos de chamas no inferno! Podemos partir de nosso púlpito,
  • 13. Issuu.com/oEstandarteDeCristo tendo pregado aos outros o que nunca soubemos nós mesmo e tendo que nos juntarmos aos lamentos de almas eternas que ajudamos a enganar! Que Deus nos salve de uma tal desgraça como essa! Mas o homem não deve cruzar os braços e dizer: “Eu não preciso examinar a mim mesmo”. Não há um homem aqui, ou em qualquer lugar, que não tenha um bom motivo para examinar e provar a si mesmo hoje! Além disso, examinai-vos a vós mesmos porque Deus irá examiná-los. Na mão de Deus está a escala e a balança. Vocês não devem ser levados ao céu pelo que vocês profes- sam ser. Mas vocês devem ser pesados, todos vocês colocados na balança! Que mo- mento será este, comigo e com você quando estivermos na grande escala de Deus! Certamente, se não fosse a fé no Senhor Jesus Cristo e pela certeza que vamos ser revestido de Sua justiça, finalmente, poderíamos todos tremer mesmo com o pensamento de estarmos lá, pois nós deveríamos sair da balança com este veredicto: “Tequel” – (“Mene, mene, tequel, ufarsim”) – “Pesado foste na balança, e foste achado em falta” [Daniel 5:27]. Deus não tomará o Seu ouro e prata pela aparência, mas cada um deve ser purificado no fogo! Precisamos, cada um de nós, passar por um teste mais minucioso e escrutínio. Amados, se o nosso coração nos condena, quanto mais Deus nos condenará? Se temos medo de examinar a nós mesmos, como podemos não tremer com o pensamento do exame terrível de Deus? Alguns de vocês sentem que estão condenados neste mesmo dia por uma criatura pobre como eu, quanto mais, então, vocês devem ser condenados quando Deus, revestido de trovão, convocar vocês e todos os seus companheiros para o Infalível Juízo Final? Oh, que Deus nos ajude agora a examinar-nos a nós mesmos! E eu ainda tenho mais um motivo para apresentar. Examinai-vos a vós mesmos, meus caros amigos, porque se vocês estão agora em dúvida, a maneira mais rápida de se livrar de suas dúvidas e medos é pelo autoexame! Acredito que muitas pessoas estão sempre duvidando de sua condição eterna porque não examinam a si mesmas. O autoexame é a cura mais segura para metade das dúvidas e medos que afligem o povo de Deus. Olhem para o capitão lá longe, ele está em seu navio e ele diz aos marinheiros: “Você deve navegar muito cautelosa e cuidadosamente e estar em sua sentinela, para lhes dizer a verdade, eu não sei onde estou. Eu não sei exatamente a minha latitude e longitude e pode haver rochas muito próximas à frente e em breve poderemos ter o navio quebrado”. Ele desce para dentro da cabine, ele procura as cartas, ele leva uma inspeção dos céus, ele vem de novo e diz: “icem cada vela e vamos tão alegremente como quisermos! Eu descobri onde estamos. A água é profunda e há um espaço de mar largo. Não há necessidade de vocês estarem em qualquer dificuldade, o exame tem me satisfeito”. E quão feliz você ficará, se, depois de ter procurado a si mesmo, você puder dizer: “eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até
  • 14. Issuu.com/oEstandarteDeCristo àquele dia” [2 Timóteo 1:12]. Por que, então você prosseguirá alegremente e com regozijo, porque o exame teve um bom resultado! Mas e se tivermos um mau resultado? Melhor que você o encontre agora do que quando for é tarde demais! Uma das orações que eu desejo fazer muitas vezes enquanto eu viver, é esta: “Senhor, deixe-me saber o pior do meu caso. Se eu tenho vivido em um falso conforto, Senhor, tire-o de mim. Deixe- me saber o que eu sou e onde estou, sim deixe-me pensar muito duramente sobre a minha condição diante de Ti, em vez de pensar mui seguramente e, então, ser arruinado pela presunção”. Que esta possa ser a oração de cada coração e seja ouvida no Céu! III. E agora, como VOCÊS DEVEM EXAMINAR A SI MESMOS? Eu buscarei ajuda-los, embora tenha que fazê-lo mui brevemente. Primeiro, se vocês forem examinarem a si mesmos, comecem com sua vida pública. Você é desonesto? Você pode roubar? Você pode jurar? Você é dado à embriaguez, à impureza, à blasfêmia, toma o nome de Deus em vão e viola do Seu Dia Santo? Faça este pequeno exame com você mesmo! Não haverá necessidade de submeterem-se a quaisquer testes: “os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus” [Gálatas 5:21]. Você está reprovado! A ira de Deus permanece sobre você! [João 6:36] Seu estado é temeroso. Você está amaldiçoado agora e se você não se arrepender você deve ser amaldiçoado para sempre! E, no entanto, cristão, apesar de seus muitos pecados, você pode dizer: “Pela graça de Deus sou o que sou e busco viver uma vida justa, piedosa e sóbria no meio de uma gera- ção corrompida e perversa”? Lembrem-se cristãos professos, através de suas obras se- reis julgados no último. Suas obras não podem salvá-lo, mas elas podem provar que você está salvo; ou se elas são obras malignas, eles podem provar que você absolutamente não é salvo! E aqui, devo dizer que cada um de nós temos um bom motivo para tremer, pois os nossos atos externos não são o que nós desejamos que eles sejam. Vamos para as nossas casas e caiamos sobre nosso rosto e clamemos novamente: “Deus, tem misericórdia de mim, pecador”. E vamos buscar mais Graça para que, doravante a nossa vida possa ser mais consistente e mais conformada com o espírito de Cristo. Novamente, um outro conjunto de testes: testes privados. Como está sua vida privada? Você vive sem oração, sem examinar as Escrituras? Você vive sem ter pensamentos de Deus? Você pode viver como um estranho habitual ao Altíssimo, não tendo amor a Ele e nem O temendo? Se assim for, eu faço o trabalho de exame nesta questão: você está “em fel de amargura, e em laço de iniquidade” [Atos 8:23]. Mas se você é reto de coração, você será capaz de dizer: “Eu não poderia viver sem oração. Eu tenho que chorar por
  • 15. Issuu.com/oEstandarteDeCristo minhas orações, mas ainda assim eu iria chorar 10 vezes mais se eu não orasse. Eu amo a Palavra de Deus; é a minha meditação o dia todo. Eu amo o Seu povo. Eu amo a Sua Casa. E posso dizer que as minhas mãos são muitas vezes levantadas para cima em direção a Ele. E quando meu coração está ocupado com os assuntos deste mundo, está muitas vezes elevado ao Seu trono”. Este é um bom sinal, cristão, um bom sinal para você! Se você pode passar por este teste, você pode esperar que tudo esteja bem. Mas vá um pouco mais fundo. Alguma vez você já chorou pela sua condição de perdido? Alguma vez você já lamentou seu estado perdido diante de Deus? Alguma vez você já tentou salvar a si mesmo e encontrou um fracasso? E você tem sido levado a confiar simples, total e inteiramente em Cristo? Se assim for, então você passou em um teste muito suficiente! Você tem agora a fé em Cristo, uma fé que te faz amá-lO? Uma fé que lhe permite confiar nEle nas horas mais sombrias? Você pode dizer em verdade que você tem uma afeição secreta pelo Altíssimo, que você ama Seu Filho; que seu desejo é, andar em Seus caminhos; que você sente a influência do Espírito Divino e busca todos os dias experimentar a comunhão do Espírito Santo mais e mais? E, finalmente, você pode dizer que Jesus Cristo está em você? Se não, você já está reprovado! Embora esta palavra seja cortante, você é um réprobo! Mas se Jesus Cristo está em seu coração, embora seu coração às vezes esteja tão sombrio que você mal possa dizer que Ele está lá, você é aceito no Amado e você pode “alegrar-se com gozo inefável e glorioso” [1 Pedro 1:8]. Eu pretendia ter ampliado o assunto. Mas é impossível para mim ir mais longe. Devo, portanto, dispensar-lhes com uma bênção sagrada. [Adaptado de The C. H. Spurgeon Collection, Version 1.0, Ages Software. Veja todos os 63 volumes de sermões CH Spurgeon em Inglês Moderno, e mais de 525 traduções em espanhol, acesse: www.spurgeongems.org] Ó Deus e Pai de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo te pedimos que uses estas palavras, e que, pelo Teu Espírito Santo, aplique com poder o que de Ti há neste sermão aos nossos corações e nos corações daqueles que lerem estas linhas, por Cristo para a glória de Cristo. Ore para que o Espírito Santo use estas palavras para trazer muitos ao Conhecimento Salvador de Jesus Cristo, pela Graça de Deus. Amém.
  • 16. Issuu.com/oEstandarteDeCristo Fonte: SpurgeonGems.org | Título Original: Self-Examination As citações bíblicas desta tradução são da versão ACRF (Almeida Corrigida Revisada Fiel) Tradução e Capa por William Teixeira │ Revisão por Camila Almeida *** Acesse nossa conta no Dropbox e baixe mais e-books semelhantes a este: https://www.dropbox.com/sh/ha9bavgb598aazi/ALSKeIjpBN Leia este e outros e-books online acessando nossa conta no ISSUU: http://issuu.com/oEstandarteDeCristo Participe do nosso grupo no Facebook: facebook.com/groups/EstanteEC Você tem permissão de livre uso deste e-book e o nosso incentivo a distribuí-lo, desde que não altere o seu conteúdo e/ou mensagem de maneira a comprometer a fidedignidade e propósito do texto original, também pedimos que cite o site OEstandarteDeCristo.com como fonte. Jamais faça uso comercial deste e-book. Se o leitor quiser usar este sermão ou um trecho dele em seu site, blog ou outro semelhante, eis um modelo que poderá ser usado como citação da referência: Título – Autor Corpo do texto Fonte: SpurgeonGems.org Tradução: OEstandarteDeCristo.com (Em caso de escolher um trecho a ser usado indique ao final que o referido trecho é parte deste sermão, e indique as referências (fonte e tradução) do sermão conforme o modelo acima). Este é somente um modelo sugerido, você pode usar o modelo que quiser contanto que cite as informações (título do texto, autor, fonte e tradução) de forma clara e fidedigna. Para solicitar este e-book em formato Word envie-nos um e-mail, solicitando-o: oestandartedecristo@outlook.com
  • 17. Issuu.com/oEstandarteDeCristo Uma Biografia de Charles Haddon Spurgeon Charles Haddon Spurgeon (1834 – 1892) Charles Haddon Spurgeon (19 de junho de 1834 – 31 de janeiro de 1892) foi um pregador Batista Reformado, nascido em Kelvedon, Essex na Inglaterra. Converteu-se ao cristianismo em 6 de janeiro de 1850, aos quinze anos de idade. Sobre a sua conversão, afirma-se de 1848 a 1850, Charles Spurgeon teve um período de muitas dúvidas e amarguras. Esteve sob grande convicção de pecado. Ficou convicto que não era um cristão de fato, mesmo sendo criado em todo o ambiente religioso de sua família e região, e sobre forte influência puritana e não-conformista. Tal era seu amor por Cristo que, apesar de ainda estar com apenas quinze anos de idade, não pôde ficar esperando para depois fazer alguma coisa por Ele, mas teve que procurar os meios pelo qual pudesse servi-lo, e servi-lo imediatamente. Aos dezesseis, pregou seu primeiro sermão; no ano seguinte tornou-se pastor de uma igreja batista em Waterbeach, Condado de Cambridgeshire (Inglaterra). Em 1854, Spurgeon, então com vinte anos, foi chamado para ser pastor na capela de New Park Street, Londres, que mais tarde viria a chamar-se Tabernáculo Metropolitano.
  • 18. Issuu.com/oEstandarteDeCristo Desde o início do ministério, seu talento para a exposição dos textos bíblicos foi considerado extraordinário. E sua excelência na pregação nas Escrituras Bíblicas lhe deram o título de O Príncipe dos Pregadores e O Último dos Puritanos. Com o passar do tempo, Charles Haddon Spurgeon tornou-se célebre, e recebia convites para pregar em outras cidades da Inglaterra, bem como em outros países. Ele pregava não só em reuniões ao ar livre, mas também nos maiores edifícios de 8 a 12 vezes por semana. Casou-se em 20 de setembro de 1856 com Susannah Thompson e teve dois filhos, os gêmeos não-idênticos Thomas e Charles. Fazíamos cultos domésticos sempre; quer hospedados em um rancho nas serras, quer em um suntuoso quarto de hotel na cidade. E a bendita presença do Espírito Santo, que muitos crentes dizem ser impossível alcançar, era para nós a atmosfera natural. Vivíamos e respirávamos nEle, relatou, certa vez, Susannah. Thomas Spurgeon chegou a pastorear o Tabernáculo Metropolitano 2 anos após a morte de seu pai. Os sermões pregados por Spurgeon domingo de manhã, eram publicados na quinta-feira seguinte, (e revisados pelo próprio Spurgeon) e os sermões pregados domingo à noite e quinta- feira à noite eram reservados para futura publicação: isso e mais alguns sermões escritos por Spurgeon quando doente formaram um tal acervo que garantiu a publicação semanal até o ano da morte de Spurgeon, (até essa data, 2241 publicados) e dos outros até 1917, totalizando 3.653 sermões publicados divididos em 63 volumes (maior que a Enciclopédia Britânica e até hoje considerada a maior quantidade de textos escritos por um único cristão em toda a história da cristianismo). Muitos sermões de Spurgeon eram enviados via telegrafo aos Estados Unidos e republicados lá: depois de 1865, muitos deles foram censurados, pelo fato de Spurgeon ser totalmente contra a escravidão dos negros africanos. Também escreveu e editou 135 livros durante 27 anos (1857- 1892) e editou uma revista mensal denominada A Espada e a Espátula. Seus vários comentários bíblicos ainda são muito lidos. (O seu “Tesouro de Davi”, uma compilação de comentários sobre os Salmos, levou mais de 20 anos para sua conclusão). Spurgeon enfrentou muita oposição no fim de seu ministério; pelos idos de 1887-1888, ele foi envolvido na que se chamou “A controvérsia do declínio”, quando Spurgeon criticou duramente muitos membros da União das Igrejas Batistas da Inglaterra (do qual ele era afiliado) que estavam afrouxando a sua pregação diante do liberalismo teológico e da Alta crítica ( movimento que invocava a ideia de ser uma acurada investigação da historicidade da Bíblia, mas que na prática negava a Infalibidade e a Inerrância da Palavra de Deus). Até o último dia de pastorado, Spurgeon batizou 14.692 pessoas. Nesse meio tempo, Spurgeon teve sua saúde grandemente debilitada. Desenvolveu, por volta dos 25 nos, Gota e Reumatismo, e grandes ataques de depressão, principalmente depois de 1857, quando um culto realizado em Surrey Garden foi organizado para cerca de 10.000, e devido a um tumulto provocado por um falso alarme de incêndio, levou a morte de 6 pessoas.
  • 19. Issuu.com/oEstandarteDeCristo Quanto mais a idade avançava, mais essas enfermidades o debilitavam. Pelo que registrado em suas Biografias, ele teve uma melhora da Gota, mas mesmo dessa forma, nunca esteve em pleno vigor novamente. Sua mulher também tinha graves problemas de saúde, e isso agravava mais ainda a situação. Por diversas vezes, Charles teve que se ausentar de seu púlpito por recomendação médica. Chegou a passar um período de férias em 1864 (quando viajou até a Itália), e depois, muitas vezes, sempre no fim do ano, se hospedava em Menton, Sul da França, pelo clima mais quente que na Inglaterra, e também por recomendação médica. Depois de 1887, foram cada vez mais constantes essas viagens, chegando a passar meses em retiro. Nessa época, foi diagnosticado com doença de Bright, uma doença degenerativa e crônica, sem cura. Muitos sermões seus eram lidos, e outros escritos e enviados ao Tabernáculo para leitura, para suprir a falta do pastor. Em 1891, sua condição se agravou mais, forçando Spurgeon a convidar o pastor presbiteriano Arthur Pierson dos Estados Unidos para assImir temporariamente a função principal no Tabernáculo; e Spurgeon ficou em Menton até 31 de janeiro de 1892, quando, depois de alguns dias de melhora de seu estado, houve uma grande deterioração de sua saúde, levando ao óbito nessa data, aos 57 anos. O corpo de Spurgeon foi trasladado da França para Inglaterra. Na ocasião de seu funeral – 11 de fevereiro de 1892 – muitos cortejos e cultos foram organizados em Londres, e seis mil pessoas leram diante de seu caixão o texto de sua conversão. Spurgeon está sepultado no cemitério de Norwood, com uma placa que diz: “Aqui jaz o corpo de CHARLES HADDON SPURGEON, esperando o aparecimento do seu Senhor e Salvador JESUS CRISTO”. ______________________ Esta biografia é baseada nas seguintes fontes: ♦ Site ProjetoSpurgeon.com.br ♦ DALLIMORE, A. Arnald. Spurgeon – Uma Nova Biografia. Editora PES.
  • 20. Issuu.com/oEstandarteDeCristo Baixe estes e outros gratuitamente no site.  10 Sermões – Robert Murray M’Cheyne  Cristo É Tudo Em Todos – Jeremiah Burroughs Jeremiah Burroughs  Livre Graça, A – C. H. Spurgeon  Salvação Pertence Ao Senhor, A – C. H. Spurgeon Charnock Sabe traduzir do Inglês? Quer juntar-se a nós nesta Obra? Envie-nos um e-mail: oestandartedecristo@outlook.com Livros que Recomendamos:  A Prática da Piedade, por Lewis Bayly – Editora PES  Graça Abundante ao Principal dos Pecadores, por John Bunyan – Editora Fiel  Um Guia Seguro Para o Céu, por Joseph Alleine – Editora PES  O Peregrino, por John Bunyan – Editora Fiel  O Livro dos Mártires, por John Foxe – Editora Mundo Cristão  O Diário de David Brainerd, compilado por Jonathan Edwards – Editora Fiel  Os Atributos de Deus, por A. W. Pink – Editora PES  Por Quem Cristo Morreu? Por John Owen (baixe gratuitamente no site FirelandMissions.com) Quem Somos O Estandarte de Cristo é um projeto cujo objetivo é proclamar a Palavra de Deus e o Santo Evangelho de Cristo Jesus, para a glória do Deus da Escritura Sagrada, através de traduções inéditas de textos de autores bíblicos fiéis, para o português. A nossa proposta é publicar e divulgar traduções de escritos de autores como os Puritanos e também de autores posteriores àqueles como John Gill, Robert Murray McCheyne, Charles Haddon Spurgeon e Arthur Walkington Pink. Nossas traduções estão concentradas nos escritos dos Puritanos e destes últimos quatro autores. O Estandarte é formado por pecadores salvos unicamente pela Graça do Santo e Soberano, Único e Verdadeiro Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, segundo o testemunho das Escrituras. Buscamos estudar e viver as Escrituras Sagradas em todas as áreas de suas vidas, holisticamente; para que assim, e só assim, possamos glorificar nosso Deus e nos deleitar- mos nEle desde agora e para sempre. Viste as páginas que administramos no Facebook  Facebook.com/oEstandarteDeCristo  Facebook.com/ESJesusCristo  Facebook.com/EvangelhoDaSalvacao  Facebook.com/NaoConformistasPuritanos  Facebook.com/ArthurWalkingtonPink  Facebook.com/CharlesHaddonSpurgeon.org  Facebook.com/JonathanEdwards.org  Facebook.com/JohnGill.org  Facebook.com/PaulDavidWasher  Facebook.com/RobertMurrayMCheyne  Facebook.com/ThomasWatson.org Livros que Recomendamos:  A Prática da Piedade, por Lewis Bayly – Editora PES  Graça Abundante ao Principal dos Pecadores, por John Bunyan – Editora Fiel  Um Guia Seguro Para o Céu, por Joseph Alleine – Editora PES  O Peregrino, por John Bunyan – Editora Fiel  O Livro dos Mártires, por John Foxe – Editora Mundo Cristão  O Diário de David Brainerd, compilado por Jonathan Edwards – Editora Fiel  Os Atributos de Deus, por A. W. Pink – Editora PES  Por Quem Cristo Morreu? Por John Owen (baixe gratuitamente no site FirelandMissions.com) Sabe traduzir do Inglês? Quer juntar-se a nós nesta Obra? Envie-nos um e-mail: oestandartedecristo@outlook.com Indicações de E-books de publicações próprias.  Agonia de Cristo – Jonathan Edwards  Carta de George Whitefield a John Wesley Sobre a Doutrina da Eleição  Cristo, Totalmente Desejável – John Flavel  Doutrina da Eleição, A – Arthur Walkington Pink  Eleição & Vocação – Robert Murray M’Cheyne  Excelência de Cristo, A – Jonathan Edwards  Gloriosa Predestinação, A – C. H. Spurgeon  Imcomparável Excelência e Santidade de Deus, A –  In Memoriam, A Canção dos Suspiros – Susannah Spurgeon  Jesus! - Charles Haddon Spurgeon  Justificação, Propiciação e Declaração – C. H. Spurgeon  Paixão de Cristo, A – Thomas Adams  Plenitude do Mediador, A – John Gill  Porção do Ímpios, A – Jonathan Edwards  Quem São Os Eleitos? – C. H. Spurgeon  Reforma – C. H. Spurgeon  Reformação Pessoal & na Oração Secreta – R. M. M'Cheyne  Sangue, O – C. H. Spurgeon  Semper Idem – Thomas Adams  Sermões de Páscoa – Adams, Pink, Spurgeom, Gill, Owen e  Sermões Graciosos (15 Sermões sobre a Graça de Deus) – C. H. Spurgeon  Soberania da Deus na Salvação dos Homens, A – J. Edwards  Tratado sobre a Oração, Um – John Bunyan  Verdadeiro Evangelho de Jesus Cristo, O – Paul D. Washer
  • 21. Issuu.com/oEstandarteDeCristo Viste as páginas que administramos no Facebook  Facebook.com/oEstandarteDeCristo  Facebook.com/ESJesusCristo  Facebook.com/EvangelhoDaSalvacao  Facebook.com/NaoConformistasPuritanos  Facebook.com/ArthurWalkingtonPink  Facebook.com/CharlesHaddonSpurgeon.org  Facebook.com/JonathanEdwards.org  Facebook.com/JohnGill.org  Facebook.com/PaulDavidWasher  Facebook.com/RobertMurrayMCheyne  Facebook.com/ThomasWatson.org Página Parceira:  Facebook.com/AMensagemCristocentrica 2 Coríntios 4 1 Por isso, tendo este ministério, segundo a misericórdia que nos foi feita, não desfalecemos; 2 Antes, rejeitamos as coisas que por vergonha se ocultam, não andando com astúcia nem falsificando a palavra de Deus; e assim nos recomendamos à consciência de todo o homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade. 3 Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto. 4 Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. 5 Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor; e nós mesmos somos vossos servos por amor de Jesus. 6 Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo. 7 Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós. 8 Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. 9 Persegui- dos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos; 10 Trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também nos nossos corpos; 11 E assim nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus, para que a vida de Jesus se manifeste também na nossa carne mortal. 12 De maneira que em nós opera a morte, mas em vós a vida. 13 E temos portanto o mesmo espírito de fé, como está escrito: Cri, por isso falei; nós cremos também, por isso também falamos. 14 Sabendo que o que ressuscitou o Senhor Jesus nos ressuscitará também por Jesus, e nos apresentará convosco. 15 Porque tudo isto é por amor de vós, para que a graça, multiplicada por meio de muitos, faça abundar a ação de graças para glória de Deus. 16 Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. 17 Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; 18 Não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.