Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Como fazer um plano de
marketing para odontologia
Os profissionais de odontologia estudam muitos anos técnicas avançadas d...
Para sair do ponto onde seu consultório ou clínica esta hoje e chegar no ponto onde você
deseja que ela esteja é preciso m...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Como fazer um plano de marketing para odontologia

3,144 views

Published on

Aprenda com dicas práticas como fazer um plano de marketing odontológico e atrair mais pacientes para sua clínica ou consultório.

Published in: Marketing
  • Login to see the comments

Como fazer um plano de marketing para odontologia

  1. 1. Como fazer um plano de marketing para odontologia Os profissionais de odontologia estudam muitos anos técnicas avançadas de tratamento dentário, além de outras disciplinadas associadas a área de saúde. Entretanto é sabido que as universidades brasileiras deixam a desejar em matérias que ensinem o profissional de odontologia a gerenciar seu consultório ou clínica odontológica. Um dos pontos que a grande maioria dos dentistas não recebe formação suficiente é a área relacionada ao marketing. Talvez o principal ponto que um dentista deva saber a respeito do marketing é que marketing e vendas são coisas distintas. O marketing pode ser entendido como o conjunto de processos dentro de uma empresa que permitam a essa entender os desejos dos seus potenciais consumidores e a atender esses desejos da melhor forma possível. O marketing de uma consultório odontológico pode ser melhor compreendido se o profissional fizer e responder as seguintes perguntas: 1 - Quais são as minhas forças (cursos, especializações, equipamentos, estrutura, equipe, etc) em relação aos meus concorrentes? 2 - Quais são as minhas fraquezas (ponto, nível dos profissionais, tempo de mercado, etc)? 3 - Quais são as maiores ameças para meu consultório ou clínica (número de concorrentes, massificação do mercado de odontologia, regulamentos e legislação, etc)? 4 - E as oportunidades (um nicho da odontologia, por exemplo)? De posse dessas informações é preciso que o dentista monte um plano estratégico de marketing odontológico. Esse é um documento simples que contêm basicamente duas informações:  Uma fotografia (com as respostas acima) do seu consultório atualmente  Um estado desejado no futuro. Vale a pena imaginar ou determinar como você deseja que sua empresa esteja no futuro, daqui há 1, 3,5 e 10 anos.
  2. 2. Para sair do ponto onde seu consultório ou clínica esta hoje e chegar no ponto onde você deseja que ela esteja é preciso montar um plano ação. O plano de ação serve para listar todas as tarefas e atividades que sua clínica odontológica tem que fazer para sair do ponto A (estado atual) e chegar ao ponto B (estado desejado), isso levando-se em conta cada horizonte de tempo (1,3,5,10 anos). Sendo assim pode-se imaginar que o plano estratégico de marketing odontológico assemelha- se muito mais a uma preparação para uma maratona do que para uma corrida de 100 metros. São exemplo de ações estratégias de marketing odontológico:  Fazer uma pesquisa de mercado na região de atuação da clínica para saber o perfil social-demográfico dos possíveis pacientes.  Criar uma página de captura de emails de potenciais pacientes para ações de relacionamento e promoção.  Atualizar a faixada da clínica para refletir o posicionamento da clínica perante seu público alvo (a mais barata, a mais exclusiva, a com maior disponibilidade de horários, a única para idosos, etc).  Criar ações de marketing de direto com telemarketing ativo e captação de pacientes. O importante aqui é listar todas as ações práticas que de alguma forma contribuam para que a empresa saia do seu estado atual e caminhe em direção ao seu estado desejado. Todo ação de marketing estratégico odontológico precisa ser atribuída a um responsável que esteja apto a realiza-lá (dentro ou fora da clínica) em um tempo determinado e por um custo determinado. Toda ação de marketing estratégico odontológico deve ser medida. O resultado apurado deve ser comparado com o resultado esperado e correções devem ser feitas quando os resultados forem divergentes. É importante frisar que o plano de marketing odontológico não é um documento estático. Não, pelo contrário, ele precisa ser um documento dinâmico que seja permanentemente revisado, modificado e complementado com as informações que vão ser compiladas ao longo da sua execução. O profissional de odontologia precisa entender que o marketing não é um gasto e sim um investimento. O resultado esperado de todas as ações de marketing é o aumento do número de pacientes mais qualificados, ou seja, daqueles pacientes que são o perfil ideal para a sua clínica ou consultório, fieis e que seguem os procedimentos determinados, pagando em dia e gerando previsibilidade e contribuindo para a saúde financeira da sua clínica. Sr. Site Marketing Digital Para Odontologia

×