Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

TDC POA 2017 Speedwraps

e times, muitas empresas vêm encontrando dificuldades para criar alternativas para os modelos formais já adotados. Colaboradores que deveriam estar engajados e motivados estão sendo frustrados por feedbacks dados por pessoas que não fazem parte do time e não conhecem a realidade de seu dia a dia. Venha conhecer uma prática de facilitação do Management 3.0 adaptada por mim para promover feedbacks horizontais entre membros de um time com a finalidade empoderar cada integrante rumo ao crescimento profissional dentro das possibilidades propostas pelo projeto em andamento.

Palestra realizada no The Developer's Conference (TDC) Porto Alegre no dia 08 de novembro de 2017.

Related Books

Free with a 30 day trial from Scribd

See all

Related Audiobooks

Free with a 30 day trial from Scribd

See all
  • Be the first to comment

TDC POA 2017 Speedwraps

  1. 1. Globalcode – Open4education Potencializando a cultura de feedbacks horizontais através de SpeedWraps Tadeu Marinho Agile Coach
  2. 2. Globalcode – Open4education Tadeu Marinho
  3. 3. Globalcode – Open4education O mundo está mudando …
  4. 4. Globalcode – Open4education A forma como trabalhamos também …
  5. 5. Globalcode – Open4education Trabalhador do conhecimento
  6. 6. Globalcode – Open4education Criativos inteligentes
  7. 7. Globalcode – Open4education Um novo cenário
  8. 8. Globalcode – Open4education Por que feedback?
  9. 9. Globalcode – Open4education OfficeVibe https://www.officevibe.com/state-employee-engagement
  10. 10. Globalcode – Open4education Abrangência da pesquisa
  11. 11. Globalcode – Open4education 10 Métricas para o engajamento
  12. 12. Globalcode – Open4education Feedback no mundo
  13. 13. Globalcode – Open4education Management 3.0 Trabalhadores criativos têm o direito de receber feedback útil sobre seus resultados e eles precisam dele rapidamente.
  14. 14. Globalcode – Open4education Mais informações sobre feedback
  15. 15. Globalcode – Open4education Por que feedback horizontal? Fornecido pelas pessoas que compartilham dificuldades e desafios juntas; Evitam ruídos e normalmente são mais realistas; Aumenta a empatia entre membros de um time; Aumenta o poder de comunicação dentro de um time;
  16. 16. Globalcode – Open4education Cenário complexo vivenciado Centralização de decisões (hierarquia vertical); Baixa autonomia; Formação de silos; Ausência de feedback; Procrastinação; Baixo foco; Baixa preocupação com evolução contínua; Alto índice de turnover.
  17. 17. Globalcode – Open4education Desenvolvendo confiança
  18. 18. Globalcode – Open4education SpeedWraps bit.ly/speedwraps (Medium) bit.ly/speedwraps-k21 (Blog K21) bit.ly/speedwraps-steps (Medium)
  19. 19. Globalcode – Open4education Sessão de SpeedWraps
  20. 20. Globalcode – Open4education Sessão de SpeedWraps
  21. 21. Globalcode – Open4education Feedback como presente Obrigado pela ajuda Verônica Oliveira! :D
  22. 22. Globalcode – Open4education Alternativa ao feedback sanduíche (positivo/negativo/positivo); Forma simples, honesta e amigável de fornecer feedback; Facilita a transmissão e recepção dos fatos, sentimentos e sugestões por seus interlocutores; Respeita os princípios da comunicação não violenta; Criada inicialmente para trabalhadores remotos; Pode ser utilizada com freqüência. Feedback Wraps
  23. 23. Globalcode – Open4education Wraps Um wrap consiste em: Descreva o seu contexto: Liste suas observações; Expresse suas emoções; Explique o valor; Finalize com sugestões.
  24. 24. Globalcode – Open4education Comece descrevendo o ambiente e o estado de espirito em que você se encontra. "Estou escrevendo para você enquanto assisto a primeira palestra da trilha Management 3.0. Desculpe a brevidade desta mensagem." 1 - Descreva seu contexto
  25. 25. Globalcode – Open4education 2 - Liste suas observações Liste os fatos vivenciados ou observados por você de forma neutra, sem julgamentos, apenas experiências ocorridas. “Eu acessei o app do evento e notei que o link para meu blog não está funcionando corretamente no meu perfil, dentro da grade de horários da trilha Management 3.0.”
  26. 26. Globalcode – Open4education 3 - Expresse suas emoções Demonstre sua satisfação ou preocupação com o ocorrido expressando seus reais sentimentos. “Eu me senti um pouco decepcionado porque eu forneci o endereço corretamente no cadastro do evento.”;
  27. 27. Globalcode – Open4education 4 - Explique o valor Adicione uma explicação sobre o valor atingido ou a ser atingido através do feedback. “É importante para mim que seus participantes possam acessar meu blog para que eles possam ler mais sobre experiências vivenciadas com práticas do Management 3.0.”
  28. 28. Globalcode – Open4education 5 - Finaliza com sugestões Relate sugestões úteis que melhorarão o desempenho futuro. Sempre entregue sugestões de forma positiva e ofereça assistência. “Espero que alguém consiga corrigir o erro, se possível, até o horário de minha palestra. Ficarei feliz caso possa ajudá-los de alguma forma.”
  29. 29. Globalcode – Open4education Cuidado
  30. 30. Globalcode – Open4education Depoimentos "Para mim, por ter entrado no time recentemente, o speedwrap foi essencial para conhecer um pouco mais do time, falar da minha primeira impressão sobre eles e saber o que estavam achando do meu trabalho como líder técnico. Barreiras/ impressões foram quebradas, favorecendo o amadurecimento do time como um todo." (Luiz Henrique - Arquiteto de Software na Samsung) "A técnica speedwraps foi bastante importante pois possibilitou de maneira descontraída que os integrantes do time se sentissem a vontade para reconhecer o trabalho do outro e que expusessem críticas construtivas. Além disso, a dinâmica promoveu uma maior interação entre os integrantes do time.” (Manuela - Desenvolvedora na Samsung)
  31. 31. Globalcode – Open4education Depoimentos "O speedwrap me permitiu entender melhor o quanto eu influenciei ou ajudei cada pessoa da minha equipe e o que eu podia melhorar com exemplos pontuais e específicos. E também compartilhando as emoções durante a situação mencionada pude conhecer melhor cada um. Ainda guardo esses cartões e consegui trabalhar os feedbacks recebidos. S2” (Aline Ayres - Desenvolvedora na ThoughtWorks) "Feedbacks construtivos sempre foram um ponto delicado para eu desenvolver dentro das equipes que contribuo por conta da sua natureza avaliativa, o que costumava me intimidar um pouco. O speedwrap se mostrou uma forma maravilhosa de quebrar o gelo não somente para mim, como para a equipe inteira e demonstrar como barreiras pessoais podem ser quebradas de forma humana e orgânica, um excelente kickstart pra a cultura de feedbacks dentro de um time." (Thomaz Cortez - Desenvolvedor na ThoughtWorks)
  32. 32. Globalcode – Open4education Depoimentos "Foi uma experiência bastante enriquecedora, uma vez que pude constatar a visão dos meus colegas sobre o trabalho desenvolvido por mim dentro do time! Perceber a preocupação dos meus colegas com o meu crescimento profissional foi, sem duvidas, uma das gratas surpresas que a dinâmica me possibilitou vivenciar.” (Inhayan Nunes - Desenvolvedor na Samsung) "O speedwrap me ajudou a conhecer as percepções que os membros do time tinham sobre o meu modo de trabalhar. Foi uma forma interessante de passar e receber os feedbacks de modo objetivo e orientado a fatos. A técnica me auxiliou bastante na detecção de pontos construtivos a serem melhorados.” (Thiago Souto - Desenvolvedor na Samsung)
  33. 33. Globalcode – Open4education Depoimentos "A experiência com speedwrap nos mostrou que o feedback pode ser dinâmico e constante, fornecendo subsídios para que a equipe seja direta e verdadeira tornando seu ambiente de trabalho leve.” (Douglas Dionizio - Desenvolvedor na S2it) "O speedwrap é surpreendente pois trata-se de uma prática simples com resultados imediatos. Essa técnica trabalha de forma bem humana deixando as pessoas envolvidas mais à vontade para discutir assuntos que poderiam gerar certo constrangimento em situações diferentes, facilitando a evolução pessoal e profissional das pessoas sem pressões ou paradigmas externos.” (Felipe Claro - Desenvolvedor na S2it)
  34. 34. Globalcode – Open4education Depoimentos "O speedwrap vai além da experiência de dar e receber feedback. Ele favorece a qualidade da atividade, já que distingue os pontos importantes de um bom feedback, que são: Contexto, Observação, Emoção, Valor e Sugestão de melhoria. Quem recebe o feedback pode se colocar no lugar do outro entendendo os pontos com base em outros valores que não os seus.” (Thiago Santos - ScrumMaster na S2it) "Essa ferramenta nos ajudou a perceber que dar feedback pode ser feito de maneira simples, fácil e sem traumas. Excelente!!!" (Ricardo Rocha - Desenvolvedor na S2it)
  35. 35. Globalcode – Open4education Depoimentos "O uso da dinâmica permite que a comunicação e a integração entre a equipe evoluam através da sinceridade e objetividade. Creio que o principal ponto é que a equipe tenha maturidade para ouvir e absorver. Tendo isso em mente, é uma excelente ferramenta para evolução profissional e pessoal.” (Danny Caranha - Desenvolvedor na S2it)
  36. 36. Globalcode – Open4education Como toda ferramenta …
  37. 37. Globalcode – Open4education Conclusão “What can I do to help you do your best work?” Berkun, Scott. Making Things Happen: Mastering Project Management

  38. 38. Globalcode – Open4education tadeu@k21.com.br @_TadeuMarinho https://www.linkedin.com/in/tadeumarinho/ medium.com/@tadeumarinho Obrigado! :D bit.ly/speedwraps (Medium) bit.ly/speedwraps-k21 (Blog K21) bit.ly/speedwraps-steps (Medium) bit.ly/speedwraps-tdc2017 bit.ly/speedwraps-tdc-poa-2017

    Be the first to comment

    Login to see the comments

  • AnaCludiaMendonca

    Aug. 17, 2019

e times, muitas empresas vêm encontrando dificuldades para criar alternativas para os modelos formais já adotados. Colaboradores que deveriam estar engajados e motivados estão sendo frustrados por feedbacks dados por pessoas que não fazem parte do time e não conhecem a realidade de seu dia a dia. Venha conhecer uma prática de facilitação do Management 3.0 adaptada por mim para promover feedbacks horizontais entre membros de um time com a finalidade empoderar cada integrante rumo ao crescimento profissional dentro das possibilidades propostas pelo projeto em andamento. Palestra realizada no The Developer's Conference (TDC) Porto Alegre no dia 08 de novembro de 2017.

Views

Total views

309

On Slideshare

0

From embeds

0

Number of embeds

88

Actions

Downloads

0

Shares

0

Comments

0

Likes

1

×