Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Simulado de legislação do SUS

Simulado de legislação do SUS

Related Books

Free with a 30 day trial from Scribd

See all

Related Audiobooks

Free with a 30 day trial from Scribd

See all
  • Be the first to comment

Simulado de legislação do SUS

  1. 1. Simulado de LEGISLAÇÃO DO SUS Questão de concurso 220 1 . São princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) que constam na Lei 8080/90: A ) centralização, universalidade e integralidade. B ) hierarquização, centralização e integralidade. C ) universalidade, igualdade e integralidade. D ) universalidade, participação popular e autonomia. E ) integralidade, participação popular e autonomia. Questão de concurso 225 2 . À direção municipal do Sistema Único de Saúde, conforme a Lei n° 8080/90, compete: A ) executar as ações de vigilância sanitária em relação às fronteiras internacionais. B ) planejar, organizar, controlar e avaliar as ações e serviços de saúde, como gerir e executar os serviços públicos de saúde. C ) planejar, executar e gerir os laboratórios de análises de produtos farmacológicos e os hemocentros. D ) participar e gerir a programação de serviços de saúde no âmbito estadual. E ) programar e coordenar as campanhas estaduais de vacinação. Questão de concurso 230 3 . O principal propósito é reorganizar a prática da atenção à saúde em novas bases e substituir o modelo tradicional, levando a saúde para mais perto da família e, com isso, melhorar a qualidade de vida dos brasileiros. Trata-se: A ) Programa de Saúde da Família (PSF). B ) Sistema Único de Saúde (SUS). C ) Fundo Nacional de Saúde (FNS). D ) Instituto Nacional do Câncer. E ) N.R.A. Questão de concurso 235 4 . Atende a todos os integrantes de cada família, independente de sexo e idade, desenvolve com os demais integrantes da equipe, ações preventivas e de promoção da qualidade de vida da população. Essas são as atribuições de qual membro da equipe do PSF? A ) Enfermeiro. B ) Médico. C ) Auxiliar de enfermagem.
  2. 2. D ) Agente comunitário de saúde (ACS). E ) N.R.A. Questão de concurso 5414 5 . Não é uma atuação do SUS a execução da ação: A ) De vigilância sanitária. B ) De saúde do idoso. C ) De saúde do trabalhador. D ) N.R.A. E ) Estão corretas as alternativas A, B e C. Questão de concurso 5419 6 . Analise as opções abaixo e marque a alternativa correta: I - Os serviços privados de assistência à saúde caracterizam-se pela atuação, por iniciativa própria, de profissionais liberais, legalmente habilitados, e de pessoas jurídicas de direito privado na promoção, proteção e recuperação da saúde. II - O orçamento da seguridade social destinará ao Sistema Único de Saúde (SUS) de acordo com a receita estimada, os recursos necessários à realização de suas finalidades, previstos em proposta elaborada pela sua direção nacional, com a participação dos órgãos da Previdência Social e da Assistência Social, tendo em vista as metas e prioridades estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias. III - É vedada a transferência de recursos para o financiamento de ações não previstas nos planos de saúde, exceto em situações emergenciais ou de calamidade pública, na área de saúde. IV - A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, o salário, a educação, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais; os níveis de saúde da população expressam a organização social e econômica do País. V - Preservação da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral, participação da comunidade, e a identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde são alguns dos princípios que regem o Sistema único de Saúde (SUS), conforme a Lei 8080/90. A ) As alternativas I, II, II estão incorretas B ) As alternativas IV e V estão corretas C ) Somente a alternativa IV está incorreta D ) Todas as alternativas estão corretas E ) As alternativas IV e V estão incorretas. Questão de concurso 5424 7 . De acordo com a Lei 8.080/90, a saúde é ________________ do ser humano.
  3. 3. A ) uma prerrogativa; B ) uma faculdade; C ) um dever; D ) um direito fundamental. E ) N.R.A. Questão de concurso 5429 8 . A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios exercerão, em seu âmbito administrativo, as seguintes atribuições: I - organização e coordenação do sistema de informação de saúde; II - elaboração de normas técnicas e estabelecimento de padrões de qualidade e parâmetros de custos que caracterizam a assistência à saúde; III - elaboração de normas técnicas e estabelecimento de padrões de qualidade para promoção da saúde do trabalhador; A ) a I e II estão corretas; B ) a I e III estão corretas; C ) a II e III estão corretas; D ) todas estão corretas. E ) N.R.A. Questão de concurso 5585 9 . (Prefeitura de Piraí – RJ, FUNCAB - Médico - 2009) O controle social previsto na Lei nº 8.142/90, com representação de usuários está presente na seguinte instância: A ) Conferência de Saúde; B ) CONASS; C ) CONASEMS; D ) Comissão bipartite; E ) Comissão tripartite. Questão de concurso 5590 10 . (Prefeitura de Piraí – RJ, FUNCAB - Médico - 2009) Fazem parte da equipe mínima de Saúde da Família, EXCETO: A ) agente comunitário de saúde; B ) enfermeiro; C ) dentista; D ) médico; E ) auxiliar ou técnico de enfermagem.
  4. 4. GABARITO 1. C 2. B 3. A 4. B 5. B 6. E 7. D 8. D 9. A 10. C

×