Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Avestruz

338 views

Published on

  • Login to see the comments

  • Be the first to like this

Avestruz

  1. 1. AVESTRUZ(MÁRIO PRATA)7ª série/ 8º anoSequência didática para otrabalho com a leitura -Compreensão de texto
  2. 2. Competência requeridaCompreensão leitora
  3. 3. Atividade 1 SondagemO professor irá questionar oralmente e registrará as respostasna lousa.1.1 Ativação do conhecimento prévio; antecipação e predição.1. A respeito do gênero;(O que é uma crônica?/ Já leram?/ Éum texto longo?/ Que tipos de assuntos apresentam?...)2. A respeito do autor; (Já ouviram falar de Mário Prata?/ Jáleram algum texto escrito por ele?/ Qual é seu estilo?...)3. A respeito do título: “Avestruz” ( O texto vai falar sobre oquê?/ Vocês conhecem a avestruz? Já viram uma? Comosão? Onde vivem?...)4. O que significa a expressão: “ter um estômago deavestruz?”
  4. 4. Atividade 2 Leitura compartilhada 1º parágrafo, o professor fará perguntas para: Levantamento de hipóteses, comparações deinformações, generalizações, produção deinferências locais e globais.(Qual presente?/ É comum este tipo depresente?/ Por que a culpa era do narrador? )Direcionar outros questionamentos à medida que aleitura aconteça. www.betelavestruzes.com.br Site para pesquisa (empresa que tem linha deprodutos de avestruzes)
  5. 5. O filho de uma grande amiga pediu, de presente pelosseus dez anos (o que vocês acham que ele pediu?), umaavestruz. (Isso é comum?) Cismou, fazer o quê? Moramem um apartamento em Higienópolis, São Paulo. E elame mandou um e-mail dizendo que a culpa era minha(Por que a culpa era dele?) Sim porque foi aqui ao ladode casa, em Floripa, que o menino conheceu asavestruzes. Tem uma plantação, digo, criação deles.Aquilo impressionou o garoto.1º nível de leitura: localização de informações explicitas2º nível de leitura: questões de inferências (é comum?/ épossível criar uma ave em um apartamento?/Se o filhomorava em Higienópolis, como viu a ave em Floripa?3º nível de leitura: valorização: Por que o menino só mudade ideia a partir do conhecimento dos hábitos alimentaresda ave? Você agiria da mesma forma (Avaliação doprocesso)
  6. 6. Atividade 3 Mostrar as imagens aos alunos: Percepção deoutras linguagens, elaboração de apreciaçõesestéticas.
  7. 7. Atividade 4 Recuperar oralmente a crônica, respeitando asequência dos fatos. Esse procedimento será realizadocoletivamente e o professor irá registrar nalousa os fatos elencados pelos alunos.
  8. 8. Atividade 5 Posicionar-se perante a situação: e se omenino persistisse na ideia de ter umaavestruz? Como seria? (Oralmente)
  9. 9. Atividade 6 Produção escrita A partir desta situação, produzir um manual deinstrução de como criar uma avestruz dentrode uma apartamento. (em grupo)
  10. 10. Atividade 7 Apresentação dos manuais Socialização dos grupos.
  11. 11. Atividade 8 Pesquisas em grupos, temas:1- biografia do autor ;2- outras crônicas;www.marioprataonline.com.br
  12. 12. Atividade 9 Socialização dos trabalhos.
  13. 13. Atividade 10 Avaliação(do processo - das atividades – individual)
  14. 14. GRUPO 21) MARIA DO ROSARIO M. MANTOVANI2) MARIA ANTONIA P. GUIMARÃES3) ROSICLER APARECIDA B. DE SOUZA4) MARINA APARECIDA F. GOULART5) TÂNIA CRISTINA CARAMIGOMelhor Gestão Melhor Ensino

×