Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

CONLUBRA 2017 - Recursos em RA para Museu do Doce

Apresentação do Congresso Luso-Brasileiro de TEA e Educação Inclusiva

  • Login to see the comments

  • Be the first to like this

CONLUBRA 2017 - Recursos em RA para Museu do Doce

  1. 1. SOLUÇÕES EM REALIDADE AUMENTADA PARA A PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE PARA O MUSEU DO DOCE Edemar Dias Xavier Junior, Tatiana Aires Tavares, Desirée Nobre Salasar, Francisca Ferreira Michelon, Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec) {edxavier, tatiana}@inf.ufpel.edu.br Curso de Terapia Ocupacional, UFPEL, dedah.nobres@gmail.com Departamento de Museologia, Conservação e Restauro, UFPEL, fmichelon.ufpel@gmail.com Universidade Federal de Pelotas (UFPel) – Pelotas, RS – Brasil
  2. 2. Agenda ● Objetivo ● Realidade Virtual e Aumentada ● Museu do Doce UFPel ● Acessibilidade ● Áudio Guia para Museu do Doce ● Assistente em LIBRAS Museu do Doce ● Discussão dos Resultados
  3. 3. Objetivo O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados da utilização de recursos de acessibilidade que utilizam realidade aumentada (RA) para a interação com o Museu do Doce da Universidade Federal de Pelotas.
  4. 4. Realidade Aumentada Realidade Virtual é a imersão do usuário em um ambiente 3D. Realidade Virtual e Aumentada traz elementos do mundo virtual para o real.
  5. 5. Ferramentas para Desenvolvimento de Realidade Aumentada
  6. 6. Ferramentas para Desenvolvimento de Realidade Aumentada
  7. 7. Museu do Doce
  8. 8. Acessibilidade “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade”. (Declaração Universal dos Direitos Humanos)
  9. 9. Acessibilidade Rampas de acesso. Estacionamento garantido. Pisos podo táteis.
  10. 10. Acessibilidade
  11. 11. Áudio Guias
  12. 12. Áudio Guias
  13. 13. Áudio Guia com Realidade Aumentada para Museu do Doce 13 Cm 11Cm
  14. 14. Áudio Guia com Realidade Aumentada para Museu do Doce
  15. 15. • Ferramenta utilizada: Vlibras Assistente em LIBRAS com Realidade Aumentada para Museu do Doce
  16. 16. Outras Camadas em RA no Museu do Doce
  17. 17. Discussão • Validação das soluções apresentadas através de testes com usuários típicos e atípicos; • Importância dos recursos de acessibilidade em espaços públicos (museus); • Melhor adequação e interação com os espaços para TODOS.

×