SlideShare a Scribd company logo
1 of 28
E-portefólios Uma ferramenta de avaliação de cursos on-line
Conceito básico de e-portefólio 	O e-portefólio é mais do que uma nova expressão do portefólio de formato tradicional para o formato digital Usa tecnologias electrónicas como base, permitindo que estudantes e professores recolham e organizem materiais de diversos tipos de suporte (áudio, vídeo, gráficos, texto); e usando links de hipertexto para organizar o material, relacionando evidências para atingir resultados, objectivos ou critérios” (Barrett, 2005, p. 5)
Estrutura de um e-portefólio
Características do e-portefólio Portefólio educacional É aquele em que o aluno contribui para o seu portefólio continuadamente ao longo da sua aprendizagem na vida, e que recorrem  a ele para avaliação, entrevistas e actualização do seu currículo.
Características do e-portefólio Vantagens do e-portfólio E-tecnologias permitem: ,[object Object],• Seleccionar • Reflectir • Projectar • Partilhar ,[object Object],• Relacionar/ Reflectir • Contar uma história • Colaborar • Publicar
Diferentes usos do e-portefólio educacional desenvolvimento;  apresentação;  avaliação. Conceito fundamental do  e-portefólio: educação ao longo da vida.
Vantagens do e-portefólio  	Ser capaz de voltar e reformular vários componentes do portefólio é uma vantagem significativa do portefólio electrónico.  O processo de recolha e selecção de itens para o e-portefólio, é  mais fácil: os utilizadores podem realizar, organizar e reorganizar o conteúdo fácil e rapidamente.    Como um método de avaliação final do curso, os e-portefólios fornecem muitas oportunidades para integrar todo o trabalho do aluno no curso e para ligar  novas ideias com conhecimentos do aluno e do contexto. 
Vantagens do e-portefólio
Aprendizagem através do e-portefólio O potencial para criar um "e-portefólio '(Barrett, 2003) oferece um processo interactivo, em que os estudantes podem desenvolver e partilhar os seus portefólios com professores e outros estudantes. Ao estar disponível electronicamente, os e-portfolios podem formar a base para a colaboração e interacção, comentando, re-visionando e discutindo. A premissa básica da aprendizagem através do e-portefólio é de que a reflexão ao longo do tempo aumenta a capacidade de dar sentido à experiência concreta. A aquisição de competências vem através da reflexão sobre as actividades e produtos que o aluno experimenta e gera num contexto social (Cambridge & Cambridge, 2003).
Apresentação multimédia Portfólio -uma verdadeira actividade de aprendizagem centrada pode fazer uso de: arquivos de áudio e vídeo,  gráficos,  referências a fontes externas,  fotografias  e outros artefactos digitais ,[object Object]
 escolha  de itens a apresentar ou a submeter.em termos de avaliação, o e-portfolio  ,[object Object]
 de capacidade de reflexão, 
 de recursos interactivos e individuaisTodos esses atributos têm vantagens sobre outras formas de avaliação, tais como: exames e computador-assistido e escolha múltipla. (Chang,2001).  
Critérios dos e-portefolios padrões de interoperabilidade  a cumprir: Formato de documento  Ex: PDF, HTML, XML, etc  Acessibilidade  Ex: WAI), Formato de dados Ex: perfil de aluno  Autenticação     Ex: certificados Direito de acesso… Normas a incluir no futuro Especificações EMS como LIP (Learner Information Profile) ,[object Object],Ao aderir  às normas, vai  permitir que os repositórios de e-portefólios sejam reutilizáveis ao longo do tempo, dentro de diferentes sistemas, convenientemente acessíveis a diferentes públicos.
ESTUDO DE CASO: O E-portefólio usado com objectos de aprendizagem para avaliação final de um curso Cada objecto de aprendizagem foi concebido como uma experiência holística de aprendizagem, revelando integridade interna com a unidade de estudo A abordagem pedagógica do programa é construtivista e centrada no aluno  Os objectos de aprendizagem no Curso, em consonância com a essência do conceito, são autónomos e não se referem uns aos outros  O Curso é inteiramente estruturado com objectos de aprendizagem
ESTUDO DE CASO: O E-portefólio usado com objectos de aprendizagem para avaliação final de um curso O conteúdo do curso, a abordagem pedagógica e a ênfase na escolha do aluno, bem como a apresentação em objectos de aprendizagem, ditou o uso de um e-portfólio como o método de avaliação primária  O curso consistiu em mais de 100 objectos de aprendizagem, dos quais 55 designámos como possíveis opções para usar na ECA. Os alunos foram convidados a seleccionar duas actividades de cada um dos quatro módulos, completando oito peças de trabalho no total.
ESTUDO DE CASO: O E-portefólio usado com objectos de aprendizagem para avaliação final de um curso A maioria dos objectos de aprendizagem consistiu em três elementos:  1. Uma visão geral do tópico. Destaque das questões fundamentais, problemas ou ideias. 2. Links para mais recursos, sites ou artigos de revistas para leitura posterior. Estes foram cuidadosamente seleccionados pela equipe do curso para oferecer oportunidades para que, tanto os estudantes das empresas como os estudantes de ensino superior se envolvessem com o tema numa perspectiva que lhes fosse familiar.  3. Uma ou duas actividades, algumas individuais, algumas colaborativas, que formavam a base da pedagogia experimental do curso. Algumas das actividades envolviam escrita; outras envolviam a criação de um Powerpoint, outras, a exploração de tecnologias desconhecidas, muitas envolviam a pesquisa na web, e outras baseavam-se na discussão on-line ou a interacção entre os estudantes em pequenos grupos.
ESTUDO DE CASO: O E-portefólio usado com objectos de aprendizagem para avaliação final de um curso Um dos princípios fundamentais do curso foi o de escolha, dando aos alunos oportunidades para seleccionar que objectos de aprendizagem queriam concluir, com base nos seus interesses pessoais, a relevância para a profissão,  tempo e preferência. O conselho dado aos estudantes acerca da escolha dos objectos de aprendizagem a estudar em detalhe foi de que eles devem seguir os seus interesses pessoais ou profissionais.  Nenhum conselho foi dado sobre como seleccionar objectos de aprendizagem para apresentar no e-portfólio.
ESTUDO DE CASO: O E-portefólio usado com objectos de aprendizagem para avaliação final de um curso Partindo da noção geral de Conectividade, o e-portefólio foi escolhido como forma de avaliação do Curso.  Pedia-se a escolha justificada de oito actividades que fundamentasse a afirmação: "O crescimento da conectividade está a provocar uma mudança fundamental em todos os aspectos da aprendizagem."
Avaliação e Resultados A eficácia sobre a abordagem do e-portfolio foi avaliada de várias maneiras pela equipa envolvida  no desenvolvimento e apresentação do curso: 31 dos 41 alunos que concluíram o curso foram entrevistados por telefone e as suas observações foram registadas. Durante o curso, os alunos foram convidados a preencher um e-questionário, composto por várias questões abertas sobre as suas opiniões acerca da estrutura do curso, sobre a utilização de objectos de aprendizagem e as atitudes subjacentes às escolhas efectuadas. Foram analisados os dados estatísticos sobre a escolha dos alunos relativamente aos objectos de aprendizagem submetidos. Os e-portfolios foram lidos, duplamente verificados e analisados. Mensagens destinadas à avaliação final de curso e outros fóruns de discussão foram analisados. Foi solicitado feedback por parte dos tutores. Avaliação da eficácia do e.portfolio
Avaliação e Resultados Recolha de dados No e-questionário e durante as entrevistas telefónicas os alunos foram convidados a comentar directamente sobre a forma como trabalharam ao longo do curso, como é que fizeram as escolhas sobre o que estudar e como é que escolheram quais os objectos de aprendizagem a submeter no seu portfolio.
Avaliação e Resultados Dificuldades sentidas pelos alunos Um terço dos alunos entrevistados relatou dificuldades relativamente à necessidade de fazer escolhas: ,[object Object]
 Sentiram-se sobrecarregados pelo número de temas;
 Sentiram-se culpados por não terem conseguido trabalhar com todo o material fornecido. ,[object Object]
Avaliação e Resultados Aspectos a melhorar Vários aspectos emergem da análise destes dados qualitativos e quantitativos, os quais já estão a ser considerados na redefinição do curso e na abordagem ao e-portfolio.
Avaliação e Resultados Vários aspectos emergem da análise destes dados qualitativos e quantitativos, os quais já estão a ser considerados na redefinição do curso e na abordagem ao e-portfolio Discussão Em primeiro lugar, é necessário reconsiderar a questão da escolha e de que forma é beneficia o aluno.  Em segundo lugar, temos a questão da função integradora do e-portfolio do ponto de vista tanto do tutor, bem como, do estudante. Será que a utilização do e-portfolio permitiu aos alunos envolverem-se com as ideias cruciais do curso?  Em terceiro lugar, temos a questão dos direitos de autor e em que medida é que os e-portfolios capacitaram os alunos para assumirem a responsabilidade da sua aprendizagem.
Algumas consequências da Utilização do e-portefólio: A escolha como estratégia de ensino Os E-Portefólios como integradores do curso A escolha das actividades revelou-se mais estratégica do que se previa. Os alunos escolheram as actividades que menos haviam sido escolhidas na realização pelos colegas. Os alunos referiram ainda o efeito integrador que o e-portefólio teve relativamente ao curso, como refere um dos alunos: O e-portfolio foi um grande passo em prol da afirmação do que havíamos aprendido - reuniu alguns dos trabalhos que tínhamos feito durante o curso e  obrigou-nos  a reflectir e a ligar  os objectos de aprendizagem.

More Related Content

What's hot

Avaliacao Aprendizagens Online Doc
Avaliacao Aprendizagens Online DocAvaliacao Aprendizagens Online Doc
Avaliacao Aprendizagens Online DocMaria Leal
 
A avaliação na EAD
A avaliação na EADA avaliação na EAD
A avaliação na EADRenata Costa
 
Analise E Reflexao(3)
Analise E Reflexao(3)Analise E Reflexao(3)
Analise E Reflexao(3)Maria Leal
 
Proposta De Modelo De AvaliaçãO De Um Curso Online
Proposta De Modelo De AvaliaçãO De Um Curso OnlineProposta De Modelo De AvaliaçãO De Um Curso Online
Proposta De Modelo De AvaliaçãO De Um Curso OnlineMaria Leal
 
Avaliação na Educação à Distância
Avaliação na Educação à DistânciaAvaliação na Educação à Distância
Avaliação na Educação à DistânciaDavi8826
 
# Avaliação Formativa em Ambientes de EaD
# Avaliação Formativa em Ambientes de EaD# Avaliação Formativa em Ambientes de EaD
# Avaliação Formativa em Ambientes de EaDTelEduc
 
Apresentação defesa de dissertação
Apresentação defesa de dissertaçãoApresentação defesa de dissertação
Apresentação defesa de dissertaçãoLuciana Viter
 
Avaliacao Aprendizagens Online Doc[1]
Avaliacao Aprendizagens Online Doc[1]Avaliacao Aprendizagens Online Doc[1]
Avaliacao Aprendizagens Online Doc[1]Luciana Grof
 
Relatório Final_Nelson Soares nº 1104429_mpel7_ACE
Relatório Final_Nelson Soares nº 1104429_mpel7_ACERelatório Final_Nelson Soares nº 1104429_mpel7_ACE
Relatório Final_Nelson Soares nº 1104429_mpel7_ACENelson Soares
 
Delinear a avaliação pedagógica num contexto online
Delinear a avaliação pedagógica num contexto onlineDelinear a avaliação pedagógica num contexto online
Delinear a avaliação pedagógica num contexto onlineNelson Soares
 
O Contributo das Tecnologias Digitais na Transparência da Avaliação Digital n...
O Contributo das Tecnologias Digitais na Transparência da Avaliação Digital n...O Contributo das Tecnologias Digitais na Transparência da Avaliação Digital n...
O Contributo das Tecnologias Digitais na Transparência da Avaliação Digital n...Ricardo Oliveira
 
Interações on line no ensino semipresencial
Interações on line no ensino semipresencialInterações on line no ensino semipresencial
Interações on line no ensino semipresencialLuciana Viter
 
A Avaliação da Aprendizagem em Educação à Distância.
A Avaliação da Aprendizagem em Educação à Distância.A Avaliação da Aprendizagem em Educação à Distância.
A Avaliação da Aprendizagem em Educação à Distância.joao jose saraiva da fonseca
 
Tecnologias interativas metod_aprendizagem_v_print
Tecnologias interativas metod_aprendizagem_v_printTecnologias interativas metod_aprendizagem_v_print
Tecnologias interativas metod_aprendizagem_v_printLaura Gris Mota
 

What's hot (19)

Avaliacao Aprendizagens Online Doc
Avaliacao Aprendizagens Online DocAvaliacao Aprendizagens Online Doc
Avaliacao Aprendizagens Online Doc
 
A avaliação na EAD
A avaliação na EADA avaliação na EAD
A avaliação na EAD
 
Analise E Reflexao(3)
Analise E Reflexao(3)Analise E Reflexao(3)
Analise E Reflexao(3)
 
Proposta De Modelo De AvaliaçãO De Um Curso Online
Proposta De Modelo De AvaliaçãO De Um Curso OnlineProposta De Modelo De AvaliaçãO De Um Curso Online
Proposta De Modelo De AvaliaçãO De Um Curso Online
 
Avaliação na Educação à Distância
Avaliação na Educação à DistânciaAvaliação na Educação à Distância
Avaliação na Educação à Distância
 
# Avaliação Formativa em Ambientes de EaD
# Avaliação Formativa em Ambientes de EaD# Avaliação Formativa em Ambientes de EaD
# Avaliação Formativa em Ambientes de EaD
 
Apresentação defesa de dissertação
Apresentação defesa de dissertaçãoApresentação defesa de dissertação
Apresentação defesa de dissertação
 
Avaliacao Aprendizagens Online Doc[1]
Avaliacao Aprendizagens Online Doc[1]Avaliacao Aprendizagens Online Doc[1]
Avaliacao Aprendizagens Online Doc[1]
 
Relatório Final_Nelson Soares nº 1104429_mpel7_ACE
Relatório Final_Nelson Soares nº 1104429_mpel7_ACERelatório Final_Nelson Soares nº 1104429_mpel7_ACE
Relatório Final_Nelson Soares nº 1104429_mpel7_ACE
 
Delinear a avaliação pedagógica num contexto online
Delinear a avaliação pedagógica num contexto onlineDelinear a avaliação pedagógica num contexto online
Delinear a avaliação pedagógica num contexto online
 
Tarefa6
Tarefa6Tarefa6
Tarefa6
 
Aplicações da Web Social como Complemento da Aprendizagem no Ensino Superior
Aplicações da Web Social como Complemento da Aprendizagem no Ensino SuperiorAplicações da Web Social como Complemento da Aprendizagem no Ensino Superior
Aplicações da Web Social como Complemento da Aprendizagem no Ensino Superior
 
O Contributo das Tecnologias Digitais na Transparência da Avaliação Digital n...
O Contributo das Tecnologias Digitais na Transparência da Avaliação Digital n...O Contributo das Tecnologias Digitais na Transparência da Avaliação Digital n...
O Contributo das Tecnologias Digitais na Transparência da Avaliação Digital n...
 
ABED
ABEDABED
ABED
 
Interações on line no ensino semipresencial
Interações on line no ensino semipresencialInterações on line no ensino semipresencial
Interações on line no ensino semipresencial
 
A Avaliação da Aprendizagem em Educação à Distância.
A Avaliação da Aprendizagem em Educação à Distância.A Avaliação da Aprendizagem em Educação à Distância.
A Avaliação da Aprendizagem em Educação à Distância.
 
Defesa de tese do mestrado
Defesa de tese do mestradoDefesa de tese do mestrado
Defesa de tese do mestrado
 
Tecnologias interativas metod_aprendizagem_v_print
Tecnologias interativas metod_aprendizagem_v_printTecnologias interativas metod_aprendizagem_v_print
Tecnologias interativas metod_aprendizagem_v_print
 
Fóruns grupo 1
Fóruns grupo 1Fóruns grupo 1
Fóruns grupo 1
 

Viewers also liked

Papel do Professor online:Ensinar na Rede
Papel do Professor online:Ensinar na RedePapel do Professor online:Ensinar na Rede
Papel do Professor online:Ensinar na RedeLina Morgado
 
Michael Moore e a teoria da distância transaccional
Michael Moore e a teoria da distância transaccionalMichael Moore e a teoria da distância transaccional
Michael Moore e a teoria da distância transaccionalJoão Pinto
 
Recursos educativos digitais para a Investigação e(m) Educação com o Google E...
Recursos educativos digitais para a Investigação e(m) Educação com o Google E...Recursos educativos digitais para a Investigação e(m) Educação com o Google E...
Recursos educativos digitais para a Investigação e(m) Educação com o Google E...Teresa Pombo
 
Teaching and Learning in Context ...with a little help from the web
Teaching and Learning in Context ...with a little help from the webTeaching and Learning in Context ...with a little help from the web
Teaching and Learning in Context ...with a little help from the webCristina Costa
 
Michael Moore - Distância Transacional
Michael Moore - Distância TransacionalMichael Moore - Distância Transacional
Michael Moore - Distância TransacionalMNE
 
Bibliografia Anotada PLE
Bibliografia Anotada PLEBibliografia Anotada PLE
Bibliografia Anotada PLERenata Duarte
 
10 razões para usar o diigo no trabalho de investigação
10 razões para usar o diigo no trabalho de investigação10 razões para usar o diigo no trabalho de investigação
10 razões para usar o diigo no trabalho de investigaçãoPaula Silva
 
Direitos autorais e referenciação bibliográfica
Direitos autorais e referenciação bibliográficaDireitos autorais e referenciação bibliográfica
Direitos autorais e referenciação bibliográficaassuncaoribeiromarques1
 
Como fazer um Blog por Assunção Ribeiro
Como fazer um Blog por Assunção RibeiroComo fazer um Blog por Assunção Ribeiro
Como fazer um Blog por Assunção Ribeiroassuncaoribeiromarques1
 
Modelo de pesquisa e tratamento da informação the big 6- slideshare
Modelo de pesquisa e tratamento da informação   the big 6- slideshareModelo de pesquisa e tratamento da informação   the big 6- slideshare
Modelo de pesquisa e tratamento da informação the big 6- slideshareassuncaoribeiromarques1
 

Viewers also liked (13)

Papel do Professor online:Ensinar na Rede
Papel do Professor online:Ensinar na RedePapel do Professor online:Ensinar na Rede
Papel do Professor online:Ensinar na Rede
 
Texto second life
Texto second lifeTexto second life
Texto second life
 
Worshop w3i ars p fidalgo
Worshop w3i ars p fidalgoWorshop w3i ars p fidalgo
Worshop w3i ars p fidalgo
 
Michael Moore e a teoria da distância transaccional
Michael Moore e a teoria da distância transaccionalMichael Moore e a teoria da distância transaccional
Michael Moore e a teoria da distância transaccional
 
Recursos educativos digitais para a Investigação e(m) Educação com o Google E...
Recursos educativos digitais para a Investigação e(m) Educação com o Google E...Recursos educativos digitais para a Investigação e(m) Educação com o Google E...
Recursos educativos digitais para a Investigação e(m) Educação com o Google E...
 
Teaching and Learning in Context ...with a little help from the web
Teaching and Learning in Context ...with a little help from the webTeaching and Learning in Context ...with a little help from the web
Teaching and Learning in Context ...with a little help from the web
 
Michael Moore - Distância Transacional
Michael Moore - Distância TransacionalMichael Moore - Distância Transacional
Michael Moore - Distância Transacional
 
Bibliografia Anotada PLE
Bibliografia Anotada PLEBibliografia Anotada PLE
Bibliografia Anotada PLE
 
10 razões para usar o diigo no trabalho de investigação
10 razões para usar o diigo no trabalho de investigação10 razões para usar o diigo no trabalho de investigação
10 razões para usar o diigo no trabalho de investigação
 
Direitos autorais e referenciação bibliográfica
Direitos autorais e referenciação bibliográficaDireitos autorais e referenciação bibliográfica
Direitos autorais e referenciação bibliográfica
 
Como fazer um Blog por Assunção Ribeiro
Como fazer um Blog por Assunção RibeiroComo fazer um Blog por Assunção Ribeiro
Como fazer um Blog por Assunção Ribeiro
 
Os direitos inalienáveis do leitor
Os direitos inalienáveis do leitorOs direitos inalienáveis do leitor
Os direitos inalienáveis do leitor
 
Modelo de pesquisa e tratamento da informação the big 6- slideshare
Modelo de pesquisa e tratamento da informação   the big 6- slideshareModelo de pesquisa e tratamento da informação   the big 6- slideshare
Modelo de pesquisa e tratamento da informação the big 6- slideshare
 

Similar to E PortefóLios Versaofinal

E PortefóLios
E PortefóLiosE PortefóLios
E PortefóLiosMaria Leal
 
«O E-Portfolio em area de projecto 8ºAno»
«O E-Portfolio em area de projecto   8ºAno»«O E-Portfolio em area de projecto   8ºAno»
«O E-Portfolio em area de projecto 8ºAno»Diana Magalhães
 
Considerations for Developing Evaluations of Online Courses
Considerations for Developing Evaluations of Online CoursesConsiderations for Developing Evaluations of Online Courses
Considerations for Developing Evaluations of Online CoursesMaria Leal
 
Formação: "Avaliação das Aprendizagens dos Alunos: Avaliação, auto-avaliação ...
Formação: "Avaliação das Aprendizagens dos Alunos: Avaliação, auto-avaliação ...Formação: "Avaliação das Aprendizagens dos Alunos: Avaliação, auto-avaliação ...
Formação: "Avaliação das Aprendizagens dos Alunos: Avaliação, auto-avaliação ...Sandracardoso
 
Portfolio Do Aluno Workshop
Portfolio Do Aluno WorkshopPortfolio Do Aluno Workshop
Portfolio Do Aluno WorkshopAntero
 
Caderno Encargos V2[1]
Caderno Encargos V2[1]Caderno Encargos V2[1]
Caderno Encargos V2[1]sofiamalheiro
 
Sistemas de Gestão de Conteúdos
Sistemas de Gestão de ConteúdosSistemas de Gestão de Conteúdos
Sistemas de Gestão de Conteúdosrubendacosta
 
Avaliação e Internet
Avaliação e InternetAvaliação e Internet
Avaliação e Internetandreadc
 
Projeto, Sequencia didática e Plano de Aula.pdf
Projeto, Sequencia didática e Plano de Aula.pdfProjeto, Sequencia didática e Plano de Aula.pdf
Projeto, Sequencia didática e Plano de Aula.pdfSIRLENEMOTAPINHEIROD
 
Poster Jornadas LCD - Avaliação Formativa em contextos digitais no ensino não...
Poster Jornadas LCD - Avaliação Formativa em contextos digitais no ensino não...Poster Jornadas LCD - Avaliação Formativa em contextos digitais no ensino não...
Poster Jornadas LCD - Avaliação Formativa em contextos digitais no ensino não...Teresa Pombo
 
Ensino Híbrido: Fundamentos e melhores práticas
Ensino Híbrido: Fundamentos e melhores práticasEnsino Híbrido: Fundamentos e melhores práticas
Ensino Híbrido: Fundamentos e melhores práticasLuciano Sathler
 
Esboco aprendizagem online
Esboco aprendizagem onlineEsboco aprendizagem online
Esboco aprendizagem onlinemilite correia
 
Ações educacionais de promoção à competência em informação
Ações educacionais de promoção à competência em informaçãoAções educacionais de promoção à competência em informação
Ações educacionais de promoção à competência em informaçãoElisabeth Dudziak
 

Similar to E PortefóLios Versaofinal (20)

E PortefóLios
E PortefóLiosE PortefóLios
E PortefóLios
 
«O E-Portfolio em area de projecto 8ºAno»
«O E-Portfolio em area de projecto   8ºAno»«O E-Portfolio em area de projecto   8ºAno»
«O E-Portfolio em area de projecto 8ºAno»
 
Considerations for Developing Evaluations of Online Courses
Considerations for Developing Evaluations of Online CoursesConsiderations for Developing Evaluations of Online Courses
Considerations for Developing Evaluations of Online Courses
 
eTwinning: Project Based Learning
eTwinning: Project Based LearningeTwinning: Project Based Learning
eTwinning: Project Based Learning
 
Formação: "Avaliação das Aprendizagens dos Alunos: Avaliação, auto-avaliação ...
Formação: "Avaliação das Aprendizagens dos Alunos: Avaliação, auto-avaliação ...Formação: "Avaliação das Aprendizagens dos Alunos: Avaliação, auto-avaliação ...
Formação: "Avaliação das Aprendizagens dos Alunos: Avaliação, auto-avaliação ...
 
Avaliação em EAD
Avaliação em EADAvaliação em EAD
Avaliação em EAD
 
Portfolio Do Aluno Workshop
Portfolio Do Aluno WorkshopPortfolio Do Aluno Workshop
Portfolio Do Aluno Workshop
 
Caderno Encargos V2[1]
Caderno Encargos V2[1]Caderno Encargos V2[1]
Caderno Encargos V2[1]
 
Avaliação no Ambiente Virtual
Avaliação no Ambiente VirtualAvaliação no Ambiente Virtual
Avaliação no Ambiente Virtual
 
Conteudos elearning
Conteudos elearningConteudos elearning
Conteudos elearning
 
Modelos Dos Papéis Dos Professores
Modelos Dos Papéis Dos ProfessoresModelos Dos Papéis Dos Professores
Modelos Dos Papéis Dos Professores
 
Portfólio
PortfólioPortfólio
Portfólio
 
Sistemas de Gestão de Conteúdos
Sistemas de Gestão de ConteúdosSistemas de Gestão de Conteúdos
Sistemas de Gestão de Conteúdos
 
Avaliação e Internet
Avaliação e InternetAvaliação e Internet
Avaliação e Internet
 
Projeto, Sequencia didática e Plano de Aula.pdf
Projeto, Sequencia didática e Plano de Aula.pdfProjeto, Sequencia didática e Plano de Aula.pdf
Projeto, Sequencia didática e Plano de Aula.pdf
 
Poster Jornadas LCD - Avaliação Formativa em contextos digitais no ensino não...
Poster Jornadas LCD - Avaliação Formativa em contextos digitais no ensino não...Poster Jornadas LCD - Avaliação Formativa em contextos digitais no ensino não...
Poster Jornadas LCD - Avaliação Formativa em contextos digitais no ensino não...
 
2ª Tarefa
2ª Tarefa 2ª Tarefa
2ª Tarefa
 
Ensino Híbrido: Fundamentos e melhores práticas
Ensino Híbrido: Fundamentos e melhores práticasEnsino Híbrido: Fundamentos e melhores práticas
Ensino Híbrido: Fundamentos e melhores práticas
 
Esboco aprendizagem online
Esboco aprendizagem onlineEsboco aprendizagem online
Esboco aprendizagem online
 
Ações educacionais de promoção à competência em informação
Ações educacionais de promoção à competência em informaçãoAções educacionais de promoção à competência em informação
Ações educacionais de promoção à competência em informação
 

More from Escola EB 2,3 D. António da Costa - Agrupamento de Escolas Emídio Navarro - Almada

More from Escola EB 2,3 D. António da Costa - Agrupamento de Escolas Emídio Navarro - Almada (20)

Publicidade
PublicidadePublicidade
Publicidade
 
Sustentabilidade
Sustentabilidade Sustentabilidade
Sustentabilidade
 
O texto dramático
O texto dramáticoO texto dramático
O texto dramático
 
Tpc Port. Aves - João Ferreira 5º10 EDAC
Tpc Port. Aves - João Ferreira 5º10 EDACTpc Port. Aves - João Ferreira 5º10 EDAC
Tpc Port. Aves - João Ferreira 5º10 EDAC
 
Seguranca rodoviaria peao e ciclista
Seguranca rodoviaria  peao e ciclistaSeguranca rodoviaria  peao e ciclista
Seguranca rodoviaria peao e ciclista
 
Seguranca rodoviaria
Seguranca rodoviariaSeguranca rodoviaria
Seguranca rodoviaria
 
Seguranca
SegurancaSeguranca
Seguranca
 
discurso_direto_indireto
 discurso_direto_indireto discurso_direto_indireto
discurso_direto_indireto
 
Riscos e perigos
Riscos e perigosRiscos e perigos
Riscos e perigos
 
A vida em portugal antigamente
A vida em portugal antigamenteA vida em portugal antigamente
A vida em portugal antigamente
 
Carta (2)
Carta (2)Carta (2)
Carta (2)
 
Reconto
RecontoReconto
Reconto
 
Historia
HistoriaHistoria
Historia
 
Lab6 predicativo
Lab6 predicativoLab6 predicativo
Lab6 predicativo
 
Lab6 fraseativa
Lab6 fraseativaLab6 fraseativa
Lab6 fraseativa
 
Fados
FadosFados
Fados
 
Historia do fado 65
Historia do fado 65Historia do fado 65
Historia do fado 65
 
Dulce pontes
Dulce pontes Dulce pontes
Dulce pontes
 
Adriano correia de oliveira
Adriano correia de oliveira Adriano correia de oliveira
Adriano correia de oliveira
 
Adverbio
AdverbioAdverbio
Adverbio
 

Recently uploaded

Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdfJorge Andrade
 
Cultura e Literatura indígenas: uma análise do poema “O silêncio”, de Kent Ne...
Cultura e Literatura indígenas: uma análise do poema “O silêncio”, de Kent Ne...Cultura e Literatura indígenas: uma análise do poema “O silêncio”, de Kent Ne...
Cultura e Literatura indígenas: uma análise do poema “O silêncio”, de Kent Ne...ArianeLima50
 
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBCRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBAline Santana
 
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptxSlides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Gerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem OrganizacionalGerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem OrganizacionalJacqueline Cerqueira
 
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOLEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOColégio Santa Teresinha
 
DESAFIO LITERÁRIO - 2024 - EASB/ÁRVORE -
DESAFIO LITERÁRIO - 2024 - EASB/ÁRVORE -DESAFIO LITERÁRIO - 2024 - EASB/ÁRVORE -
DESAFIO LITERÁRIO - 2024 - EASB/ÁRVORE -Aline Santana
 
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfWilliam J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfAdrianaCunha84
 
Simulado 2 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 2 Etapa  - 2024 Proximo Passo.pdfSimulado 2 Etapa  - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 2 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfEditoraEnovus
 
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxOsnilReis1
 
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniModelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniCassio Meira Jr.
 
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresLilianPiola
 
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasPrograma de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasCassio Meira Jr.
 
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de Partículas
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de PartículasRecurso Casa das Ciências: Sistemas de Partículas
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de PartículasCasa Ciências
 
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptxthaisamaral9365923
 
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 BrasilGoverno Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasillucasp132400
 
Bullying - Texto e cruzadinha
Bullying        -     Texto e cruzadinhaBullying        -     Texto e cruzadinha
Bullying - Texto e cruzadinhaMary Alvarenga
 

Recently uploaded (20)

Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
 
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
 
Cultura e Literatura indígenas: uma análise do poema “O silêncio”, de Kent Ne...
Cultura e Literatura indígenas: uma análise do poema “O silêncio”, de Kent Ne...Cultura e Literatura indígenas: uma análise do poema “O silêncio”, de Kent Ne...
Cultura e Literatura indígenas: uma análise do poema “O silêncio”, de Kent Ne...
 
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBCRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
 
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA -
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA      -XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA      -
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA -
 
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptxSlides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
 
Gerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem OrganizacionalGerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem Organizacional
 
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOLEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
 
DESAFIO LITERÁRIO - 2024 - EASB/ÁRVORE -
DESAFIO LITERÁRIO - 2024 - EASB/ÁRVORE -DESAFIO LITERÁRIO - 2024 - EASB/ÁRVORE -
DESAFIO LITERÁRIO - 2024 - EASB/ÁRVORE -
 
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfWilliam J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
 
Em tempo de Quaresma .
Em tempo de Quaresma                            .Em tempo de Quaresma                            .
Em tempo de Quaresma .
 
Simulado 2 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 2 Etapa  - 2024 Proximo Passo.pdfSimulado 2 Etapa  - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 2 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
 
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
 
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniModelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
 
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
 
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasPrograma de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
 
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de Partículas
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de PartículasRecurso Casa das Ciências: Sistemas de Partículas
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de Partículas
 
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx
 
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 BrasilGoverno Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
 
Bullying - Texto e cruzadinha
Bullying        -     Texto e cruzadinhaBullying        -     Texto e cruzadinha
Bullying - Texto e cruzadinha
 

E PortefóLios Versaofinal

  • 1. E-portefólios Uma ferramenta de avaliação de cursos on-line
  • 2.
  • 3. Conceito básico de e-portefólio O e-portefólio é mais do que uma nova expressão do portefólio de formato tradicional para o formato digital Usa tecnologias electrónicas como base, permitindo que estudantes e professores recolham e organizem materiais de diversos tipos de suporte (áudio, vídeo, gráficos, texto); e usando links de hipertexto para organizar o material, relacionando evidências para atingir resultados, objectivos ou critérios” (Barrett, 2005, p. 5)
  • 4. Estrutura de um e-portefólio
  • 5. Características do e-portefólio Portefólio educacional É aquele em que o aluno contribui para o seu portefólio continuadamente ao longo da sua aprendizagem na vida, e que recorrem  a ele para avaliação, entrevistas e actualização do seu currículo.
  • 6.
  • 7. Diferentes usos do e-portefólio educacional desenvolvimento; apresentação; avaliação. Conceito fundamental do e-portefólio: educação ao longo da vida.
  • 8. Vantagens do e-portefólio Ser capaz de voltar e reformular vários componentes do portefólio é uma vantagem significativa do portefólio electrónico.  O processo de recolha e selecção de itens para o e-portefólio, é  mais fácil: os utilizadores podem realizar, organizar e reorganizar o conteúdo fácil e rapidamente.    Como um método de avaliação final do curso, os e-portefólios fornecem muitas oportunidades para integrar todo o trabalho do aluno no curso e para ligar  novas ideias com conhecimentos do aluno e do contexto. 
  • 10. Aprendizagem através do e-portefólio O potencial para criar um "e-portefólio '(Barrett, 2003) oferece um processo interactivo, em que os estudantes podem desenvolver e partilhar os seus portefólios com professores e outros estudantes. Ao estar disponível electronicamente, os e-portfolios podem formar a base para a colaboração e interacção, comentando, re-visionando e discutindo. A premissa básica da aprendizagem através do e-portefólio é de que a reflexão ao longo do tempo aumenta a capacidade de dar sentido à experiência concreta. A aquisição de competências vem através da reflexão sobre as actividades e produtos que o aluno experimenta e gera num contexto social (Cambridge & Cambridge, 2003).
  • 11.
  • 12.
  • 13. de capacidade de reflexão, 
  • 14. de recursos interactivos e individuaisTodos esses atributos têm vantagens sobre outras formas de avaliação, tais como: exames e computador-assistido e escolha múltipla. (Chang,2001).  
  • 15.
  • 16. ESTUDO DE CASO: O E-portefólio usado com objectos de aprendizagem para avaliação final de um curso Cada objecto de aprendizagem foi concebido como uma experiência holística de aprendizagem, revelando integridade interna com a unidade de estudo A abordagem pedagógica do programa é construtivista e centrada no aluno Os objectos de aprendizagem no Curso, em consonância com a essência do conceito, são autónomos e não se referem uns aos outros O Curso é inteiramente estruturado com objectos de aprendizagem
  • 17. ESTUDO DE CASO: O E-portefólio usado com objectos de aprendizagem para avaliação final de um curso O conteúdo do curso, a abordagem pedagógica e a ênfase na escolha do aluno, bem como a apresentação em objectos de aprendizagem, ditou o uso de um e-portfólio como o método de avaliação primária O curso consistiu em mais de 100 objectos de aprendizagem, dos quais 55 designámos como possíveis opções para usar na ECA. Os alunos foram convidados a seleccionar duas actividades de cada um dos quatro módulos, completando oito peças de trabalho no total.
  • 18. ESTUDO DE CASO: O E-portefólio usado com objectos de aprendizagem para avaliação final de um curso A maioria dos objectos de aprendizagem consistiu em três elementos: 1. Uma visão geral do tópico. Destaque das questões fundamentais, problemas ou ideias. 2. Links para mais recursos, sites ou artigos de revistas para leitura posterior. Estes foram cuidadosamente seleccionados pela equipe do curso para oferecer oportunidades para que, tanto os estudantes das empresas como os estudantes de ensino superior se envolvessem com o tema numa perspectiva que lhes fosse familiar. 3. Uma ou duas actividades, algumas individuais, algumas colaborativas, que formavam a base da pedagogia experimental do curso. Algumas das actividades envolviam escrita; outras envolviam a criação de um Powerpoint, outras, a exploração de tecnologias desconhecidas, muitas envolviam a pesquisa na web, e outras baseavam-se na discussão on-line ou a interacção entre os estudantes em pequenos grupos.
  • 19. ESTUDO DE CASO: O E-portefólio usado com objectos de aprendizagem para avaliação final de um curso Um dos princípios fundamentais do curso foi o de escolha, dando aos alunos oportunidades para seleccionar que objectos de aprendizagem queriam concluir, com base nos seus interesses pessoais, a relevância para a profissão,  tempo e preferência. O conselho dado aos estudantes acerca da escolha dos objectos de aprendizagem a estudar em detalhe foi de que eles devem seguir os seus interesses pessoais ou profissionais. Nenhum conselho foi dado sobre como seleccionar objectos de aprendizagem para apresentar no e-portfólio.
  • 20. ESTUDO DE CASO: O E-portefólio usado com objectos de aprendizagem para avaliação final de um curso Partindo da noção geral de Conectividade, o e-portefólio foi escolhido como forma de avaliação do Curso. Pedia-se a escolha justificada de oito actividades que fundamentasse a afirmação: "O crescimento da conectividade está a provocar uma mudança fundamental em todos os aspectos da aprendizagem."
  • 21. Avaliação e Resultados A eficácia sobre a abordagem do e-portfolio foi avaliada de várias maneiras pela equipa envolvida no desenvolvimento e apresentação do curso: 31 dos 41 alunos que concluíram o curso foram entrevistados por telefone e as suas observações foram registadas. Durante o curso, os alunos foram convidados a preencher um e-questionário, composto por várias questões abertas sobre as suas opiniões acerca da estrutura do curso, sobre a utilização de objectos de aprendizagem e as atitudes subjacentes às escolhas efectuadas. Foram analisados os dados estatísticos sobre a escolha dos alunos relativamente aos objectos de aprendizagem submetidos. Os e-portfolios foram lidos, duplamente verificados e analisados. Mensagens destinadas à avaliação final de curso e outros fóruns de discussão foram analisados. Foi solicitado feedback por parte dos tutores. Avaliação da eficácia do e.portfolio
  • 22. Avaliação e Resultados Recolha de dados No e-questionário e durante as entrevistas telefónicas os alunos foram convidados a comentar directamente sobre a forma como trabalharam ao longo do curso, como é que fizeram as escolhas sobre o que estudar e como é que escolheram quais os objectos de aprendizagem a submeter no seu portfolio.
  • 23.
  • 24. Sentiram-se sobrecarregados pelo número de temas;
  • 25.
  • 26. Avaliação e Resultados Aspectos a melhorar Vários aspectos emergem da análise destes dados qualitativos e quantitativos, os quais já estão a ser considerados na redefinição do curso e na abordagem ao e-portfolio.
  • 27. Avaliação e Resultados Vários aspectos emergem da análise destes dados qualitativos e quantitativos, os quais já estão a ser considerados na redefinição do curso e na abordagem ao e-portfolio Discussão Em primeiro lugar, é necessário reconsiderar a questão da escolha e de que forma é beneficia o aluno. Em segundo lugar, temos a questão da função integradora do e-portfolio do ponto de vista tanto do tutor, bem como, do estudante. Será que a utilização do e-portfolio permitiu aos alunos envolverem-se com as ideias cruciais do curso? Em terceiro lugar, temos a questão dos direitos de autor e em que medida é que os e-portfolios capacitaram os alunos para assumirem a responsabilidade da sua aprendizagem.
  • 28. Algumas consequências da Utilização do e-portefólio: A escolha como estratégia de ensino Os E-Portefólios como integradores do curso A escolha das actividades revelou-se mais estratégica do que se previa. Os alunos escolheram as actividades que menos haviam sido escolhidas na realização pelos colegas. Os alunos referiram ainda o efeito integrador que o e-portefólio teve relativamente ao curso, como refere um dos alunos: O e-portfolio foi um grande passo em prol da afirmação do que havíamos aprendido - reuniu alguns dos trabalhos que tínhamos feito durante o curso e  obrigou-nos  a reflectir e a ligar  os objectos de aprendizagem.
  • 29. Algumas consequências da Utilização do e-portefólio: Queixas dos alunos Capacidades que tem que ser desenvolvidas pelos alunos Alguns alunos queixaram-se de muito trabalho e da existência de muita tensão originada pela escolha das actividades e o facto de ser necessário apresentar a justificação dessa escolha. Identificar e seleccionar informação; Auto-confiança do aluno para tomar decisões; Autonomia da aprendizagem.
  • 30. Conclusões Os resultados demonstram que o uso do e-portfólio é um meio adequado para o processo de avaliação final de um curso em que os objectos de aprendizagem são a base do curso. Criação de um curso holístico em que a pedagogia, objectos de aprendizagem e estratégia de avaliação são integrados num todo. Um curso baseado em porte-fólios permite uma aprendizagem integrada. Instruções mais claras de forma a reforçar o uso da escolha. Pertinência de e-portefólios, como um método de avaliação final de curso. A possibilidade de escolha permite uma avaliação flexível. O e-portfolio como forma de avaliação, desenvolve uma aprendizagem autónoma, independente e centrada no aluno.
  • 31. Referências bibliográficas Barrett, H. C. (2003). Electronic portfolios. In A. Kovalchick & K. Dawson (Eds), Educational technology: an encyclopedia. Santa Barbara: ABC-CLTO. Bolander, K. (2000). Student centred learning reportfor the teaching and learning service. http://www.gla.ac.uk/services/tls/ProjectReports/whole/index.html Cambridge, B. & Cambridge, D. (2003). Thefuture of electronicportfolio technology: supporting what we know about learning ePortfolio 2003. Poitiers, France. http://www.eife-l.org/portfolio Chang, C. (2001). A study on the evaluation and effectiveness analysis of web-based learning portfolio. BJET, 32, 4, 435-458. Ittelson, J. C. (2001). Building an e-dentity for each student. Educause Quarterly, No. 4. Macdonald, J., Heap, N. & Mason, R. (2001). 'Have I learnt it?' Evaluating skills for resourcebased study using electronic resources. BJET, 32, 4, 419-433. Rehak, D. & Mason, R. (2003). Keeping the learning in learning objects. In A. Littlejohn (Ed.), Reusing educational resourcesfor networked learning. London: Kogan Page. Weller, M. (2002). Delivering learning on the net. London: Kogan Page. Weller, M., Pegler, C. & Mason, R. (2003). Working with learning objects-some pedagogical suggestions. ALT-C, Sheffield, September. http://iet.open.ac.uk/pp/c.a.pegler/ukeu/altc.doc
  • 32. Universidade Aberta 2010 UC: Concepção e Avaliação em e-Learning Actividade 4: Actividades, instrumentos e modalidades de avaliação em contexto de formação online Filomena Marques Maria Leal Teresa Rafael Pedro Teixeira