SlideShare a Scribd company logo
1 of 24
Rodrigo Ferreira Ra: 2007.111.38.6 Rodrigo Ferreira Ra: 2007.111.38.6
Mais e porque Usar o Pingüim?????
Razões para usar Linux: Vem com muitos aplicativos: Quem instala Linux não precisa se preocupar com aplicativos. Os que já vem instalados com o sistema já são de longe muito superiores aos programas para Windows. É mais seguro: Não se tem vírus em Linux, e o sistema não é tão visado pelos crackers quanto o Windows. Além do que o sistema de contas de usuários do linux – que foi imitado pela microsoft no Windows Vista provê uma camada extra de segurança ao computador. DRM não entra: No linux, você é quem decide o que vai fazer com seus arquivos de áudio e vídeo. Sistemas de controle de direitos autorais não tem espaço no mundo do pingüim.
Razões para usar Linux: Você sempre tem opções: No linux, o usuário não fica preso as decisões de um único fabricante. Há sempre mais de uma opção para cada componente do sistema. A criptografia vem junto: Criptografia de arquivos é um dos recursos que a Microsoft oferece apenas nas edições mais caras do Windows Vista. No Linux você tem isso de graça. Desde a versão 2.6.0 do kernel, faz parte dele a CryptoAPI, interface de programação com funções de criptografia.  É ótimo para programar: Diferentemente do Windows, o Linux já vem com um conjunto básico de compiladores – começando pelo venerado GCC.
Razões para usar Linux: É um sistema aberto: Quem quer aprender como o sistema funciona, tem acesso ao códifo fonte do sistema e da maioria dos aplicativos também. Linuxistas sabem mais: Uma consequência da natureza aberta do linux e da troca de informações nas comunidades do linux, fazem com que os usuário adquirem um conhecimento técnico muito maior. Por exemplo compilar e editar arquivos são tarefas que raramente usuários de Windows e Mac se atrevem a encarar. É gratis: Tanto sistema operacional como aplicativos são gratuitos, gerando uma economia muito grande.
CentOS  é uma distribuição Linux derivada de códigos fonte gratuitamente distribuídos pela Red Hat Enterprise Linux, surgiu em meados de  Maio   de 2004  e mantida pelo CentOS Project.  O CentOS  pode ser considerado então um sistema clone. A numeração das versões é baseada na numeração do Red Hat Enterprise Linux. Por exemplo, o CentOS 4 é baseado no Red Hat Enterprise Linux 4. A diferença básica entre um e outro é o fornecimento de suporte pago na aquisição de um Red Hat.  O CentOS proporciona um grande acesso aos softwares padrão da indústria, incluindo total compatibilidade com os pacotes de softwares preparados especificamente para os sistemas da Red Hat Enterprise Linux. Isso lhe dá o mesmo nível de segurança e suporte, através de updates, que outras soluções Linux Enterprise, porém sem custo. Suporta tanto ambientes de servidores para aplicações de missão crítica quanto ambientes de estações de trabalho e ainda possui uma versão Live CD. CentOS possui numerosas vantagens, incluindo: uma comunidade ativa e crescente, um rápido desenvolvimento e teste de pacotes, uma extensa rede para  downloads , desenvolvedores acessíveis, múltiplos canais de suporte incluindo suporte em português e suporte comercial através de parceiros.
O Red Hat Enterprise Linux sempre se mostrou uma distribuição um pouco cara, apesar de ser totalmente eficiente no seus principios de software  de código aberto. É com base nesse princípio que, surgiu a primeira versão do CentOS 2, baseado no Red Hat Enterprise Linux 2.1. Desde então, a distribuição revelou-se uma opção gratuita para as empresas que gostariam de contar com as vantagens técnicas do Red Hat, mas que não tinham condições de pagar por sua licença, ou para aquelas que simplesmente não necessitavam do suporte técnico da Red Hat. Mesmo com uma razoável coleção de softwares espalhada nos 6 CDs do CentOS 5, existe ainda uma grande quantidade de pacotes RPM (Red Hat Package Manager) disponíveis em outros repositórios na Internet. Entre esses repositórios destaca-se o RPMForge, com mais de 4.000 pacotes compatíveis com todas as versões do CentOS. O CentOS é muito utilizado em servidores e estações de trabalho onde é justamente o foco do Sistema Operacional. Más nada o impede de ser instalado em Laptops e Notebooks.
Ultima versão estável do CentOS: Software     Versão no CentOS 5.1  Última versão estável  Kernel  2.6.18  2.6.23  Mozilla Firefox  1.5.0.12 2.0.0.11 Mozilla Thuderbird 1.5.0.12   2.0.0.9  OpenOffice  2.0.4  2.3.1  Gnome  2.16  2.20  MySQL  5.0.22  5.0.51  PostgreSQL  8.1.9  8.2.6  Apache  2.2.3  2.2.6  PHP  5.1.6  5.2.5
Threads Que significa linha de execução, consiste em uma forma de se dividir uma tarefa em duas ou mais partes que podem então ser executadas simultaneamente. O suporte ao threads é fornecido pelo própio sistema Operacional.
Buffering Essa técnica consiste da utilização de uma parte da memória principal que chamamos de Buffer para a transferência de dados utilizados nos dispositivos de E/S e a Memória. Neste técnica podemos ler dados de um determinado dispositivo para o buffer para, liberando então o dispositivo para uma nova leitura. Então temos o processador manipulando o dado armazenado no buffer, e o dispositivo realizando um outra operação de leitura simultaneamente.
Spooling O Spooling (Simultaneous Peripherial Operation On-line) foi criado para aumentar a concorrência e eficiência dos Sistemas Operacionais. Por volta dos anos 50 quando se começou a utiliza-lo os programas do usuário era submetidos um a um para o processamento pelo operador. Como a velocidade dos processadores e muito superior aos dispositivos E/S, temos que a UCP ficaria então muito tempo ociosa esperando os dispositivos terminarem suas tarefas. O uso então do spooling permite essa desvinculação por exemplo de impressoras, onde temos a liberação da impressora pelo sistemas sem atrapalhar na impressão correta dos doumentos.
Estrutura do Sistema Muitas distribuiçoes Linux surgem todos os dias mais somente algumas continuam sendo atualizadas e utilizadas. Tudo isso ocorre porque pessoas com conhecimentos técnicos podem fazer uam distribuição Linux, mais claro que não garante que ela continuará sendo utilizada e atualizada. A instalação do CentOS não é das mais simples, mais quem já tem algum conhecimento no mundo Linux não terá muitos problemas em sua instalação e configuração. Portanto esses desafios apresentados não somente no CentOS mais em muitas outras distribuições Linux, fazem com que nós usuário tenhamos um aprendizado muito maior do que somente utilizarmos sistemas baseados em janelas como é o caso do Windows. Onde geramente so temos que ir clicando em avançar que praticamente tudo se faz sozinho, totalmente guiado pelo Sistema Operacional.
Arquitetura do Sistema Muitos programas ja vem instalados no CentOS, mais tambem podemos encontrar  por exemplo pacotes binários pré-compilados. A atualização do sistema e de repósitorios no  Centos 5.1  em diante é feiro exclusivamente pelo Yum. O yum é um programa de gerenciamento de pacotes por linha de comando para sistemas operacionais baseados em RPM.
Multiprocessadores No Linux temos acesso a muitas coisas diferente em relação a outros sitemas operacionais. Gostaria de destacar uma que me chamou muita atenção que é a possibilidade de utilização de multiplas áres de trabalho que poderão ser vizualizadas posteriormente. Assim como seu pai pago(Red hat), o CentOS tem suporte total Multi-Core, HyperThreading e multiplos processadores.
 
 
 
 
 
 
 
 
Bibliografias: http:// www .centos.org Pagina Oficial do Projeto http://www.ha-mc.org/?q=node/1 Pagina  sobre CentOS em Português
Agradeço a todos pela atenção!

More Related Content

What's hot (20)

Linux - Introductions to Linux Operating System
Linux - Introductions to Linux Operating SystemLinux - Introductions to Linux Operating System
Linux - Introductions to Linux Operating System
 
An Introduction to Linux
An Introduction to LinuxAn Introduction to Linux
An Introduction to Linux
 
Kali linux
Kali linuxKali linux
Kali linux
 
History of linux
History of linuxHistory of linux
History of linux
 
SELinux for Everyday Users
SELinux for Everyday UsersSELinux for Everyday Users
SELinux for Everyday Users
 
A practical guide to buildroot
A practical guide to buildrootA practical guide to buildroot
A practical guide to buildroot
 
Linux Presentation
Linux PresentationLinux Presentation
Linux Presentation
 
Linux
LinuxLinux
Linux
 
SELinux Basic Usage
SELinux Basic UsageSELinux Basic Usage
SELinux Basic Usage
 
Sistema operativo linux 2016
Sistema operativo linux 2016Sistema operativo linux 2016
Sistema operativo linux 2016
 
Intro to linux
Intro to linuxIntro to linux
Intro to linux
 
Operating systems linux
Operating systems linuxOperating systems linux
Operating systems linux
 
La historia de linux
La historia de linuxLa historia de linux
La historia de linux
 
Linux file system
Linux file systemLinux file system
Linux file system
 
Red hat linux
Red hat linuxRed hat linux
Red hat linux
 
KVM tools and enterprise usage
KVM tools and enterprise usageKVM tools and enterprise usage
KVM tools and enterprise usage
 
Linux
LinuxLinux
Linux
 
linux vs window
linux vs windowlinux vs window
linux vs window
 
LINUX DISTRIBUTIONS.pptx
LINUX DISTRIBUTIONS.pptxLINUX DISTRIBUTIONS.pptx
LINUX DISTRIBUTIONS.pptx
 
Linux kernel Architecture and Properties
Linux kernel Architecture and PropertiesLinux kernel Architecture and Properties
Linux kernel Architecture and Properties
 

Viewers also liked

Por dentro do Projeto openSUSE
Por dentro do Projeto openSUSEPor dentro do Projeto openSUSE
Por dentro do Projeto openSUSEDomingos Teruel
 
Centos operating system
Centos operating systemCentos operating system
Centos operating systemAgbada
 
Apresentacao Projeto openSUSE - Flisol 2013
Apresentacao Projeto openSUSE - Flisol 2013Apresentacao Projeto openSUSE - Flisol 2013
Apresentacao Projeto openSUSE - Flisol 2013Carlos Ribeiro
 
Sistemas Operacionais - 03 - Tipos e Estrutura dos SO
Sistemas Operacionais - 03 - Tipos e Estrutura dos SOSistemas Operacionais - 03 - Tipos e Estrutura dos SO
Sistemas Operacionais - 03 - Tipos e Estrutura dos SOMauro Duarte
 
Funções e caracteristicas de um so
Funções e caracteristicas de um soFunções e caracteristicas de um so
Funções e caracteristicas de um soMiriamMiguel
 

Viewers also liked (10)

Cent os
Cent osCent os
Cent os
 
CentOS
CentOSCentOS
CentOS
 
1. centos tutorial
1. centos tutorial1. centos tutorial
1. centos tutorial
 
Centos
CentosCentos
Centos
 
Por dentro do Projeto openSUSE
Por dentro do Projeto openSUSEPor dentro do Projeto openSUSE
Por dentro do Projeto openSUSE
 
3. introduction of centos
3. introduction of centos3. introduction of centos
3. introduction of centos
 
Centos operating system
Centos operating systemCentos operating system
Centos operating system
 
Apresentacao Projeto openSUSE - Flisol 2013
Apresentacao Projeto openSUSE - Flisol 2013Apresentacao Projeto openSUSE - Flisol 2013
Apresentacao Projeto openSUSE - Flisol 2013
 
Sistemas Operacionais - 03 - Tipos e Estrutura dos SO
Sistemas Operacionais - 03 - Tipos e Estrutura dos SOSistemas Operacionais - 03 - Tipos e Estrutura dos SO
Sistemas Operacionais - 03 - Tipos e Estrutura dos SO
 
Funções e caracteristicas de um so
Funções e caracteristicas de um soFunções e caracteristicas de um so
Funções e caracteristicas de um so
 

Similar to Razões para usar o CentOS

Uma Breve Introdução Sobre o Community Enterprise Operating system - CentOS
Uma Breve Introdução Sobre o Community Enterprise Operating system - CentOSUma Breve Introdução Sobre o Community Enterprise Operating system - CentOS
Uma Breve Introdução Sobre o Community Enterprise Operating system - CentOSLucas Duarte
 
Sistemas Operacionais - Gnu/Linux
Sistemas Operacionais - Gnu/LinuxSistemas Operacionais - Gnu/Linux
Sistemas Operacionais - Gnu/LinuxLuiz Arthur
 
A Evolução das Distribuições de SistemaOperacional Linux Patrocinados pela Em...
A Evolução das Distribuições de SistemaOperacional Linux Patrocinados pela Em...A Evolução das Distribuições de SistemaOperacional Linux Patrocinados pela Em...
A Evolução das Distribuições de SistemaOperacional Linux Patrocinados pela Em...Lucas Vinícius
 
Guia de configuração de um servidor linux para utilização em uma pequena empresa
Guia de configuração de um servidor linux para utilização em uma pequena empresaGuia de configuração de um servidor linux para utilização em uma pequena empresa
Guia de configuração de um servidor linux para utilização em uma pequena empresaSoftD Abreu
 
Sistemas operacionais linux
Sistemas operacionais linuxSistemas operacionais linux
Sistemas operacionais linuxLeandro Lemes
 
Posso rodar minhas aplicações corporativas sobre linux?
Posso rodar minhas aplicações corporativas sobre linux?Posso rodar minhas aplicações corporativas sobre linux?
Posso rodar minhas aplicações corporativas sobre linux?Mauro Tapajós
 
Apresentação Semi-Final
Apresentação Semi-FinalApresentação Semi-Final
Apresentação Semi-FinalJordan Claussen
 
Sistemas Operativos Linux e os suas versões
Sistemas Operativos Linux e os suas versõesSistemas Operativos Linux e os suas versões
Sistemas Operativos Linux e os suas versõesxaninha123
 
So alexandra nunes
So alexandra nunesSo alexandra nunes
So alexandra nunesxaninha123
 
Trabalho sobre linux-Denise Guimarães
Trabalho sobre linux-Denise GuimarãesTrabalho sobre linux-Denise Guimarães
Trabalho sobre linux-Denise GuimarãesCassandra Cristina
 
linux: um pouco sobre ele e como aprender .pdf
linux: um pouco sobre ele e como aprender .pdflinux: um pouco sobre ele e como aprender .pdf
linux: um pouco sobre ele e como aprender .pdfVitriaNorazDeusmeure
 

Similar to Razões para usar o CentOS (20)

snto
sntosnto
snto
 
Uma Breve Introdução Sobre o Community Enterprise Operating system - CentOS
Uma Breve Introdução Sobre o Community Enterprise Operating system - CentOSUma Breve Introdução Sobre o Community Enterprise Operating system - CentOS
Uma Breve Introdução Sobre o Community Enterprise Operating system - CentOS
 
Sistemas Operacionais - Gnu/Linux
Sistemas Operacionais - Gnu/LinuxSistemas Operacionais - Gnu/Linux
Sistemas Operacionais - Gnu/Linux
 
Linux
LinuxLinux
Linux
 
A Evolução das Distribuições de SistemaOperacional Linux Patrocinados pela Em...
A Evolução das Distribuições de SistemaOperacional Linux Patrocinados pela Em...A Evolução das Distribuições de SistemaOperacional Linux Patrocinados pela Em...
A Evolução das Distribuições de SistemaOperacional Linux Patrocinados pela Em...
 
Módulo 6 - Gnu/Linux
Módulo 6 - Gnu/LinuxMódulo 6 - Gnu/Linux
Módulo 6 - Gnu/Linux
 
tutorial nagios
tutorial nagiostutorial nagios
tutorial nagios
 
apostila linux
apostila linuxapostila linux
apostila linux
 
Guia de configuração de um servidor linux para utilização em uma pequena empresa
Guia de configuração de um servidor linux para utilização em uma pequena empresaGuia de configuração de um servidor linux para utilização em uma pequena empresa
Guia de configuração de um servidor linux para utilização em uma pequena empresa
 
Linux
LinuxLinux
Linux
 
Sistemas operacionais linux
Sistemas operacionais linuxSistemas operacionais linux
Sistemas operacionais linux
 
Posso rodar minhas aplicações corporativas sobre linux?
Posso rodar minhas aplicações corporativas sobre linux?Posso rodar minhas aplicações corporativas sobre linux?
Posso rodar minhas aplicações corporativas sobre linux?
 
Apresentação Semi-Final
Apresentação Semi-FinalApresentação Semi-Final
Apresentação Semi-Final
 
Sistemas Operativos Linux e os suas versões
Sistemas Operativos Linux e os suas versõesSistemas Operativos Linux e os suas versões
Sistemas Operativos Linux e os suas versões
 
So alexandra nunes
So alexandra nunesSo alexandra nunes
So alexandra nunes
 
Trabalho sobre linux-Denise Guimarães
Trabalho sobre linux-Denise GuimarãesTrabalho sobre linux-Denise Guimarães
Trabalho sobre linux-Denise Guimarães
 
Cento2
Cento2Cento2
Cento2
 
CentOS
CentOSCentOS
CentOS
 
1 - Introdução ao linux
1 - Introdução ao linux1 - Introdução ao linux
1 - Introdução ao linux
 
linux: um pouco sobre ele e como aprender .pdf
linux: um pouco sobre ele e como aprender .pdflinux: um pouco sobre ele e como aprender .pdf
linux: um pouco sobre ele e como aprender .pdf
 

More from Anderson Favaro

Windows 7 - Fabrício de Oliveira e Marcelo Buscaratti
Windows 7 - Fabrício de Oliveira e Marcelo BuscarattiWindows 7 - Fabrício de Oliveira e Marcelo Buscaratti
Windows 7 - Fabrício de Oliveira e Marcelo BuscarattiAnderson Favaro
 
SlackWare - Francisco e Valnir
SlackWare - Francisco e ValnirSlackWare - Francisco e Valnir
SlackWare - Francisco e ValnirAnderson Favaro
 
Free BSD - Beatriz Monteiro e Fabio da Costa
Free BSD - Beatriz Monteiro e Fabio da CostaFree BSD - Beatriz Monteiro e Fabio da Costa
Free BSD - Beatriz Monteiro e Fabio da CostaAnderson Favaro
 
Windows Vista - Arthur Duarte Rosa - Henrique Bueno
Windows Vista - Arthur Duarte Rosa - Henrique BuenoWindows Vista - Arthur Duarte Rosa - Henrique Bueno
Windows Vista - Arthur Duarte Rosa - Henrique BuenoAnderson Favaro
 
Mac - Leandro dos Santos Costa
Mac - Leandro dos Santos CostaMac - Leandro dos Santos Costa
Mac - Leandro dos Santos CostaAnderson Favaro
 
Debian-Leandro Antonio da Costa Bera
Debian-Leandro Antonio da Costa BeraDebian-Leandro Antonio da Costa Bera
Debian-Leandro Antonio da Costa BeraAnderson Favaro
 
Unix - Sistema Operacional
Unix - Sistema OperacionalUnix - Sistema Operacional
Unix - Sistema OperacionalAnderson Favaro
 
Mandriva - Sistema Operacional
Mandriva - Sistema OperacionalMandriva - Sistema Operacional
Mandriva - Sistema OperacionalAnderson Favaro
 
Windows Vista - Sistema Operacional
Windows Vista - Sistema OperacionalWindows Vista - Sistema Operacional
Windows Vista - Sistema OperacionalAnderson Favaro
 
Debian - Sistema Operacional
Debian - Sistema OperacionalDebian - Sistema Operacional
Debian - Sistema OperacionalAnderson Favaro
 
Gentoo - Sistema Operacional
Gentoo - Sistema OperacionalGentoo - Sistema Operacional
Gentoo - Sistema OperacionalAnderson Favaro
 
RedHat - Fedora - Sistemas Operacionais
RedHat - Fedora - Sistemas OperacionaisRedHat - Fedora - Sistemas Operacionais
RedHat - Fedora - Sistemas OperacionaisAnderson Favaro
 
Windows Server 2008 - Marcio
Windows Server 2008 - MarcioWindows Server 2008 - Marcio
Windows Server 2008 - MarcioAnderson Favaro
 

More from Anderson Favaro (20)

Windows 7 - Fabrício de Oliveira e Marcelo Buscaratti
Windows 7 - Fabrício de Oliveira e Marcelo BuscarattiWindows 7 - Fabrício de Oliveira e Marcelo Buscaratti
Windows 7 - Fabrício de Oliveira e Marcelo Buscaratti
 
SlackWare - Francisco e Valnir
SlackWare - Francisco e ValnirSlackWare - Francisco e Valnir
SlackWare - Francisco e Valnir
 
Free BSD - Beatriz Monteiro e Fabio da Costa
Free BSD - Beatriz Monteiro e Fabio da CostaFree BSD - Beatriz Monteiro e Fabio da Costa
Free BSD - Beatriz Monteiro e Fabio da Costa
 
Windows Vista - Arthur Duarte Rosa - Henrique Bueno
Windows Vista - Arthur Duarte Rosa - Henrique BuenoWindows Vista - Arthur Duarte Rosa - Henrique Bueno
Windows Vista - Arthur Duarte Rosa - Henrique Bueno
 
Mac - Leandro dos Santos Costa
Mac - Leandro dos Santos CostaMac - Leandro dos Santos Costa
Mac - Leandro dos Santos Costa
 
Debian-Leandro Antonio da Costa Bera
Debian-Leandro Antonio da Costa BeraDebian-Leandro Antonio da Costa Bera
Debian-Leandro Antonio da Costa Bera
 
Windows Vista
Windows VistaWindows Vista
Windows Vista
 
Unix - Sistema Operacional
Unix - Sistema OperacionalUnix - Sistema Operacional
Unix - Sistema Operacional
 
Mandriva - Sistema Operacional
Mandriva - Sistema OperacionalMandriva - Sistema Operacional
Mandriva - Sistema Operacional
 
Windows Vista - Sistema Operacional
Windows Vista - Sistema OperacionalWindows Vista - Sistema Operacional
Windows Vista - Sistema Operacional
 
Debian - Sistema Operacional
Debian - Sistema OperacionalDebian - Sistema Operacional
Debian - Sistema Operacional
 
Gentoo - Sistema Operacional
Gentoo - Sistema OperacionalGentoo - Sistema Operacional
Gentoo - Sistema Operacional
 
FreeBSD
FreeBSDFreeBSD
FreeBSD
 
RedHat - Fedora - Sistemas Operacionais
RedHat - Fedora - Sistemas OperacionaisRedHat - Fedora - Sistemas Operacionais
RedHat - Fedora - Sistemas Operacionais
 
Solaris - SO-Sun
Solaris - SO-SunSolaris - SO-Sun
Solaris - SO-Sun
 
Suse - GNU/Linux
Suse - GNU/LinuxSuse - GNU/Linux
Suse - GNU/Linux
 
OS/2
OS/2OS/2
OS/2
 
SlackWare - Leonel
SlackWare - LeonelSlackWare - Leonel
SlackWare - Leonel
 
Windows Server 2008 - Marcio
Windows Server 2008 - MarcioWindows Server 2008 - Marcio
Windows Server 2008 - Marcio
 
MAC OS X - Caio
MAC OS X - CaioMAC OS X - Caio
MAC OS X - Caio
 

Razões para usar o CentOS

  • 1. Rodrigo Ferreira Ra: 2007.111.38.6 Rodrigo Ferreira Ra: 2007.111.38.6
  • 2. Mais e porque Usar o Pingüim?????
  • 3. Razões para usar Linux: Vem com muitos aplicativos: Quem instala Linux não precisa se preocupar com aplicativos. Os que já vem instalados com o sistema já são de longe muito superiores aos programas para Windows. É mais seguro: Não se tem vírus em Linux, e o sistema não é tão visado pelos crackers quanto o Windows. Além do que o sistema de contas de usuários do linux – que foi imitado pela microsoft no Windows Vista provê uma camada extra de segurança ao computador. DRM não entra: No linux, você é quem decide o que vai fazer com seus arquivos de áudio e vídeo. Sistemas de controle de direitos autorais não tem espaço no mundo do pingüim.
  • 4. Razões para usar Linux: Você sempre tem opções: No linux, o usuário não fica preso as decisões de um único fabricante. Há sempre mais de uma opção para cada componente do sistema. A criptografia vem junto: Criptografia de arquivos é um dos recursos que a Microsoft oferece apenas nas edições mais caras do Windows Vista. No Linux você tem isso de graça. Desde a versão 2.6.0 do kernel, faz parte dele a CryptoAPI, interface de programação com funções de criptografia. É ótimo para programar: Diferentemente do Windows, o Linux já vem com um conjunto básico de compiladores – começando pelo venerado GCC.
  • 5. Razões para usar Linux: É um sistema aberto: Quem quer aprender como o sistema funciona, tem acesso ao códifo fonte do sistema e da maioria dos aplicativos também. Linuxistas sabem mais: Uma consequência da natureza aberta do linux e da troca de informações nas comunidades do linux, fazem com que os usuário adquirem um conhecimento técnico muito maior. Por exemplo compilar e editar arquivos são tarefas que raramente usuários de Windows e Mac se atrevem a encarar. É gratis: Tanto sistema operacional como aplicativos são gratuitos, gerando uma economia muito grande.
  • 6. CentOS é uma distribuição Linux derivada de códigos fonte gratuitamente distribuídos pela Red Hat Enterprise Linux, surgiu em meados de Maio de 2004 e mantida pelo CentOS Project. O CentOS pode ser considerado então um sistema clone. A numeração das versões é baseada na numeração do Red Hat Enterprise Linux. Por exemplo, o CentOS 4 é baseado no Red Hat Enterprise Linux 4. A diferença básica entre um e outro é o fornecimento de suporte pago na aquisição de um Red Hat. O CentOS proporciona um grande acesso aos softwares padrão da indústria, incluindo total compatibilidade com os pacotes de softwares preparados especificamente para os sistemas da Red Hat Enterprise Linux. Isso lhe dá o mesmo nível de segurança e suporte, através de updates, que outras soluções Linux Enterprise, porém sem custo. Suporta tanto ambientes de servidores para aplicações de missão crítica quanto ambientes de estações de trabalho e ainda possui uma versão Live CD. CentOS possui numerosas vantagens, incluindo: uma comunidade ativa e crescente, um rápido desenvolvimento e teste de pacotes, uma extensa rede para downloads , desenvolvedores acessíveis, múltiplos canais de suporte incluindo suporte em português e suporte comercial através de parceiros.
  • 7. O Red Hat Enterprise Linux sempre se mostrou uma distribuição um pouco cara, apesar de ser totalmente eficiente no seus principios de software de código aberto. É com base nesse princípio que, surgiu a primeira versão do CentOS 2, baseado no Red Hat Enterprise Linux 2.1. Desde então, a distribuição revelou-se uma opção gratuita para as empresas que gostariam de contar com as vantagens técnicas do Red Hat, mas que não tinham condições de pagar por sua licença, ou para aquelas que simplesmente não necessitavam do suporte técnico da Red Hat. Mesmo com uma razoável coleção de softwares espalhada nos 6 CDs do CentOS 5, existe ainda uma grande quantidade de pacotes RPM (Red Hat Package Manager) disponíveis em outros repositórios na Internet. Entre esses repositórios destaca-se o RPMForge, com mais de 4.000 pacotes compatíveis com todas as versões do CentOS. O CentOS é muito utilizado em servidores e estações de trabalho onde é justamente o foco do Sistema Operacional. Más nada o impede de ser instalado em Laptops e Notebooks.
  • 8. Ultima versão estável do CentOS: Software Versão no CentOS 5.1 Última versão estável Kernel 2.6.18 2.6.23 Mozilla Firefox 1.5.0.12 2.0.0.11 Mozilla Thuderbird 1.5.0.12 2.0.0.9 OpenOffice 2.0.4 2.3.1 Gnome 2.16 2.20 MySQL 5.0.22 5.0.51 PostgreSQL 8.1.9 8.2.6 Apache 2.2.3 2.2.6 PHP 5.1.6 5.2.5
  • 9. Threads Que significa linha de execução, consiste em uma forma de se dividir uma tarefa em duas ou mais partes que podem então ser executadas simultaneamente. O suporte ao threads é fornecido pelo própio sistema Operacional.
  • 10. Buffering Essa técnica consiste da utilização de uma parte da memória principal que chamamos de Buffer para a transferência de dados utilizados nos dispositivos de E/S e a Memória. Neste técnica podemos ler dados de um determinado dispositivo para o buffer para, liberando então o dispositivo para uma nova leitura. Então temos o processador manipulando o dado armazenado no buffer, e o dispositivo realizando um outra operação de leitura simultaneamente.
  • 11. Spooling O Spooling (Simultaneous Peripherial Operation On-line) foi criado para aumentar a concorrência e eficiência dos Sistemas Operacionais. Por volta dos anos 50 quando se começou a utiliza-lo os programas do usuário era submetidos um a um para o processamento pelo operador. Como a velocidade dos processadores e muito superior aos dispositivos E/S, temos que a UCP ficaria então muito tempo ociosa esperando os dispositivos terminarem suas tarefas. O uso então do spooling permite essa desvinculação por exemplo de impressoras, onde temos a liberação da impressora pelo sistemas sem atrapalhar na impressão correta dos doumentos.
  • 12. Estrutura do Sistema Muitas distribuiçoes Linux surgem todos os dias mais somente algumas continuam sendo atualizadas e utilizadas. Tudo isso ocorre porque pessoas com conhecimentos técnicos podem fazer uam distribuição Linux, mais claro que não garante que ela continuará sendo utilizada e atualizada. A instalação do CentOS não é das mais simples, mais quem já tem algum conhecimento no mundo Linux não terá muitos problemas em sua instalação e configuração. Portanto esses desafios apresentados não somente no CentOS mais em muitas outras distribuições Linux, fazem com que nós usuário tenhamos um aprendizado muito maior do que somente utilizarmos sistemas baseados em janelas como é o caso do Windows. Onde geramente so temos que ir clicando em avançar que praticamente tudo se faz sozinho, totalmente guiado pelo Sistema Operacional.
  • 13. Arquitetura do Sistema Muitos programas ja vem instalados no CentOS, mais tambem podemos encontrar por exemplo pacotes binários pré-compilados. A atualização do sistema e de repósitorios no Centos 5.1 em diante é feiro exclusivamente pelo Yum. O yum é um programa de gerenciamento de pacotes por linha de comando para sistemas operacionais baseados em RPM.
  • 14. Multiprocessadores No Linux temos acesso a muitas coisas diferente em relação a outros sitemas operacionais. Gostaria de destacar uma que me chamou muita atenção que é a possibilidade de utilização de multiplas áres de trabalho que poderão ser vizualizadas posteriormente. Assim como seu pai pago(Red hat), o CentOS tem suporte total Multi-Core, HyperThreading e multiplos processadores.
  • 15.  
  • 16.  
  • 17.  
  • 18.  
  • 19.  
  • 20.  
  • 21.  
  • 22.  
  • 23. Bibliografias: http:// www .centos.org Pagina Oficial do Projeto http://www.ha-mc.org/?q=node/1 Pagina sobre CentOS em Português
  • 24. Agradeço a todos pela atenção!