SlideShare a Scribd company logo
1 of 57
 
Geografia  O que está acontecendo com o clima no planeta? Introdução ao estudo do clima
Tempo:  são as condições atmosféricas de um determinado lugar em um dado momento Ex:  O tempo hoje está nublado Clima:   É a análise do tempo num determinado lugar da superfície terrestre por, no mínimo, 30 anos. Ex:  O Rio de Janeiro tem clima tropical litorâneo
 
 
 
OBS:  A caracterização de um CLIMA exige no mínimo três décadas de acompanhamento meteorológico.
Dinâmica  Climática De que é composto o Clima ?
Elementos Climáticos
Geografia do Brasil - Climas do Brasil  Elementos do clima  1 - Temperatura  2 - Umidade  3 - Pressão atmosférica  4 - Ventos*  * Derivado das pressões, da rotação e da coriolia  5- Radiação Solar
Geografia do Brasil - Climas do Brasil  1 - Temperatura  - É o estado ou grau de frio ou de calor de um corpo ou lugar.  Temperatura Média = T max. + T min. 2 Amplitude Térmica: T max. – T min.
 
Geografia do Brasil - Climas do Brasil  2 - Umidade  - Corresponde à quantidade de vapor de água que encontramos na atmosfera.  A umidade não é visível a olho nu, necessita-se de aparelhos como o higrômetro para observá-la, mas ao saturar, o ar provoca alterações visíveis como é o caso de nevoeiros e neblinas que se apresentam em forma de gotículas de ar que se formam quando há perda de calor transformado as gotículas de ar em gotículas de água; orvalho que é provocado por gotículas de água que se formam em superfícies que perdem calor e geada que é provocada pelo congelamento do orvalho quando a temperatura chega a ser inferior que 0ºC.  A umidade pode ser expressa em números absolutos (g/m³) e relativos (%) onde os relativos se sobressaem. Quando usado sob forma relativa, aponta para capacidade limite que o ar possui que o permite reter o vapor de água. No inverno, a umidade relativa do ar é bem baixa causando ar seco, doenças respiratórias e dificuldades de respirar. Já no verão, a umidade do ar é mais alta o que faz com que o corpo libere líquido através do suor, resfriando assim o corpo.
 
Geografia do Brasil - Climas do Brasil  3 - Pressão atmosférica  O  peso que exerce sobre nós  a totalidade da atmosfera denomina-se  pressão atmosférica .  O barômetro é  o instrumento usado para medir a  pressão  atmosférica.
 
 
 
Geografia do Brasil - Climas do Brasil  3 - Pressão atmosférica  MAIOR altitude = MENOR  pressão atmosférica MAIOR latitude = MAIOR pressão atmosférica  Ar quente = leve = sobe = diminui a pressão  Ar frio = denso = desce = aumenta a pressão  REGIÕES MAIS QUENTES (equatorial) = o ar se dilata e se torna mais leve = BAIXA PRESSÃO ATMOSFÉRICA.  REGIÕES MAIS FRIAS (próximas aos pólos) = o frio contrai o ar que se torna mais denso = MAIOR PRESSÃO ATMOSFÉRICA
ISÓBARAS: linhas que unem pontos de igual valor de pressão atmosférica.
Geografia do Brasil - Climas do Brasil  4 - Ventos  Vento = diferenças de aquecimento entre superfícies + das diferenças na pressão  O movimento do ar que decorre da diferença de pressão = VENTO
CIRCULAÇÃO DE AR E ESTADOS DE TEMPO ASSOCIADOS AOS CENTROS DE PRESSÃO
CIRCULAÇÃO DE AR E ESTADOS DE TEMPO ASSOCIADOS AOS CENTROS DE PRESSÃO
ANTICICLONES (A ou H) CICLONES (B ou L)
CENTRO DE ALTAS PRESSÕES OU ANTICICLONE CENTRO DE BAIXAS PRESSÕES, CICLONE OU DEPRESSÃO
 
 
Ciclone  : é o nome genérico para ventos circulares, como tufão, furacão, tornado e willy-willy. Caracteriza-se por uma tempestade violenta que ocorre em regiões tropicais ou subtropicais, produzida por grandes massas de ar em alta velocidade de rotação. Os ventos os superam 50 km/h.  Willy-willy  : nome que os ciclones recebem na Austrália e demais países do sul da Oceania. Furacão  : vento circular forte, com velocidade igual ou superior a 108 km/h. Os furacões são os ciclones que surgem no mar do Caribe (oceano Atlântico) ou nos EUA. Os ventos precisam ter mais de 119 km/h para uma tempestade ser considerada um furacão. Giram no sentido horário (no hemisfério Sul) ou anti-horário (no hemisfério Norte) e medem de 200 km a 400 km de diâmetro. Sua curva se assemelha a uma parabólica.
Tufão  : é o nome que se dá aos ciclones formados no sul da Ásia e na parte ocidental do oceano Índico, entre julho e outubro. É o mesmo que furacão, só que na região equatorial do Oceano Pacífico. Os tufões surgem no mar da China e atingem o leste asiático.  Tornado  : é o mais forte dos fenômenos meteorológicos, menor e mais intenso que os demais tipos de ciclone. Com alto poder de destruição, atinge até 490 km/h de velocidade no centro do cone. Produz fortes redemoinhos e eleva poeira. Forma-se entre 10 e 30 minutos e tem, no máximo, 10 km de diâmetro. O tornado é menor e em geral mais breve do que o furacão, e ocorre em zonas temperadas do Hemisfério Norte.
5- Radiação Solar ,[object Object],[object Object]
Albedo Medida da quantidade de radiação solar refletida por um corpo ou uma superfície
Latitude
Latitude
 
[object Object]
 
Geografia do Brasil - Climas do Brasil Professor Jakes Paulo - jakespaulo@gmail.com
Geografia do Brasil - Climas do Brasil  Massas de Ar  Um dos fatores mais decisivos na caracterização do clima de uma dada região é a atuação das massas de ar, pois “emprestam” suas características ao tempo e ao clima dos lugares por onde circulam.  A origem quanto às zonas climáticas determinará a temperatura das massas, assim, as que se formarem na zona polar serão frias e as das zonas tropical e equatorial, serão quentes.  Da mesma forma, a origem oceânica ou continental irá determinar sua umidade que poderá, entretanto, variar com o deslocamento da massa por sobre regiões de umidade distinta.
 
Geografia do Brasil - Climas do Brasil  Massas de Ar
Geografia do Brasil - Climas do Brasil  Massas de Ar  Massa Equatorial Contineltal (mEc)  É uma massa quente e instável originada na Amazônia Ocidental, que atua sobre todas as regiões do país. Apesar de continental é uma massa úmida, em razão da presença de rios caudalosos e da intensa transpiração da massa vegetal da Amazônia, região em que provoca chuvas abundantes e quase diárias, principalmente no verão e no outono. No verão, avança para o interior do país provocando as “chuvas de verão”.
Geografia do Brasil - Climas do Brasil  Massas de Ar  Massa Equatorial Atlântica (mEa)  É quente, úmida e originária do Atlântico Norte (próximo à Ilha de Açores). Atua nas regiões litorânes do Norte do Nordeste, principalmente no verão e na primavera, sendo também formadoras dos ventos alísios de nordeste.
Geografia do Brasil - Climas do Brasil  Massas de Ar  Massa Tropical Atlântica (mTa)  Origina-se no Oceano Atlântico e atua  na faixa litorânea do Nordeste ao Sul do país. Quente e úmida, provoca as chuvas frontais de inverno na região Nordeste a partir do seu enconttro com a Massa Polar Atlântica e as chuvas de relevo nos litorais sul e sudeste, a partir do choque com a Serra do Mar. Também é formadora dos ventos alísios de sudeste.
Geografia do Brasil - Climas do Brasil  Massas de Ar  Massa Tropical Continental (mTc)  Originada na Depressão do Chaco, é quente e seca e atua basicamente em sua área de origem, causando longos períodos quentes e secos no sul da região Centro-oeste e no interior das regiões Sul e Sudeste.
Massas de Ar  Massa Polar Atlântica (mPa)  Forma-se no Oceano Atlântico sul (próximo à Patagônia), sendo fria e úmida e atuando subretudo no inverno no litoral nordestino (causa chuvas frontais), nos estados sulinos (causa queda de temperatura e geadas) e na Amazônia  Ocidental (causa fenômeno da friagem, queda brusca na temperatura).
Frente Encontro de 2 massas de ar. Frente Fria:  A massa de ar fria é mais forte que a quente e empurra a quente. Frente Quente:  A massa quente é mais forte e empurra a fria Frente Estacionária:  As duas massas de ar tem a mesma força e não se movimentam. Chove no local em excesso.
 
 
Geografia do Brasil - Climas do Brasil  Fatores dos Climas do Brasil  POSIÇÃO GEOGRÁFICA  O Brasil ocupa uma área de 8,5 milhões de km². Desse total, cerca de 90% está localizada entre os trópicos de Câncer e Capricórnio. Daí o termo país tropical. Algumas características do clima tropical estão presentes em grande parte do território brasileiro: temperatura média elevada, muita chuva durante o ano e formações vegetais típicas, como florestas fechadas e cerrados. Isso não quer dizer que o clima do Brasil é uniforme.
Geografia do Brasil - Climas do Brasil  POSIÇÃO GEOGRÁFICA  Essa área inclui a parte da Terra onde o  sol  alcança um ponto diretamente acima pelo menos uma vez durante o ano solar (ao norte do Trópico de Câncer e ao sul do Trópico de Capricórnio o sol nunca alcança um  azimute  de 90°ou uma posição diretamente acima).
Geografia do Brasil - Climas do Brasil  CLIMA EQUATORIAL  Domina a região amazônica e se caracteriza por temperaturas médias entre 24º C e 26º C e amplitude térmica anual (diferença entre a máxima e a mínima registrada durante um ano) de até 3º C. As chuvas são abundantes (mais de 2.500 mm/ano) e regulares, causadas pela ação da massa equatorial continental. No inverno, a região pode receber frentes frias originárias da massa polar atlântica. Elas são as responsáveis pelo fenômeno da friagem, a queda brusca na temperatura, que pode chegar a 10º C.
Geografia do Brasil - Climas do Brasil  CLIMA TROPICAL TÍPICO  É um clima semi-úmido, que possui invernos secos e verões chuvosos e abrange a região central do país (Minas Gerais e Goiás, parte de São Paulo, Mato Grosso do Sul, parte da Bahia, do Maranhão, do Piauí e do Ceará). No verão, a principal influência é da Massa Equatorial Continental e Tropical Atlântica (causam as chuvas de verão).
Geografia do Brasil - Climas do Brasil  CLIMA TROPICAL DE ALTITUDE  Típico das regiões  serranas do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Serra da Mantiqueira, que se diferencia por apresentar apresentar verões mais brandos e invernos mais  rigorosos, além e ser mais chuvoso.  Professor Jakes Paulo - jakespaulo@gmail.com
Geografia do Brasil - Climas do Brasil  CLIMA TROPICAL ATLÂNTICO OU LITORÂNEO ÚMIDO  Manifesta-se no litoral do  Nordeste e do Sudeste, sendo controlado pela Massa Tropical Atlântica, que causa no verão as chamadas chuvas  orográficas ou de relevo, ao chocar-se com as serras do Planalto Atlântico (Chapada da Borborema, Serras do Mar, da Mantiqueira, etc.). No litoral nordestino, há concentração de chuvas no outono e no inverno, em razão do choque da Massa Polar Atlântica (mais intensa nesta época) com a Tropical Atlântica.  Professor Jakes Paulo - jakespaulo@gmail.com
Geografia do Brasil - Climas do Brasil  CLIMA SEMI-ÁRIDO  Manifesta-se no Sertão do Nordeste e no norte de Minas Gerais e é marcado pela atuação irregular das massas de ar. As massas que atingem o Sertão Nordestino são de origem úmida ( principalmente a Tropical Atlântica e a Equatorial Continental), mas descarregam sua umidade antes de atingir a região, como ocorre ao se chocarem contra a Chapada da Borborema. A pouca atuação de ventos, também em razão de fatores como o relevo, contribui para as elevadas temperaturas (médias térmicas em torno de 28ºC). É também caracterizado pela escassez de chuvas, apresentando os menores índices pluviométricos anuais do mundo (menores que 1.000 mm).  Professor Jakes Paulo - jakespaulo@gmail.com
Geografia do Brasil - Climas do Brasil  CLIMA SUBTROPICAL ÚMIDO  É típico da região Sul do país em é marcado pela distinção clara entre as estações do ano, com chuvas bem distribuídas. É influenciado principalmente pela Massa Tropical Atlântica , mas os invernos, relativamente rigorosos, são marcados pela penetração na Massa Polar Atlântica, que também causa geadas e até mesmo neve ao propiciar quedas de temperatura.  Professor Jakes Paulo - jakespaulo@gmail.com
 

More Related Content

What's hot

Atmosfera, tempo e fatores climáticos
Atmosfera, tempo e fatores climáticosAtmosfera, tempo e fatores climáticos
Atmosfera, tempo e fatores climáticos
Professor
 
Relevo agentes formadores e erosivos
Relevo agentes formadores e erosivosRelevo agentes formadores e erosivos
Relevo agentes formadores e erosivos
Professor
 
fatores e elementos climáticos
 fatores e elementos climáticos fatores e elementos climáticos
fatores e elementos climáticos
Carolina Corrêa
 
A indústria no brasil
A indústria no brasilA indústria no brasil
A indústria no brasil
Professor
 
O relevo e as suas formas
O relevo e as suas formasO relevo e as suas formas
O relevo e as suas formas
profacacio
 

What's hot (20)

O Clima - 6º Ano (2016)
O Clima - 6º Ano (2016)O Clima - 6º Ano (2016)
O Clima - 6º Ano (2016)
 
Atmosfera, tempo e fatores climáticos
Atmosfera, tempo e fatores climáticosAtmosfera, tempo e fatores climáticos
Atmosfera, tempo e fatores climáticos
 
Climatologia
ClimatologiaClimatologia
Climatologia
 
Regioes brasil
Regioes brasilRegioes brasil
Regioes brasil
 
Climas do brasil
Climas do brasilClimas do brasil
Climas do brasil
 
Fuso Horário
Fuso HorárioFuso Horário
Fuso Horário
 
Fatores e elementos climáticos
Fatores e elementos climáticosFatores e elementos climáticos
Fatores e elementos climáticos
 
Clima Geral e Brasileiro para Ensino Médio
Clima Geral e Brasileiro para Ensino MédioClima Geral e Brasileiro para Ensino Médio
Clima Geral e Brasileiro para Ensino Médio
 
Aspectos Naturais do continente americano
Aspectos Naturais do continente americanoAspectos Naturais do continente americano
Aspectos Naturais do continente americano
 
Relevo agentes formadores e erosivos
Relevo agentes formadores e erosivosRelevo agentes formadores e erosivos
Relevo agentes formadores e erosivos
 
Vegetação do brasil
Vegetação do brasilVegetação do brasil
Vegetação do brasil
 
fatores e elementos climáticos
 fatores e elementos climáticos fatores e elementos climáticos
fatores e elementos climáticos
 
A indústria no brasil
A indústria no brasilA indústria no brasil
A indústria no brasil
 
Geografia continente europeu
Geografia   continente europeuGeografia   continente europeu
Geografia continente europeu
 
Clima - Elementos e Fatores Climáticos
Clima - Elementos e Fatores ClimáticosClima - Elementos e Fatores Climáticos
Clima - Elementos e Fatores Climáticos
 
Continente americano
Continente americanoContinente americano
Continente americano
 
Região Nordeste
Região NordesteRegião Nordeste
Região Nordeste
 
O continente americano completo
O continente americano  completoO continente americano  completo
O continente americano completo
 
Relevo
RelevoRelevo
Relevo
 
O relevo e as suas formas
O relevo e as suas formasO relevo e as suas formas
O relevo e as suas formas
 

Viewers also liked

Os Principais Climas Versao Completa
Os Principais Climas Versao CompletaOs Principais Climas Versao Completa
Os Principais Climas Versao Completa
lidia76
 

Viewers also liked (20)

Clima do brasil
Clima do brasilClima do brasil
Clima do brasil
 
Os tipos de Clima e Vegetação do Brasil
Os tipos de Clima e Vegetação  do BrasilOs tipos de Clima e Vegetação  do Brasil
Os tipos de Clima e Vegetação do Brasil
 
1º ANO -Tempo e Clima
1º ANO -Tempo e Clima1º ANO -Tempo e Clima
1º ANO -Tempo e Clima
 
Clima e vegetação do Brasil
Clima e vegetação do BrasilClima e vegetação do Brasil
Clima e vegetação do Brasil
 
Tipos De Clima
Tipos De ClimaTipos De Clima
Tipos De Clima
 
Climas
ClimasClimas
Climas
 
Clima Brasileiro
Clima BrasileiroClima Brasileiro
Clima Brasileiro
 
Aula sobre climas do Brasil concurso IBGE - Prof Rafael Gatto
Aula sobre climas do Brasil concurso IBGE - Prof Rafael GattoAula sobre climas do Brasil concurso IBGE - Prof Rafael Gatto
Aula sobre climas do Brasil concurso IBGE - Prof Rafael Gatto
 
Tipos de clima
Tipos de clima  Tipos de clima
Tipos de clima
 
Clima - 1º ano
Clima - 1º anoClima - 1º ano
Clima - 1º ano
 
Os Principais Climas Versao Completa
Os Principais Climas Versao CompletaOs Principais Climas Versao Completa
Os Principais Climas Versao Completa
 
Clima e vegetação
Clima e vegetaçãoClima e vegetação
Clima e vegetação
 
Fatores climáticos
Fatores climáticosFatores climáticos
Fatores climáticos
 
Clima e Massas de Ar - Brasil
Clima e Massas de Ar - BrasilClima e Massas de Ar - Brasil
Clima e Massas de Ar - Brasil
 
Chuvas orográficas ou de relevo Hidrogeográfia ( Hidrologia)
Chuvas orográficas ou de relevo Hidrogeográfia ( Hidrologia)Chuvas orográficas ou de relevo Hidrogeográfia ( Hidrologia)
Chuvas orográficas ou de relevo Hidrogeográfia ( Hidrologia)
 
Clima do Brasil
Clima do BrasilClima do Brasil
Clima do Brasil
 
Tipos de Clima
Tipos de ClimaTipos de Clima
Tipos de Clima
 
Fatores climaticos-e-tipos-de-clima
Fatores climaticos-e-tipos-de-climaFatores climaticos-e-tipos-de-clima
Fatores climaticos-e-tipos-de-clima
 
O Climograma
O ClimogramaO Climograma
O Climograma
 
Massas de ar
Massas de ar   Massas de ar
Massas de ar
 

Similar to Clima E Climas Do Brasil Aula

Aula 1 climatologia_parte_1_enviar
Aula 1 climatologia_parte_1_enviarAula 1 climatologia_parte_1_enviar
Aula 1 climatologia_parte_1_enviar
caduisolada
 
Dinâmica atmosférica
Dinâmica atmosféricaDinâmica atmosférica
Dinâmica atmosférica
dianalove15
 
3-clima-blog.ppt
3-clima-blog.ppt3-clima-blog.ppt
3-clima-blog.ppt
SarahAlves89
 
Geografia - Clima e domínios Morfoclimáticos do Brasil
Geografia - Clima e domínios Morfoclimáticos do BrasilGeografia - Clima e domínios Morfoclimáticos do Brasil
Geografia - Clima e domínios Morfoclimáticos do Brasil
Carson Souza
 
Atmosfera, tempo e clima 2
Atmosfera, tempo e clima 2Atmosfera, tempo e clima 2
Atmosfera, tempo e clima 2
Google
 

Similar to Clima E Climas Do Brasil Aula (20)

O espaço Natural Brasileiro Clima.
O espaço Natural Brasileiro Clima.O espaço Natural Brasileiro Clima.
O espaço Natural Brasileiro Clima.
 
6º ano unidade 6
6º ano unidade 6 6º ano unidade 6
6º ano unidade 6
 
Sext oano unidade 6_tema1e2
Sext oano unidade 6_tema1e2Sext oano unidade 6_tema1e2
Sext oano unidade 6_tema1e2
 
Clima e formaçoes vegetais
Clima e formaçoes vegetaisClima e formaçoes vegetais
Clima e formaçoes vegetais
 
Aula 07 clima e domínios morfoclimáticos do brasil
Aula 07   clima e domínios morfoclimáticos do brasilAula 07   clima e domínios morfoclimáticos do brasil
Aula 07 clima e domínios morfoclimáticos do brasil
 
Aula 1 climatologia_parte_1_enviar
Aula 1 climatologia_parte_1_enviarAula 1 climatologia_parte_1_enviar
Aula 1 climatologia_parte_1_enviar
 
Unidade 6 (temas 1 e 2) Clima e Tempo
Unidade 6 (temas 1 e 2) Clima e TempoUnidade 6 (temas 1 e 2) Clima e Tempo
Unidade 6 (temas 1 e 2) Clima e Tempo
 
Dinâmica climática
Dinâmica climáticaDinâmica climática
Dinâmica climática
 
Dinâmica atmosférica
Dinâmica atmosféricaDinâmica atmosférica
Dinâmica atmosférica
 
3-clima-blog.ppt
3-clima-blog.ppt3-clima-blog.ppt
3-clima-blog.ppt
 
Geografia - Clima e domínios Morfoclimáticos do Brasil
Geografia - Clima e domínios Morfoclimáticos do BrasilGeografia - Clima e domínios Morfoclimáticos do Brasil
Geografia - Clima e domínios Morfoclimáticos do Brasil
 
Atmosfera, tempo e clima 2
Atmosfera, tempo e clima 2Atmosfera, tempo e clima 2
Atmosfera, tempo e clima 2
 
O espaço natural brasileiro - Clima
O espaço natural brasileiro - ClimaO espaço natural brasileiro - Clima
O espaço natural brasileiro - Clima
 
Clima
ClimaClima
Clima
 
Estado de tempo
Estado de tempoEstado de tempo
Estado de tempo
 
Climatologia geográfica
Climatologia geográficaClimatologia geográfica
Climatologia geográfica
 
Climatologia 2008
Climatologia 2008Climatologia 2008
Climatologia 2008
 
Clima
ClimaClima
Clima
 
Geografia Física Do Brasil E Mundial Parte 1
Geografia Física Do Brasil E Mundial   Parte 1Geografia Física Do Brasil E Mundial   Parte 1
Geografia Física Do Brasil E Mundial Parte 1
 
Clima
ClimaClima
Clima
 

More from Luciano Pessanha

Industrialização brasileira alterações no espaço
Industrialização brasileira   alterações no espaçoIndustrialização brasileira   alterações no espaço
Industrialização brasileira alterações no espaço
Luciano Pessanha
 
Asia quadro humano e economico
Asia   quadro humano e economicoAsia   quadro humano e economico
Asia quadro humano e economico
Luciano Pessanha
 
áSia localização e quadro natural final
áSia   localização e quadro natural finaláSia   localização e quadro natural final
áSia localização e quadro natural final
Luciano Pessanha
 
Europa quadro socioeconomico
Europa   quadro socioeconomicoEuropa   quadro socioeconomico
Europa quadro socioeconomico
Luciano Pessanha
 
Documentos cartográficos conceitos e representações
Documentos  cartográficos   conceitos e representaçõesDocumentos  cartográficos   conceitos e representações
Documentos cartográficos conceitos e representações
Luciano Pessanha
 
Escala geografica x cartografica aula 3
Escala geografica x cartografica   aula 3Escala geografica x cartografica   aula 3
Escala geografica x cartografica aula 3
Luciano Pessanha
 
Orientação no espaço localização
Orientação no espaço   localizaçãoOrientação no espaço   localização
Orientação no espaço localização
Luciano Pessanha
 
O continente americano localização
O continente americano   localizaçãoO continente americano   localização
O continente americano localização
Luciano Pessanha
 

More from Luciano Pessanha (20)

Blocos econômicos
Blocos econômicosBlocos econômicos
Blocos econômicos
 
Conjuntos numéricos versão mini
Conjuntos numéricos   versão miniConjuntos numéricos   versão mini
Conjuntos numéricos versão mini
 
Brasil construção do espaço
Brasil   construção do espaçoBrasil   construção do espaço
Brasil construção do espaço
 
TEORIA DE CONJUNTOS
TEORIA DE CONJUNTOS TEORIA DE CONJUNTOS
TEORIA DE CONJUNTOS
 
Canadá
CanadáCanadá
Canadá
 
Industrialização brasileira alterações no espaço
Industrialização brasileira   alterações no espaçoIndustrialização brasileira   alterações no espaço
Industrialização brasileira alterações no espaço
 
Asia quadro humano e economico
Asia   quadro humano e economicoAsia   quadro humano e economico
Asia quadro humano e economico
 
México
MéxicoMéxico
México
 
áSia localização e quadro natural final
áSia   localização e quadro natural finaláSia   localização e quadro natural final
áSia localização e quadro natural final
 
Migrações no brasil
Migrações no brasilMigrações no brasil
Migrações no brasil
 
Africa quadro humano
Africa   quadro humanoAfrica   quadro humano
Africa quadro humano
 
Africa quadro natural
Africa   quadro naturalAfrica   quadro natural
Africa quadro natural
 
Eua aula 1
Eua   aula 1Eua   aula 1
Eua aula 1
 
Transporte no brasil
Transporte no brasilTransporte no brasil
Transporte no brasil
 
Europa quadro socioeconomico
Europa   quadro socioeconomicoEuropa   quadro socioeconomico
Europa quadro socioeconomico
 
Documentos cartográficos conceitos e representações
Documentos  cartográficos   conceitos e representaçõesDocumentos  cartográficos   conceitos e representações
Documentos cartográficos conceitos e representações
 
Escala geografica x cartografica aula 3
Escala geografica x cartografica   aula 3Escala geografica x cartografica   aula 3
Escala geografica x cartografica aula 3
 
Orientação no espaço localização
Orientação no espaço   localizaçãoOrientação no espaço   localização
Orientação no espaço localização
 
O continente americano localização
O continente americano   localizaçãoO continente americano   localização
O continente americano localização
 
Globalização
GlobalizaçãoGlobalização
Globalização
 

Clima E Climas Do Brasil Aula

  • 1.  
  • 2. Geografia O que está acontecendo com o clima no planeta? Introdução ao estudo do clima
  • 3. Tempo: são as condições atmosféricas de um determinado lugar em um dado momento Ex: O tempo hoje está nublado Clima: É a análise do tempo num determinado lugar da superfície terrestre por, no mínimo, 30 anos. Ex: O Rio de Janeiro tem clima tropical litorâneo
  • 4.  
  • 5.  
  • 6.  
  • 7. OBS: A caracterização de um CLIMA exige no mínimo três décadas de acompanhamento meteorológico.
  • 8. Dinâmica Climática De que é composto o Clima ?
  • 10. Geografia do Brasil - Climas do Brasil Elementos do clima 1 - Temperatura 2 - Umidade 3 - Pressão atmosférica 4 - Ventos* * Derivado das pressões, da rotação e da coriolia 5- Radiação Solar
  • 11. Geografia do Brasil - Climas do Brasil 1 - Temperatura - É o estado ou grau de frio ou de calor de um corpo ou lugar. Temperatura Média = T max. + T min. 2 Amplitude Térmica: T max. – T min.
  • 12.  
  • 13. Geografia do Brasil - Climas do Brasil 2 - Umidade - Corresponde à quantidade de vapor de água que encontramos na atmosfera. A umidade não é visível a olho nu, necessita-se de aparelhos como o higrômetro para observá-la, mas ao saturar, o ar provoca alterações visíveis como é o caso de nevoeiros e neblinas que se apresentam em forma de gotículas de ar que se formam quando há perda de calor transformado as gotículas de ar em gotículas de água; orvalho que é provocado por gotículas de água que se formam em superfícies que perdem calor e geada que é provocada pelo congelamento do orvalho quando a temperatura chega a ser inferior que 0ºC. A umidade pode ser expressa em números absolutos (g/m³) e relativos (%) onde os relativos se sobressaem. Quando usado sob forma relativa, aponta para capacidade limite que o ar possui que o permite reter o vapor de água. No inverno, a umidade relativa do ar é bem baixa causando ar seco, doenças respiratórias e dificuldades de respirar. Já no verão, a umidade do ar é mais alta o que faz com que o corpo libere líquido através do suor, resfriando assim o corpo.
  • 14.  
  • 15. Geografia do Brasil - Climas do Brasil 3 - Pressão atmosférica O peso que exerce sobre nós a totalidade da atmosfera denomina-se pressão atmosférica . O barômetro é o instrumento usado para medir a pressão atmosférica.
  • 16.  
  • 17.  
  • 18.  
  • 19. Geografia do Brasil - Climas do Brasil 3 - Pressão atmosférica MAIOR altitude = MENOR pressão atmosférica MAIOR latitude = MAIOR pressão atmosférica Ar quente = leve = sobe = diminui a pressão Ar frio = denso = desce = aumenta a pressão REGIÕES MAIS QUENTES (equatorial) = o ar se dilata e se torna mais leve = BAIXA PRESSÃO ATMOSFÉRICA. REGIÕES MAIS FRIAS (próximas aos pólos) = o frio contrai o ar que se torna mais denso = MAIOR PRESSÃO ATMOSFÉRICA
  • 20. ISÓBARAS: linhas que unem pontos de igual valor de pressão atmosférica.
  • 21. Geografia do Brasil - Climas do Brasil 4 - Ventos Vento = diferenças de aquecimento entre superfícies + das diferenças na pressão O movimento do ar que decorre da diferença de pressão = VENTO
  • 22. CIRCULAÇÃO DE AR E ESTADOS DE TEMPO ASSOCIADOS AOS CENTROS DE PRESSÃO
  • 23. CIRCULAÇÃO DE AR E ESTADOS DE TEMPO ASSOCIADOS AOS CENTROS DE PRESSÃO
  • 24. ANTICICLONES (A ou H) CICLONES (B ou L)
  • 25. CENTRO DE ALTAS PRESSÕES OU ANTICICLONE CENTRO DE BAIXAS PRESSÕES, CICLONE OU DEPRESSÃO
  • 26.  
  • 27.  
  • 28. Ciclone : é o nome genérico para ventos circulares, como tufão, furacão, tornado e willy-willy. Caracteriza-se por uma tempestade violenta que ocorre em regiões tropicais ou subtropicais, produzida por grandes massas de ar em alta velocidade de rotação. Os ventos os superam 50 km/h. Willy-willy : nome que os ciclones recebem na Austrália e demais países do sul da Oceania. Furacão : vento circular forte, com velocidade igual ou superior a 108 km/h. Os furacões são os ciclones que surgem no mar do Caribe (oceano Atlântico) ou nos EUA. Os ventos precisam ter mais de 119 km/h para uma tempestade ser considerada um furacão. Giram no sentido horário (no hemisfério Sul) ou anti-horário (no hemisfério Norte) e medem de 200 km a 400 km de diâmetro. Sua curva se assemelha a uma parabólica.
  • 29. Tufão : é o nome que se dá aos ciclones formados no sul da Ásia e na parte ocidental do oceano Índico, entre julho e outubro. É o mesmo que furacão, só que na região equatorial do Oceano Pacífico. Os tufões surgem no mar da China e atingem o leste asiático. Tornado : é o mais forte dos fenômenos meteorológicos, menor e mais intenso que os demais tipos de ciclone. Com alto poder de destruição, atinge até 490 km/h de velocidade no centro do cone. Produz fortes redemoinhos e eleva poeira. Forma-se entre 10 e 30 minutos e tem, no máximo, 10 km de diâmetro. O tornado é menor e em geral mais breve do que o furacão, e ocorre em zonas temperadas do Hemisfério Norte.
  • 30.
  • 31. Albedo Medida da quantidade de radiação solar refletida por um corpo ou uma superfície
  • 34.  
  • 35.
  • 36.  
  • 37. Geografia do Brasil - Climas do Brasil Professor Jakes Paulo - jakespaulo@gmail.com
  • 38. Geografia do Brasil - Climas do Brasil Massas de Ar Um dos fatores mais decisivos na caracterização do clima de uma dada região é a atuação das massas de ar, pois “emprestam” suas características ao tempo e ao clima dos lugares por onde circulam. A origem quanto às zonas climáticas determinará a temperatura das massas, assim, as que se formarem na zona polar serão frias e as das zonas tropical e equatorial, serão quentes. Da mesma forma, a origem oceânica ou continental irá determinar sua umidade que poderá, entretanto, variar com o deslocamento da massa por sobre regiões de umidade distinta.
  • 39.  
  • 40. Geografia do Brasil - Climas do Brasil Massas de Ar
  • 41. Geografia do Brasil - Climas do Brasil Massas de Ar Massa Equatorial Contineltal (mEc) É uma massa quente e instável originada na Amazônia Ocidental, que atua sobre todas as regiões do país. Apesar de continental é uma massa úmida, em razão da presença de rios caudalosos e da intensa transpiração da massa vegetal da Amazônia, região em que provoca chuvas abundantes e quase diárias, principalmente no verão e no outono. No verão, avança para o interior do país provocando as “chuvas de verão”.
  • 42. Geografia do Brasil - Climas do Brasil Massas de Ar Massa Equatorial Atlântica (mEa) É quente, úmida e originária do Atlântico Norte (próximo à Ilha de Açores). Atua nas regiões litorânes do Norte do Nordeste, principalmente no verão e na primavera, sendo também formadoras dos ventos alísios de nordeste.
  • 43. Geografia do Brasil - Climas do Brasil Massas de Ar Massa Tropical Atlântica (mTa) Origina-se no Oceano Atlântico e atua na faixa litorânea do Nordeste ao Sul do país. Quente e úmida, provoca as chuvas frontais de inverno na região Nordeste a partir do seu enconttro com a Massa Polar Atlântica e as chuvas de relevo nos litorais sul e sudeste, a partir do choque com a Serra do Mar. Também é formadora dos ventos alísios de sudeste.
  • 44. Geografia do Brasil - Climas do Brasil Massas de Ar Massa Tropical Continental (mTc) Originada na Depressão do Chaco, é quente e seca e atua basicamente em sua área de origem, causando longos períodos quentes e secos no sul da região Centro-oeste e no interior das regiões Sul e Sudeste.
  • 45. Massas de Ar Massa Polar Atlântica (mPa) Forma-se no Oceano Atlântico sul (próximo à Patagônia), sendo fria e úmida e atuando subretudo no inverno no litoral nordestino (causa chuvas frontais), nos estados sulinos (causa queda de temperatura e geadas) e na Amazônia Ocidental (causa fenômeno da friagem, queda brusca na temperatura).
  • 46. Frente Encontro de 2 massas de ar. Frente Fria: A massa de ar fria é mais forte que a quente e empurra a quente. Frente Quente: A massa quente é mais forte e empurra a fria Frente Estacionária: As duas massas de ar tem a mesma força e não se movimentam. Chove no local em excesso.
  • 47.  
  • 48.  
  • 49. Geografia do Brasil - Climas do Brasil Fatores dos Climas do Brasil POSIÇÃO GEOGRÁFICA O Brasil ocupa uma área de 8,5 milhões de km². Desse total, cerca de 90% está localizada entre os trópicos de Câncer e Capricórnio. Daí o termo país tropical. Algumas características do clima tropical estão presentes em grande parte do território brasileiro: temperatura média elevada, muita chuva durante o ano e formações vegetais típicas, como florestas fechadas e cerrados. Isso não quer dizer que o clima do Brasil é uniforme.
  • 50. Geografia do Brasil - Climas do Brasil POSIÇÃO GEOGRÁFICA Essa área inclui a parte da Terra onde o sol alcança um ponto diretamente acima pelo menos uma vez durante o ano solar (ao norte do Trópico de Câncer e ao sul do Trópico de Capricórnio o sol nunca alcança um azimute de 90°ou uma posição diretamente acima).
  • 51. Geografia do Brasil - Climas do Brasil CLIMA EQUATORIAL Domina a região amazônica e se caracteriza por temperaturas médias entre 24º C e 26º C e amplitude térmica anual (diferença entre a máxima e a mínima registrada durante um ano) de até 3º C. As chuvas são abundantes (mais de 2.500 mm/ano) e regulares, causadas pela ação da massa equatorial continental. No inverno, a região pode receber frentes frias originárias da massa polar atlântica. Elas são as responsáveis pelo fenômeno da friagem, a queda brusca na temperatura, que pode chegar a 10º C.
  • 52. Geografia do Brasil - Climas do Brasil CLIMA TROPICAL TÍPICO É um clima semi-úmido, que possui invernos secos e verões chuvosos e abrange a região central do país (Minas Gerais e Goiás, parte de São Paulo, Mato Grosso do Sul, parte da Bahia, do Maranhão, do Piauí e do Ceará). No verão, a principal influência é da Massa Equatorial Continental e Tropical Atlântica (causam as chuvas de verão).
  • 53. Geografia do Brasil - Climas do Brasil CLIMA TROPICAL DE ALTITUDE Típico das regiões serranas do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Serra da Mantiqueira, que se diferencia por apresentar apresentar verões mais brandos e invernos mais rigorosos, além e ser mais chuvoso. Professor Jakes Paulo - jakespaulo@gmail.com
  • 54. Geografia do Brasil - Climas do Brasil CLIMA TROPICAL ATLÂNTICO OU LITORÂNEO ÚMIDO Manifesta-se no litoral do Nordeste e do Sudeste, sendo controlado pela Massa Tropical Atlântica, que causa no verão as chamadas chuvas orográficas ou de relevo, ao chocar-se com as serras do Planalto Atlântico (Chapada da Borborema, Serras do Mar, da Mantiqueira, etc.). No litoral nordestino, há concentração de chuvas no outono e no inverno, em razão do choque da Massa Polar Atlântica (mais intensa nesta época) com a Tropical Atlântica. Professor Jakes Paulo - jakespaulo@gmail.com
  • 55. Geografia do Brasil - Climas do Brasil CLIMA SEMI-ÁRIDO Manifesta-se no Sertão do Nordeste e no norte de Minas Gerais e é marcado pela atuação irregular das massas de ar. As massas que atingem o Sertão Nordestino são de origem úmida ( principalmente a Tropical Atlântica e a Equatorial Continental), mas descarregam sua umidade antes de atingir a região, como ocorre ao se chocarem contra a Chapada da Borborema. A pouca atuação de ventos, também em razão de fatores como o relevo, contribui para as elevadas temperaturas (médias térmicas em torno de 28ºC). É também caracterizado pela escassez de chuvas, apresentando os menores índices pluviométricos anuais do mundo (menores que 1.000 mm). Professor Jakes Paulo - jakespaulo@gmail.com
  • 56. Geografia do Brasil - Climas do Brasil CLIMA SUBTROPICAL ÚMIDO É típico da região Sul do país em é marcado pela distinção clara entre as estações do ano, com chuvas bem distribuídas. É influenciado principalmente pela Massa Tropical Atlântica , mas os invernos, relativamente rigorosos, são marcados pela penetração na Massa Polar Atlântica, que também causa geadas e até mesmo neve ao propiciar quedas de temperatura. Professor Jakes Paulo - jakespaulo@gmail.com
  • 57.