Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Introdução intel XDK

416 views

Published on

Introdução ao ambiente de programação mobile

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Introdução intel XDK

  1. 1. Ambientes e linguagens de programação mobile Java Plataform, Micro Edition, Java ME, ou ainda J2ME, é uma tecnologia que possibilita o desenvolvimento de software para sistemas e aplicações embutidas ou embarcados, ou seja, toda aquela que roda em um dispositivo de propósito específico, desempenhando alguma tarefa que seja útil para o mesmo. É a plataforma Java para dispositivos compactos, como celulares, PDAs, controles remotos, e uma outra gama de
  2. 2. A plataforma Basic4Android é um dos grandes adversários do Android Studio. Utiliza o Visual Basic para a programação e também é claro rival de Java desde seu início. Possui um ambiente gráfico WYSIWYG (What You See Is What You Get).
  3. 3. Mono for android Apesar de Java ser uma linguagem de programação nativa do Android, grande reputação deste sistema operacional permitiu a chegada de ferramentas que fazem a programação de aplicativos para Android possível para aqueles que conhecem outras linguagens de programação. Este for o caso, é necessário “baixar” o Mono para Android SDK para poder desenvolver apps para o Android diretamente em seu ambiente
  4. 4. App inventor MIT É uma plataforma desenvolvida pela Google Labs para encorajar mais pessoas a desenvolver apps para o Android. É um ambiente completamente visual, em que não precisa de nenhuma única linha de código para ser escrito de forma a obter apps para programação de Android. Uma das suas principais desvantagens é também sua principal força: sua simplicidade e velocidade ao criar aplicativos Android. É totalmente gratuito, basta acessar ai2.appinventor.mit.edu e se logar com a conta do gmail
  5. 5. LiveCode Plataforma para desenvolvimento android multi plataforma, ou seja, suas apk’s podem ser geradas para IOs ou windows mobile. É um complexo software de criação de programas de computador, inspirado no antigo Apple HyperCard. É desenvolvido pela empresa escocesa RunRev e, desde 2013, ganhou uma versão livre, LiveCode Community Edition, que pode ser usada para a criação de softwares igualmente livres sob a licença GPL.
  6. 6. InDesign CS6 Se falamos de conversão de publicações em aplicativos para download, o InDesign CS6 é o programa perfeito. A gama de publicações vai de livros, revistas e histórias em quadrinhos para jornais e catálogos. É particularmente apropriado se você pessoalmente não tem tempo ou o entusiasmo para aprender a programar para converter essas publicações em apps. Por meio deste CSE você pode desenvolver apps Android com base no conteúdo que você já tiver criado.
  7. 7. Appcelerator Titanium Atualmente, esta é uma das plataformas de desenvolvimento de aplicativo móvel mais ativas. Tem mais de 1 milhão de usuários ativos e mais de 20.000 aplicativos desenvolvidos. Como prova da sua qualidade, podemos destacar que grandes empresas digitais como o eBay ou PayPal desenvolvem suas aplicações móveis com Appcelerator Titanium.
  8. 8. IBM WorkLight® O IBM® Worklight fornece uma plataforma completa para desenvolver, implementar, hospedar e gerenciar aplicativos corporativos remotos. O Worklight preenche todos os requisitos de desenvolvimento de aplicativos remotos e fornece ferramentas e eficiências para ajudar em todos os estágios do processo de desenvolvimento e implementação. Este artigo apresenta uma visão geral do IBM Worklight V5, com uma lista de verificação de alguns dos novos e importantes recursos que ajudarão você a lançar e alcançar os seus objetivos de desenvolvimento para dispositivos móveis.
  9. 9. Ruboto Se você estiver familiarizado com Ruby ou JRuby, Ruboto é uma boa opção para aplicar todo esse conhecimento de programação de aplicativo Android para dispositivos sob este sistema operacional. Embora não tão grande como Appcelerator Titanium, existem muitos programadores que a usa e também há bastante documentação para começar. Atualmente, é possível “baixar” o console e scripts que permitem iniciar a programação.
  10. 10. Rhomobile Rodes Assim como o Ruboto este também pode ser executado com Ruby. No entanto, Rhomobile Rodes também permite a criação de aplicativos multiplataforma. Uma de suas grandes vantagens é que você pode incluir funcionalidades fazendo uso do hardware integrado no dispositivo móvel, ou seja, você pode solicitar o acesso à sua câmera, GPS, etc. Você pode fazer isso muito facilmente sem ser um programador especialista em Android. E ainda por cima, sendo uma estrutura que inclui MVC, algo que muitos desenvolvedores irão agradecer. Qual é a pegadinha? Se você deseja comercializar seu aplicativo, que você terá que pagar uma licença para ser capaz de fazê-lo.
  11. 11. ADOBE® AIR™ Adobe Air é um aplicativo para a criação de programas de área de trabalho que surge a partir de tecnologias de desenvolvimento de Website tais como HTML, Javascript ou Flash. Em si, não é um aplicativo para programação Android, mas é possível utilizar para esse efeito. Neste caso, você irá criar aplicativos com base em códigos que são não-nativos para Android em execução no seu dispositivo Android, que caso contrário não tem. E com bons resultados.
  12. 12. HTML5 É ideal para todos aqueles que têm programado anteriormente websites em HTML. Esta linguagem de programação permite que você saiba com antecedência os resultados que você será capaz de alcançar ao desenvolver apps para o Android. Com o HTML5 você vai mais longe, pois representa um enorme passo em frente, especialmente quando se trata de aplicativos web. A vantagem desta linguagem de programação é que tem uma grande versatilidade e seu conteúdo pode se adaptar a muitas plataformas diferentes. Ou seja, é perfeito para desenvolvimento de aplicações multi-plataforma. Também é perfeito para programação de aplicativos para o Android. E tudo isto para além do grande trunfo de ser capaz de fazer atualizações instantaneamente.
  13. 13. Intel® XDK
  14. 14. Com intel XDK (agenda) 1. Introdução ao HTML5 2. Bibliotecas Cordova, jQueryMobile e Bootstrap 3. Intel Developer Zone 4. Conhecendo a IDE 5. Construindo nossa UI 6. Notificações e informações do dispositivo móvel 7. Agenda de Contatos e arquivos 8. GPS e Conexões à internet 9. Câmera 10. Banco de dados local (offline) 11. Testes, compilação e publicação do aplicativo Programação mobile
  15. 15. Links interessantes https://software.intel.com/html5 https://software.intel.com/en-us/node/492826 http://cordova.apache.org/ http://www.w3c.br/pub/Cursos/CursoHTML5/html5-web.pdf

×